O franchising tem se mostrado uma opção de investimento muito atraente. Segundo dados da ABF, apenas no segundo trimestre de 2023, foram abertas 4,0% mais unidades, resultando num saldo positivo de 2,5%. Esse sucesso deve-se à gestão estruturada do modelo de negócio que fornece a orientação, conhecimento e suporte necessários para os novos gestores.
Essa assistência está prevista na chamada Lei das Franquias (Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019), que estabelece quais os deveres e obrigações da franqueadora e do franqueado.
Sendo assim, o treinamento em redes de franquias é uma iniciativa que visa suprir essas exigências. Porém, mais do que uma obrigação, esta é uma necessidade do franchising. Afinal de contas, ele é uma das maneiras de transmissão do know-how da franqueadora, padronização das unidades, preparação e engajamento das equipes, monitoramento da performance dos franqueados, entre outros.
Contar com o suporte e treinamento do franqueador foi o segundo tópico mais citado na pesquisa da ABF como diferencial na escolha pelo sistema de franquias
Por esta razão, demonstrada na pesquisa da ABF, investir no desenvolvimento das equipes, não só no início das atividades, mas também em todos os momentos, é uma das melhores escolhas que você pode fazer na gestão da sua rede, já que, quando planejado e executado de maneira eficiente, ele pode transformar suas operações e elevar seus resultados para outro nível.
E para te ajudar com esse processo, contar com as ferramentas certas é o melhor caminho para otimizar suas ações e treinamentos.
Siga conosco para conferir os principais motivos e a importância dos treinamentos no franchising, assim como, os tipos e formas de aplicação para garantir os melhores resultados. Neste texto você verá:
- Por que é importante treinar as equipes?
- Tipos de treinamento para o franchising
- Tópicos especiais emergentes: Tendências para os treinamentos
- Formas de treinar as equipes nas redes de franquias
Boa leitura!
Por que é importante treinar as equipes?
Se você acompanha nossas publicações, sabe que costumamos dizer que os treinamentos das equipes são uns dos pilares do sistema de franquias. Isso porque eles proporcionam diversos benefícios para a rede, tais como transmitir o know-how da franqueadora e capacitar o pessoal nas unidades, para que eles sejam capazes de reproduzir os padrões estabelecidos pela marca.
É muito importante que a franqueadora ofereça suporte para ajudar no desenvolvimento dos franqueados. Por isso, aperfeiçoar seus treinamentos fornecendo todas as informações e o apoio necessário para que eles consigam operar com eficiência, se adaptando às particularidades regionais de atuação e, ao mesmo tempo, seguindo as diretrizes e estratégias da marca. Portanto, é uma excelente alternativa para alcançar os objetivos da rede.
Separamos três pontos que demonstram a importância de treinar as equipes da sua rede de franquias:
I. Capacitação de equipes: Desenvolver as equipes visando a melhora da performance das unidades individualmente e da rede como um todo.
II. Crescimento e expansão da rede: Preparar as equipes para todos os desafios que eles podem enfrentar no dia a dia operacional da rede, das questões técnicas e administrativas da unidade, a manutenção dos padrões, e até de como encantar o cliente na loja para fidelização da marca.
III. Diferencial para a marca: Atualizar o conhecimento de todos os integrantes da rede sobre os objetivos da rede é uma garantia que a franqueadora tem de que suas equipes estarão constantemente engajadas, com as informações necessárias para operar com mais eficiência.
Lembramos que a realização de treinamentos também é uma forma de mensurar o desempenho das unidades da rede, o que também beneficia o posicionamento da marca e reforça os padrões estabelecidos pela franqueadora, fatores essenciais no franchising.
Para que eles sejam mais eficientes, é necessário um bom relacionamento entre a franqueadora e franqueado a fim de que haja constante troca de informações entre as partes, contínua evolução e atualização de seus conhecimentos. Nesse sentido, um Portal de Comunicação próprio da marca tem papel fundamental neste processo.
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Veja a seguir os principais tipos de treinamento para oferecer na sua rede de franquias.
Tipos de treinamento para o franchising
Quando tratamos do sistema de franquias, existem vários tipos de treinamentos, cada um com foco em algum fator-chave da rede. Portanto, a franqueadora tem liberdade para montar o seu programa de treinamentos de acordo com as necessidades e demandas do seu negócio.
Porém, existem alguns pontos que são relevantes para todos os modelos de franquias. A seguir, destacamos as três categorias mais importantes de treinamento para o franchising:
1. Habilidades técnicas individuais
O foco deste treinamento está no desenvolvimento das competências técnicas individuais de cada membro, enriquecendo seus conhecimentos sobre a sua função exercida, produto/ serviço ofertado e atuação na rede. Entre outros, são passados detalhes sobre os produtos, abordagem ao cliente e padrões da marca.
2. Habilidades comportamentais
Aqui são apresentadas as expectativas da franqueadora em relação ao comportamento dos integrantes, através do compartilhamento dos valores da marca e da cultura organizacional, bem como o que se espera da postura das equipes no dia a dia da rede.
3. Métodos e processos das funções
Necessário para todo membro da rede – seja franqueado ou da própria franqueadora, nessa etapa, são apresentadas de forma detalhada como são as operações da rede, com todas as regras de negócio da franqueadora e/ou das unidades, e orientações sobre os processos e questões administrativas. Ou seja, todo o funcionamento operacional da rede.
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Vale ressaltar que eles não só podem, como devem ser reforçados sempre que for preciso, seja por percepção da franqueadora ou mesmo dos integrantes das equipes que desejarem rever algum conteúdo ou solucionar uma dúvida de maneira rápida. Por isso, ter uma plataforma própria para treinamentos em que materiais podem ser armazenados e atualizados conforme necessário será muito útil.
Estes tipos de treinamento e suas funcionalidades também podem te ajudar a estabelecer o calendário de treinamentos da sua rede de franquias, posicionando cada um dos momentos mais oportunos, como o de técnicas individuais próximo ao lançamento de produtos ou mudanças de coleções, por exemplo.
Assim, é possível definir as melhores estratégias para capacitar as equipes, sem prejudicar as operações da rede e o seu bom funcionamento, gerando os melhores resultados e experiências para os clientes.
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Tópicos especiais emergentes: Tendências para os treinamentos
Além dos treinamentos “convencionais” como os citados acima, também é interessante que a sua rede de franquias ofereça palestras/conversas sobre pautas que estão cada vez mais sendo debatidas na sociedade. Como por exemplo:
– Segurança no Trabalho: a ST consiste no conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores, além de reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, visa proporcionar um ambiente saudável para que as tarefas sejam realizadas da melhor forma possível. Por isso, as normas, atividades, medidas e ações preventivas devem ser amplamente discutidas, pois beneficia a todos.
– Diversidade e Inclusão: estas diferenças que devem andar juntas, pois as questões relacionadas à diversidade e inclusão nas empresas contribuem para uma equipe plural com diferentes pontos de vista, o que pode enriquecer os processos e incentivar a inovação.
– Compliance e Ética: estes conceitos tão atuais, são de extrema importância dentro das organizações, enquanto o compliance é a conformidade com as leis, regulamentos e padrões éticos estabelecidos, a ética se concentra nas questões morais e regras que regem as ações humanas. Portanto, sua aplicação deve estar em conformidade com os regulamentos, diretrizes e as leis que regem a atuação do negócio.
– ASG (Ambiental, Social e Governança): o tema que mais ganhou relevância nos últimos anos no Brasil e no mundo, que refere-se às questões ambientais, sociais e de governança corporativa, mais conhecido como ESG (Environmental, Social and Governance), abrange um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.
Estes são temas que não podem passar despercebidos e a sua marca precisa ter um posicionamento definido sobre eles. Pois, como mostra a pesquisa da Global Earned Brand da Edelman, quase metade dos entrevistados afirmaram que preferem ter relacionamentos com empresas que se posicionem sobre questões pertinentes à sociedade e que não compram/evitam comprar de marcas que se mantém em silêncio sobre elas.
Assim, torna-se fundamental investir no conhecimento de seu público (interno), para que eles sejam representantes dos valores da sua marca.
Formas de treinar as equipes nas redes de franquias
Por muito tempo, a única possibilidade que as empresas tinham para treinar seu pessoal era por meio de encontros presenciais. Atualmente, principalmente após a pandemia de Covid-19, as ferramentas EAD deixaram de ser apenas alternativas, em que apenas alguns utilizavam, e passaram a ser grandes aliadas de todos os negócios, inclusive do sistema de franquias.
Assim, as franqueadoras podem optar por aplicar seus treinamentos na rede das seguintes maneiras:
a) Presencial
Todos os participantes são reunidos presencialmente para reuniões de grupos e workshops interativos.
Sua principal vantagem está nas interações interpessoais geradas durante o treinamento. Por outro lado, tem a dificuldade de conseguir conciliar a agenda de todos e unir eles em um mesmo local, afinal de contas, na maioria dos casos envolvem deslocamentos e ausência das suas funções, o que pode atrapalhar ou interferir na operação, dificultando a execução de um processo-chave no franchising.
b) A distância (EAD)
Os treinamentos também podem ser realizados com auxílio da tecnologia, com a modalidade EAD, que vêm ganhando cada vez mais a preferência das empresas por sua economia de tempo e recursos, já que um mesmo conteúdo pode ser aproveitado por muitas pessoas ao mesmo tempo.
Segundo a Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil feita pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em parceria com a Integração Escola de Negócios, 67% dos treinamentos nas organizações foram feitos de forma online (EAD) em 2022.
Eles oferecem muitas vantagens para as redes de franquias, já que não há necessidade de deslocamento, não tem a limitação de quantidade que os espaços físicos possuem e, para alguns temas, o participante pode assistir suas aulas/palestras e realizar suas atividades quando ele preferir.
Outro benefício dos treinamentos EAD é o fato de que os ensinamentos recebidos já podem ser postos em prática imediatamente, pois os participantes ainda estão envolvidos em suas tarefas (não precisam parar para viajar e ter que esperar retornar para praticar) e eles podem ficar sempre à disposição de todos nos canais oficiais da rede.
Além disso, eles possuem grande versatilidade, possibilitando a marca utilizar diversas dinâmicas de interação que fogem ao “padrão” – uma apresentação onde apenas um fala e os alunos escutam, como exemplo:
– Trilhas de conhecimento, onde as ações são organizadas em sequência lógica para desenvolver habilidades e competências específicas e facilitar o aprendizado; e
– Gamificação, em que os desafios tornam o processo mais motivador, podendo ser aplicado através de vídeo aulas, tornando-se mais dinâmico e aumentando o engajamento do participante.
Mesmo sendo estratégias diferentes, podem ser complementares em um EAD, pois têm como objetivo tornar o treinamento mais envolvente, com conteúdo próprio da marca, com a possibilidade de avaliação ao final do processo e o acesso em dispositivos móveis, para a equipe poder cursar a qualquer momento.
Por outro lado, apesar de as tecnologias estarem se desenvolvendo cada vez mais, há a limitação de interações, que ainda é a principal desvantagem deste modelo, bem como a grande vantagem de no caso de gravações, elas ficam disponibilizadas e o aluno pode assistir quando e onde quiser.
Como pode perceber, ambas as modalidades possuem suas vantagens e desvantagens. Entretanto, para saber qual método é mais indicado para cada momento, é fundamental levar em consideração qual deles consegue suprir melhor as necessidades básicas dos treinamentos, tais como:
– Conteúdo chegar com qualidade a quem precisa;
– Ter o engajamento dos participantes;
– Poder mensurar de algum modo se os ensinamentos foram bem assimilados pelas equipes.
O objetivo do treinamento tem que ser preparar a equipe da melhor maneira, para alcançar os melhores resultados para toda a rede. Por isso, contar com as ferramentas certas para realizá-los, com divisão em módulos de conteúdos e centralização das informações ou com o acompanhamento da franqueadora sobre o desempenho individual de cada integrante é essencial, tanto para a qualificação da equipe, quanto para impulsionar o crescimento da marca.
As ferramentas certas para o programa de treinamentos da sua rede de franquias
Podemos perceber no dia a dia das operações do varejo o quanto os treinamentos são importantes para o sucesso das marcas, especialmente no franchising. Eles são os grandes responsáveis por desenvolver as equipes visando a melhora da performance, preparar a equipe para os desafios da rede, manter o conhecimento de todos atualizado, garantir a motivação das equipes, aumentar as vendas, entre outros que ajudem a impulsionar o sucesso da franqueadora.
Como agentes essenciais para a padronização, os treinamentos também precisam ser atualizados constantemente para se manterem relevantes e em dia com as práticas da rede, bem como necessitam de avaliações para averiguar se os ensinamentos foram absorvidos por seus participantes e se eles conseguem colocá-los adequadamente em prática.
Além disso, quanto maior for a participação e engajamento das equipes durante e após os treinamentos, mais facilmente elas conseguirão reter os aprendizados e aplicá-los corretamente em suas funções, o que, consequentemente, irá trazer melhores resultados para toda a rede.
Por esta razão, coletar feedbacks é um excelente meio de entender a opinião dos participantes sobre os principais pontos positivos do curso e onde estão as maiores dificuldades do processo de aprendizado. Você vai gostar de ler este artigo.
O importante é que todos sejam treinados, de maneira ágil, com o conteúdo atualizado, acessível e disponível chegando para quem interessa pra toda a rede.
Lembre-se que um Portal do Franqueado é seu grande aliado para otimizar esse processo na sua rede de franquias. Especialmente, em alguns fatores-chave, como disponibilização de conteúdos, como manuais e documentos, atualização dos materiais, comunicação ágil entre franqueadora e franqueados, controle de acesso e muito mais.
Agora que vimos o que esperar dos treinamentos e que contar com as melhores ferramentas são excelentes investimentos para a sua rede de franquias.
Entre em contato e descubra como as soluções desenvolvidas por quem entende de franchising e que está há tanto tempo transformando a gestão de grandes marcas podem ajudar na gestão da sua marca.
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