Como aproveitar o aumento do fluxo nas lojas e converter mais vendas!?

O ano de 2024 tem sido bastante positivo para a economia e para o varejo brasileiro, impulsionado principalmente pela recuperação do consumo interno, turismo e tecnologia. Esse bom desempenho também tem sido muito bem aproveitado no franchising, que, inclusive, cresceu um pouco acima do setor varejista em geral.

Este sucesso pode ser explicado pela confiança que as redes de franquias transmitem, pois têm como objetivo replicar um negócio já testado e comprovado, de maneira segura, consistente e sustentável, o que é particularmente atrativo em tempos de incertezas globais e de alta competitividade, tanto para a franqueadora, quanto para os franqueados.

Parte do sucesso das marcas que atuam pelo sistema de franquias está na gestão estruturada do modelo de negócio que fornece a orientação, conhecimento e suporte necessários para os novos franqueados. Sendo assim, os programas de treinamento são componentes essenciais para esse objetivo.

Contar com o suporte e treinamento do franqueador foi o segundo tópico mais citado na pesquisa da ABF como diferencial na escolha pelo sistema de franquias

Isso porque, essa é uma iniciativa que visa suprir essas exigências. Porém, mais do que uma obrigação, esta é uma necessidade do franchising. Afinal de contas, ele é uma das maneiras mais eficazes de transmissão do know-how da franqueadora, padronização das unidades, preparação e engajamento das equipes, monitoramento da performance dos franqueados, entre outros.

Para que os treinamentos sejam realmente eficientes, eles devem chegar a todos, sem exceção. Até os franqueados mais experientes necessitam de treinamento. Pois, as marcas do sistema de franquias, inclusive quando são do mesmo segmento, operam de maneiras diferentes.

Essa prática é ainda mais relevante no período que corresponde ao final do ano, dado que ele costuma ser sinônimo de lojas cheias e mais vendas no varejo brasileiro. Muito por conta de três datas comemorativas muito relevantes em volume de vendas e faturamento no último trimestre do ano. São elas: Dia das Crianças (terceira mais importante para o varejo), Black Friday e Natal (as duas que mais registram vendas no ano).

Apesar de ter maior movimento nas lojas, nem sempre é possível converter essas visitas em vendas, especialmente nas lojas físicas. 

Por esta razão, investir em treinamentos para o desenvolvimento das equipes e franqueados, não só no início das atividades, mas de maneira contínua, é uma das melhores escolhas que você pode fazer na gestão da sua rede, aliando os padrões da rede e o conhecimento técnico, à boa experiência de compra do cliente, mesmo quando há um aumento significativo no fluxo das lojas.

Para garantir que todos os integrantes de uma rede de franquias entendam como devem operar a marca, é essencial que sejam treinados continuamente pela franqueadora, de preferência, com o apoio da tecnologia e de ferramentas próprias para o franchising, para ter maior agilidade, eficiência e flexibilidade durante os treinamentos, aumentando assim o engajamento dos participantes e a segurança da franqueadora de que os conteúdos estão sendo corretamente repassados e recebidos por todos.

Siga conosco para conferir como aproveitar o aumento do fluxo nas lojas da sua rede, explorar em detalhes sobre a importância dos programas de treinamentos que a franqueadora deve oferecer, além de outras formas de suporte e apoio às operações dos franqueados.

Neste texto você vai ver:

  • Como aproveitar o aumento do fluxo nas lojas
  • Programas de treinamentos que a franqueadora deve oferecer
  • Suporte e apoio aos franqueados e suas operações

Boa leitura!

Como aproveitar o aumento do fluxo nas lojas

O cenário macroeconômico de 2024 tem sido bastante positivo para o Brasil até o momento. Mesmo com desastres climáticos e algumas incertezas financeiras, o país tem apresentado resultados surpreendentes, com crescimento do PIB acima do esperado, a inflação se manteve sob relativo controle e a taxa de desemprego caiu para os menores patamares da série histórica na primeira metade do ano.

Todos estes fatores contribuem para impulsionar a economia interna e a confiança dos consumidores para gastarem mais. A perspectiva é de que este otimismo continue reinando nos próximos meses. 

De acordo com o “Termômetro de Consumo: O Segundo Semestre de 2024”, da Globo, metade dos brasileiros acreditam que sua vida financeira deve melhorar ainda neste ano, sendo que 15% consideram que isso deve acontecer a partir de outubro e 21% no início de 2025. Além disso, os sentimentos que mais foram citados para descrever suas expectativas para o 2°º semestre foram “Esperança”, “Confiança” e “Otimismo”.

No franchising, as expectativas são ainda maiores visto que o setor segue em desenvolvimento, com crescimento no faturamento e com saldo positivo entre a abertura e fechamento de operações.

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising mais recente – referente ao segundo trimestre de 2024, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que o setor apresentou crescimento de 12,8% no faturamento e um acréscimo de 879 (+2,7%) operações de franchising no país em relação ao mesmo período de 2023.

Além do mais, as projeções da entidade para 2024 são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.

Tudo isso, somado às importantes datas sazonais do varejo, como Black Friday e Natal, que prometem movimentar bastante a economia e gerar muitas vendas.

Portanto, o cenário para o varejo é de maior fluxo de clientes nas lojas. Para aproveitar desse momento favorável, as redes de franquias precisam seguir investindo em estratégias para aumentar as vendas, conquistar, reter e fidelizar os clientes.

Algumas práticas que podem ser utilizadas pelas franqueadoras para conseguir excelentes resultados ainda neste ano, que seguem as tendências e comportamentos de compra dos consumidores brasileiros, são:

a) Experiências de compra

Oferecer uma experiência positiva pode fortalecer o relacionamento entre a marca e o cliente, bem como aumentar a fidelização e converter tudo isso em vendas. Afinal, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência.

b) Omnichannel

De acordo com o relatório Webshoppers 2019, os brasileiros visitam em média 8 canais diferentes para fazer suas compras ao longo do ano. Sendo assim, a variedade de canais é algo muito relevante para a jornada de compra do cliente. 

Porém, não é apenas quantidade, “ter por ter”, é ainda mais valorizado o fato de eles estarem integrados entre si e proporcionar outras vantagens que envolvam comodidade e praticidade para a rotina do cliente.

c) Pós-venda

Desenvolver ações que não deixem que o contato/ relacionamento com o cliente termine quando ele deixar a sua loja, seja para receber um feedback, para tirar alguma dúvida, solicitar algum suporte, ou mesmo apenas interagir com a sua marca nas redes sociais.

d) Datas comemorativas

Como exploramos anteriormente, parte do enorme potencial de vendas do segundo semestre está nas datas comemorativas. Cada uma tem o seu público-alvo particular específico. Entretanto, nos últimos anos, a gama de produtos com intenção de compra tem se expandido, o que abre novas possibilidades para os mais diferentes segmentos e, consequentemente, aumento de tráfego nas lojas.

O que todas elas têm em comum é o fato de colocar as expectativas e preferências dos clientes no centro de suas ações, para criar uma experiência excepcional em todas as etapas de sua jornada de compra, a fim de conquistar a sua fidelidade e estreitar cada vez mais esse relacionamento.

O que certamente vai ser um diferencial para a sua marca na hora de executar as estratégias e buscar por melhores resultados, é investir em programas de treinamento que sejam completos. Pois, eles contribuem não só para a conversão de vendas ou às boas experiências de compra nas lojas, como também para garantir os padrões da rede e minimizar ocorrências de falhas operacionais.

Veja todo o potencial dos treinamentos no franchising a seguir.

Programas de treinamentos que a franqueadora deve oferecer

Como comentamos, os programas de treinamentos são um dos meios mais utilizados no franchising para a transferência de know-how da franqueadora aos franqueados e para a preparação dos integrantes das diversas áreas da rede.

Eles contribuem para, entre outros fatores, reproduzir fielmente os padrões operacionais da marca, garantir a qualidade dos produtos ou serviços e do atendimento, capacitar o franqueado para o gerenciamento da operação, manter e conquistar clientes e vender bem.

Toda franqueadora deseja alcançar estes objetivos, no entanto, é natural que durante o planejamento ou mesmo na execução do seu programa de treinamento, surjam algumas dúvidas e desafios sobre ele. Entre elas estão:

1- Quem a franqueadora deve treinar?

Cada rede de franquia é única, por isso é do interesse da franqueadora que o seu franqueado, e o máximo de integrantes da sua equipe sejam treinados diretamente pela franqueadora, para que os padrões operacionais da marca se mantenham consistentes e todos saibam quais são as suas funções e como devem desempenhá-las. 

2- Onde, quando e quanto tempo dura o treinamento?

Uma das principais preocupações de franqueadoras em relação ao seu programa de treinamento é saber se está utilizando-o nos lugares, momentos e períodos mais indicados. Não existe uma “fórmula”, mas o ideal é que:

– Onde: a franqueadora pode oferecer os treinamentos em sua sede ou outro local, como em ambiente online, por exemplo, para que tenha maior alcance e mais agilidade.

– Quando: algumas franqueadoras começam o treinamento quase imediatamente após assinar o contrato de franquia. Porém, os treinamentos iniciais geralmente são para os franqueados, antes do início das operações e para as equipes antes da abertura das novas unidades. 

– Duração: A duração do treinamento pode variar de alguns dias a muitos meses, a depender do tipo de treinamento, da complexidade do aprendizado (se é mais técnico ou não) e da quantidade de participantes. Porém, o indicado é que ele seja contínuo e avaliado para garantir sua eficácia dentro dos padrões da marca.

O programa de treinamento não pode ser considerado um processo com início, meio e fim.

3- Como garantir que os métodos de treinamento alcancem todos os integrantes da rede?

O momento da execução dos programas de treinamento é um dos mais críticos, pois, para alcançar todos os seus objetivos, a franqueadora precisa garantir que os métodos de treinamento alcancem todos os integrantes da rede. Para ajudá-la nessa decisão é aconselhado avaliar as seguintes questões:

– Entenda as necessidades e expectativas dos franqueados: o desenvolvimento do programa de treinamento deve levar em consideração as necessidades e expectativas específicas dos seus franqueados, que são diferentes entre si e, ainda mais distintas dos franqueados de outras redes. Portanto, é fundamental buscar ouvi-los para entender onde estão as suas dores para então eliminá-las.

Escolha o método certo para envolver os participantes: além da qualidade do conteúdo e do oferecimento do treinamento no momento certo, também é importante escolher os métodos ideais de ensino em cada ocasião para maior adesão e engajamento dos participantes. Para definir corretamente, o mais indicado é, novamente, analisar o perfil dos franqueados e qual é a finalidade do treinamento.

– Monitore, avalie e meça os resultados: estabelecer parâmetros para conseguir mensurar o desempenho e nível de preparo de cada unidade ou mesmo individualmente, bem como coletar feedbacks para compreender o que está sendo bem recebido e quais são os pontos de melhoria de cada programa de treinamento.

4- Os desafios para implementar programas de treinamento na rede

A gestão de uma rede de franquias envolve vários desafios e com os programas de treinamento não é diferente. Para que eles sejam eficientes, a franqueadora precisa superar alguns obstáculos. Entre eles, podemos destacar:

– Diferentes localidades: as redes de franquias possuem unidades em diferentes cidades, estados e regiões do Brasil (que é um país de dimensões continentais), o que aumenta a dificuldade de treinar e apoiar os franqueados instantaneamente.

– Preferências de aprendizado: cada indivíduo tem suas preferências, seu próprio jeito de aprendizado e de assimilar informações. Alguns se dão melhor com leitura, imagens, por observação, outros através da escuta e outros praticando, por exemplo. Assim, idealmente, os treinamentos têm de se adequar e englobar à diferentes metodologias de ensino. Quanto mais opções, maior o alcance.

– Qualidade do conteúdo apresentado: é muito importante que sejam utilizados conteúdos de qualidade da própria marca, que seja de fácil entendimento e que esteja sempre disponível para todos, de preferência, organizados por módulos, categorias de treinamento, etc.

Neste contexto, a eficiência do programa de treinamento da franqueadora está diretamente ligada às ferramentas de gestão que ela disponibiliza à toda a rede.

Com uma solução EAD em uma avançada plataforma própria para o franchising, é possível disponibilizar para a rede um módulo de treinamento com conteúdo próprio e identidade visual da marca, para todos os participantes da rede, com recursos de avaliação e atualização de forma contínua para motivar e estimular os participantes.

Entre as possibilidades de uso de uma plataforma de e-learning própria da rede estão:

– Utilizar conteúdos interativos, em diferentes formatos;

– Disponibilizar materiais de apoio, para consulta ou complementar;

– Contar com um ambiente gamificado com objetivo claro e ranking;

– Acompanhar o desempenho das lojas ou participantes individualmente;

– Avaliar e premiar os participantes, lojas ou franqueados.

Colaborando assim, para que as equipes e franqueados saibam exatamente como executar cada processo e, ao mesmo tempo, dando maior segurança à franqueadora.

Suporte e apoio aos franqueados e operações

Como vimos até aqui, a capacitação é indispensável no sistema de franquias, para a transmissão do know-how da franqueadora, das explicações sobre o seu produto, serviço, abordagem ao cliente, organização dos espaços das lojas, uso de sistema, a outros fatores que influenciam diretamente na performance desejada e o sucesso da rede. Porém, este não é (e nem deve ser) o único instrumento de suporte da franqueadora à rede!

Os treinamentos não são o único tipo de suporte que a franqueadora deve oferecer

Entre as possibilidades, além dos treinamentos, a franqueadora tem à sua disposição canais de comunicação interna, consultoria de campo, CAF (Central de Atendimento ao Franqueado), entre outras. Desta forma, o uso das ferramentas certas e adequadas para o franchising, em um software com múltiplas soluções para cada momento e necessidade da franqueadora, será um grande diferencial para a sua marca.

Com o apoio das melhores soluções, você pode:

– Planejar e controlar as atividades e execução de tarefas;

– Atrair e conquistar os melhores franqueados, inaugurar lojas e começar a operar rapidamente;

– Comunicar as ações de marketing;

– Treinar, avaliar e classificar para premiar e motivar o engajamento da rede;

– Executar auditorias e aplicar checklists estruturados para manter os padrões da rede.

Na prática, veja os módulos para apoiar os seus franqueados nos desafios do dia a dia das operações em complemento aos treinamentos:

I. Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)

O CAF é um importante canal de interação interno entre a franqueadora e seus franqueados e, consequentemente, suporte operacional. Com ferramentas próprias para o franchising e personalizadas para a marca, é possível atender as demandas, centralizar, organizar e controlar as interações da rede, de forma ágil e eficiente.

Somado a tudo isso, há ainda outros fatores positivos, como a diminuição do tempo de resposta ao usar um canal específico para interação, o que agiliza muitos processos de operação da rede, fazendo com que os assuntos tratados cheguem diretamente aos responsáveis, ou seja, àqueles que realmente podem ajudar a resolver os problemas, auxiliando na prestação de um suporte mais prático e seguro para todas as áreas.

II. Marketing 

O apoio da franqueadora nas práticas de marketing dos franqueados também é parte fundamental do sucesso da rede. Isso porque o Brasil é um país de dimensões continentais, cheio de contrastes culturais e, como mostramos em um artigo anterior, a personalização da rede para as demandas específicas de cada região, respeitando os padrões da marca, se tornou uma necessidade para as redes de franquias.

Com as ferramentas certas a franqueadora consegue oferecer soluções para customizar materiais e distribuir conteúdo de campanhas, por tipo ou tamanho de operação e/ou de arte/peça de marketing, que podem ser facilmente disponibilizados com maior agilidade e em plena conformidade com os padrões da marca.

III. Checklists e auditorias

Entre os recursos mais importantes que a franqueadora disponibiliza para toda rede, com o objetivo de acompanhar as atividades e processos das suas unidades, está a Consultoria de campo.

Em complemento às consultorias de campo, estão os checklists e auditorias de lojas.  Estas soluções servem para avaliar os pontos considerados mais críticos pela franqueadora para a manutenção dos padrões da marca, garantindo a aplicação do que foi passado nos treinamentos e disponibilizado nos manuais operacionais, tudo feito de maneira virtual e até em tempo real, pelos próprios franqueados, por exemplo.

Disponibilize as ferramentas certas para apoiar o franqueado nas operações da rede

Um dos pilares do sistema de franquias é a transferência de know-how da franqueadora a seus franqueados, afinal, este é o principal responsável pela replicação dos processos de um negócio que já foi desenvolvido, testado e comprovado.

Para cumprir com este objetivo, a franqueadora possui diversos instrumentos e, um dos mais utilizados e eficientes para esta tarefa é a utilização de programas de treinamentos específicos para a rede. Pois, eles contribuem de maneira significativa para a manutenção dos padrões da rede.

Outra vantagem dos treinamentos está na maior segurança que tanto a franqueadora, como o franqueado tem de que as operações estão ocorrendo como deveriam e que todos estão fazendo o que é mais indicado o tempo todo, gerando conversões de vendas aliadas a boa experiência de compra do cliente, mesmo quando há um aumento significativo no fluxo das lojas.

Porém, como mostrado no texto, a implementação deste recurso está cercado de desafios, como a quantidade de integrantes que precisam ser capacitados, sua dispersão geográfica, os diferentes tipos de treinamento, qualidade do conteúdo, atualização constante das informações, compartilhamento dos materiais, entre outros.

Nesse cenário, a tecnologia é a sua principal aliada na preparação e no suporte aos franqueados, pessoal da loja e de todas as áreas da sua rede de franquias.

Ter a disposição uma avançada plataforma, criada por quem entende de franchising, em um mercado cada vez mais competitivo, se torna um excelente diferencial para a sua marca.

Um ambiente exclusivo para os treinamentos online (EAD), com a identidade visual e conteúdo próprio da marca, permite um maior alcance e motivação de todos os interessados, transmitindo todo o conhecimento necessário, de maneira mais eficiente, logins individuais e segurança.

Além disso, você ainda conta com algumas vantagens para a efetividade dos treinamentos, com o uso de diferentes dinâmicas, como as trilhas de conhecimento e gamificação, o que aumenta o engajamento dos participantes e, consequentemente, uma maior absorção das informações recebidas, se refletindo na satisfação e fidelização do seu cliente e em mais vendas nas lojas.

Agora que já vimos o que esperar dos próximos meses e a importância das ferramentas certas para os treinamentos da sua rede, entre em contato e conheça um universo de soluções para elevar o padrão da sua rede de franquias.

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Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e até a próxima!