Como comentamos em nosso texto anterior, apesar das incertezas e problemas político-econômicas do país e do mundo, o ano de 2023 surpreendeu positivamente os economistas, crescendo acima do esperado, principalmente na primeira metade do ano e o PIB do terceiro trimestre cresceu mais do que o projetado pelos analistas, impulsionado por um setor de serviços ainda resiliente e um consumo das famílias mais sólido do que o esperado.
Os fatores que ajudam a explicar essa boa performance da economia foram os programas de benefício fiscal, a queda da inflação e o mercado de trabalho aquecido, onde pela primeira vez a quantidade de pessoas ocupadas ultrapassou os 100 milhões e a taxa de desemprego está em 7,6%, a menor desde 2015.
Tudo isso teve impacto direto nas vendas do varejo, que segundo o Ibevar – FIA Business School, deve fechar 2023 com crescimento anual em vendas de 4,96% no varejo ampliado e de 1,74% no restrito.
Já no franchising, de acordo com o último relatório de desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising) todos os segmentos analisados apresentaram variação positiva no faturamento e unidades, além de ter crescimento de pelo menos 10% para o setor e acréscimo acima do esperado no número de redes e de operações.
Apesar desses bons resultados, o cenário previsto pelo Relatório de Acompanhamento Fiscal de Setembro de 2023, para 2024 é caracterizado por um grau ainda elevado de incerteza, especialmente por conta dos fatores macroeconômicos. Nesse cenário, projeta-se que o PIB do Brasil diminua seu crescimento para 1,2% em 2024, com uma taxa média de crescimento trimestral subjacente de 0,4%.
Isso deve-se à desaceleração prevista no componente de gastos com o consumo das famílias (de 2,6% para 1,6%). Essa diminuição reflete a expectativa de um ritmo mais brando de expansão dos salários reais no mercado de trabalho e das transferências de renda.
Por outro lado, a quarta redução consecutiva na Selic, chegando a uma taxa de 11,75%, indica uma tendência de queda, com previsões do Boletim Focus mais recente de fechar 2024 em 9,25% e a inflação também ter uma leve redução de 4,49% para 3,93% – o que pode contrabalancear as expectativas, retardando o aumento nos preços e facilitando o acesso ao crédito por parte das famílias. Tanto que a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta que as vendas do varejo deverão ter crescimento real de 1,5%, em 2024.
Sendo assim, prever como será 2024 para o varejo ainda é um verdadeiro mistério. Porém, com base em alguns dados, eventos e acontecimentos passados, podemos ter um panorama mais completo e entender quais são as expectativas para o varejo nos diversos setores no ano que está chegando. Veja aqui a retrospectiva de 2023.
Quer saber quais são elas? Então siga conosco!
Neste artigo apresentamos:
- Para marcar no calendário de 2024
- Tendências do Varejo 2024: O que esperar para o varejo com base no comportamento do consumidor
- A principal aposta de tendência para o varejo em 2024
- A Tecnologia como aliada para acompanhar as tendências
Boa leitura!
Para marcar no calendário de 2024
Para entendermos melhor sobre o que esperar de 2024, nada melhor do observar as principais datas e eventos que teremos no calendário do varejo:
1. Eventos importantes:
NRF: O NRF Retail Big Show é o maior evento de varejo mundial e será realizado de 14 a 16 de janeiro de 2024. Chegando a sua 114ª edição, ele destaca as principais tendências para o ano de consumo, tecnologia, logística, gestão, inovação, sustentabilidade e muito mais.
COUROMODA: A partir da edição de 2024 a COUROMODA passará a ser denominada Couromoda Latin América. Apesar da mudança de nome, o evento segue sendo a principal mostra de calçados e acessórios da América Latina e continuará recebendo os milhares de lojistas brasileiros de todas as regiões e dos mais diversos portes, que buscam as melhores marcas. A feira abre o calendário de ações do segmento de moda e acontecerá entre os dias 22 e 24 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Innovation R-etail Executive Summit 2024: É um evento de alto padrão, exclusivo para líderes e heads do varejo físico e digital que ocorre nos dias 19 e 20 de março no WTC São Paulo. O Summit reúne um grupo seleto de Heads do mercado para discutir os principais desafios e tendências para o setor. Toda sua programação e conteúdo são voltados exclusivamente para heads da área, resultando em um ambiente formador de opinião, além de um networking de altíssimo nível.
Feira Brasileira do Varejo (FBV): A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e tem o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e a formação de novas parcerias e negócios. Entre os expositores, estão empresas com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo. A 11ª edição do evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
ABF FRANCHISING EXPO 2024: ABF Franchising Expo é a maior feira de franquias do mundo e será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 26 a 29 junho, apresentando as novidades de empresas do Brasil e internacionais relacionadas aos setores de negócios, empreendedorismo, empresas e franquias.
2. Feiras de franquias:
Expo Franchising ABF Rio: Segundo maior evento do Brasil de franchising, a Expo Franchising ABF Rio é uma feira tradicional do setor que ocorre no segundo semestre e conta com a presença das maiores marcas de franquias de diferentes segmentos e muitas palestras sobre temas relevantes. Esta é uma grande oportunidade para franqueados, franqueadoras, empresários e entusiastas.
Franchise 4U 2024: Ocorre em todo Brasil, é uma feira de franquias de baixo custo para o expositor e gratuita para o visitante, cujo objetivo é facilitar o contato entre as marcas e potenciais investidores, em reuniões individuais de 30 minutos com todo conforto e bem estar. Para participar, o investidor interessado em adquirir uma franquia só precisa acessar o site do evento, escolher as franquias de seu interesse que estarão expondo na cidade selecionada e agendar no próprio site suas reuniões com os franqueadores nos horários de sua conveniência.
Feira da Franquia: A Feira da Franquia foi planejada para ser um espaço democrático, onde todas as franqueadoras independente do porte e do tempo de mercado, possam expor e apresentar seus modelos de negócio, e tem como objetivo oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais. Em 2024 serão duas edições: a primeira em Porto Alegre de 5 a 7 de maio e em Salvador de 27 a 29 de outubro.
FranchiseB2B: São vários eventos ao longo do ano que reúnem diversas marcas e palestras sobre temas de seu interesse. Para conferir quando e onde serão as próximas férias, acesse o site oficial.
Franchising Fair: Feira Nacional de Franquias 2024 é uma exposição de oportunidades de negócios para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio. Nela, os visitantes podem encontrar dezenas de opções de investimentos altamente lucrativos em vários segmentos, além de palestras ministradas por especialistas em franchising.
3. Datas comemorativas que impactam as vendas do Varejo:
As datas comemorativas são fundamentais para o varejo, pois possibilita um aumento significativo de circulação de pessoas e no volume de vendas, ainda criam importantes insights para os lojistas. Não à toa todos os comerciantes sempre ficam ansiosos para a sua chegada.
Nem todos os segmentos são impactados da mesma forma em cada uma delas, porém a sua importância é inegável, na Páscoa, por exemplo, é o momento que há a maior venda de chocolates no ano e o Natal pode gerar faturamento correspondente a três meses de baixo movimento no comércio em geral, principalmente no setor de vestuários, calçados e acessórios.
As principais datas para o varejo no calendário de 2024 incluem:
– Carnaval (13/02);
– Dia do Consumidor (15/03);
– Dia das Mulheres (08/03);
– Páscoa (31/03);
– Dia das Mães (12/05);
– Dia dos Namorados (12/06);
– Dia dos Pais (11/08);
– Dia do Cliente (15/09);
– Dia das Crianças (12/10);
– Halloween (31/10);
– Black Friday (29/11);
– Natal (25/12).
Todas estas datas representam boas oportunidades para aproximar o relacionamento com a base de clientes e aumentar o faturamento, já que os consumidores ficam sempre mais dispostos a aproveitar as melhores ofertas e presentear alguém.
4. Feriados nacionais que impactam as vendas:
Além dos eventos e das datas comemorativas, não podemos deixar de citar os feriados nacionais, afinal de contas eles têm grande impacto na economia do país. Por exemplo, em 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou que os feriados movimentaram R$ 74,3 bilhões no turismo, enquanto no comércio, cada feriado reduziu a rentabilidade anual em média 1,29%, gerando um prejuízo de 2,46 bilhões de reais no setor neste ano.
Em 2024 serão 8 feriados que caem em dias da semana, por isso, é preciso ficar atento.
Um destaque especial para o ano é que agora, o dia 20 de novembro que já era considerado como tal em seis estados brasileiros (cerca de 1,2 mil cidades) passará a ser um feriado nacional. A Câmara aprovou o projeto no próprio dia 20 de novembro desse ano, e como consequência, a data deixou de ser apenas sobre a Consciência Negra e se tornou também o Dia de Zumbi, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais símbolos da luta contra a escravidão no Brasil.
Desse modo, as datas que contemplam o calendário de feriados de todo o país em 2024 são:
– 1º de janeiro de 2024: Confraternização Universal (segunda-feira);
– 29 de março de 2024: Paixão de Cristo (sexta-feira);
– 21 de abril de 2024: Tiradentes (domingo);
– 1 maio de 2024: Dia do Trabalho (quarta-feira);
– 7 de setembro de 2024: Independência do Brasil (sábado)
– 12 de outubro de 2024: Nossa Senhora de Aparecida – Padroeira do Brasil (sábado);
– 2 de novembro de 2024: Finados (sábado);
– 15 de novembro de 2024: Proclamação da República (sexta-feira);
– 20 de novembro de 2024: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quarta-feira);
– 25 de dezembro de 2024: Natal (quarta-feira).
5. Pontos facultativos:
Além dos feriados, temos os pontos facultativos – datas importantes, geralmente vinculadas a comemorações ou fatos históricos, mas que não são feriados obrigatórios.
Em 2024, as datas consideradas facultativas são:
– 12 de fevereiro de 2024: Carnaval (segunda-feira);
– 13 de fevereiro de 2024: Carnaval (terça-feira);
– 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);
– 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
– 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).
6. Emendas de feriado em 2024:
Podemos considerar como emenda de feriado aquelas datas que caem numa terça-feira ou quinta-feira, por exemplo, e se juntam ao final de semana formando um período maior de folga.
Sendo assim, dos feriados citados, as possibilidades de emendas serão apenas nos dias 30 de maio, que é Corpus Christi e cai em uma quinta-feira; e nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, que é Carnaval. O que representa um cenário bem diferente do encontrado em 2023 – que contou com muitas emendas de feriados. Confira mais aqui.
Tendências do Varejo 2024: O que esperar para o varejo com base no comportamento do consumidor
O que os consumidores esperam para o varejo em 2024? Online ou offline? Como os consumidores estão comprando? Estas são perguntas que todo varejista gostaria de saber a resposta, afinal de contas, compreender o cliente é a chave para entregar uma melhor experiência de compra e vender mais. Veja também este post.
O cliente de cada segmento tem o seu próprio comportamento, porém o recente estudo da Opinion Box* sobre o comportamento do consumidor no varejo físico e no e-commerce pode nos ajudar a ter um panorama mais claro sobre estas questões.
É fato que o online tem se fortalecido nos últimos anos, principalmente durante o período de pandemia, tanto que segundo a pesquisa, este já é o canal de compra mais utilizado e é o preferido dos consumidores. Porém, 36% dos entrevistados gostam igualmente de comprar pela internet e presencialmente, e 67% fizeram compras nas lojas físicas nos últimos 12 meses. Ou seja, estar presente nestes dois canais é algo relevante para o cliente.
2 em cada 3 consumidores ainda fizeram compras em lojas físicas no último ano*
Por esta razão, investir no omnichannel é uma forma de unificar diversos pontos de contato para que o cliente tenha a melhor experiência de compra e atender a esta nova demanda, visto que 77% dos entrevistados gostam que lojas físicas e online estejam integradas.
Além disso, os motivos para as compras em cada um destes canais também são diferentes. No e-commerce, os principais fatores que influenciam são o preço e a conveniência de receber o produto em casa. Enquanto na loja física é poder ver, tocar e experimentar o produto, sair com o produto na hora, em mãos, e pela possibilidade de serem atendidos por uma pessoa real.
Assim, outro insight que podemos ter é que o cliente de hoje, ainda que goste da conveniência de comprar online, também quer contato humano. Sendo assim, a capacitação das equipes de loja – aquelas que lidam diretamente com o consumidor é fundamental para que o atendimento seja adequado à jornada de compra na loja física, além da preparação da loja seguindo o projeto de VM da marca – que também influencia na experiência e até na intenção de compra.
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E se estamos falando da integração dos diferentes canais como a grande tendência de 2024, não podemos deixar de ressaltar a importância da tecnologia na gestão de produtos, com o compartilhamento e centralização de informações para que o cliente possa comprar online e retirar ou trocar o produto na loja física, por exemplo.
- Veja mais sobre o tema neste artigo: Otimize os resultados da sua rede de franquias através da Supply Chain Management
A principal aposta de tendência para o varejo em 2024
A Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) estão revolucionando a gestão da cadeia de suprimentos no varejo, trazendo maior eficiência, visibilidade e otimização para todos os segmentos!
Isso porque a tecnologia permite que as máquinas possam “aprender” automaticamente, realizando processos de maneira autônoma apenas com acesso à uma base de dados através de seus algoritmos.
Seu uso na Supply Chain tem o potencial de revolucionar o negócio de diversos setores, visto que são muitas as variáveis que vão influenciar no seu planejamento. Assim, a implementação de Machine Learning pode trazer muitos benefícios como precisão dos dados, melhor previsão de demanda e maior visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, o que ajuda as empresas a lidar com um dos aspectos mais desafiadores do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos que é prever as demandas.
Os algoritmos de aprendizado de máquina e os aplicativos que os executam são capazes de analisar grandes conjuntos de dados rapidamente, melhorando a precisão da previsão de demanda.
No franchising, este desafio é ainda maior, devido às particularidades de muitas marcas, que, além de ter que atuar em um mesmo padrão de operação, precisam estar atentas à variedade de preferência dos seus produtos nas diversas localidades e particularidades de cada região.
Há coisas que têm muito o que pensar na hora de escolher, por isso sua rede merece a parceria de quem entende de franchising e está desde 2007 desenvolvendo as melhores soluções com o objetivo do sucesso da sua marca.
Com as soluções desenvolvidas especificamente para o franchising é possível realizar pedidos de compra de maneira ágil e eficiente gerando sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, reposição automática e gerenciar as solicitações de produtos que a rede necessita para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o seu modelo de negócio. E essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais a IA e o Aprendizado de Máquina podem ser usados para melhorar a eficiência e a eficácia da cadeia de suprimentos nas redes de franquias.
A Tecnologia como aliada para acompanhar as tendências
Em 2024 há grandes expectativas e oportunidades para o varejo, principalmente com as datas comemorativas, os eventos e as tendências do ano. Por isso, a tecnologia se apresenta como grande aliada.
Para ajudar a sua rede de franquias a se destacar e aproveitar todas as oportunidades das expectativas e tendências em 2024, contar com as ferramentas certas desenvolvidas por quem entende de franchising e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, pode ser um grande diferencial para a gestão da franqueadora.
O software certo de gestão conta com inúmeras vantagens, além de adequado para o sistema de franquias, pode ser utilizado de acordo com as permissões por perfil, hierarquia e interesse dos usuários, independente do tamanho da rede e quantidade de usuários, para os diversos segmentos.
Entre as soluções que podem ser adotadas nos diversos setores do franchising, destacamos a seguir as que irão beneficiar a gestão da franqueadora com a aplicação nas importantes áreas do dia a dia operacional e para ajudar a impulsionar os resultados dos franqueados, com todo o suporte necessário:
– Comunicação e Relacionamento: Portal do franqueado com a identidade própria da marca e uma CAF para informar, distribuir conteúdos, comunicar suas estratégias, gerenciar solicitações, enfim, tudo o que precisar para atender as demandas dos franqueados.
– Marketing: Materiais de campanhas e customização de conteúdo para as demandas da rede, permitindo o gerenciamento do trabalho da equipe interna ou terceirizada, reduzindo o tempo de resposta para as demandas da rede e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades.
– Operações e Padronização: garantir que os padrões da rede estão sendo plenamente respeitados através do treinamento EAD das equipes e da checagem de itens essenciais através de checklists estruturados.
– Suprimentos: Gestão de produtos e fornecedores para as unidades da rede e canais multimarca da marca, com sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, e reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o seu modelo de negócio.
Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias
Com as ferramentas próprias de gestão do franchising para cada momento e necessidade da sua rede de franquias, independentemente do tamanho da rede e da quantidade de usuários, com permissões de acesso por perfil, hierarquia e interesses para cada área da franqueadora em uma avançada plataforma.
Entre em contato para saber como as melhores soluções podem ajudar na gestão da sua rede de franquias o ano todo.
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