É hora de vender mais e melhor: otimizando o abastecimento dos canais de vendas da sua marca

No atual cenário competitivo do varejo, garantir que o cliente encontre exatamente o que procura (e onde procura) deve ser uma prioridade estratégica para garantir boas vendas, afinal de contas, isso é parte fundamental para a satisfação dele, sendo fator decisivo para a continuidade, ou não, do relacionamento com a marca.

Segundo o relatório Webshoppers, os brasileiros visitam em média 8 canais diferentes para fazer suas compras ao longo do ano. Ou seja, eles buscam aquilo que é mais conveniente para o momento. Além do mais, estudo da CX Trends mostra que 87% dos consumidores dão preferência para as marcas que oferecem uma boa experiência, enquanto 65% já desistiram de uma compra em razão de uma experiência ruim.

Por isso, é importante estar atento a três importantes áreas de gestão que são essenciais para os bons resultados dos negócios e a satisfação do cliente com a sua marca. Vejamos cada uma delas e como isso pode impactar o seu dia a dia:

-A gestão de produtos é responsável pela criação e desenvolvimento dos produtos certos para o mercado com estratégia e gerenciamento de preço, portfólio e ciclo de vida do produto.

-A gestão de compras para aquisição de insumos, seleção de fornecedores e negociações para reduzir custos de maneira eficiente para suportar as operações.

-A gestão de vendas tem como foco a venda desses produtos de maneira eficaz para maximizar as receitas, com planejamento, processos, análises e relacionamento.

A cadeia de suprimentos é fundamental no sucesso de qualquer empresa,  e no varejo, ela é um diferencial para os resultados da organização.

Como podemos ver, este é um processo complexo, que envolve várias áreas. Nesse sentido, soluções especializadas para cada tipo de negócio são indispensáveis para atender às particularidades de cada canal de venda, ajudando a manter os produtos disponíveis em todos os pontos de contato da marca.

No entanto, para que essa eficiência se concretize, é essencial que a gestão de vendas seja bem estruturada em todas as suas etapas. 

Por isso, um software de gestão, permite maior precisão nos dados para as estratégias, como análises de produtos mais vendidos, histórico de vendas por canal, fornecedores, região, sazonalidades, entre outros fatores, reduzindo assim erros/falhas no processo e agilizando a tomada de decisões importantes.

Fique conosco! Neste artigo, vamos explorar como as ferramentas certas podem transformar o processo de abastecimento dos canais de venda da sua marca, sejam eles online ou físicos, e como isso pode melhorar a experiência do cliente e os resultados do seu negócio.

  • Como um software de gestão especializado pode transformar o processo de abastecimento dos canais de venda da sua marca?
  • As soluções que vão muito além de vantagens e benefícios comerciais
  • Aposte nas ferramentas que contribuem com as vendas!

Boa leitura!

Como um software de gestão especializado pode transformar o processo de abastecimento dos canais de venda da sua marca?

Como já comentamos, a gestão de vendas é parte fundamental para o sucesso de um negócio, visto que é por meio dela que a marca garante que os produtos certos chegarão aos clientes quando ele procurar, em qualquer canal que ele visite, seja online, físico, próprio ou multimarca.

Além do mais, quando realizada de maneira eficiente, a gestão de vendas também ajuda a diminuir os custos logísticos e operacionais da cadeia de suprimentos, bem como minimizar significativamente a perda de vendas (por não ter o produto disponível ou por perder o “timing” das vendas).

No entanto, ao implementar um software de gestão especializado como solução para superar obstáculos operacionais de uma marca e garantir um fluxo contínuo de produtos para venda, é possível garantir maior eficiência no processo.

A seguir, vamos explorar como ferramentas tecnológicas para a gestão de vendas podem transformar o processo de abastecimento nos canais de venda, sejam eles online ou físicos:

  1. Informações Centralizadas

Um dos principais problemas enfrentados na gestão de vendas é a falta de centralização de informações. Com um software de gestão especializado, dados pertinentes a essa área, como regras de negócio, política comercial e até relacionamento com fornecedores homologados, ficam armazenados em um único sistema. Isso facilita o acesso das informações, garantindo que todos os canais de venda sejam atendidos em suas necessidades específicas.

  1. Processos Automatizados

A automação é um dos maiores benefícios proporcionados por um software de gestão. Já que processos automatizados reduzem o tempo gasto em tarefas operacionais e minimizam o risco de erros. 

Como possibilidades de funções automatizadas, destaca-se: o cadastro de produtos, emissão e aprovação de pedidos por canal de venda, e gestão de fornecedores. Além de relatórios gerenciais para a tomada de decisão, podem ser usadas regras de negócios personalizadas para compras de lançamentos ou canais de vendas.

  1. Previsão de Demanda

Prever a demanda com precisão é essencial para evitar excesso ou falta de produtos nos canais de vendas de uma marca.

Um software de gestão especializado no processo de abastecimento de produtos utiliza análise de dados para prever demanda com base em histórico de vendas, tendências de mercado e sazonalidade para distribuição de produtos a diversos canais, com a possibilidade de disponibilizar estes dados a representantes da marca, lojas físicas ou e-commerce.

Isso permite que os pedidos sejam feitos de acordo com a previsão de demanda, por períodos pré-determinados ou programados conforme necessidades, evitando desperdícios e garantindo que os produtos estejam disponíveis para venda nos momentos certos.

  1. Relacionamento com Fornecedores

Manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para uma gestão de vendas eficiente. 

Um software de gestão facilita a comunicação e negociação, permitindo cadastro de fornecedores por tipo de produto, região ou capacidade de atendimento, por exemplo, além de acompanhar prazos de entrega e desempenho de cada um deles. Com isso, é possível desenvolver parcerias mais fortes e garantir condições comerciais que sejam mais favoráveis para a marca.

  1. Controle de Estoque

Controlar o estoque é um dos maiores desafios no abastecimento das lojas. Com um software de gestão, é possível monitorar e evitar tanto a falta quanto o excesso de produtos. 

Isso porque, o sistema pode gerar pedidos automáticos quando precisar de reposição, permitindo que o abastecimento seja realizado no tempo certo e baseado em dados confiáveis.

  1. Otimização da Distribuição

Logística e distribuição são aspectos cruciais para que os produtos cheguem aos canais de venda no momento certo. 

Um software de gestão pode otimizar prazos de entrega e reduzir custos, oferecendo maior visibilidade e controle sobre o processo e distribuição de produtos aos canais de vendas. Isso garante que os produtos estejam disponíveis quando os clientes os procuram.

  1. Acompanhamento e Análise

Com um software de gestão, é possível acompanhar e analisar o desempenho de todo o processo de vendas, identificando possíveis oportunidades de melhoria contínua na gestão e processo de abastecimento de produtos da marca aos seus canais.

As ferramentas de análise de dados e relatórios gerenciais permitem avaliar desde o desempenho de fornecedores até previsões de demanda e ajustes nas estratégias de vendas para abastecimento e assim, obter resultados cada vez melhores para o negócio.

  1. Integração com Outras Áreas

Outro benefício importante de um software de gestão é sua capacidade de integração com outras áreas, como marketing e comunicação. Essa integração ajuda a acompanhar lançamentos e campanhas, garantindo que todos trabalhem em sinergia para alcançar os objetivos da empresa. 

Informações de vendas podem ser utilizadas para aprimorar as previsões de demanda, enquanto os dados financeiros podem auxiliar em negociações mais vantajosas com os fornecedores.

  1. Adaptação às Necessidades Específicas de Cada Canal

Cada canal de venda possui características e necessidades específicas, de acordo com localização e perfil de cliente. 

Portanto, um software de gestão permite a personalização do processo de vendas para atender a essas particularidades, garantindo que cada canal receba os produtos mais adequados ao seu público, o que contribui para a satisfação do cliente com a sua marca e, consequentemente, para o sucesso das vendas, e também ajuda no trabalho dos representantes da marca a abrir novos pontos de vendas da marca.

As soluções que vão muito além de vantagens e benefícios comerciais

Implementar um software de gestão especializado para o processo de vendas vai muito além de simplesmente reduzir custos e centralizar informações, por exemplo, é uma estratégia essencial para resolver desafios no abastecimento dos canais de venda, sejam eles físicos ou online.

Ao centralizar dados e automatizar processos, a empresa pode controlar melhor a previsão de demanda, o estoque, a logística e o desempenho de suas operações, garantindo um fluxo eficiente e contínuo de produtos para vendas no momento adequado e no canal certo.

Essa integração de processos impacta diretamente no sucesso do negócio, uma vez que facilita a adaptação a necessidades pontuais de cada canal e promove a interação com outras áreas, como marketing, vendas e logística. 

Assim, investir em tecnologia e em ferramentas de gestão especializadas não é apenas uma questão de competitividade, como também de atender às expectativas dos consumidores de maneira mais ágil e eficiente, o que, por consequência, resulta em maior volume de vendas e uma experiência de compra mais encantadora para fidelizar a marca.

Sendo assim, além de gerenciar o abastecimento (sell-in) de produtos, é importante também garantir o sucesso das vendas no ponto de venda (sell-out). Para isso, é fundamental preparar as equipes de loja, tanto para saber efetivamente como vender (atendimento e especificações técnicas), quanto utilizar o sistema integrado e outras ferramentas a seu favor, seja para procurar ou inserir informações nele.

O diferencial em contar com um software com múltiplas soluções está em oferecer outras ferramentas que vão contribuir com as suas vendas, especialmente na preparação dos vendedores e com a comunicação interna. Veja como:

a) Treinamentos de vendas e de produtos

No varejo, as lojas possuem certa “liberdade” para operar. Em vista disso, um ponto essencial para o sucesso nas vendas é que as equipes de loja estejam capacitadas e informadas sobre os produtos. 

É necessário oferecer treinamentos específicos que abordem não apenas o atendimento ao cliente, mas também técnicas de venda e informações detalhadas sobre os produtos oferecidos. 

Esse conhecimento prepara os integrantes das lojas para seguirem as políticas comerciais da marca e para atender o cliente de forma mais eficiente e agradável para ele.

Entre as possibilidades de temas para os treinamentos de vendas, eles podem abordar:

– Como construir relacionamentos duradouros com os clientes de maneira eficaz para aumentar o incentivo a novas compras da marca;

– Como identificar tendências de mercado e de comportamento do consumidor para gerar dados e melhorias contínuas para a marca;

– Como solucionar problemas durante o processo de venda e melhorar a performance;

– Como gerar maior satisfação ao cliente durante sua jornada de compra.

Além de qualificação e capacitação em técnicas de vendas, é importante que as equipes conheçam os produtos que vendem. Isso é ainda mais relevante para marcas que trabalham com coleções e produtos sazonais ou lançamentos frequentes, como é o caso da Moda – acessórios, calçados e vestuário.

O treinamento de produto é essencial, pois capacita as equipes a realizarem uma venda consultiva, destacando os diferenciais e benefícios dos produtos para cada perfil de cliente, bem como ajudando ele a fazer a melhor escolha e ficar satisfeito com a sua compra.

Manter uma abordagem padronizada no PDV garante que o consumidor tenha uma experiência de compra consistente em todas as lojas/ canais da marca, o que fortalece a imagem da marca e aumenta a confiança do cliente.

Qual a melhor maneira de fazer os treinamentos?

Os treinamentos, podem ser realizados presencialmente, porém, por uma questão de logística (conseguir reunir todos os participantes) e por ganho de tempo, que é algo precioso no cenário atual, com a ajuda da tecnologia, eles podem ser feitos de maneira virtual (EAD).

O formato a distância/ online possibilita que os participantes acessem os conteúdos de qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de reunir todos presencialmente. Além disso, ele oferece maior flexibilidade para transmitir os conteúdos, que são próprios da marca e estarão centralizados em um ambiente com a identidade da marca.

Isso facilita a padronização das práticas e torna o processo de aprendizado mais eficiente, conseguindo maior engajamento dos participantes, permitindo uma capacitação contínua que acompanha a evolução do mercado e a atualização constante de conteúdos.

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b) Portal de Comunicação

Um Portal de Comunicação é uma ferramenta estratégica que centraliza conteúdos e facilita o acesso a informações importantes. Esse tipo de ferramenta é capaz de reunir materiais essenciais, como a política comercial, campanhas de marketing, atualizações de produtos, estratégias de vendas e manuais de treinamento. 

Além disso, ele pode servir como um canal direto para a comunicação entre a gestão e as equipes de vendas, permitindo uma disseminação rápida e consistente das diretrizes e estratégias.

As vantagens de um Portal de Comunicação incluem:

–  Acesso centralizado a informações: todos os conteúdos relevantes em um único local reduzem a perda de informações e facilita o acesso dos integrantes da marca.

– Atualizações em tempo real: permite que a empresa atualize rapidamente as informações para as equipes sobre novos produtos, campanhas ou políticas, garantindo que todos os canais estejam sempre alinhados.

– Integração com ferramentas de gestão: o portal pode “conversar” com outros sistemas, disponibilizar relatórios de desempenho, unir informações e compartilhá-las com todos os interessados.

Outro ponto que merece destaque é que, com um Portal de Comunicação próprio da marca, permite trocas de informações com maior agilidade e é uma via de comunicação de via dupla. Isso contribui para a construção de parcerias fortes e duradouras.

Como consequência desse relacionamento, tem-se, novamente, maior confiança, o que possibilita negociar melhores preços, prazos e condições de pagamento, além de incentivar a inovação e a melhoria interna contínua – fatores que beneficiam o negócio em longo prazo.

Você pode ver mais benefícios de um Portal de Comunicação aqui:

Aposte nas ferramentas que contribuem com as vendas!

Como exploramos no presente texto, uma das formas mais eficientes (se não a mais) de melhorar a gestão de vendas das empresas de todos os segmentos e setores de atuação é através de um software de gestão. Tendo em vista que ele oferece recursos que auxiliam nas vendas. Entre eles, destacamos:

– Automatização de processos e tarefas;

– Análise de dados para auxiliar a tomada de decisão;

– Relacionamento com fornecedores;

– IA e ML para prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e previsão de vendas.

Além dessas funcionalidades que estão diretamente ligadas ao processo de vendas, um sistema completo também conta com outras soluções para otimizar os processos, melhorar a comunicação e engajar as equipes, contribuir para melhores resultados, tais como um Showroom Virtual, Plataforma para Treinamentos Online e um Portal de Comunicação próprio da marca.

Agora que vimos mais sobre a gestão de vendas e como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo-chave, está na hora de conhecer as ferramentas que vão te fazer vender mais e melhor!

As melhores soluções são aquelas desenvolvidas para as particularidades da empresa, que forneça dados confiáveis para a tomada de decisão dos gestores, que foi desenvolvida por quem conhece os seus desafios e está atuando desde 2007 para ajudar outras marcas a superá-los.

Dentro de nosso universo de soluções, disponibilizamos um módulo exclusivo para suprimentos. Com ele é possível realizar pedidos de compra de maneira ágil e eficiente gerando sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, reposição automática e gerenciar as solicitações de produtos que a rede necessita para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o seu modelo de negócio.

Quer contar com uma maneira mais eficiente para gerir as compras da sua marca, reabastecendo os canais de vendas na hora certa, com a quantidade de produtos ideal, apoiando os representantes da marca e com relacionamento forte com os fornecedores?

Então entre em contato e veja como vamos colaborar com o seu sucesso!

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