Primavera a estação das flores e das vendas: O potencial do período mais colorido do ano promete muito sol, calor, flores e cenário econômico favorável

Uma das estações mais aguardadas do ano está chegando! A primavera no Brasil tem início oficialmente no próximo domingo (22/09) e termina no dia 21 de dezembro.

Ela vem com muito otimismo, pois, além de simbolizar a despedida do inverno e suas baixas temperaturas, seu clima é considerado agradável, com temperaturas mais amenas, sol, belas paisagens e, em 2024 especificamente, esperança de mais chuvas em regiões que estão sofrendo com a seca severa e focos de queimadas.

O varejo também está confiante com a primavera, já que esta época do ano tem se tornado cada vez mais importante para alavancar as vendas e faturamento dos negócios. Especialmente pela relevância das datas sazonais e comemorativas do período. São elas: Dia das Crianças (12 de outubro) e Black Friday (29 de novembro), além de concentrar as vendas e preparativos para o Natal e Ano Novo, e contar com diversos eventos para a Moda e para as redes de franquias.

Os meses da primavera estão repletos de eventos e datas importantes para o varejo

Neste ano, as expectativas são ainda maiores devido a retomada e estabilidade econômica que o país vem apresentando, com crescimento do PIB acima do esperado, as menores taxas de desemprego já registradas e, inclusive, registrando a primeira deflação em mais de um ano. Todos estes fatores contribuem para impulsionar a economia interna e a confiança dos consumidores para gastarem mais.

Um setor que costuma se beneficiar bastante com a chegada de uma nova estação é a Moda – roupas, calçados e acessórios, com suas coleções de primavera-verão, atraindo consumidores para renovar seus guarda-roupas, adicionando a eles peças mais leves e coloridas.

Sendo assim, fazer uso de estratégias para vender e estreitar o relacionamento com o seu cliente nessa estação do ano é uma excelente alternativa para impulsionar seus resultados.

As marcas da moda sabem disso, tanto que para “receber” a primavera, elas já mudaram as decorações de suas lojas e abasteceram seus estoques com os produtos que terão maior demanda por parte dos consumidores. Na verdade, essa preparação já está voltada para a chegada do verão e de suas peças no mês que vem, como moda praia e acessórios para proteção solar, tais como óculos escuros, chapéus e bonés.

A estação mais florida do ano chega em boa hora para o franchising!

No franchising, a primavera representa mais uma oportunidade de seguir com o seu momento positivo. O relatório de desempenho da ABF, divulgado no final do mês passado, mostra que o setor cresceu 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as redes de moda ficaram acima da média e tiveram variação positiva de 13,2%.

Nesse cenário, contar com as ferramentas certas vai ser um grande diferencial para a sua rede aproveitar o momento, vender mais e conquistar os seus clientes. Quer saber como?

Siga conosco para conferir o conteúdo que preparamos para a sua rede de franquias ser bem sucedida na mudança de estação. Neste texto, você encontrará os seguintes tópicos:

  • As expectativas e oportunidades que a primavera traz para o varejo
  • Primavera: uma estação repleta de curiosidades
  • A mudança de estação é uma grande oportunidade para impulsionar as vendas da Moda

Boa leitura!

As expectativas e oportunidades que a primavera traz para o varejo

Após um inverno “atípico”, em que as temperaturas se mantiveram acima da média na maior parte do país, o que gerou impactos em alguns setores, como na Moda, a primavera chega no próximo domingo (22/09), com promessa de muito calor, sol, flores, cenário econômico favorável e muitas vendas!

Ela já vem com boas expectativas, embalada, se aproveitando dos incentivos e dos resultados gerados pela Semana do Brasil e do Dia do Cliente. Para ajudar ainda mais, o país teve a primeira deflação em 14 meses em agosto e, segundo a CNC, 71% da população pretende gastar mais no 2º semestre, em comparação ao que foi gasto no ano anterior.

Além do mais, é durante a estação das flores que temos algumas das datas e eventos mais importantes para o varejo e para o franchising. São elas:

– Milan Fashion Week – 17 a 23 de setembro

Semana da Moda de Milão é um dos grandes e aguardados eventos para o varejo de moda. Na verdade, já está acontecendo. Ela começou na terça-feira (17/09) e vai até dia 23 de setembro, pegando bem o início da estação da primavera no hemisfério sul do globo.

Nela, estão as principais tendências para as coleções de primavera/verão.

– Franchise 4U 2024 – Vários eventos

 A Franchise 4U, é uma feira de franquias de baixo custo para o expositor e gratuita para o visitante, cujo objetivo é facilitar o contato entre as marcas e potenciais investidores, em reuniões individuais de 30 minutos com todo conforto e bem estar, ocorrendo em diversas cidades brasileiras ao longo do ano.

Na primavera teremos os seguintes eventos da Franchise 4U, as próximas feiras serão realizadas em:

  • Uberlândia: 24 de setembro de 2024
  • Belo Horizonte: 26 de setembro de 2024
  • Goiânia: 3 de outubro de 2024
  • Rio de Janeiro: 16 de outubro de 2024
  • São Paulo (segunda edição): 30 de outubro de 2024
  • Florianópolis: 7 de novembro de 2024
  • Campinas: 21 de novembro de 2024
  • Porto Alegre: 5 de dezembro de 2024

– Dia das Crianças – 12 de outubro

A data que homenageia as crianças e adolescentes é a grande comemoração de outubro, com foco principal voltado para produtos que atendem a esse público, tais como brinquedos, roupas, calçados, jogos de videogame e de tabuleiro, além de passeios para lazer.

Para 2024, a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que as vendas destinadas ao Dia das Crianças devem atingir R$ 8,4 bilhões.

– Convenção ABF do Franchising 2024 – 23 a 27 de outubro

Convenção ABF do Franchising, é um evento organizado pela principal entidade do franchising no Brasil – a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece anualmente trazendo sempre os principais líderes do setor, palestras e workshops com especialistas renomados e as tendências e inovações que vão guiar o sistema de franquias nos próximos meses/anos.

A Convenção acontecerá em cinco dias, de 23 a 27 de outubro, no Hotel Transamerica, na Ilha de Comandatuba (BA).

– Feira da Franquia – 27 a 29 de outubro

Feira da Franquia foi planejada para ser um espaço democrático, onde todas as franqueadoras independente do porte e do tempo de mercado, possam expor e apresentar seus modelos de negócio.

Ela tem como objetivo oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais. Em 2024, sua segunda edição será em Salvador, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Bela Vista Shopping.

– ABF Expo Rio – 7 a 9 de novembro

Outro evento brasileiro do franchising organizado pela ABF, a Expo Franchising ABF Rio que é uma feira tradicional do setor, sendo a segunda maior do país, que ocorrerá em novembro e contará com a presença das maiores marcas de franquias de diferentes segmentos e muitas palestras sobre temas relevantes. 

No ano passado, estiveram presentes mais de 10 mil visitantes, 100 marcas e 20 palestrantes. Em 2024, a edição acontecerá no Riocentro, Rio de Janeiro, e promete oportunidades ainda maiores para franqueados, franqueadoras, empresários e entusiastas.

– Zero Grau – 18 a 20 de novembro

Com foco no outono/inverno, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, antecipa as novidades e tendências das principais marcas de calçados e acessórios para os meses mais frios de 2025. 

O evento ocorre de 18 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado – RS.

– 43ª Franchising Fair – São Paulo – 22 a 24 de novembro

Franchising Fair é uma exposição de oportunidades de negócios para empreendedores, investidores, empresários e pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio.

A próxima edição será em novembro, nos dias 22, 23 e 24, no Central Plaza Shopping, São Paulo.

– Black Friday – 29 de novembro

Vinda dos Estados Unidos para o Brasil, a Black Friday já caiu nas graças do consumidor brasileiro, sendo uma data muito impactante para o varejo, especialmente para o e-commerce. Ela representa uma oportunidade para os clientes já anteciparem algumas de suas compras de Natal, bem como para as lojas liquidarem alguns de seus produtos mais antigos ou com baixa procura.

Para 2024, 39% dos brasileiros estão se planejando e pretendem comprar na data.

– Natal – 25 de dezembro

Apesar de o Natal acontecer oficialmente no verão. Boa parte de sua preparação e compras é feita durante a primavera, que termina em 21 de dezembro.

Então, boa parte das vendas dos mais diversos produtos, para todos os públicos (homens, mulheres, crianças, jovens, adultos, pets, para casa) e o seu respectivo faturamento serão registrados na primavera.

  • Veja mais detalhes sobre o que está por vir no último trimestre do ano e como aproveitar suas oportunidades neste artigo.

A primavera chega com muito otimismo, mas a sua rede precisa estar preparada

As perspectivas são positivas e a primavera traz muito otimismo para o varejo. Porém, só isso não basta para o sucesso da sua rede. A franqueadora precisa estar atenta aos hábitos de compra dos consumidores e as tendências que vão guiar as vendas nos próximos meses.

Você pode conferir quais são elas nos seguintes textos que postamos em nosso LinkedIn:

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Primavera: uma estação repleta de curiosidades

A primavera é conhecida como a “estação das flores”, possuindo muitos charmes e encantos com todas as suas cores, belas paisagens e oportunidades únicas!

Além disso, ela também é uma estação que reserva várias curiosidades. Veja a seguir algumas delas:

1- A palavra “Primavera” vem do latim e significa “boa estação”. Um detalhe é que, muito antigamente, o ano tinha apenas duas estações, uma que representava o bom tempo (veris) e o mau tempo (hiems).  As quatro estações como conhecemos só vieram a fazer parte do calendário no século 17. 

2- A própria palavra “estação” também vem do latim ‘sationem’, que significa “semeadura” ou “época da semente”.

3- No primeiro dia da primavera, tanto no hemisfério sul, como no hemisfério norte (primeiro dia do outono) recebem a mesma quantidade de sol, com o dia e a noite com duração de 12 horas. Com o passar dos dias, as manhãs vão ficando mais longas e as noites mais curtas.

4- Durante a primavera, os efeitos do El Niño são sentidos mais fortemente no Brasil durante a primavera, por isso há aumento de chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

5- Com dias mais longos, mais sol disponível e mais chuvas, as plantas encontram o cenário perfeito para acumular energia e abrir suas flores. Daí o apelido de “estação das flores”.

6- As flores que se abrem nessa estação, além de enfeitarem embelezar a paisagem, elas são responsáveis pela reprodução de 230 mil espécies de plantas floríferas.

7- As principais flores da estação são: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, clívia, gérbera, hibisco, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta e dama-da-noite.

8- De acordo com a National Association of Realtors, a primavera é a época mais popular para vender / comprar uma casa.

9- Segundo dados do iCasei – plataforma virtual de listas de presentes de casamento, a maioria dos casamentos brasileiros ocorre entre os meses de setembro e novembro, ou seja, na primavera.

Você já conhecia esse outro lado da primavera?

Aproveite a estação mais colorida do ano com uma gestão de estoque eficiente! Confira nosso artigo e conheça as soluções para te ajudar com esta tarefa:

A mudança de estação é uma grande oportunidade para impulsionar as vendas da Moda

As trocas de estações representam sempre excelentes oportunidades para as redes de franquias impulsionarem suas vendas e engajar seus clientes, a fim de fidelizá-los. Mas é na moda que elas se tornam ainda mais relevantes, tanto que fazem parte do calendário da moda, ainda mais quando se trata de transições mais bruscas no clima, como a saída do período de frio para a chegada do período de mais calor.

Isso porque, com as mudanças nas temperaturas, os clientes buscam por diferentes peças de vestuário, deixando de lado seus casacos, blusas, gorros e outros itens mais quentes, para irem atrás de roupas mais leves, coloridas e recentes, para seguirem com estilo na nova estação.

Porém, fazer essa renovação nas lojas é uma tarefa complexa, que envolve muitos fatores e exige muito planejamento e o apoio da tecnologia. Pois, estamos falando de duas coleções bastante distintas, em várias lojas, que estão em regiões diferentes e precisam estar em conformidade com os padrões da marca que os franqueados devem seguir para as estratégias da rede e tudo deve ser feito sem afetar as operações do dia a dia.

Sendo assim, para que a sua rede de moda consiga aproveitar ao máximo a estação das flores, estes 4 fatores-chave não podem passar despercebidos para causar impacto e gerar boas experiências para os clientes:

I. Gestão de estoque

Esse processo é um dos mais importantes das trocas de coleção, pois ele deve ser muito bem planejado para não perder o “timing” das vendas. Começando com as liquidações de inverno em julho, até chegar em setembro com o lançamento da nova coleção.

Isso é fundamental, não apenas para abrir espaço no estoque para as novas peças, como também para evitar ter prejuízos com produtos parados em estoque.

As ferramentas certas irão te ajudar no processo de compras da rede, gerando sugestões de pedido utilizando inteligência artificial, realizando reposição automática, gerenciando os pedidos de produtos para reduzir rupturas de estoque e fornecendo dados confiáveis para a tomada de decisão.

II. Preparação das lojas

É natural que em algumas lojas, peças de inverno fiquem “encalhadas” nos estoques e acabam tendo que dividir espaço com a coleção nova. No entanto, elas não devem se misturar, se não, causará confusão ao cliente que não saberá onde procurar determinado produto/ tipo de produto.

Nesse cenário, os projetos de Visual Merchandising (VM) ganham destaque nas lojas. Quando bem executados, eles fazem essa separação, para que haja uma coerência na disposição dos produtos dentro da loja, sem que nenhum deles fique prejudicado, recebendo mais ou menos atenção e desejo dos consumidores do que deveriam, contribuindo para a sua decisão dentro do ponto de venda.

Como é primavera, traga esse clima alegre e florido para as suas lojas, use e abuse das cores na sua decoração e sinalização.

Para garantir que todos os pontos do VM estejam em conformidade com os padrões da marca em todas as suas unidades, o uso de checklists estruturados com auditorias de VM, em complemento à consultoria de campo, será um grande aliado.

III. Treinamento e engajamento das equipes de loja

Nós já trouxemos anteriormente aqui no blog que um dos motivos para as compras em lojas físicas é manter o contato em uma interação pessoal. Em contrapartida, uma experiência ruim com o atendimento pode afastar o seu cliente da sua marca.

Para evitar que isso aconteça, o treinamento das equipes de loja é fundamental, como o treinamento de produto e o de atendimento. Mais importante do que isso é ter meios que auxiliem a franqueadora no monitoramento da aplicação dos conteúdos passados nos treinamentos. Algumas ações complementares para isso estão no engajamento das equipes.

Nesse cenário, um Portal de comunicação próprio da rede é uma ferramenta de apoio importante, tanto para a comunicação dentro da rede, com ágil compartilhamento de informações, quanto para centralizar e disponibilizar ferramentas para gestão da franqueadora, inclusive conteúdos de treinamento.

IV. Transforme a visita do seu cliente em uma experiência encantadora

Se, por um lado, um mau atendimento pode fazer com que o cliente não queira mais voltar a comprar com uma empresa, por outro, uma ótima experiência na loja pode torná-lo fiel à marca.

Além do bom atendimento, invista também em outras alternativas que chamem atenção e diminuam os atritos na jornada de compra. Um exemplo disso são as estratégias omnichannel, com possibilidade de compra pelo site e retirada na loja.

Veja mais detalhes sobre como as melhores soluções podem te ajudar com as novas coleções neste artigo:

A tecnologia é a principal aliada das franqueadoras de Moda

Como apresentamos neste artigo, a chegada da primavera representa muito mais do que uma mudança no clima ou o desabrochar das flores, significa também o início de um período de excelentes oportunidades de vendas para o varejo, com importantes datas comemorativas e sazonais, como Dia das Crianças, Black Friday, compras de Natal e preparações para as Festas de Final de ano.

Porém, o setor da moda merece destaque, afinal, as possibilidades são ainda maiores para as marcas de vestuário, calçados e acessórios, muito devido as chances de lançarem novas peças de novas coleções, incentivando os clientes a visitarem as lojas para conferir as novidades e renovarem seus guarda-roupas.

Para o sucesso de vendas durante a estação das flores é importante redobrar a atenção em alguns fatores-chave. Entre os mais fundamentais, que estão diretamente ligados à preparação das lojas físicas e a boa experiência de compra do cliente, como:

a) Aplicação de um novo projeto de VM nas lojas, para que valorize a coleção mais nova e a diferencie da anterior. Além de ser capaz de facilitar e auxiliar na decisão de compra do cliente.

b) Treinamento das equipes de loja para que elas tenham conhecimento técnico e qualificação, para que possam ajudar o cliente e saibam como atendê-lo durante a sua visita.

c) Gestão de estoque para as lojas estejam sempre abastecidas para que o consumidor encontre aquele item que ele deseja, na cor e no tamanho procurado.

Nas redes de franquias, há ainda alguns desafios a mais, pois se trata de um modelo de negócios que deve ser fielmente replicado, em todas as suas áreas e em todas as etapas da jornada de compra do cliente, para que ele tenha as mesmas experiências positivas e encontre a mesma qualidade de produto/ serviço e atendimento em qualquer ponto de contato com a marca.

Para te apoiar com as operações de seus franqueados e garantir que os padrões da marca sejam cumpridos, apostar em soluções próprias para o franchising, é mais que uma importante decisão, podendo tornar-se uma vantagem competitiva.

Nesse sentido, a utilização de uma avançada plataforma com múltiplas soluções para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, independentemente da quantidade de usuários ou de unidades e da sua localidade, trará inúmeros benefícios para a gestão da franqueadora.

Já pensou em centralizar a gestão de toda a sua rede de franquias em uma única plataforma?

Com o software de gestão para sua rede de franquias, você pode ter todas as áreas da franqueadora integradas em um só lugar, automatizando processos do dia a dia de maneira ágil e segura, por contar com acessos individuais por perfil, hierarquia ou interesse dos usuários.

Agora que vimos as oportunidades que a primavera tem a oferecer para a sua rede de franquias, que tal vender mais durante o período contando com as soluções que só quem está há tanto tempo no franchising pode te oferecer?

Entre em contato e conheça as ferramentas certas na mais avançada plataforma para a gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho da sua rede e setor de atuação, como Moda, Alimentação ou Serviços.

Continue nos acompanhando que sempre teremos novidades aqui no blog e nas redes sociais sobre a gestão da sua rede de franquias.

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Até breve!