Lojas preparadas, equipes bem treinadas e produtos na mão: os processos que geram resultados no franchising

O setor de franquias no Brasil tem mostrado um crescimento sólido nos últimos anos.

Como mostra a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao primeiro trimestre de 2024, o franchising brasileiro teve alta de 19,1% no faturamento comparado ao primeiro trimestre de 2023 e 39,6% sobre 2022. Já se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%, com todos os segmentos apresentando variações positivas.

Parte do sucesso das marcas que atuam pelo sistema de franquias reside na rápida adaptação às mudanças do mercado e ao uso de inovações como grande aliada na sustentação dos seus pilares.

A possibilidade do uso da tecnologia em redes de franquias é enorme e eficaz, não à toa, cada vez mais as franqueadoras estão recorrendo à novas ferramentas para impulsionar o crescimento, alcançar bons resultados, otimizar seus processos, aumentar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente, prestar um suporte mais eficiente aos franqueados, entre tantos outros benefícios.

A adoção de tecnologia nas franquias traz uma série de benefícios para a gestão da franqueadora.

Assim como em qualquer outra área, as soluções para o varejo estão em constante evolução e quem não consegue acompanhá-las acaba ficando para trás da concorrência e deixando de ganhar a preferência dos clientes.

Uma das principais estratégias que temos no franchising é a utilização de ferramentas próprias para automatizar processos, analisar dados, reduzir custos, identificar tendências, aperfeiçoar a experiência do cliente, personalizar o atendimento e muito mais.

Para se ajustar rapidamente às mudanças do mercado – como o comportamento do consumidor, que influencia o processo de venda de uma marca, as ferramentas certas possibilitam o aprimoramento dos processos, assim como, permite maior agilidade na adoção e execução de estratégias para gerar resultados.

Já pensou sobre como a tecnologia pode te ajudar a se adaptar às novas demandas do mercado e dos consumidores?

Siga conosco, pois neste artigo iremos apresentar três pontos em que as ferramentas tecnológicas são de grande utilidade para atender a estas necessidades para se manter competitivo, além das vantagens que um universo de soluções, desenvolvido por quem entende de franchising, pode trazer para a sua rede de franquias. Acompanhe:

  • Lojas preparadas para receber bem o cliente
  • Equipes bem treinadas nas lojas para o atendimento ao cliente
  • Produtos na mão para a experiência de compra do cliente
  • A tecnologia como aliada nos resultados do franchising

Boa leitura!

1. Lojas preparadas para receber bem o cliente

Entre os principais processos no sistema de franquias, um dos mais importantes pontos de atenção da franqueadora é a padronização das operações da rede.

Portanto, para manter os padrões e garantir maior identificação do cliente com a marca, é necessário preparar as lojas para receber bem o cliente e fazer com que a experiência dele na jornada de compra seja positivamente memorável.

As lojas físicas têm o papel de encantar e reter os clientes

No relatório “Tendências do Varejo 2024” da Opinion Box é apresentado que 67% das compras dos consumidores foram feitas em lojas físicas e 18% dos entrevistados preferem comprar somente nas lojas físicas.

E os critérios para escolhê-las para a compra envolvem mais do que apenas comprar o produto, os clientes querem ter também a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto, e ainda receberem uma experiência personalizada. Além disso, o estudo também traz que experiências ruins com o atendimento são o motivo da desistência de 64% dos consumidores.

As marcas que atuam no franchising têm ainda a particularidade de terem esta experiência positiva padronizada, para que ela seja a mesma em qualquer unidade que o cliente vá. Por isso, em apoio à consultoria de campo para o adequado suporte ao franqueado e suas unidades, a franqueadora pode contar com soluções que beneficiam toda a rede.

Uma possibilidade para isso é através de auditorias nas lojas com acompanhamento em tempo real ou da aplicação do projeto de Visual Merchandising através de checklists estruturados que também podem mapear os processos no ponto de venda, que é um dos pontos de contato mais importantes da marca com o cliente e que mais impactam na percepção de valor dos consumidores.

Com isso, a franqueadora consegue ter informações instantâneas sobre as lojas e que podem ser muito úteis para a prestação do suporte ao franqueado, bem como para agir rapidamente e solucionar possíveis problemas que uma unidade possa ter, e ainda trazer novos insights sobre os hábitos de compra dos clientes.

2. Equipes bem treinadas nas lojas para o atendimento ao cliente

Os treinamentos são um dos pilares do franchising, pois é com eles que ocorre a transferência de know-how da franqueadora, inicialmente aos franqueados para que eles melhor conheçam a dinâmica de operar a marca, quais são os processos, como gerir a unidade, o que deve ser reportado à franqueadora, quais são os canais de comunicação utilizados na rede, como aplicar o Visual Merchandising na loja, como executar checklists etc. 

E, posteriormente aos demais participantes da rede para que eles saibam exatamente o que fazer e como fazer em cada etapa dos processos de atendimento e da venda, indo desde a abordagem inicial até o pós-venda.

Desse modo, existem muitos tipos de treinamentos que podem ser utilizados em redes de franquias, sendo assim, para que eles sejam eficientes devem tratar do desenvolvimento de diversas habilidades técnicas individuais, comportamentais e de métodos e processos para as diversas atividades.

Para cumprir com estes objetivos, os treinamentos costumam ser divididos em diferentes categorias, entre as possibilidades mais comuns, podemos encontrar o treinamento de franqueado e equipes, de vendas, de produtos, de marca, de competências técnicas, habilidades comportamentais e até de equipe interna da franqueadora para expansão e crescimento da rede e de atendimento ao franqueado.

À vista disso, são vários os materiais que precisam ser elaborados e atualizados pela franqueadora. Nesse ponto, a agilidade e facilidade para preparar os conteúdos e compartilhá-los com quem tem de recebê-los passa a ser muito relevante, o que é possível com o apoio das ferramentas certas.

O treinamento deve chegar a quem precisa e para realizar o treinamento de todos, optar pelo EAD pode ser mais vantajoso

Porém, treinar sem avaliar não garante que o conhecimento passado foi de fato assimilado pelos participantes e que o resultado esperado alcançado. Por este motivo, para garantir a excelência no treinamento, é fundamental contar com as melhores soluções do franchising para te ajudar nesse processo que deve ser contínuo, tendo de ser reforçado sempre que necessário, bem como ser atualizado periodicamente, idealmente com conteúdo próprio da marca, para que estejam sempre atrativos e despertem maior interesse, motivação e engajamento dos participantes.

3. Produtos na mão para a experiência de compra do cliente

Como comentamos no início do texto, o cliente está cada vez mais exigente e rigoroso na escolha das marcas com que ele deseja se relacionar. Por vezes, bastando uma única experiência ruim para ele nunca mais querer comprar com você. Não é apenas o atendimento ruim que incomoda o consumidor, a falta de produtos também.

Por este motivo, é preciso estar atento a todas as variações que acabam impulsionando as decisões no momento da compra e que influenciam na experiência do cliente na loja.

Entre elas, está ter o produto disponível para efetivar a compra. De acordo com números trazidos pela Capgemini – fornecedor de consultoria, tecnologia e de serviços terceirizados, 65% dos consumidores afirmaram que ficam frustrados quando não conseguem encontrar os produtos que desejam nas lojas.

Portanto, a gestão de vendas em uma rede de franquias é um fator-chave para o sucesso das vendas da rede nos diversos canais da marca, como as lojas da rede – próprias ou franquias, multimarcas com representantes de vendas, canais digitais ou parceiros.

Entretanto, o processo de compras no franchising é um dos mais complexos que o setor tem, afinal de contas, ele vai muito além da emissão de pedidos, envolve também a gestão de fornecedores, análise de relatórios, acompanhamento de pedidos por coleção, reposição, entre outros. Tudo, devendo compreender os franqueados, unidades e diversas áreas da rede.

Desta forma, é fundamental que o seu Sell In e Sell Out estejam bem estruturados e sejam capazes de lidar, não só com a demanda de seus clientes, como também com a expansão da rede, podendo ampliar as áreas de atuação da marca, sem comprometer a distribuição e vendas dos produtos.

Outro insight interessante da pesquisa da Capgemini é que 75% dos respondentes usuários de internet disseram que esperam que as lojas físicas concedam a possibilidade de consultar a disponibilidade do produto antes de visitar a loja. 

Ou seja, estamos chegando em um ponto em que não são só as equipes de loja que precisam saber sobre a presença e localização de determinado produto, os clientes também estão considerando isto como algo relevante e útil.

Porém, como se trata de um fluxo constante de “vai e vem” de inúmeros produtos. Ter esse controle não é das tarefas mais simples. Aqui, novamente, a tecnologia será a sua grande aliada.

Um software com soluções para a gestão de vendas/produtos te auxilia a manter o abastecimento das unidades da rede sob o seu controle, com política comercial e regras comerciais da marca, com sugestões de pedidos e reposição automática, relatórios com informações sobre produtos, vendas dos canais e sobre os fornecedores, garantindo assim o produto na mão do cliente e, consequentemente, uma experiência de compra positiva.

A tecnologia como aliada nos resultados do franchising

Para atender todos os momentos e necessidades de uma rede de franquias, independente do tamanho da rede ou da quantidade de usuários, os benefícios do uso de um software próprio para o franchising, com múltiplas soluções que atenda todas as especificidades do modelo de negócio traz inúmeras vantagens para a gestão da franqueadora e é um diferencial competitivo por refletir nos resultados da marca.

Não à toa que, conforme pesquisa da ABF com a Galunion, uma das principais solicitações dos franqueados foi a implantação de novas ferramentas ou tecnologias para a gestão do negócio ser mais fácil.

Para os desafios da franqueadora, um universo de soluções para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, com benefícios para todas as áreas da franqueadora, como Marketing, Comercial, Operações, Suprimentos, entre outras, gera impactos positivos nos resultados das marcas do franchising.

As principais vantagens de um sistema para as operações das redes de franquias vão desde a manutenção dos padrões operacionais, ao treinamento contínuo e a performance das unidades, promovendo o engajamento dos usuários da rede, como franqueados, consultores de campo, gerentes, vendedores de lojas ou equipe interna, por exemplo, trazendo assim benefícios significativos para o crescimento e sucesso da rede a curto, médio e longo prazo.

Um software com múltiplas soluções é um importante diferencial para a sua rede de franquias

E não para por aí, o uso de um software com múltiplas soluções em uma única e avançada plataforma ainda é uma decisão estratégica e contribui para os resultados esperados, além de permitir maior capacidade de atender às diversas áreas da marca e acessos por perfil, hierarquia, área ou interesse dos envolvidos nos processos, possibilitando a adesão das ferramentas certas para cada desafio da rede.

Tudo isso contribui para o fortalecimento da consistência da entrega de produtos ou serviços e para a confiança dos consumidores, assim como para a reputação da marca.

Por que um software para redes de franquias gera resultados no franchising?

As franqueadoras possuem diversos desafios internos (natos de seu modelo de negócio, como a gestão de várias unidades espalhadas por diferentes regiões geográficas) e externos (concorrência, expectativas e hábitos dos clientes) no seu dia a dia.

Como vimos, a tecnologia tem enorme potencial para auxiliar as redes de franquias de todos os segmentos em muitas de suas tarefas, gerando inúmeros benefícios, tais como ganho de produtividade, otimização de tempo e melhora no relacionamento tanto com os clientes quanto com os franqueados.

As vantagens citadas anteriormente deixam clara a importância de um sistema próprio para o franchising, com soluções para a gestão e relacionamento com todo o universo da marca.

Assim, os principais motivos para optar por um software para a sua rede está nos resultados que só ele pode te entregar. Tais como:

– Atender às necessidades específicas do sistema de franquias;

– Abrange todas as áreas da franqueadora com recursos para cada processo;

– Múltiplas soluções para os resultados esperados.

  • Veja outros diferenciais de um software com múltiplas soluções aqui.

Portanto, incentivamos você a conhecer os benefícios, as vantagens e as diferenças de um software desenvolvido por quem entende de franchising para a gestão da sua rede de franquias.

Entre os módulos que podem ser adotados e implementados para a gestão da sua rede de franquias, destacamos:

1. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para motivar os usuários e aumentar o engajamento na rede.

2. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.

3. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua para garantir os processos e padrões da marca.

4. Excelência – Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes para as ações estratégicas da franqueadora.

5. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para todos os canais de vendas da rede, como lojas da rede ou multimarcas.

6. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).

7. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

8. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.

Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias desde 2007

Em um mercado cada vez mais tecnológico, em que os diferenciais estão gradualmente mais difíceis de serem conquistados, adotar as tendências com maior agilidade e rapidez pode trazer grande vantagem competitiva. Principalmente se tiver o apoio de uma parceria experiente e que conhece os desafios das empresas que operam pelo sistema de franquias.

Agora que você já viu com um pouco mais de detalhes como as inovações tecnológicas são grandes aliadas na sustentação dos pilares da sua rede, além das vantagens de um software com múltiplas soluções e como ele pode transformar a gestão da sua marca, gostaríamos de te convidar para acessar nosso site e a entrar em contato para conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias.

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Aproveite para ler mais sobre como a tecnologia pode contribuir para o sucesso da sua rede de franquias:

Até breve!