Os Jogos Olímpicos estão começando hoje (26 de julho) e um dos destaques desse evento é a alta competitividade entre os atletas, disputando ponto a ponto, segundo a segundo, décimo a décimo, gol a gol e por aí vai. As disputas são sempre intensas, afinal de contas, são os melhores do mundo em cada uma das modalidades.
A competição faz parte do mundo do esporte, pois todos querem vencer. Assim como também faz parte do universo do varejo, já que todas as marcas e lojas também estão disputando algo, como fatia de mercado e a preferência do cliente, e querem ser bem-sucedidas em seus objetivos.
No Brasil, isso fica muito evidente, uma vez que o país possui um mercado varejista bastante diversificado, com uma infinidade de marcas, negócios, segmentos e produtos que são vendidos tanto em lojas físicas, como online.
Além do mais, estamos falando de um território de dimensões continentais, onde cada região, ou mesmo cada estado possui suas próprias características, hábitos e preferências, o que favorece os players que buscam maior foco e especialização em determinado nicho de mercado e aumenta o desafio das marcas que atuam ou pretendem atuar em nível nacional.
Ainda, há o cenário econômico que, após um período de tantas incertezas desde o início da Pandemia de covid-19, volta a gerar otimismo tanto para os varejistas, como para os consumidores – devido ao PIB que vem apresentado crescimento, desaceleração da inflação, redução da taxa básica de juros (Selic) e da queda no número de desempregados.
- Você pode conferir mais detalhes neste artigo: Como aproveitar o otimismo do varejo e vender mais em 2024
O mesmo panorama pode ser visto no franchising, que também é bastante dinâmico e tem mostrado um crescimento significativo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias brasileiro cresceu 13,8% em faturamento somente no último ano. Além disso, houve um aumento de 6,2% no volume de operações e 7,6% no número de redes de franquia.
E no primeiro trimestre de 2024, houve um crescimento de quase 20% comparado ao primeiro trimestre de 2023, novamente com aumento no número de operações.
O aumento da competitividade do varejo brasileiro é uma tendência que provavelmente continuará a médio-longo prazo
Além disso, os ganhos de eficiência das redes de franquias, impulsionado pela digitalização e o surgimento de novos modelos de operações, como home based (que cresceu 14% no ano passado) e virtuais, são fatores que têm fortalecido o mercado de franquias no Brasil.
Todos esses fatores contribuem para um ambiente de negócios favorável, com muitas oportunidades a serem exploradas e, ao mesmo tempo, incentivam ainda mais a competitividade no setor de franchising.
Sendo assim, as redes que têm maior capacidade de adaptação e conseguem aproveitar melhor as novas tendências do mercado e compreender as preferências dos seus consumidores têm mais chances de sucesso nesse setor dinâmico e em constante mudança.
Deste modo, é fundamental que as franqueadoras invistam em inovações, como as tecnologias próprias para o franchising, além de buscarem oferecer produtos e serviços personalizados para melhorar a experiência do cliente, apostar no omnichannel, bem como fazer uso de outras estratégias para se destacarem frente a concorrência.
Portanto, o sistema de franquias brasileiro está se mostrando um mercado altamente competitivo e em plena expansão, oferecendo diversas oportunidades às franqueadoras e franqueados.
Acompanhe os tópicos do texto:
- Os desafios da franqueadora para competir, expandir e crescer
- Como os franqueados encaram os desafios de competir para superar as adversidades e ter sucesso?
- A competição em equipe onde todos ganham
- Como garantir melhores resultados na gestão da sua rede de franquias?
Boa leitura!
Os desafios da franqueadora para competir, expandir e crescer
O sistema de franquias é um dos modelos de negócios mais rentáveis no Brasil. O setor vem apresentando sucessivos crescimentos e rápida recuperação da pandemia. Para 2024, por exemplo, a ABF projeta alta de 10% no faturamento, 5% nas redes e 5,5% nas operações.
O motivo para esse sucesso está nas características próprias do modelo, que não é iniciado “do zero”, tendo todo o apoio e o know-how da franqueadora, com operações que já foram testadas previamente e uma marca que já está consolidada no mercado.
Tudo isso faz com que ele atraia muitos interessados em fazer parte de uma rede de franquias. Entretanto, isso não quer dizer que as franqueadoras brasileiras não enfrentam uma série de desafios que podem impactar no sucesso e na expansão de suas redes!
Entre os principais fatores que as redes de franquias precisam lidar no seu dia a dia, destacamos:
1. Expansão: a seleção de novos franqueados é um dos maiores desafios para expandir a rede e manter os padrões. A franqueadora precisa selecionar franqueados que sejam alinhados com os valores da marca e que possam manter os padrões estabelecidos e o gerenciamento da sua unidade.
2. Treinamento: a oferta de treinamento contínuo e de qualidade é essencial para garantir que os franqueados possam operar de acordo com as expectativas. Isso envolve, além de investimento, acompanhamento dos resultados dos treinamentos, através de avaliações, premiações e incentivos para motivar a capacitação de todos.
3. Suporte: manter o engajamento dos franqueados é um desafio permanente no franchising, especialmente quando alguns podem ter a percepção de que o negócio operará sem esforço significativo no dia a dia. Além do mais, o suporte constante é necessário para manter o bom relacionamento entre a franqueadora e os seus franqueados.
4. Comunicação e Marketing: a comunicação eficaz é um dos pilares do sistema de franquias. Portanto, quanto mais próximos estiverem a franqueadora e seus franqueados, melhor será o resultado da rede. Assim como o marketing, que integra a forma de comunicação da marca com o seu público, tanto interno quanto consumidor e com o mercado como um todo.
5. Tecnologia: acompanhar as inovações tecnológicas e integrá-las ao modelo de negócios é mais um dos grandes desafios das redes de franquias. Isso porque a adoção de tecnologia envolve muitas ou todas as áreas da franqueadora, além das unidades da rede.
6. Padrões operacionais: manter os padrões da rede conforme estabelecido pela franqueadora é um processo presente em mais de um aspecto da marca. Portanto, monitorar as operações e seus franqueados para garantir os padrões é essencial.
7. Performance: para que a performance da rede tenha êxito, é preciso que haja um alinhamento claro de objetivos entre franqueadora e franqueados para que ambos trabalhem em sintonia na busca do sucesso de toda a rede.
Com base nos desafios apresentados, pode-se perceber que o uso de um sistema completo para as redes de franquias é uma ferramenta indispensável para garantir a eficiência de todas as áreas e processos da marca, bem como manter todos os envolvidos na mesma página.
- Complemente sua leitura com este artigo: Desafios da Gestão das Redes de Franquias: como resolver e se beneficiar
Como os franqueados encaram os desafios de competir para superar as adversidades e ter sucesso?
Ter um negócio próprio é o objetivo de muitos brasileiros. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), seis em cada dez entrevistados citaram ter uma empresa como um dos maiores desejos.
Contudo, quando dão um passo à frente e dão início ao seu sonho, percebem rapidamente que gerir um negócio é uma tarefa complexa. Tanto que cerca de 20% – 30% das empresas não conseguem sobreviver por mais de 5 anos de atividade. Números que variam conforme o tamanho, setor de atuação e estado.
Entre os fatores apresentados pelo Sebrae que mais contribuem para o fechamento dos negócios estão o baixo preparo pessoal, planejamento e gestão do negócio deficiente.
Assim, o franchising apresenta-se como uma excelente possibilidade de investimento para esses brasileiros. Isso porque o sistema de franquias é uma opção facilitadora por suas inúmeras vantagens, como:
- Um conceito já pronto, com histórico de dados, força da marca já estabelecida, estudo dos pontos comerciais para suas instalações; e, principalmente
- Pelo conhecimento e know-how da franqueadora que dará todo o apoio necessário para o franqueado operar.
Ou seja, seu principal atrativo está na divisão de responsabilidades entre franqueadora e franqueado, onde um auxilia o outro para o benefício mútuo das partes.
Portanto, o que os franqueados mais esperam da franqueadora?
Como trouxemos em outro texto, no começo deste ano, aconteceu, em Las Vegas (EUA), a convenção anual da International Franchise Association (IFA) – o maior evento do setor de franquias do mundo. Passada a conferência, em março, a ABF apresentou as novidades e os destaques que foram exibidos na IFA, em seu evento chamado “Pós-IFA 24”.
Nele, foram destacados alguns insights que ajudam as franqueadoras a entender o que os franqueados estão buscando e, por consequência, os pontos-chave para a franqueadora desenvolver para se tornar mais atrativa e aumentar a satisfação de seus franqueados. São eles:
– Comunicação aberta e colaboração;
– Identidade de marca e suporte de marketing;
– Tecnologia para eficiência e insights;
– Benchmark e aprendizagem entre pares; e
– Educação continuada.
- Você também vai se interessar em ler: Gestão da Franqueadora: 10 pontos de atenção para uma gestão bem estruturada na sua rede de franquias
A competição em equipe onde todos ganham
Para que uma rede de franquias tenha sucesso a curto, médio e longo prazo, e tenha êxito no alcance de suas metas e objetivos, é imprescindível que haja um perfeito trabalho de equipe entre todos os envolvidos da rede.
É como nos esportes em equipe que vamos ver nessas Olimpíadas, cada um precisa fazer a sua parte para que o time vença e possa ser campeão. Se um componente não desempenhar bem o seu papel, conseguir uma medalha torna-se uma meta mais distante.
No franchising, os dois atores principais deste modelo de negócios são a franqueadora e o franqueado. Para que haja ganhos entre as partes, através do compartilhamento de uma marca temos:
- De um lado, a franqueadora, que além de ser detentora da marca possui conhecimento necessário para gestão do negócio;
- De outro, o franqueado, que investe na marca, a quem é feita a transferência do know-how do negócio como direito de explorar o uso dela.
Nesse cenário, o sistema de franquias tem inúmeros benefícios e vantagens para o trabalho em equipe. Acompanhe:
Os benefícios
Quem decide atuar pelo franchising pode contar com diversos benefícios, seja a marca que está se tornando franqueadora ou o interessado em ser franqueado. Veja como para cada um dos casos:
– Da franqueadora: permite o rápido crescimento da rede impulsionado pelo investimento de terceiros e transferência do gerenciamento da unidade, sem perder a identidade da marca.
– Do franqueado: gera economia de tempo e capital no desenvolvimento de uma marca, com acesso ao conhecimento e ao apoio da franqueadora para superar os seus desafios operacionais no dia a dia.
Ou seja, a gestão de uma rede de franquias eficiente necessita de soluções que atendam aos diferentes momentos e necessidades da franqueadora. Desde a abertura de novas unidades até a performance da rede e, para potencializar os ganhos, um software de gestão deve oferecer recursos que ajudem a marca a enfrentar os desafios e a aproveitar oportunidades.
Posto isso, a tecnologia tem papel fundamental no sucesso da rede. Com as ferramentas certas para cada área ou processo do sistema de franquias, da gestão da franqueadora ao gerenciamento da unidade pelo franqueado, tornando-se uma importante aliada que proporciona uma grande vantagem competitiva, como apresentaremos na sequência:
As vantagens
Veja algumas das principais vantagens de contar com múltiplas soluções para centralizar a gestão da sua rede de franquias:
– Maior utilidade: ter recursos para atender às diversas áreas e suprir as necessidades específicas de cada uma delas, com funções próprias para cada processo.
– Especialização: ao optar por um software com múltiplas soluções, os recursos são próprios para o tipo de negócio e atendem às especificidades da gestão, independentemente do tamanho da empresa.
– Possibilidade de customização: em um software com múltiplas soluções, é possível fazer com que os recursos sejam próprios para a demanda de determinada área e que os usuários aproveitem ao máximo o uso das ferramentas.
– Menor custo: o uso de soluções em uma única plataforma pode promover uma economia financeira, pois permite que mais usuários se beneficiem dos recursos simultaneamente.
Os benefícios e as vantagens citadas ressaltam a relevância de uma plataforma própria para o franchising, com soluções para a gestão e relacionamento com todo o universo da marca.
- Confira as vantagens e quais pontos você deve levar em consideração para escolher o sistema ideal para a sua rede neste artigo: Quais as vantagens e desvantagens de um software de gestão com múltiplas soluções?
Como garantir melhores resultados na sua rede de franquias?
Sabemos que, entre os principais objetivos do sistema de franquias, está a expansão da rede e, quanto mais eficiente e ágil puder ser esse processo, de atração de interessados até o início das operações da nova unidade, melhor para o sucesso da marca.
Entretanto, não se pode pular etapas para isso, especialmente no momento de apresentar o seu negócio e preparar franqueados e equipes para o dia a dia operacional.
Sendo assim, outro ponto que merece ser destacado é que parte dessa falta de interação é devido à ausência de ferramentas e estratégias para a gestão, como um eficiente suporte operacional para manter todos bem treinados, informados e integrados com os objetivos da marca.
Por isso, no franchising, a gestão da franqueadora necessita de soluções capazes de suprir as demandas das suas operações e superar todos os desafios para garantir os pilares do negócio, como a padronização, relacionamento, treinamento, expansão, comunicação, suprimentos, entre outros de igual importância que fazem parte de uma rede de franquias.
Dessa forma, um software com múltiplas soluções é um importante aliado para a gestão da franqueadora e um diferencial competitivo para a sua marca.
Com o uso de uma avançada plataforma desenvolvida por quem entende de franchising para você poder atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente.
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O setor varejista está em constante evolução e são muitos os fatores que poderão impactar o nível de competitividade da sua rede de franquias.
A alta competitividade encontrada no varejo brasileiro é uma “faca de dois gumes”, por um lado impõe mais desafios e exige mais atenção das franqueadoras a todos os detalhes operacionais, por outro, também revela diversas oportunidades para as redes de franquias, através das novas tendências e comportamentos do consumidor, tais como omnichannel, personalização da experiência de compra e pautas socioambientais.
Desse modo, as franqueadoras que são capazes de se adaptarem rapidamente aos novos cenários, saem na frente quando o assunto é superar a concorrência. Nesse contexto, as inovações tecnológicas se mostram importantes aliadas da gestão do franchising.
Contar com o apoio das ferramentas certas é um fator-chave para impulsionar a competitividade da sua marca, oferecendo uma série de vantagens e recursos que contribuem para o sucesso e o crescimento da rede em todas as suas áreas e momentos, como:
– Manutenção dos padrões operacionais;
– Comunicação eficiente das estratégias de marketing;
– Acompanhamento da performance das lojas;
– Treinamento de todos os integrantes da rede; e
– Muito mais.
E para cada área da franqueadora você encontra uma solução em um módulo específico, como:
- Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para motivar e aumentar o engajamento.
- Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.
- Operações: treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.
- Excelência: avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados e equipes.
- Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e fornecedores para as lojas da rede ou multimarcas.
- Performance: monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).
- Marketing: produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.
- Expansão e Implantação: gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
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Até a próxima!