Diferencial em uma rede de franquias: atender as demandas e superar expectativas de maneira única

Assim como a sociedade tem se desenvolvido cada vez mais rapidamente, as empresas em geral precisam acompanhar essas mudanças para se manterem atualizadas e seguir sendo relevantes não só para os clientes, mas também para a sociedade como um todo.

De acordo com a McKinsey, 84% dos executivos dizem que seu sucesso futuro depende da inovação.

Portanto, a inovação tem papel fundamental para criar, transformar e renovar produtos, serviços, processos, entre outros. Porém, aplicá-las no mundo corporativo é um desafio, que se torna ainda maior quando se trata de um modelo de negócio que deve ser replicado, como uma rede de franquias.

Isso porque o sistema de franquias possui características próprias, entre as quais estão a quantidade de unidades que estão distantes geograficamente e devem atuar em igualdade, podendo ainda haver mais de um modelo de operação, com pessoas de perfis muito distintos à frente das unidades de negócio, e sob a orientação de responsáveis por áreas que se relacionam, mas que podem ser independentes.

Apesar de ser um desafio, são essas características que fazem com que o franchising não pare de crescer e expandir as suas marcas!

Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento deste segmento atingiu R$ 240,6 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de quase 14% em relação a 2022 e 29% em comparação a 2019 (antes da pandemia).

Em 2024, até o segundo trimestre, o setor apresentou crescimento de 12,8% no faturamento e um acréscimo de 879 (+2,7%) nas operações de franchising no país em relação ao mesmo período de 2023. Além do mais, as projeções da entidade para 2024 são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.

Esses números apenas reforçam a importância da gestão da franqueadora no sucesso do modelo de negócio que tem crescido ano após ano no Brasil. Por outro lado, se temos cada vez mais marcas que optam por expandir através do sistema de franquias e redes aumentando a sua quantidade de unidades e regiões de atuação, maior é a competitividade do setor, não só referente aos clientes, como também aos franqueados, que são os “clientes” da franqueadora.

Tendo em vista isso, é necessário atenção especial das franqueadoras com a gestão de sua rede de franquias para conseguir conquistar os objetivos desejados. Nesse cenário a adoção de novas tecnologias é fundamental para ter maior eficiência e controle sobre as operações dos franqueados, mesmo com a marca em plena expansão.

E como utilizar a tecnologia na sua rede de franquias para ter melhores resultados?

Ao contar com um software de gestão com múltiplas soluções próprias para redes de franquias, a franqueadora tem à sua disposição uma grande variedade de ferramentas que contribuem para o apoio aos franqueados e a integração entre as diferentes áreas da sua marca para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede.

Outro ponto que merece ser destacado é a personalização dessas soluções para cada rede de diversos setores de atuação, como Alimentação, Moda ou Serviços. 

Por exemplo, com a chegada dos meses mais quentes, na Moda, este é o momento ideal para atrair mais clientes e aumentar as vendas com a coleção de alto verão. No entanto, fazer as trocas das peças de diferentes estações é um desafio a mais para este segmento, especialmente no caso das redes de franquias de moda.

Em vista disso, contar com as melhores soluções é imprescindível para garantir que as lojas estejam prontas para as vendas da nova estação, apoiando a rede desde o armazenamento de dados úteis e confiáveis para melhor tomada de decisão, até a divulgação, aplicação e monitoramento das estratégias, independentemente do tamanho, distribuição geográfica e quantidade de unidades envolvidas.

Quer ver na prática como a tecnologia pode ser um diferencial na sua rede?

Então continue conosco, pois neste texto vamos explorar os seguintes tópicos:

  • A tecnologia como fator de inovação para a gestão da franqueadora
  • Soluções para enfrentar os desafios da gestão de coleções na Moda
  • Os ganhos que o uso das ferramentas próprias para o franchising oferecem
  • A tecnologia é a chave para a boa gestão da franqueadora

Boa leitura!

A tecnologia como fator de inovação para a gestão da franqueadora

Como acabamos de apresentar, o franchising brasileiro não para de crescer. Parte desse sucesso se deve a importância da tecnologia como fator de inovação para a gestão da franqueadora. Afinal, as empresas que usam a tecnologia em seus processos são mais lucrativas, segundo uma pesquisa da Accenture.

No caso das redes de franquias, uma plataforma própria para franchising se apresenta como grande diferencial para apoiar na gestão da rede e nos processos do dia a dia dos franqueados e suas equipes. Pois, ela oferece uma série de vantagens e recursos que foram pensados justamente para as particularidades de uma rede e suas necessidades, de localização, atuação ou tamanho.

Ao implementar um software que atenda as diversas áreas de uma rede de franquias que lida com desafios que se relacionam e, ao mesmo tempo, são independentes, como por exemplo, Marketing, Suprimentos, Comercial e Operações, que vão além dos tradicionais PDV e estoques, surgem inúmeros casos de sucesso que valem a pena compartilhar.

Vejamos como a tecnologia pode contribuir com todas as operações de uma rede de franquias! Complemente sua leitura aqui.

Para garantir e manter a padronização das operações e monitorar  todas as unidades de uma rede de franquias, um software desenvolvido para o franchising inclui funcionalidades como:

  • Monitoramento em tempo real dos padrões em complemento às ações da consultoria de campo, com aplicação de Checklists estruturados para ser feito por responsáveis nas lojas ou o próprio franqueado.
  • Treinamento na modalidade EAD para capacitar continuamente as equipes e franqueados, com conteúdo próprio da marca e atualização constante em diversos formatos.

Com estes dois exemplos, é possível ter em sua rede de franquias resultados que vão além da eficiência operacional, como redução de custos operacionais e maior engajamento dos franqueados e suas equipes.

Você já percebeu que a tecnologia desempenha um papel fundamental para uma gestão eficiente na sua rede de franquias. E, muito provavelmente, já faz uso de alguma ferramenta tecnológica no seu dia a dia operacional. Mas será que você conta com o apoio das soluções que são ideais para a sua realidade?

Veja quais são as funcionalidades que um software de gestão deve ter para superar os seus desafios em: 

Soluções para enfrentar os desafios da gestão de coleções na Moda

Já estamos em novembro, o ano está acabando, o verão está chegando, e esta é a hora do lançamento da coleção de alto-verão e looks para festas nas lojas de moda. Além do mais, no mês que vem tem o aumento dos esforços de vendas para as peças de alto-verão e para as festas de fim-de-ano.

Novembro também tem a Black Friday, que é uma ótima oportunidade para liquidar o que ainda está no estoque, especialmente se ainda houver peças mais grossas, que faziam parte da coleção de inverno e que não puderam ser vendidas por conta das altas temperaturas registradas na maior parte do país nos meses que, em teoria, são os mais frios do ano.

Por mais que não represente uma mudança brusca nas temperaturas ou nas características das peças, fazer essa gestão nas lojas continua sendo uma tarefa de alta complexidade, tendo em vista que estamos falando de diferentes coleções que devem estar disponíveis em várias lojas, que estão situadas em diferentes regiões e ainda precisam estar em conformidade com os padrões da marca.

A gestão das coleções na moda é uma tarefa complexa, que envolve muitos fatores e exige muito planejamento e o apoio da tecnologia

Nesse contexto, um software com múltiplas soluções, inclusive com as especificidades para as marcas da Moda – calçados, vestuário e acessórios, pode ser um importante diferencial para que durante todo o planejamento, desde o armazenamento de dados úteis e confiáveis para melhor tomada de decisão, até a divulgação, aplicação e monitoramento das estratégias, independentemente do tamanho, distribuição geográfica e quantidade de unidades envolvidas.

Desse modo, outra aplicação deste tipo de ferramenta, própria para o sistema de franquias, pode ser percebido pelas redes do setor da Moda, para enfrentar os desafios da gestão de coleções, como ao receber nova coleção e ainda assim realizar a liquidação da coleção anterior.

Confira na prática como você pode se beneficiar com o apoio de uma ferramenta para as necessidades das redes de franquias de moda:

Gestão de vendas para planejar e distribuir produtos e pedidos de compras de forma eficiente para todos os canais da marca, como lojas próprias, franqueadas, multimarcas e online, para a realização de pedidos por gestores da rede, franqueados ou representantes, e gestão de fornecedores.

Automatização dos processos para reabastecimento de estoque e lançamento de coleções com base na demanda e histórico de vendas, análise de pedidos por produto ou fornecedores, para distribuir e abastecer toda a rede e demais canais de vendas.

– Capacidade de aplicar regras de negócios e política comercial em conformidade com as necessidades de vendas e compras da marca tanto por canal de venda ou tipo de operação, como por fornecedor, o que agiliza e facilita o processo de abastecimento e distribuição de produtos.

Com soluções como essas, é possível reduzir substancialmente o tempo de receber novas coleções e ainda assim atender às demandas de vendas das operações, que podem lidar com mais de uma coleção ao mesmo tempo nas lojas/ canais. 

Isso significa que dá para garantir um aumento das vendas com o gerenciamento adequado e eficiente das compras da rede, agradando tanto aqueles que estão em busca de oportunidades de compra de produtos mais baratos, quanto aqueles que estão atrás de novidades e roupas/ acessórios para usar nas festas de fim de ano.

Os ganhos que o uso das ferramentas próprias para o franchising oferecem

Um software próprio para redes de franquias é fundamental para gestão das marcas no franchising, trazendo muitas vantagens e benefícios tanto para a franqueadora, quanto para os franqueados.

Isso porque ele resulta em uma melhoria significativa na manutenção dos padrões operacionais e no suporte de toda a rede, o que contribui para o fortalecimento e consistência da entrega de produtos ou serviços, assim como para a confiança dos consumidores e reputação da marca durante todos os momentos da rede.

Contar com o suporte e treinamento do franqueador é um dos principais diferenciais observados na escolha dos potenciais franqueados pelo franchising

No sistema de franquias, são muitos os desafios de gestão da franqueadora. As soluções presentes nesse tipo de plataforma auxiliam a franqueadora a superar muitas das barreiras de ter que lidar com vários franqueados espalhados pelo país, centralizando todas as informações em um único lugar.

Elas são ainda mais úteis quando se trata da prestação do suporte. Entre os ganhos com o uso das ferramentas próprias para a gestão de uma rede de franquias, destacamos dois fatores essenciais para o sucesso de uma marca no franchising que contribuem com o seu sucesso, diferencial e mais vendas: são eles o monitoramento da performance das lojas e o apoio às operações.

Em um software com painéis de Business Intelligence (BI) e com uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF), é possível acompanhar a performance e apoiar as operações para poder atuar e agir rápido. Acompanhe:

Acompanhamento de performance em painéis inteligentes de negócios personalizados para monitorar a performance de cada unidade e franqueado.

Suporte operacional eficiente para fortalecer o relacionamento entre franqueadora e franqueado. Ao manter um canal de ajuda próprio para esta finalidade, é possível registrar e controlar as demandas, coletar feedback e reforçar a personalização dos serviços de apoio à rede de maneira ativa e eficiente.

Essas soluções permitem uma melhor eficiência e qualidade do serviço de apoio às operações com a redução do tempo de resposta às solicitações dos franqueados e visibilidade dos pontos de atenção de performance da rede, atendendo assim desde as demandas mais simples, até as mais complexas.

A tecnologia é a chave para a boa gestão da franqueadora

Os avanços da tecnologia estão alterando as dinâmicas da sociedade em praticamente todas as suas áreas. Por consequência, isso acaba afetando as relações entre marcas e consumidores. Tanto que, atualmente, virou quase que uma obrigação das empresas investir em inovações para acompanhar as tendências do momento para conseguir atrair clientes, que por sua vez, estão cada vez mais exigentes e exigindo mais das marcas.

A modernização também tem feito parte do franchising e tem sido aliada importante para o crescimento e sucesso das redes de franquias no Brasil. Aqui, as inovações tecnológicas são responsáveis pela otimização das operações, através da automatização de processos, integração entre diferentes áreas, monitoramento dos principais indicadores da rede, preparação de franqueados e equipes de loja, entre outros.

A tecnologia tornou a gestão da rede por parte da franqueadora muito mais rápida e eficiente. Tudo isso tem impacto direto no relacionamento com os franqueados e na experiência dos clientes.

Em meio a tantas novidades que a tecnologia proporcionou para o sistema de franquias, o software de gestão se destaca como uma ferramenta fundamental para a franqueadora gerir seu negócio, se adaptar às novas demandas, superar os seus desafios e contribuir com o sucesso dos franqueados. 

Isso deve a sua grande versatilidade, eficiência e possibilidades de uso no dia a dia de uma rede de franquias. Alguns exemplos desses benefícios estão relacionados a manutenção dos padrões operacionais, a comunicação eficiente das estratégias de marketing, o acompanhamento da performance, o controle e registro das demandas, os treinamentos, o engajamento dos franqueados, entre outras situações.

Confira 8 aplicações das ferramentas certas de um universo de soluções para ajudar você no dia a dia da gestão de uma rede de franquias:

1. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.

2. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.

3. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.

4. Excelência – avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.

5. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e fornecedores para as lojas da rede ou multimarcas.

6. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).

7. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

8. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.

Essas soluções, são ainda mais relevantes para lidar com tantos desafios dos diversos setores, como o da Moda, que tem que lidar com constantes trocas de coleções, se adaptar ao calendário, às diferenças regionais e do clima, às estratégias de vendas, entre outros.

Por exemplo agora, as redes de franquias de moda precisam abastecer suas lojas com as peças de alto verão e de festas e compartilhar com toda a rede os materiais de marketing e de VM referentes à nova coleção, enquanto, ao mesmo tempo, tem de também de compartilhar as diretrizes sobre a Black Friday e acompanhar os estoques para determinar quais produtos vão ter mais destaque e o quão agressivo poderão ser os descontos.

Tarefas essas que se tornam mais eficientes, ágeis e menos onerosas para as franqueadoras, com uma avançada plataforma, criada por quem entende de franchising.

Agora que vimos como as melhores soluções podem impactar positivamente na gestão da sua rede de franquias e no sucesso da sua marca, que tal conhecer e aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer para a sua rede?

Gostaríamos de te convidar a conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias!

Entre em contato e conheça as ferramentas certas para gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho da rede ou quantidade de unidades e de usuários.

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Até a próxima!