O setor de franquias brasileiro continua em sua trajetória de crescimento no “pós-pandemia”. Segundo a Pesquisa de Desempenho do 1º trimestre 2023 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ele teve crescimento de 17,2% em comparação ao mesmo intervalo de 2022, +16,1% no faturamento no acumulado dos últimos 12 meses e todos os segmentos analisados tiveram resultados positivos neste período.
Porém, com os bons resultados também surgem muitos desafios e talvez, o principal deles seja a comunicação eficiente com toda a rede. Isso porque a franqueadora precisa ter acesso a informações sobre a gestão das unidades, cumprimento das diretrizes, performance das lojas e tantos outros dados para definir suas estratégias. Bem como compartilhar conteúdos essenciais com os franqueados e ser capaz de ter uma gestão de excelência e construir bons relacionamentos com eles, mesmo à distância.
Evitar falhas durante o processo de comunicação pode resultar em ganhos para a rede. Por exemplo, quando os padrões da rede estão claros para os franqueados, não haverá divergências nos processos operacionais, o que gerará as mesmas boas experiências para o cliente em cada loja da marca que ele visitar e, por consequência, transformar isso em vendas e torná-lo fiel a sua marca.
Por esses motivos, para assegurar uma comunicação adequada com os franqueados, assim como com toda a rede, e de maneira segura, investir em tecnologia, como um Portal de comunicação exclusivo para a rede, torna-se a melhor solução para a franqueadora.
Quer saber como as ferramentas certas podem ajudar na maior eficiência da comunicação na sua rede de franquias? Então siga conosco!
Neste artigo falaremos sobre:
- O Portal de Comunicação como forma de compartilhar informações na sua rede
- Benefícios de um Portal de Comunicação no sistema de franquias
- O papel do Portal de Comunicação para o suporte operacional do franqueado
Boa leitura!
O Portal de Comunicação como forma de compartilhar informações na sua rede
As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas do varejo brasileiro. Tanto que este é o setor que mais investe nelas no país, especialmente nos segmentos de moda, alimentação e farmácia, para alguns dos pontos-chave para as marcas, como também apontados pelo estudo da Cortex: e-commerce, comunicação, produtividade, armazenamento de dados e segurança.
Se elas já são valiosas para os varejistas, imagina para as redes de franquias! Esse fato fica evidenciado na pesquisa da ABF com a Galunion em que entre as principais solicitações dos franqueados, estava “implantar novas ferramentas ou tecnologias para a gestão do negócio ser mais fácil”.
Não há dúvidas de que soluções como um Portal do franqueado ajudam a otimizar muitas tarefas dentro das redes de franquias, auxiliando nos processos para manutenção dos padrões, na comunicação da rede e para centralização do suporte operacional da franqueadora, por exemplo. O que é extremamente relevante para este modelo de negócio.
Segundo pesquisa do The Economist com 403 executivos estadunidenses, a falta de comunicação causou falhas ou atrasos na conclusão de projetos para 44% dos entrevistados
Todas essas questões são de fato muito importantes, porém, gostaríamos de dar um destaque para a comunicação da rede, pois investir nela é imprescindível para garantir alguns dos pilares do franchising, como a transferência de know-how da franqueadora, para a padronização, qualidade dos produtos, atendimento, engajamento das equipes e boa experiência do cliente na loja.
Isso é possível porque o Portal é uma forma eficiente para o compartilhamento de informações fundamentais, relacionamento e para a manutenção dos padrões da rede por parte dos franqueados, como por exemplo:
a) Regras de negócio;
b) Planejamento estratégico;
c) Métodos e processos;
d) Políticas comerciais;
e) Normas e conduta;
f) Documentação comercial, financeira e administrativa;
g) Peças de comunicação e marketing.
Um Portal do Franqueado reúne todos os recursos necessários para centralizar as informações mais relevantes das redes de franquias
Um de seus principais diferenciais é o fato de que tudo isso estará disponível em um ambiente seguro e protegido com permissões para acesso, por hierarquia, perfil e interesses, tendo o controle da franqueadora de quem visualizou e quando foi visualizado. Há ainda a possibilidade de poder atualizar o conteúdo sempre que for necessário, inclusive os manuais e treinamentos – fatores imprescindíveis para a operação no sistema de franquias.
Além de divulgar conteúdos relevantes na rede, com um Portal de comunicações ainda é possível otimizá-los, segmentando-os e direcionando-os para seus respectivos públicos de interesse, como:
– Equipe interna;
– Franqueados;
– Gerentes;
– Vendedores.
Essa divisão é possível graças à classificação dos perfis de acesso individuais presentes no Portal. Como resultado, a marca tem equipes mais engajadas e preparadas, tendo em vista que seus componentes saberão que tudo o que está sendo compartilhado com eles são de seu interesse ou necessários para desempenharem suas funções corretamente, cumprindo com as exigências da franqueadora.
É por essas e outras funcionalidades que um Portal de Comunicação é tão importante para a sua marca. Continue com a gente para ver outros benefícios dessa ferramenta tão essencial no franchising.
Benefícios de um Portal de Comunicação no sistema de franquias
O Portal de comunicação é uma importante solução para as redes de franquias de todos os portes e segmentos. Isso porque ele foi desenvolvido com base nas particularidades da rotina do sistema de franquias e nas necessidades específicas que as franqueadoras têm, buscando atender a todos os requisitos legais e tecnológicos da marca.
Dentre tantos benefícios, este tipo de plataforma permite a sua rede:
1. Organização
Como o Portal é dividido em módulos, fica mais fácil para a franqueadora e os próprios franqueados organizar os materiais de forma que melhor lhe atende, além de poder segmentar os conteúdos para as diferentes áreas da rede, direcionando-os diretamente aos interessados e fazendo com que a comunicação entre os membros seja mais eficiente.
2. Agilidade
Além do fato de a própria comunicação ser feita de maneira mais rápida, superando as barreiras geográficas, por ser uma plataforma organizada, os usuários conseguem encontrar o que procuram, como manuais, outros materiais de consulta, comunicados e notícias, por exemplo, de forma muito mais ágil, gerando grande economia de tempo.
3. Segurança
Com este tipo de tecnologia, você garante que a sua rede não só terá opções mais ágeis de se comunicar, como também mais segura, com perfis e logins individuais, além da proteção dos conteúdos e dados de todos os usuários, diminuindo os riscos de eles serem vazados e expostos.
4. Mapeamento do acesso
Com o Portal de comunicação também não há o problema de se enviar documentos importantes e não saber se os destinatários os receberam ou se eles estão cientes das informações divulgadas, pois com esta ferramenta, é possível saber quem viu e quando viu determinado comunicado.
5. Tudo em um só lugar
E, talvez, sua principal vantagem é que você pode contar com tudo isso em um só lugar, sem a necessidade de custos adicionais para ter diferentes sistemas ou ter que integrá-los para realizar suas tarefas com eficiência.
Como sabemos, é papel da franqueadora encontrar as melhores ferramentas para garantir que todos os envolvidos tenham acesso às mesmas informações e sejam atualizados quando necessário, para que a rede mantenha o seu bom funcionamento.
Então, como garantir a comunicação no sistema de franquias?
Com um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising, é possível ter uma única e avançada plataforma para apoiar a sua rede de franquias em todos os seus momentos e de maneira totalmente adaptável às suas necessidades, independentemente da quantidade de usuários da rede.
O papel do Portal de Comunicação para o suporte operacional do franqueado
Contar com um Portal de comunicação próprio da marca, além de um benefício para a gestão da franqueadora, é ainda uma importante ferramenta para o suporte operacional das diversas áreas e momentos da rede.
Isso é muito relevante nas redes de franquias, não só pela importância da comunicação – por ser uma característica marcante do franchising, mas também porque na pesquisa “Perfil do Potencial Franqueado” da ABF, em todos os quatro perfis mais comuns, apontaram que um dos principais diferenciais para a escolha pelo sistema de franquias é contar com o suporte e treinamento do franqueado. Além de que, mais da metade dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma experiência com franquias.
Sendo assim, o uso estratégico do Portal de comunicação é muito valorizado pelos franqueados e também pode contribuir para os resultados deles, principalmente por terem sempre à disposição para consultas os conteúdos para as operações das suas unidades, como os manuais, e por poder encontrar no portal diversas ferramentas de apoio, como um canal oficial para interagir diretamente com a franqueadora.
E, juntamente com o compartilhamento de conteúdo, um Portal de comunicação pode centralizar vários outros serviços e ferramentas que podem agilizar as operações e gestão do franqueado. Entre eles destacamos:
– Processo de compra: realizar pedidos de compra de maneira ágil e eficiente gerando sugestões de pedido, com o uso de inteligência artificial, para reposição automática de produtos que a unidade necessitar, evitando as rupturas de estoque e os problemas gerados por ela, como perda de vendas e prateleiras vazias.
– Processo de controle de metas/resultados: o franqueado tem sempre ao seu alcance quais são as metas e resultados estipulados para sua unidade em específico e para a rede como um todo, bem como, pode acompanhar em tempo real como está progredindo no alcance desses objetivos.
– Monitoramento de processos e operações: com as políticas, manuais, procedimentos e checklists para auditorias disponíveis, o franqueado não fica “dependente” da franqueadora para o monitoramento dos processos e operações de sua unidade, tendo condições de fazer o acompanhamento por conta própria e identificar problemas.
– Solução de problemas: quando um problema é constatado, o franqueado pode encontrar no Portal as soluções, já disponibilizadas pela franqueadora ou entrar em contato diretamente com em um curto intervalo de tempo e em um ambiente seguro e controlado. Essa rapidez no tempo de resposta é fundamental para a resolução de problemas que possam gerar mais impactos negativos na operação.
– Fornecimento/recebimento de feedback: ter um canal de comunicação oficial de dupla via, como um Portal do franqueado permite ao franqueado não só receber feedbacks da franqueadora para entender melhor como está o seu desempenho, como também dá a ele a oportunidade de fornecer insights e sugestões que podem ajudar na evolução e sucesso da rede.
Para ser ainda mais eficaz em prol das operações da rede, é importante acompanhar as tendências do varejo. O levantamento TIC Domicílios, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta que cerca de 62% dos brasileiros utilizam apenas o smartphone para acessar a internet e 38% compartilham a conexão via computador.
Assim, contar com um Portal de comunicação que possa ser adaptado também para o mobile, seja pelo navegador ou por um app exclusivo, se torna um grande facilitador para a comunicação da rede.
Invista nas melhores soluções para a comunicação na sua rede de franquias
Neste artigo, procuramos abordar um pouco mais sobre a importância e os benefícios de as redes de franquias contarem com um Portal do franqueado, independentemente do seu segmento de atuação, atuação geográfica ou número de usuários. Isso porque ele ajuda em processos-chave que estão presentes em todas as marcas que atuam pelo sistema de franquias, gerando:
– Melhoria no processo de comunicação;
– Maior eficiência operacional;
– Maior percepção de “serviços prestados” por parte da rede de Franqueados;
– Possibilidade de identificar necessidades de planos de ação corretivos na rede.
Assim, com um Portal de comunicação que envolva as diversas áreas e unidades de uma rede de franquias é possível superar muitos desafios, tais como comunicar as ações estratégicas, fazer o gerenciamento do trabalho das equipes, produzir materiais customizados de maneira automatizada e centralizar os pedidos de fornecedores, entre outros serviços que agilizam a operação do franqueado e facilitem o suporte da franqueadora.
Com canais de comunicação próprios da marca, a franqueadora consegue desenvolver relacionamentos duradouros da sua rede
Com um Portal dividido em módulos e acesso com segmentação de público, é possível organizar, centralizar, e simplificar a comunicação com toda a rede, atendendo às suas principais necessidades e reduzindo o tempo de resposta para a resolução de problemas.
Assim, com o objetivo de elevar os padrões e transformar a gestão da sua rede, convidamos você a conhecer a nossa avançada plataforma, criada por quem entende de franchising e que está há tanto tempo atuando com algumas das grandes marcas do sistema de franquias.
Entre em contato e saiba como o nosso universo de soluções pode impulsionar os resultados da sua rede de franquias. Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais e se manter por dentro das melhores práticas e tendências do varejo e do franchising.
Até nosso próximo conteúdo!