Na última edição da NRF 2024, maior feira do varejo mundial, um tema que dominou as pautas durante o evento foi o crescente interesse pela adoção da Inteligência Artificial (IA). Houve muita agitação em torno do uso da IA no varejo, isto reflete uma mudança que visa enfrentar os desafios econômicos globais e a evolução tecnológica para atender as exigências do mercado.
Apesar de muitas empresas estarem explorando quais soluções são mais adequadas e têm poder para reduzir custos e melhorar o desempenho das suas operações e da experiência do cliente, o papel da tecnologia tem seu papel garantido para a tomada de decisão.
A tecnologia já ganhou muito destaque e foi reforçado ainda mais como um dos fatores-chave que moldarão o cenário do varejo nos próximos anos com o seu uso. E, logicamente, o franchising também está inserido entre os setores que podem se beneficiar, e muito, das inovações tecnológicas, com potencial para transformar a gestão da franqueadora e suas unidades.
No sistema de franquias, com todas as suas particularidades, implementar novas soluções tecnológicas, nas características de cada tipo de negócio tem seus desafios, visto que elas devem ser aliadas da franqueadora não só para alcançar melhores resultados, mas também para contribuir com as diretrizes e os processos da marca, que foram cuidadosamente estruturados pela marca.
Por tudo isso, o uso de um software inteligente poderá te ajudar na gestão da sua rede de franquias, bem como agilizar e tornar mais eficiente muitas das suas tarefas operacionais e que possuem importância para o sucesso da marca e na tomada de decisão.
Já pensou sobre o que a tecnologia pode fazer para apoiar a gestão da sua rede de franquias?
Siga conosco, pois neste artigo iremos apresentar algumas, entre tantas, possibilidades que a tecnologia pode oferecer. Acompanhe:
- Mais que soluções para o seu dia a dia
- Desafios da implementação de novas soluções tecnológicas
- Como obter melhores resultados?
- Quais os benefícios de um software para os seus desafios?
Boa leitura!
Leia também: Desafios da Gestão das Redes de Franquias: como resolver e se beneficiar
Mais que soluções para o seu dia a dia
O uso da Inteligência Artificial (IA) está criando possibilidades para muitas empresas dos mais diversos segmentos, inclusive no varejo. E no franchising este cenário não é diferente.
Neste contexto, a tecnologia com a IA pode trazer vários benefícios para o dia a dia das operações do varejo, especialmente quando aplicada com as ferramentas certas. Tais como algumas maneiras a seguir listadas pelas quais podem ser aplicadas:
-Automação de processos: para automatizar várias tarefas nas operações do varejo, como na gestão de estoques e análise de dados;
-Análise de dados: pode-se processar e analisar grandes volumes de dados para auxiliar na tomada de decisão;
-Redução de custos: pode ajudar a aumentar a agilidade na execução de processos e com isso reduzir custos operacionais;
-Identificação de tendências: pode ajudar a identificar tendências emergentes para antecipar as movimentações do mercado.
Estes são apenas alguns exemplos de como o uso da IA pode beneficiar as operações no varejo no dia a dia. Agora é importante reforçar que a implementação para ser bem-sucedida requer uma cuidadosa estratégia, além de considerar as necessidades específicas de cada tipo de negócio.
Com enorme capacidade de processar dados e aprender diretamente com eles (Machine Learning), a implementação da IA é capaz de otimizar processos dentro das redes de franquias, tornando-se mais do que uma solução para o dia a dia da gestão e operações das unidades, franqueados e, até mesmo sobre o desempenho da rede.
Mas isso precisa ter um porquê, não vai funcionar se implementar a Inteligência Artificial só para dizer que usa ou porque é tendência de mercado.
Desafios da implementação de novas soluções tecnológicas
Apesar de abranger diversas áreas e prometer ajudar todos os tipos de empresas e profissionais, a tecnologia ainda precisa superar alguns desafios nas empresas, tais como:
a) Complexidade: quando é algo novo, muitos ainda não entendem o seu funcionamento ou não sabem utilizá-lo, tornando a adesão dos envolvidos mais demorada.
b) Desconfiança dos gestores: por falta de conhecimento ou de conseguir visualizar os benefícios, muitos gestores ainda podem ter certa insegurança a respeito do uso de novas soluções.
c) Concorrência interna: alguns profissionais enxergam a tecnologia dentro das empresas como concorrentes ao invés de vê-las como aliadas.
d) LGPD: por lidar com muitas informações de diferentes fontes (interna e externa) o uso de algumas soluções devem respeitar as normas da LGPD sobre o tratamento, armazenamento e proteção dos dados.
g) Integração com outros sistemas: para poder ser utilizada em todas as suas possibilidades, as demais plataformas, sistemas e software usados pelas empresas precisam ser compatíveis, permitindo a integração entre as suas informações.
Como obter melhores resultados
Como vimos, a tecnologia tem enorme potencial para auxiliar as redes de franquias de todos os segmentos em muitas de suas tarefas, gerando inúmeros benefícios, tais como ganho de produtividade, otimização de tempo e melhora no relacionamento tanto com os clientes quanto com os franqueados.
- Recomendamos para você: Um Portal de Comunicação para atender todas as necessidades do universo da sua marca
Porém, para alcançar os melhores resultados é importante que a rede esteja preparada para implementar as soluções disponíveis e escolher as alternativas que melhor se encaixem às suas necessidades.
Uma forma de descobrir isso é observando o que está sendo praticado no mercado, como o seguinte exemplo:
De acordo com o 2023 AI Readiness Report da Scale, as empresas estão investindo em IA para:
– Melhorar a experiência do cliente (61%);
– Eficiência operacional (56%);
– Elevar o lucro (50%).
E, segundo a Founder & CEO da Defined.ai, Daniela Braga, em 2022, somente nos Estados Unidos foram investidos US$ 93,5 bilhões em tecnologia – o dobro de 2021. A tendência é que estes valores sigam crescendo em uma quantia exponencial, tendo em vista que a Inteligência Artificial está sendo apontada como a principal tecnologia do mercado e o futuro dos negócios.
Separamos duas alternativas mais comuns do uso desta tecnologia no varejo:
1. Chatbots
O chatbot de atendimento possui diversas integrações para outros aplicativos, podendo ser programado para responder a perguntas frequentes, oferecer sugestões de produtos e até resolver algumas questões, em tempo real, a qualquer momento do dia, sem o intermédio de uma pessoa.
Esta é, definitivamente, uma das principais tendências de uso da IA no varejo, pois, segundo pesquisa feita pela Panorama Mobile Time – Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, este é o setor que mais utiliza chatbots*.
Além do mais, a consultoria britânica Juniper Research projeta que o mercado de chatbots terá um crescimento exponencial, saltando de 12 bilhões de dólares em 2023 para 72 bilhões de dólares até 2028, o que representa +470% em apenas cinco anos.
Essas perspectivas positivas devem-se ao fato de que com esta ferramenta, as empresas são capazes de atender mais clientes, em menos tempo, e a um custo menor do que o convencional. Com cada vez mais avanços, atualmente a comunicação já pode ser personalizada, tratando cada cliente de acordo com sua linguagem, preferências ou mesmo assumindo uma “persona” da marca.
Sua implementação vem trazendo bons resultados para as empresas. No estudo “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022”, 62% das marcas entrevistadas relataram que houve aumento de vendas; 81% afirmam que tiveram redução de custos e todas acreditam que a satisfação de seus clientes aumentou graças ao uso de bots.
2. Compras
O uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning também podem contribuir muito para otimização de tempo das franqueadoras e dos franqueados em relação aos pedidos de produtos para reabastecer os estoques.
Isso é possível pois, conforme a IA é alimentada com os dados de clientes e fornecedores, por exemplo, ela se torna capaz de prever as demandas, contribuindo para o controle mais eficiente do estoque e diminuindo significativamente as rupturas de estoque.
Assim, ao invés de esperar que cada operação verifique seus estoques, com a IA isso pode ser feito automaticamente, com base no histórico individual de cada loja, além de ser capaz de considerar separadamente os períodos sazonais – em que os produtos tem seu giro alterado seja por maior ou menor procura.
Com as melhores soluções você pode realizar pedidos de compra da sua rede maneira muito mais ágil e eficiente.
- Saiba mais neste outro artigo: Otimize os resultados da sua rede de franquias através da Supply Chain Management
Quais os benefícios de um software de gestão para os seus desafios?
A gestão de uma rede de franquias envolve vários desafios, como por exemplo, em relação a padronização, suporte operacional e comunicação e relacionamento da rede.
Para ajudar a sua rede a superá-los e a aproveitar todas as oportunidades que a tecnologia pode oferecer, contar com as ferramentas certas desenvolvidas por quem entende de franchising e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, pode ser um grande diferencial para a sua marca.
Entre as soluções que podem ser adotadas e implementadas para a gestão da sua rede de franquias, destacamos:
I- Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com a identidade própria da marca para informar, distribuir conteúdo, comunicar as estratégias e ainda manter uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para gerenciar solicitações e demandas da rede de forma centralizada.
II- Marketing: materiais de campanhas e customização de conteúdo para as necessidades de cada unidade da rede, reduzindo o tempo de resposta para as demandas e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca.
III- Padronização: garantir que os padrões da rede sejam mantidos através de Auditorias e Checklists estruturados, além de disponibilizar Treinamentos a distância (EAD) aos franqueados e equipes das lojas.
IV- Suprimentos: gestão de produtos e fornecedores para as unidades da rede e canais multimarca da marca, com sugestões de pedido e reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o franchising.
Sua rede merece a parceria de quem entende de franchising e está desde 2007 desenvolvendo as melhores soluções com o objetivo do sucesso da sua marca.
Em um mercado cada vez mais tecnológico, em que os diferenciais estão gradualmente mais difíceis de serem conquistados, adotar as tendências com maior agilidade e rapidez pode trazer grande vantagem competitiva. Principalmente se tiver o apoio de uma parceria experiente e que conhece os desafios das empresas que operam pelo sistema de franquias.
Preparada para inovar em 2024?
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Confira também outros textos que já postamos aqui:
- Treinamento para os Franqueados: a franqueadora precisa estar pronta para dar suporte aos franqueados
- Sistema completo de gestão para redes de franquias: a melhor maneira de integrar todas as áreas da sua marca
- Programa de Excelência para o reconhecimento da sua marca no franchising: como a franqueadora pode conquistar os melhores resultados
Até a próxima!