A Black Friday é o pontapé oficial da temporada de compras de fim de ano e oferece excelentes oportunidades para o varejo vender mais e conquistar novos clientes. Aqui no Brasil, ela começou a ganhar força a partir de 2012. Apesar de historicamente ter sido uma ação estratégica focada no e-commerce, devido ao maior alcance, rapidamente passou a estar presente nas lojas físicas.
Este ano será no dia 24 de novembro, além de um cenário mais estável e otimista em relação à economia, sem eleições e a concorrência de outro grande evento como a Copa do Mundo, que foram na mesma época em 2022, as pessoas estarão mais dispostas a planejar suas compras, e, inclusive, utilizar a data para se preparar para as festas de final de ano ou férias de verão.
Além disso, há ainda a perspectiva de que o desempenho continue crescendo no segundo semestre. E o franchising pode se beneficiar muito com esse fator. Portanto, a atenção deve ser redobrada!
Continue conosco e acompanhe as principais expectativas, tendências e produtos mais buscados para a Black Friday 2023.
Tendências e expectativas para consumidores e clientes
A Black Friday apresenta muitas oportunidades tanto para os clientes quanto para as lojas. Uma amostra disso foi trazida pela MField que revelou que no ano passado, 43,4% compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Enquanto isso, pesquisa da Méliuz traz que 95% dos brasileiros têm a intenção de comprar produtos.
62% dos consumidores das classes A e B pretendem comprar na Black Friday
O Relatório Black Friday 2023 da Tiny ainda demonstra em seu estudo que os consumidores brasileiros estão planejando gastar acima da média este ano.
Com isso, descontos, frete grátis, cashback, brindes e promoções para a data são grandes atrativos para o cliente na hora da compra. Porém, nem só de vantagens é feita a Black Friday.
Nas operações das lojas físicas, é importante ficar atento ao atendimento e a possibilidade de longas filas, já nos sites, é esperado uma grande variedade de produtos que pode causar lentidão devido ao grande volume de acessos, e tudo isso pode comprometer a experiência de compra do cliente.
E entre os setores com grandes expectativas, moda e acessórios, beleza, casa e decoração, eletrônicos, alimentos e bebidas estão no radar dos consumidores, seja para repor itens de consumo recorrente, presentear ou simplesmente para aproveitar as oportunidades que a data oferece historicamente.
Confira a seguir as principais tendências e expectativas da data para o varejo.
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Para o Consumidor
Planejamento para encontrar boas ofertas
Pesquisa para o Panorama da Globo aponta que 81% dos consumidores consideram que o planejamento é fundamental para encontrar boas ofertas.
O relatório também mostra que a pesquisa e comparação dos preços fazem parte da jornada da Black Friday do consumidor brasileiro. Entre as respostas, 26% iniciam suas pesquisas três meses antes da Black Friday, e 22% com, pelo menos, um mês de antecedência. Apenas 4% dizem deixar as pesquisas para a véspera da Black Friday.
Desconfiança
Já a pesquisa da Olist indica que os preços e promoções são o fator principal na hora do consumidor decidir onde efetuar a compra (91,6%). Porém, há certa desconfiança por parte dele, já que 53,6% acreditam que os descontos da Black Friday não são verdadeiros e significativos.
Assim, ele espera que a comunicação da marca atenda às suas expectativas de consumo, com os descontos justos e corretos (sem aquela história de colocar um percentual maior do que realmente é o desconto). Além de também receber ofertas individualizadas.
Canais escolhidos
Os marketplaces são os canais mais relevantes para os consumidores. 44,7% pretende fazer suas compras de Black Friday por eles. Em segundo lugar, temos as Lojas físicas para 22,2% dos respondentes. Logo em seguida vem a Loja virtual própria com 20,5%.
Para as Lojas
Vender mais!
A principal expectativa dos lojistas para a Black Friday é aumentar o faturamento. 55,3% dos respondentes da pesquisa da Olist afirmaram isso.
Tanto que, segundo a mesma, a principal preocupação deles é ter poucas vendas no período – 54,4% das respostas.
Ainda de acordo com o estudo, os lojistas estão otimistas, pois 68,8% deles esperam faturar mais este ano do que em 2022.
Canais mais utilizados
De acordo com o relatório da Olist, os marketplaces representam o canal de vendas mais utilizado (73,9%). Mas também há espaço para outros, como Loja virtual própria (41,7%); Redes sociais (29,2%) e Loja física (20,6%).
Compras de oportunidade
Uma parte significativa dos brasileiros não têm orçamento estipulado para a Black Friday, o que pode gerar muitas compras de oportunidade – aquelas que não estavam na intenção do consumidor, geralmente possuem tickets mais baixos e correspondem a itens que a pessoa não estava prevendo trocar, mas aproveita a oportunidade. Por isso investir em alguns incentivos de compra é mais uma ótima estratégia para vender mais.
Antecipação dos descontos
A antecipação de descontos ao longo do mês está entre as principais estratégias de preparação, pois como vimos, os clientes já começam a pesquisar e até comprar seus produtos antes mesmo do dia da Black Friday.
Além disso, essa tática já vem rendendo bons resultados para as grandes varejistas.
Estoques preparados
Antecipar as demandas da data com base nos mesmos períodos de anos anteriores e nas projeções, como as que apresentamos neste texto, e diluir a Black Friday ao longo do mês é também um fator importante. Pois, como apresenta o relatório da Olist, os problemas de vendas com atrasos na entrega são a segunda maior preocupação dos lojistas. 15,9% temem ter estoque insuficiente.
A gestão de produtos irá contribuir para que as lojas estejam bem preparadas para atender as expectativas do cliente e dos lojistas, afinal de contas, a satisfação do cliente e o volume das vendas estão interligadas.
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Experiências memoráveis de compra
Investir em elementos que se relacionam diretamente com a experiência de compra dos clientes na loja, física ou virtual, de modo que faça com que eles queiram voltar a comprar com a sua marca e a desenvolver relacionamentos duradouros que não dependam apenas de receber descontos.
Omnichannel
Ainda que tenhamos apresentado a dominância do e-commerce na Black Friday, a multiplicidade e a integração dos diferentes canais seguem sendo uma tendência.
Conforme o estudo da Google e Euromonitor, o omnicanal representará 75% do aumento das vendas na América Latina até 2025.
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Os interesses do consumidor e os produtos mais buscados na Black Friday 2023
Segundo pesquisa da Méliuz, as expectativas dos entrevistados nesta Black Friday são por:
– Itens de desejo (50,9%);
– Substituir ou repor itens antigos ou que deixaram de funcionar (18,3%);
– Antecipar a compra de presentes para o Natal (8,1%);
– Estocar produtos de uso recorrente (7,9%);
Já no estudo da Globo, é apontado que os itens mais desejados são:
– Smartphones (24%);
– Calçados, roupas e acessórios (22%);
– Cosméticos (20%);
– Eletrônicos e eletrodomésticos (19%).
É importante ressaltar que para 2023, os principais itens de desejo não são os mesmos do ano passado, tendo em vista que por conta da Copa do Mundo de futebol que aconteceu extraordinariamente em novembro-dezembro, o foco maior dos consumidores estava em produtos relacionados ao evento, como televisores e artigos esportivos.
O destaque fica com a categoria de moda, que vem crescendo ano a ano
Assim, alguns outros itens ganharam mais relevância, tais como as categorias de uso individuais, como moda e acessórios, e perfumes e cosméticos.
Esses dados vão de acordo com o que será ofertado pelos lojistas. Já que, no relatório da Olist, as categorias que os entrevistados mais pretendem vender durante a Black Friday são:
– Casa e Decoração (25,9%);
– Moda e Acessórios (20,9%);
– Eletrônicos (14%);
– Perfumaria e Cosméticos (14%).
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A tecnologia é a sua grande aliada na Black Friday
As expectativas para a Black Friday estão altíssimas para consumidores e lojistas. Por esta razão, para se destacar em um período tão concorrido como este é fundamental investir nas melhores soluções para criar experiências memoráveis de compra para os clientes e desenvolver relacionamentos duradouros com eles.
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As empresas estão cada vez mais utilizando a tecnologia a seu favor. O estudo da Olist, mostra que apenas 1,6% dos respondentes não conta com nenhuma solução para o seu negócio. As mais utilizadas foram: Plataforma de e-commerce (66,3%); Sistema de Gestão (ERP) (55,3%); Ponto de Venda (PDV) (19,5%) e Hub de Integração (18%).
Ou seja, mesmo com a crescente exponencial do online nos últimos anos, os investimentos tecnológicos devem ser aproveitados nas lojas físicas, estando presente em todos os momentos da jornada do cliente.
Portanto, para se preparar e melhorar a gestão da sua rede de franquias, com as possibilidades que a Black Friday oferece, contar com um sistema de gestão para franquias desenvolvido por quem entende de franchising, e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas será um grande diferencial competitivo para a sua marca.
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