Semana do Brasil e Dia do Cliente: Setembro chega cheio de oportunidades para a sua rede de franquias vender mais!

Nos últimos anos, o mês de setembro deixou de ser “um espaço em branco” no calendário do varejo entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, em que as empresas contavam os dias para que ele passe logo – pois era um período de baixa no comércio, e passou a ser um dos momentos mais esperados por consumidores e lojistas.

Isso deve-se à criação de duas datas sazonais: Semana do Brasil e Dia do Cliente. Apesar de ainda terem poucos anos de existência, sendo impulsionadas especialmente pela recente ascensão do e-commerce, elas têm ganhado cada vez mais popularidade.

A principal vantagem delas está no fato de que elas podem ser aproveitadas por todos os negócios, de todos os tamanhos e segmentos, para aproximar as marcas de seus clientes, fortalecer esse relacionamento, ajudar na fidelização e, claro, vender mais!

O Dia do Cliente acontece anualmente no dia 15 de setembro e foi criado pelo empresário gaúcho e especialista em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego, em 2003, para ser uma data em que os clientes pudessem ser homenageados pelas empresas, estreitando assim o laço entre as partes.

Já a Semana do Brasil (semana do dia 7 de setembro) é ainda mais nova, sendo uma iniciativa do Governo Federal, com apoio do IDV, com o objetivo de estimular o consumo durante esse mês, que tinha apenas o Dia do Cliente, como data importante para o varejo, porém, na época, ainda era pouco explorada.

Assim, pela proximidade das duas, surgiu a “Black Friday brasileira”, transformando setembro em uma oportunidade única para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Se você faz parte do setor da Moda, ainda há boas perspectivas para a chegada da coleção de primavera, que promete ser um momento de mais vendas e de regulação dos estoques, que ficaram um pouco prejudicados pelo inverno com temperaturas acima da média em todo o país.

Sua rede está preparada para aproveitar todas as oportunidades e vender mais?

Quer saber como colocar as estratégias em prática na sua rede de franquias para vender mais e conquistar os seus clientes, tendo o apoio das melhores soluções desenvolvidas por quem entende de franchising?

Então siga conosco, porque neste artigo iremos comentar mais sobre o potencial das datas comemorativas para o varejo, as expectativas e como um software com múltiplas soluções vai te ajudar em todos os desafios da franqueadora.

Acompanhe os tópicos do texto:

  • Panorama geral sobre as datas comemorativas
  • Expectativas, tendências de vendas e comportamento de compra do consumidor
  • Lançamento da coleção de Primavera nas lojas: sua rede está preparada para vender mais?
  • Para cada desafio e necessidade da franqueadora, uma solução

Boa leitura!

Panorama geral sobre as datas comemorativas

Setembro se tornou um mês estratégico para o varejo brasileiro nos últimos anos. Isso porque ele se transformou em um dos períodos mais animadores para as lojas e consumidores.

O mês que era conhecido por ser pouco movimentado, passou a ser um dos que mais geram vendas. Tudo isso, graças a criação de duas datas comemorativas exclusivas do calendário nacional. São elas: Semana do Brasil (7 de setembro) e Dia do Cliente (15 de setembro).

A explicação para o seu sucesso é que elas podem ser aproveitadas por todos, independentemente do tipo de negócio, segmento de atuação, região que está operando, porte da empresa ou se vende no online ou offline.

Para saber mais sobre o potencial dessas datas, confira suas origens e principais características:

– Semana do Brasil – 7 de setembro

A Semana do Brasil, também conhecida como Black Friday Brasileira ou Black Friday Verde e Amarela, é uma data criada em 2019, pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal, para promover descontos na semana do dia 7 de setembro, feriado em que é comemorado a independência do país. Buscando assim, aquecer as atividades comerciais do varejo no país, aumentando o volume de vendas e gerando mais receita para os negócios.

Ela não tem um dia fixo para acontecer. Geralmente suas ações são realizadas entre 2 e 14 de setembro, a depender de quando cai o feriado.

Desde a sua estreia no calendário brasileiro a Semana do Brasil vem crescendo em importância. Em 2019, mais de 300 empresas participaram do evento, sendo considerado um sucesso. Em 2020, mesmo no auge da pandemia até então, a ação cresceu 25% em relação ao ano anterior, reunindo mais de 14 mil lojas e movimentando R$ 1,86 bilhão somente no e-commerce.

Apesar de não ser algo mandatório para a participação das redes de franquias no evento, é possível se cadastrar no site oficial da Semana do Brasil para ter acesso ao material oficial de divulgação do evento, receber o Selo Oficial do Manual de Identidade e ter o apoio do Governo para impulsionar a marca durante o período.

– Dia do Cliente – 15 de setembro

O Dia do Cliente foi criado em 2003, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego. Seu objetivo era homenagear os clientes e aproximá-los de suas marcas preferidas, estimulando a atração de novos consumidores e a fidelização dos antigos.

A escolha da data (15 de setembro) não foi por acaso. Ela acontece a exatos 6 meses do seu “primo” Dia do Consumidor, que é realizado em 15 de março e que veio de fora do país, assim esta é uma versão nacional do evento. Além de preencher uma lacuna no calendário do varejo brasileiro entre o Dia dos Pais (segundo domingo de agosto) e Dia das Crianças (12 de outubro). Período esse que historicamente era de baixa nas vendas do comércio.

Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista. Principalmente por ajudar as marcas a estreitar o relacionamento com os seus clientes e a vender mais em um período em que historicamente era pouco movimentado no varejo: o mês de setembro.

Outra vantagem é que, como o homenageado é o cliente, este é um dia em que as empresas podem conversar com todos, sem ter que dirigir sua comunicação a um público específico, como acontece em outras datas comemorativas, e todas as marcas de todos os segmentos podem fazer ações nela.

Os dados mostram que o Dia do Cliente tem se tornado mais popular a cada ano que passa. Por exemplo, em 2021, o faturamento dos e-commerces foi 46% maior em relação ao ano anterior, e faturou R$ 550,3 milhões somente no dia 15. No ano seguinte, segundo relatório da All In, o evento rendeu um faturamento de aproximadamente R$5,8 bilhões (considerando todo o período).

Já os dados da plataforma Nuvemshop, por exemplo, mostram que apenas as pequenas e médias empresas faturaram R$ 72,5 milhões no varejo online no Dia do Cliente do ano passado.

Agora, setembro já é um dos períodos mais relevantes para o varejo nacional.

Como apresentado, tanto a Semana do Brasil, quanto o Dia do Cliente, separadamente representam excelentes benefícios para todos no varejo. Porém, quando combinadas, se tornando a “Black Friday brasileira”, elas se tornam ainda mais poderosas, pois as marcas têm a oportunidade de realizarem ações durante quase o mês inteiro. Como neste ano, por exemplo, que elas podem ser “emendadas” indo da segunda-feira (02/09) até o domingo seguinte ao Dia do Cliente (22/09).

Ou seja, 20 dias de muitas vendas e clientes nas suas lojas! Isso se você não tiver optado por executar a campanha durante o mês inteiro, como muitas das grandes varejistas fazem.

Expectativas, tendências de vendas e comportamento de compra do consumidor

Com o passar dos anos, apoio do Governo e adesão de lojistas, tanto a Semana do Brasil, quanto o Dia do Cliente têm se popularizado e apresentado crescimento de faturamento e vendas a cada ano.

Essa tendência por si só já é um forte indicativo de que podemos esperar resultados ainda melhores neste ano. Para contribuir ainda mais com esse otimismo, temos o cenário econômico do país, que é muito favorável para as vendas, com inflação controlada e menor taxa de desemprego dos últimos anos. Todos esses fatores são incentivos para os consumidores gastarem mais e para as empresas investirem em maiores incentivos para vendas.

As duas datas comemorativas citadas, além de estarem próximas, tem uma coisa em comum: as duas giram em torno do cliente, especialmente o Dia do Cliente que foi criado justamente para que as empresas possam homenagear seus clientes de alguma forma, já que eles são parte fundamental do cotidiano de toda marca.

No entanto, esse período não deve ser visto apenas como um momento para agradecer a eles e criar promoções visando apenas aumentar as vendas. Mais do que isso, esta é uma excelente oportunidade para fidelizar e reter seus clientes.

O cliente deve estar no centro das suas estratégias

A melhor maneira de fazer isso é colocando ele no centro das suas estratégias e investindo em sua experiência em todos os pontos de contato que ele tiver com a sua marca, seja na loja física ou online.

Porém, sabemos que esta pode não ser uma tarefa simples, especialmente em segmentos dinâmicos como a Moda, afinal de contas, é um processo que envolve toda a jornada de compra do cliente, que está cada vez mais ampla. 

Por isso, entender o comportamento dos consumidores da sua marca é essencial, porque são muitos os fatores que podem influenciá-los durante as compras. Para chegar até eles, é essencial ter uma base de dados robusta para melhor compreender o seu cliente, os seus hábitos, desejos, necessidades etc.

Esta tarefa torna-se mais fácil, quando ele é mais fiel a você, não só porque ele produz mais dados, como também porque ele aceita e vê valor em ceder suas informações, com a sua marca. Essa propensão é conquistada através das boas experiências de compra.

Viu como uma coisa está diretamente ligada a outra?

Então, para encantar o seu cliente e fidelizá-lo, é importante dar atenção às tendências e comportamentos de compra do consumidor. Pensando nisso, separamos alguns insights que têm guiado as vendas durante todo o ano e que seguem sendo muito relevantes para os clientes:

– O que os consumidores compram

A pesquisa da All In com a Social Miner mostra que durante esse período, os brasileiros estão atrás de itens de necessidade com preços melhores (71%); itens de desejo, com bons preços (67%) e presentes para parentes ou amigos (20%).

– Experiências individualizadas

Como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito. Os consumidores têm dado preferência para as marcas que oferecem experiências personalizadas e individualizadas, como descontos ou brindes exclusivos.

– Uso do Mobile na jornada de compra

Segundo o relatório da All iN, o mobile é o dispositivo mais utilizado para vendas online. No Dia do Cliente de 2022, 62% dos clientes compraram via mobile no Dia do Cliente. Se considerarmos a categoria de moda e acessórios, essa porcentagem sobe para 70,5%!

Em conjunto com o Google, a Kantar ouviu mais de 21 mil pessoas em seis países da América Latina (incluindo o Brasil), abrangendo diversas categorias de produtos. Nela, o comportamento do consumidor latino-americano, em especial Millennials e pela Geração Z, é marcado pelo frequente uso de smartphones na decisão de compra.

De acordo com o levantamento do Google e Kantar, sobre o comportamento do consumidor latino-americano, os brasileiros se destacam em relação às aquisições online via mobile, com esse meio correspondendo a 71% do total das vendas.

Além disso, a Visa constatou que 24% dos consumidores brasileiros usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real, e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos.

Ou seja, praticamente dois terços dos brasileiros usam seus smartphones para adquirir produtos e não ter um site que seja responsivo, aplicativo ou estar vendendo por meio de redes sociais certamente vai te deixar atrás da concorrência.

Por falar nisso, outro insight interessante sobre o mobile é a preferência dos consumidores pelo atendimento via WhatsApp, onde 85% dos respondentes optaram pelo aplicativo para entrar em contato com as marcas.

– Lojas Físicas

Apesar de o mobile ser “a bola da vez”, as lojas físicas seguem sendo extremamente impactantes para a boa experiência e fidelização dos clientes, afinal de contas, muitos ainda valorizam o contato humano e as possibilidades sensoriais que o presencial oferece, como poder tocar, ver e experimentar o produto – que foram os motivos mais mencionados no relatório “Tendências do Varejo 2024” da Opinion Box.

– Omnichannel

Oferecer também mais comodidade, praticidade e alternativas de compra para o seu cliente, por meio das estratégias omnichannel, como a de comprar por um canal e receber por outro ou poder efetuar a troca por outro canal que não seja o mesmo pelo qual efetuou a compra segue como uma prioridade.

Para isso, é necessário ter informações seguras sobre os estoques de cada uma de suas lojas e o processo de vendas para reposição automática.

– Cadastros

O estudo da All In também traz que muitos dos consumidores se inscrevem nos e-commerces varejistas para terem acesso e não perder nenhuma promoção ou novidade. Sendo que a maior parte dos cadastros acontecem na semana que antecede a data comemorativa.

Assim, estimular o cadastro de leads pode ser uma ótima “porta de entrada” para os clientes conhecerem mais sobre a marca e para desenvolver relacionamento a longo prazo.

– Programas de fidelidade

Se o seu objetivo é fidelizar o seu cliente, nada mais justo do que criar incentivos para ele seguir comprando com você e não tenha vontade de comprar com um concorrente.

Tanto que, também segundo a All In, 4 a cada 10 brasileiros querem usar seus programas de fidelidade nas compras da Semana do Brasil.

Lançamento da coleção de Primavera nas lojas: sua rede está preparada para vender mais?

Além da Semana do Brasil e do Dia do Cliente, as marcas da Moda também estão focadas no lançamento das coleções de primavera!

O outono e inverno de 2024 foram bastante desafiadores para o setor de moda brasileiro. O momento que é conhecido pelo clima frio, teve temperaturas acima da média em todo o país, com poucos e curtos dias de frio no período, o que, inegavelmente, atrapalhou a procura e as vendas de peças mais quentes, de tecidos mais grossos, e calçados e acessórios para o frio.

Mesmo assim, o IEMI projetou que o setor deve movimentar um volume de 2,1 bilhões de peças das coleções de outono-inverno, chegando a um faturamento de R$ 99,6 bilhões. Valor este que é 5,5% maior do que o alcançado em 2023.

É em meio a esta “montanha-russa” no clima que chega a primavera, trazendo novas oportunidades para as marcas da Moda. Esse cenário de incertezas climáticas, exige ainda mais atenção nas lojas, e, principalmente das franqueadoras na preparação de suas operações para aproveitar o momento, conseguir atender às diferentes demandas dos clientes e vender mais. Leia mais aqui.

Assim, flexibilidade torna-se a chave para o sucesso das vendas. Isso porque, em algumas semanas os consumidores vão procurar por roupas de inverno, em outras, peças mais leves.

A pesquisa da Opinion Box, divulgada no final do ano passado, mostra que a experiência é outro muito relevante para os clientes da moda. De acordo com ela, 69% dos consumidores já deixaram de comprar de uma marca de roupas, sapatos e acessórios por terem recebido um atendimento ruim.

Portanto, ao lançar a coleção de primavera na sua rede de moda, nunca é demais reforçar que é preciso investir em:

1. Gestão de estoque

Aqui é preciso atenção redobrada às necessidades da sua marca. As lojas precisam estar com seus estoques preparados e mix de produtos adequados para lidar com as demandas dos clientes, que, como mostramos, pela instabilidade do clima, por exemplo, podem variar bastante.

Prever como estará o tempo está cada vez mais difícil, inclusive para os especialistas. Então, manter uma gestão de estoque centralizada para o abastecimento das lojas, bem como a gestão de produtos e pedidos de compra da rede, para superar os desafios do processo de vendas da marca, nos seus diferentes canais, pode melhor atender as suas estratégias e ao comportamento de compra do seu cliente. Leia mais aqui.

2. Treinamento das equipes de loja

Comprar em lojas físicas é buscar também uma interação humana durante a experiência de compra. Por isso, investir no treinamento do pessoal da loja é indispensável, não só para vender mais, como também para ajudar na fidelização do cliente.

Com a chegada de coleção nova na loja, dois tipos de treinamento em particular são ainda mais relevantes: o treinamento de produto e o de atendimento.

Mais do que apenas treinar, é essencial garantir que o conteúdo foi recebido, assimilado e está sendo aplicado nos padrões estabelecidos para a rede. Assim, ações complementares, como avaliar, premiar e reforçar a comunicação são necessárias. Complemente a leitura aqui.

3. Projeto de VM nas lojas

E é claro, mudanças de coleções exigem mudanças nas vitrines. Mas não é só isso, todo o ambiente da loja pode sofrer alterações, a ponto de que o cliente entre e perceba um espaço diferente do que aquele que ele já viu e isso proporciona novas experiências.

Então, os projetos de Visual Merchandising  da sua rede servem para seguir este novo momento, destacando os novos produtos, sem deixar de lado os que ficaram das coleções passadas, pois eles ainda podem ter procura.

Ou seja, o projeto de VM torna-se um facilitador para o cross-selling, possibilitando vendas extras ou mesmo compras por impulso. E tudo isso deve estar em conformidade com os padrões estabelecidos pela franqueadora, portanto, há a necessidade de acompanhamento contínuo.

Para cada desafio e necessidade da franqueadora, uma solução

Agora que já sabemos que os períodos mais estratégicos de setembro para o varejo estão aí, e o que esperar, que tal descobrir como um universo de soluções criado por quem entende de franchising pode te ajudar a vender mais, ter melhores resultados e se diferenciar da concorrência durante o ano todo?

Datas comemorativas costumam gerar um grande volume de vendas, e é importante estar preparado para atender a esta demanda. Para aproveitar ao máximo a Semana do Brasil, o Dia do Cliente e o lançamento da coleção de primavera, contar com um software com múltiplas soluções para o franchising é um grande diferencial para a sua marca.

Para os desafios da franqueadora, um uma avançada plataforma para o sistema de franquias tem inúmeras vantagens na hora de gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, com benefícios para todas as áreas da franqueadora, como MarketingComercialOperaçõesSuprimentos, entre outras.

Quer ver como elas funcionam na prática?

Vamos pegar como exemplo as ações que recomendamos no tópico anterior, que são muito relevantes em uma rede de franquias, independente do tamanho ou segmento, não se limitando àquelas que atuam na Moda. Acompanhe:

I. Para a gestão de produtos 

Um software com soluções próprias para o franchising na gestão de vendas/produtos te auxilia a manter o abastecimento das unidades da rede e demais canais sob o seu controle, com política comercial e regras de negócios da marca, com sugestões de pedidos e reposição automática, relatórios com informações sobre produtos, vendas dos canais ou fornecedores, garantindo assim o produto na mão do cliente e, consequentemente, uma experiência de compra positiva.

II. Para treinamentos na rede

Que os treinamentos são um dos pilares do franchising você já sabe. Porém, como treinar as suas equipes, sendo que, pouco tempo antes da primavera, elas estavam focadas nas vendas da Semana do Brasil e do Dia do Cliente?

A maneira mais eficaz é com o apoio das ferramentas certas para gestão de redes de franquias que, entre os módulos disponíveis, está o treinamento EAD de todos os participantes da rede, com conteúdo próprio da marca, avaliação e atualização de forma contínua para motivar e estimular os participantes.

III. Para a aplicação dos projetos de Visual Merchandising nas lojas

Aqui, os checklists e auditorias de VM, em complemento à consultoria de campo, são indispensáveis para garantir os padrões operacionais das lojas, independentemente do seu tamanho ou localidade, para que o cliente tenha a mesma experiência e possa encontrar o que ele procura, em qualquer unidade que ele vá.

Com o apoio das melhores soluções, estas tarefas podem ser executadas online, pelos próprios responsáveis pelas lojas, o que aumenta a eficiência desse processo, gerando economia de tempo e de dinheiro para a franqueadora.

Viu como o nosso universo de soluções se encaixa perfeitamente às suas necessidades?

Como mostrado no presente artigo, foi-se o tempo em que setembro era um mês “parado” para o varejo. Atualmente, com a criação e adesão do Dia do Cliente e da Semana do Brasil pelas empresas e consumidores brasileiros, bem como pela posição estratégica do mês para todos os lojistas, a história mudou. 

Por tudo isso, o mês tornou-se sinônimo de mais vendas, mais faturamento, mais clientes, porém também de mais desafios, mais experiências, mais oportunidades de fidelização e maior participação dos clientes nas estratégias das empresas, com eles estando no centro delas.

Devido a todos os desafios vistos no texto, apostar na tecnologia e em ferramentas próprias para o franchising é uma grande vantagem para as principais áreas e pontos de contato da franqueadora, oferecendo todo o apoio em seus diferentes momentos e necessidades.

Assim, para atender aos desafios da gestão de uma rede de franquias, independente do tamanho da rede ou da quantidade de usuários, os benefícios do uso de um software próprio para o franchising, com múltiplas soluções que atenda todas as especificidades do modelo de negócio traz inúmeras vantagens para a gestão da franqueadora e é um diferencial competitivo para destacar a sua marca frente a concorrência, conquistando e fidelizando o seu cliente.

Além do mais, com uma parceria com toda a experiência e credibilidade de quem está atuando há tanto tempo ao lado de grandes marcas do franchising, auxiliando-as em suas trajetórias de crescimento, expansão e sucesso contínuo.

Quer ter melhores resultados na sua rede de franquias?

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Até a próxima!