Verão é sinônimo de lojas mais cheias. O período de férias e as ofertas típicas da estação estão entre os motivos que fazem ampliar o movimento de consumidores no comércio durante a estação.
E se há mais clientes, o faturamento aumenta nas redes de franquia, certo? Nem sempre. Algumas unidades enfrentam dificuldade em converter as visitas em vendas, problema que pode estar relacionado ao modo como o público é atendido.
A solução para que todas as operações da rede consigam aproveitar a maior circulação de pessoas é, então, bem simples: investir no treinamento das equipes.
Se você está se perguntando como fazer para treinar todo o pessoal da loja, veio ao lugar certo. O artigo de hoje vai abordar algumas estratégias para a franqueadora desenvolver o treinamento das equipes de forma eficiente e padronizada.
O que você vai encontrar nesse texto:
- Como são os gastos dos consumidores no verão?
- Como vender mais no verão?
- Treine sua equipe e venda mais
- Tipos de treinamento
- Como realizar treinamento de toda a equipe da rede?
Acompanhe as sugestões e boa leitura!
Como são os gastos dos consumidores no verão?
A temporada mais quente do ano é também uma das mais propícias para impulsionar o faturamento na sua rede de franquias.
Em pesquisa realizada pelo Opinion Box no mês de dezembro de 2022 com consumidores de todo o Brasil, 64% dos entrevistados afirmaram gastar mais no verão do que no resto do ano. Segundo o levantamento, três fatores que explicam o maior consumo no período:
- Férias e viagens: 57% dos participantes destacam que os dias de descanso levam à aquisição de itens e serviços, especialmente roupas e acessórios para o calor, como protetor solar, chinelos e moda praia;
- Ofertas e promoções: 46% das pessoas que responderam ao levantamento apontam que as campanhas de desconto da temporada são motivo para ir às compras;
Décimo terceiro: apesar de os meses de janeiro e fevereiro concentrarem outras despesas, como IPVA e IPTU, 32% dos entrevistados usam o dinheiro da gratificação natalina para comprar mais.
Como consequência, os brasileiros tendem a gastar mais no verão em alguns segmentos do que em outros meses do ano. Os participantes da pesquisa realizada pelo Opinion Box revelaram que investem mais em bebidas (58%); entretenimento e diversão (57%); viagens e turismo (53%); produtos de beleza e cosméticos (49%); alimentos (49%); e moda (45%).
Os números vão ao encontro dos dados do setor de franquias. Conforme resultados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) referentes ao primeiro trimestre de 2022, Saúde, beleza e bem-estar, Alimentação, Serviços e outros negócios, e Moda foram os quatro segmentos que mais faturaram dentre os 12 avaliados.
No ramo da moda, vale ressaltar que 64% dos entrevistados pelo Opinion Box preferem as roupas, calçados e acessórios da coleção primavera-verão em comparação às do outono-inverno, principalmente por elas serem confortáveis (73%), bonitas (41%) e acessíveis (32%).
Mesmo diante dessa tendência de maior consumo, nem sempre o desempenho positivo é percebido em todas as unidades da rede. Em alguns casos, até fatura-se mais no verão, mas o desafio reside em como fidelizar os clientes.
Diversos fatores podem justificar o problema, como o contexto econômico e os hábitos de consumo da população. No entanto, é possível investir em algumas estratégias para melhorar a performance da rede. Confira mais na sequência.
Como vender mais no verão?
No franchising não existe uma fórmula pronta para vender mais em uma época do ano. O sucesso da rede depende de um conjunto de elementos internos e externos à marca.
O que se pode afirmar é que pesquisa e análise de dados servirão para identificar o que está acontecendo com o desempenho da loja e, ainda, compreender os movimentos e tendências do mercado que têm gerado bons resultados. Com os dados em mãos, a franqueadora pode partir para a criação de ações específicas para a rede.
Para começar, analise os resultados de cada unidade. Uma avançada plataforma de gestão para rede de franquias pode ajudar nesse processo. Além disso, com as ferramentas certas é possível gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede. Saiba mais clicando aqui.
Em termos de mercado, uma ação bastante utilizada pelos lojistas são as liquidações de verão. Como mostra a pesquisa do Opinion Box citada acima, as ofertas e promoções estão entre os principais motivos que levam os consumidores às compras na estação do calor.
Já para a franqueadora, as ações de desconto são oportunidade para esvaziar o estoque e abrir espaço para as novas coleções, além de ajudar a aumentar o volume de vendas no período. Por isso, planeje a liquidação com antecedência para garantir a execução em todas as unidades.
Conheça cinco passos para efetivar a ação na sua rede de franquias:
As liquidações são ainda uma chance de conquistar e fidelizar os clientes. Quando você proporciona uma boa experiência de compra, os consumidores tendem a ter uma lembrança positiva da marca, indicando-a para outras pessoas e voltando em outras ocasiões.
Durante as liquidações, é possível também coletar dados importantes dos compradores que possam ser usados depois de forma personalizada, como informações de identificação e contato, perfil de consumo e índice de satisfação com o atendimento. Tudo isso, é claro, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Vale lembrar que no franchising o cuidado com o uso dos dados coletados na loja exige atenção redobrada, pois é a franqueadora quem será responsável caso ocorra o descumprimento da Lei por parte de alguma unidade, afetando a todos que fazem parte da rede.
Veja mais aqui:
Conforme pesquisa realizada em 2022 pelo Opinion Box e a Dito, 72% dos entrevistados esperam que as marcas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. Logo, a análise das informações permite à franqueadora elaborar ações específicas que contribuam para a construção do relacionamento com os clientes.
Sabemos que a fidelização dos clientes depende muito da excelência no atendimento. Se a equipe não está preparada para atender nos diferentes canais da rede, atrapalha-se com o aumento no fluxo e não consegue aproveitar as ações para conhecer melhor os consumidores, é pouco provável que as estratégias futuras de engajamento tenham sucesso.
Por isso, invista no treinamento das equipes para atrair e reter clientes, mantendo sua rede de franquias mais competitiva no mercado.
Treine sua equipe e venda mais
Investir no treinamento da equipe de loja é fator-chave para promover o sucesso das vendas da sua rede de franquias.
Já contamos aqui no blog que a qualificação do pessoal da loja deve ser feita especialmente para manter a padronização das operações e para melhorar a performance da rede. Confira o conteúdo aqui:
- Treinamento em Redes de Franquias: um dos pilares do franchising para você começar a fazer hoje mesmo!
- Treinamento de vendas: conquiste os melhores resultados com uma equipe qualificada
Considere que no verão há as viagens de férias e o consumidor pode visitar uma unidade de outra cidade, com a qual nunca teve contato antes. Se os times de venda estão alinhados e adotam padrões característicos da marca, toda a rede conquista mais credibilidade junto ao público e proporciona uma boa experiência na loja. E confiança é um elemento-chave para a franqueadora na construção do relacionamento duradouro com os clientes.
Além da padronização e da melhora na performance, os treinamentos podem contribuir ainda para a integração e motivação das equipes, qualificação das lideranças e melhora no clima organizacional.
Outro ponto que merece a sua atenção é que você não deve esperar pela queda no movimento em um período do ano ou por resultados negativos para realizar os treinamentos.
Adote uma postura proativa e promova qualificações regularmente na rede. Afinal, os integrantes da equipe devem estar sempre preparados para as novidades da marca, mudanças nos hábitos de consumo dos clientes, tendências do setor e inovações do mercado.
Tipos de treinamentos
Existem diferentes tipos de capacitações para vendas. Aqui no blog já falamos sobre elas. Mas vamos relembrar rapidamente três treinamentos que você pode desenvolver na sua rede de franquias:
- Treinamento de produto: o foco é para que as pessoas responsáveis pelo atendimento conheçam as especificidades técnicas da mercadoria, entendam como o item atende às necessidades dos clientes e estejam bem informados sobre tendências e a concorrência para posicionar o produto no mercado;
- Treinamento de atendimento: visa reforçar a postura que se espera dos vendedores durante os atendimentos. É um processo que vai além da boa apresentação dos produtos. Envolve técnicas como a escuta dos clientes para melhorar a abordagem, assim como a comunicação escrita nos canais digitais da marca;
- Treinamento da marca: o objetivo é garantir que a atuação em todas as operações da rede seja padronizada. Isso porque o pessoal da loja é também representante da identidade da marca.
A definição de qual treinamento é o mais indicado para as unidades depende da avaliação de cada franquia. As escolhas mais acertadas resultam da boa comunicação entre franqueadora e franqueados.
Quando há uma relação próxima com as unidades e o acompanhamento constante dos resultados, os gestores conseguem definir o que é prioridade para o momento, otimizando recursos e avançando mais rapidamente em busca dos objetivos da marca.
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Para treinar as equipes e conseguir vender mais no verão (e durante todo o ano!), comece por essa avaliação. Isso feito, é hora de planejar como realizar o treinamento dos times. Confira algumas dicas no próximo tópico.
Como realizar o treinamento das equipes da rede?
Até aqui você acompanhou algumas informações sobre os gastos dos consumidores no verão e qual a importância das qualificações para as redes de franquias. Agora nós vamos destacar ideias para colocar em prática o treinamento do pessoal da loja.
Imagine o seguinte cenário: é fevereiro e as lojas estão mais movimentadas devido à liquidação da marca, fim das férias e feriado de Carnaval. Uma escala é criada para ajudar na organização dos times. Mas apesar do reforço nos horários com maior fluxo, não houve a delimitação prévia de tarefas e nem mesmo foi definido o padrão de atendimento para a operação. Com a circulação atípica, as equipes sentem-se perdidas e não conseguem ter um bom desempenho.
Como resolver esse problema? Confira a lista que preparamos com quatro passos para treinar as equipes das lojas de maneira eficaz:
- Defina o tipo de treinamento
O primeiro passo é determinar qual o tipo de treinamento que melhor atende às necessidades das lojas. Como comentamos acima, cada rede possui demandas diferentes. Então é preciso estabelecer um diálogo com os gestores das operações e acompanhar os resultados para identificar qual abordagem pode contribuir mais para as unidades.
- Crie módulos diferentes para atender toda a rede
Uma estratégia válida para atender a rede é criar treinamentos em módulos, cada um voltado a um tema ou objetivo diferente. Por exemplo: atendimento on-line; atendimento na loja física; como executar estratégias omnichannel durante a liquidação; e quais são e como destacar os produtos que precisam ser vendidos na ação de desconto.
Dessa forma, é possível segmentar o treinamento de acordo com as demandas das operações.
- Elabore conteúdo personalizado da marca
Buscar referências em treinamentos prontos é uma saída interessante para construir uma base para a capacitação dos times. Mas não deixe de planejar conteúdos que comuniquem claramente as diretrizes da marca, aquilo que a diferencia das concorrentes e que deve fazer parte do padrão de atendimento das equipes de venda.
- Invista em uma plataforma de e-learning do franchising
Sabemos que o sucesso do sistema de franquias reside na padronização. E para que seja possível alcançar todos os times de forma rápida, personalizada e eficiente, a sugestão é investir em uma plataforma de ensino virtual específica para o franchising.
Com uma solução EaD, você consegue otimizar as capacitações e ter acesso completo ao desenvolvimento de cada time. Além disso, possui flexibilidade para realizar as qualificações de acordo com a estratégia da marca.
O benefício também se estende às equipes. Cada integrante faz o treinamento pelo computador ou dispositivo móvel, na hora e no lugar que desejar.
Acompanhe algumas sugestões para potencializar os treinamentos da franqueadora em uma plataforma de e-learning própria da rede:
- Produza conteúdos interativos: textos, vídeos, áudios, infográficos, apresentações e workshops são exemplos de conteúdos que ajudam a tornar o aprendizado mais interessante e prazeroso;
- Disponibilize materiais de apoio: complemente as aulas virtuais com materiais de apoio que possam ser acessados pelos times, como manuais da marca, ebooks e atividades extras;
- Crie um ambiente gamificado: investir em competições, dinâmicas, avaliações, classificações, rankings de desempenho e premiações também pode estimular a participação das equipes de loja;
- Acompanhe o desempenho das lojas: aproveite a plataforma para observar a performance de cada operação, tanto para identificar aspectos que devem ser aprofundados, como para orientar os gestores de loja a acompanhar os resultados individuais em sua unidade;
- Avalie e premie: monitore os resultados de participação e das vendas e gere relatórios para análise. Avalie se o treinamento foi colocado em prática na execução das estratégias da marca. Compare o desempenho entre integrantes, unidades e regiões, e experimente motivar e engajar as equipes através de premiações.
Experimente adotar essas técnicas nos treinamentos da sua rede de franquias. Uma boa qualificação pode ser o elemento que falta para melhorar a performance das lojas e aumentar o faturamento da rede.
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