Como se tornar referência na mente do consumidor da sua marca e ganhar a medalha de ouro da gestão da sua rede de franquias?

Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, acontece, em Paris, na França, a 30ª edição do que é considerado o maior e principal evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos!

A competição está retornando à capital francesa após 100 anos e espera receber cerca de 10,5 mil atletas de 48 modalidades. Desses, 277 são brasileiros, sendo 153 mulheres e 124 homens – pela primeira vez na história, teremos mais atletas femininas do que masculinos.

No Brasil, como tem sido ano após ano, as expectativas são de mais uma participação histórica da nossa delegação, com recorde de medalhas, superando os 21 pódios conquistados em Tóquio 2021.

Além do âmbito esportivo, as Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades também para o varejo brasileiro, afinal de contas ela se relaciona com diversos sentimentos da população que extrapolam as fronteiras das quadras, campos e ginásios – algo que não só pode, como deve ser explorado pelas marcas.

Nem todas as marcas serão impactadas por este evento da mesma maneira. Quem tem seus produtos/ serviços mais ligados à área de esportes sai na frente e pode fazer melhor uso da competição, como as de artigos esportivos, moda esportiva, calçados, vestuário e acessórios em geral, assim como para prática de alguma modalidade

Entretanto, todos podem aproveitá-lo, pois este momento, não está relacionado apenas a busca por medalhas, como também envolve histórias curiosas, superação de limites, desafios, evolução, trabalho em equipe, entre outros sentimentos que fazem parte de muitas marcas e do cotidiano dos brasileiros.

Os Jogos Olímpicos representam o momento ideal para aumentar o fluxo de clientes e o faturamento das lojas.

Para se ter ideia da importância e do alcance do evento, de acordo com estudo da MindMiners, na última Olimpíadas (em Tóquio) 70% dos brasileiros estavam assistindo ou acompanhando notícias sobre os Jogos Olímpicos.

A atenção do público está garantida, agora só falta a sua rede estar preparada para receber a medalha de ouro em gestão e atendimento, operando como um time em sincronia, para gerar boas experiências e conquistar os clientes, por todos os canais que ele interage com a sua marca.

Você sabe como aproveitar os Jogos Olímpicos para impulsionar as vendas da sua rede de franquias? 

Essa é uma oportunidade que surge apenas a cada quatro anos, e por isso, é fundamental saber como se portar para se destacar em meio a uma concorrência que não para de crescer.

Para ter resultados é indispensável ter uma estratégia bem planejada e executada, bem como o apoio das melhores soluções, que vão te ajudar a alcançar sua melhor performance e atingir um desempenho digno de um campeão olímpico!

Pronto para ganhar uma medalha em todas as áreas do seu negócio?

Então siga conosco, porque neste artigo iremos falar um pouco mais sobre estratégias para ter bons resultados, inclusive durante o período das Olimpíadas, entre outros tópicos essenciais para o sucesso da sua rede como um todo. 

Acompanhe os principais pontos do texto:

  • Por que investir nas oportunidades das Olimpíadas de 2024?
  • Tendências de consumo dos Jogos Olímpicos: como os brasileiros costumam torcer?
  • 3  Ações de ouro para conquistar o cliente nas lojas
  • Seja uma marca campeã de vendas e receba a medalha de ouro de seus clientes

Por que investir nas oportunidades das Olimpíadas de 2024?

Você pode estar pensando agora: “Por que eu devo investir em algo específico para esse evento ou que oportunidade os Jogos Olímpicos podem trazer para o meu negócio se as Olimpíadas vão acontecer em Paris, não no Brasil?”

As competições vão ocorrer bem longe daqui. No entanto, não podemos negligenciar o potencial que o torneio esportivo mais importante de todos possui, afinal de contas, estamos falando de um evento que atrai a atenção de mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo em cada edição.

Sendo assim, as Olimpíadas podem criar oportunidades de impacto como nenhum outro evento, além de estarem acompanhadas de inúmeras possibilidades que as marcas precisam estar atentas e preparadas para poderem aproveitar esse momento de forma eficaz.

A principal delas é o aumento na demanda por alguns produtos, como aqueles relacionados a esportes ou a experiência de assistir ao evento, já que os brasileiros apresentam alta intenção de consumo dos Jogos Olímpicos.

Além desse maior interesse, que por consequência gera maior fluxo de clientes nas lojas (física e online), as Olimpíadas 2024 podem trazer outros benefícios para a sua rede de franquias. Entre eles, podemos destacar:

1- Vender mais: os Jogos chamam mais a atenção do público e os incentivam a fazer compras por impulso ou de produtos sazonais, ou seja, são compras menos racionais;

2- Conhecimento de marca: aproveitar a busca dos consumidores por assuntos relacionados às olimpíadas para divulgar a sua marca, ganhar mais visibilidade e reforçar os valores da sua marca;

3- Fidelidade: mais uma oportunidade para conhecer mais sobre os seus clientes e estreitar seu relacionamento com eles;

4- Criar experiências memoráveis: as competições esportivas por si só já geram muita expectativa para os brasileiros e criam muitas memórias afetivas. Agora, pense se sua marca fizer parte desses momentos com os seus clientes, é um ganho que ficará marcado para sempre. Esta é uma maneira de também se diferenciar da concorrência:

Tendo em vista esse objetivo, um caminho que as franqueadoras podem considerar para capitalizar o momento olímpico é com o uso das ferramentas certas, desenvolvidas por quem entende de franchising, para a gestão da sua rede de franquias, em todos os seus momentos e necessidades.

Tendências de consumo dos Jogos Olímpicos: como os brasileiros costumam torcer?

Com a tendência de que os consumidores estejam engajados com o contexto Olímpico, é fundamental que você esteja atento aos comportamentos e hábitos dos brasileiros que costumam acompanhar os jogos.

Como dissemos anteriormente, as expectativas para as Olimpíadas de 2024 são muito positivas e o estudo da Globo, juntamente de outros dados de outras fontes, traz um bom panorama sobre o que podemos esperar dos consumidores nesses quase 20 dias de competições.

Confira os principais destaques:

Heavy Users

A Octagon – agência de marketing esportivo, realizou um levantamento para entender o consumo de informação do público brasileiro relacionado à Olimpíada no qual constatou que quatro em cada dez brasileiros assistem à competição diariamente.

O que assistem?

Segundo a Globo, 28% dos respondentes querem assistir o maior número de competições possíveis, enquanto 57% acompanham majoritariamente os esportes que mais gostam.

Por onde assistem?

Pesquisa realizada pela VTrends – braço de pesquisa e insights da Vivo indica que quase dois terços dos brasileiros pretendem assistir às Olimpíadas de Paris pela TV aberta, enquanto os canais na internet ficam com a terça parte restante.

Já o estudo da Globo mostra a presença de diferentes “telas”. Por ordem: TV aberta (57%), TV por assinatura (39%), Redes sociais (34%), Canais no Youtube (31%), Sites ou portais de esportes (30%), Streaming de vídeo (28%), Sites ou portais de notícias e entretenimento (27%).

Quais são os esportes mais assistidos?

Segundo a Globo as modalidades mais acompanhadas pelos brasileiros são:

1º: Futebol masculino – 61%

2º: Vôlei de quadra – 52%

3º: Vôlei de praia – 49%

4º: Futebol feminino – 47%

5º: Ginástica* – 45%

* A ginástica é a preferida do público feminino.

O que os Jogos Olímpicos representam?

Em um estudo feito para as Olimpíadas de Tóquio, as palavras que mais apareceram para descrever os Jogos Olímpicos foram superação, emoção, disputa, patriotismo e ouro.

Itens com maior intenção de compra

No geral, os brasileiros adoram assistir aos Jogos consumindo alguma bebida e/ou aperitivo, como cerveja (35%), salgadinhos e snacks (35%), comida de fast food (31%) e serviços de delivery (29%).

Mas também há espaço para outros produtos, como itens de moda, roupas e acessórios (27%), serviço de TV por assinatura (26%), serviço de conteúdo on demand (24%) e eletrônicos (21%).

Vestuário é a bola da vez para os mais jovens

Que camisetas de time e seleções de futebol fazem sucesso você já sabe, mas os jovens também possuem outros interesses quando se trata de esportes, ainda mais agora com a chegada do surf, skate e Break Dance. E é bom ficar de olho, pois essa indústria movimentou bilhões de dólares nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, levantamento feito pela InfoMoney, a indústria do surfe movimentou cerca de US$ 2,7 bilhões em 2020, sendo 35% desse total relacionado ao surfwear. E as projeções são de um crescimento de 2,6% ao ano pelo menos até 2026.

Já no skate, o estudo traz que, conforme informações da CBSK (Confederação Brasileira de Skate), somente o mercado brasileiro movimentou cerca de R$ 1 bilhão, entre equipamentos e moda (skatewear) em 2019.

Além disso, os jovens são os maiores consumidores deste tipo de produtos, correspondendo a 84% do mercado de skate (menores de 17 anos) e 59% do público do surf tem menos de 39 anos.

O que pode ser explorado pela Moda nas comunicações?

Os clientes associam à moda questões como: Estimulo à pratica de esportes e atividades físicas; Respeito entre atletas; Inspiração através de exemplos de sucesso e superação; Promover interação e conexão entre diferentes culturas; e Transformar a vida do indivíduo através do esporte.

Isso só confirma que os Jogos Olímpicos alavancam o interesse não só por materiais esportivos e podem ser aproveitados por diversas marcas de todos os segmentos, mesmo que não estejam atuando no país sede.

3 Dicas de ouro para conquistar o cliente durante as Olimpíadas

O uso de estratégias eficientes para as datas sazonais do varejo é fundamental para impulsionar as vendas, aumentar a lucratividade, conquistar o cliente da marca, entre outros benefícios.

As Olimpíadas são um grande exemplo disso, afinal de contas eventos esportivos que mexem com a paixão e despertam o interesse de boa parte de um país, causam um impacto significativo nas tendências de consumo.

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, por exemplo, houve um aumento considerável nas vendas de produtos relacionados ao evento. A Jungle Scout data revelou que a procura por produtos no site da Amazon utilizando como palavra-chave para busca “Olympics 2021” cresceu 202.684% ano a ano desde abril de 2021. Dentro desta categoria estavam uniformes de equipes dos Estados Unidos e itens ligados a algum atleta que estava tendo destaque.

No Brasil ocorreu um movimento parecido. Também por causa das Olimpíadas de Tóquio, quando as vendas de artigos de skate crescem 57% após a competição e as medalhas conquistadas pelos brasileiros. Similar ao surf que, somente no e-commerce da Centauro, após a medalha de ouro de Ítalo Ferreira, teve um crescimento de 100% na busca por artigos relacionados ao esporte em comparação ao período anterior à vitória do atleta. 

Todos esses dados apenas demonstram como o “Espírito Olímpico” cria diversas oportunidades para as redes de franquias. Para te ajudar a aproveitá-las, separamos 3 ações para conquistar o cliente, não só durante as Olimpíadas de Paris, como em qualquer outro momento ou data sazonal.

I. Lojas preparadas

Como trouxemos em nosso texto anterior, para manter os padrões e garantir maior identificação do cliente com a marca, é necessário preparar as lojas para receber bem o cliente e fazer com que a experiência dele na jornada de compra seja positivamente memorável. Isso deve considerar tanto a comunicação, fora e dentro das lojas, mix e disponibilidade de produtos em destaque, além de ter equipes bem treinadas nas lojas para o atendimento ao cliente.

Mostre como o cliente pode ser um vencedor se estiver junto com você

Outro ponto que merece ser explorado é o projeto de Visual Merchandising. Abuse de comunicações visuais que remetem ao momento e a aquelas palavras/sentimentos que apresentamos anteriormente, como superação, emoção, disputa, patriotismo, ouro, estímulo à prática de esportes e atividades físicas, respeito, sucesso e superação.

II. Experiências de compra personalizada

Oferecer uma experiência positiva pode fortalecer o relacionamento entre a marca e o cliente, bem como aumentar a sua lealdade e converter tudo isso em vendas. Para conseguir isso, um bom caminho para seguir é está na personalização da experiência.

Segundo a pesquisa da Salesforce, 95% dos brasileiros consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto seus produtos e serviços.

Por exemplo, muitas pessoas vão começar a se interessar pela prática de esportes ou atividades físicas, inspiradas pelos Jogos. Muitas vezes, elas têm pouco conhecimento sobre como escolher os melhores acessórios, ou querem algo que possa destacar e que represente a sua própria personalidade.

Assim, a personalização do atendimento, para entender o que estão buscando e oferecer as melhores recomendações, e de opções de produtos para que possam encontrar exatamente o que planejavam (ou até mais), seja uma roupa, um acessório ou um objeto do dia a dia, como uma garrafinha de água.

III. Estrategias omnichannel

O omnichannel tem sido uma marca importante do “varejo 4.0”, já que os consumidores têm enxergado mais valor neste tipo de estratégia, especialmente pela comodidade, com alternativas como, comprar online e retirar na loja física, ou comprar na loja física e receber em casa.

8 em cada 10 pessoas da Geração Z preferem experiências de marca omnichannel.

Além disso, dados da V12 Data revelam que a frequência de compra é 250% e o valor médio do pedido é 13% maior em omnicanal, comparado a canal único e a taxa de retenção de clientes é 90% mais alta em empresas que são omnichannel.

Por este motivo, as redes de franquias devem olhar com mais atenção para os seus canais e buscar integrá-los por meio de estratégias omnichannel, para oferecer uma experiência completa e sem atritos durante a jornada de compra.

Selo de Excelência em Franchising: a medalha de ouro das franqueadoras

Sua marca não é um atleta, mas está competindo a todo momento. Afinal, a concorrência está cada vez maior pela preferência tanto dos clientes, quanto dos franqueados, visto que o número de operações no franchising brasileiro não para de crescer, como mostra o último relatório da Associação Brasileiro de Franchising (ABF).E o maior prêmio que a franqueadora pode receber por todos os seus esforços é o Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF, guardada as devidas proporções, é como uma medalha de ouro do franchising.

A melhor parte desse prêmio é que para conquistá-lo só depende de você, não sendo necessário disputar com as outras redes para ver “quem é melhor”. Podendo inclusive que tanto a sua marca como a de suas concorrentes o recebam.

Para a definição de quais são as empresas que serão chanceladas, a ABF promove uma pesquisa com os franqueados das redes inscritas. Nela, estão incluídos cinco fatores fundamentais para o franchising. São eles:

a) Global: satisfação geral do franqueado em relação à franquia;

b) Relacionamento: satisfação do franqueado com o relacionamento com a franqueadora;

c) Operacional: satisfação com suporte operacional fornecido pela franqueadora;

d) Econômica: satisfação com relação à rentabilidade que a marca tem proporcionado;

e) Sustentabilidade: satisfação com as ações e posicionamento praticados pela marca sobre o tema sustentabilidade.

Além disso, a ABF ainda divide o Selo em quatro categorias (como se fossem diferentes modalidades esportivas) que levam em consideração o tamanho e a longevidade da rede de franquias. São elas:

Pleno: no mínimo 5 franqueados, 10 unidades franqueadas e 2 anos de atuação;

Sênior: a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos de mercado;

Máster: 30 ou mais franqueados, 60 unidades franqueadas e 10 anos em atividade;

Mega: a partir de 100 franqueados, 200 unidades franqueadas e ao menos 15 anos como franqueadora.

Após avaliada todos esses quesitos com os franqueados, as marcas que alcançarem média ponderada superior a 75, recebem o seu Selo em sua respectiva categoria.

Neste ano, o SEF completou 32 anos de história e o Prêmio ABF Destaque Franchising chegou à sua 28ª edição, chancelando 230 marcas de franquias, sendo 59 da categoria Pleno, 90 da Sênior 58 da Máster e 23 da categoria Mega.

Todo atleta de elite precisa contar com um suporte adequado

Aproveitando o clima das Olimpíadas, quando vemos os atletas na TV, por vezes nos esquecemos que ele(a) não chegou lá sozinho(a). Mesmo que seja uma modalidade individual, eles possuem um time por trás do que é mostrado ao público que os prepara e fornece todo o suporte que precisam para poderem competir e performar bem.

Nas redes de franquias o mesmo é válido. Os franqueados precisam do apoio da franqueadora para poderem performar adequadamente e alcançar os resultados esperados. Do mesmo jeito que nenhuma franqueadora vai crescer, ser bem-sucedida e conseguir o seu Selo se não tiver franqueados e equipes qualificadas, assim como, parcerias seguras e confiáveis.

Por esses motivos, uma avançada plataforma para todos os momentos e necessidades da marca e que é capaz de acomodar e integrar todas as áreas da rede torna-se uma ferramenta indispensável e a sua maior aliada para desenvolver relacionamentos duradouros, engajar as equipes, valorizar a imagem da marca, alinhar os valores, comunicar estratégias, fornecer e receber feedbacks e muito mais.

Seja uma campeã de vendas e receba a medalha de ouro de seus clientes

Para superar os desafios de gerir uma rede de franquias e conseguir ficar em primeiro lugar no pódio dos seus clientes, é fundamental, entre outras coisas, possuir todos os processos e manuais da rede, com identidade da marca, controle de acesso por perfil, hierarquia e interesse em um local de fácil acesso e de forma organizada.

Sendo assim, as ferramentas certas para o uso estratégico na sua rede de franquias pode transformar sua gestão e te apoiar na sua função de manter os padrões de todas as unidades da rede, próprias ou franqueadas e preparar seus franqueados para que o cliente seja encantado da mesma maneira em qualquer unidade que ele vá.

Acompanhe três exemplos de soluções que só quem atua há tanto tempo no sistema de franquias pode te oferecer:

I. Portal do Franqueado: plataforma integrada com a identidade própria da marca para informar, distribuir conteúdo, comunicar as estratégias e ainda manter as interações da rede como uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para gerenciar solicitações e demandas de forma centralizada e eficiente.

II. Treinamentos EAD: manter os franqueados e as equipes de cada unidade bem treinadas e atualizadas com conteúdo da rede, a qualquer momento e em qualquer lugar.

III. Checklists e auditorias: somados à consultoria de campo, contribuem para maior agilidade e redução dos custos no processo de verificação dos dos padrões da rede.

  • Conheça as vantagens de um software de gestão com múltiplas soluções neste artigo.

Agora que vimos como as ferramentas certas podem impactar positivamente na gestão da franqueadora e no sucesso da sua marca, para que ela se torne uma verdadeira campeã, que tal conhecer e aproveitar todos os benefícios que a tecnologia oferece?

Convidamos você a conhecer um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising e conhece todos os seus desafios e necessidades. Além da experiência, credibilidade e confiança, de quem é especialista no sucesso da franqueadora, em seus diferentes momentos e necessidades, somos únicos no que fazemos pela sua marca.

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