O franchising retomou os bons resultados e voltou a crescer significativamente nos últimos trimestres. Como mostra a Pesquisa de Desempenho do segundo trimestre de 2023 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve crescimento de 12,9% no período e faturamento de R$ 105.107 – o maior valor registrado nos estudos recentes.
Todos os segmentos analisados estão apresentando números positivos, porém, os grandes destaques são os segmentos de Hotelaria e Turismo (+18,5%), Alimentação Food Service (+16,9%) e Moda (+16,8%).
No caso da moda especificamente, os fatores mais citados pelas marcas para esta melhora foram:
– Retomada pós pandemia (20%);
– Engajamento nas lojas físicas (20%);
– Investimento em tecnologia/ marketing (11%);
– Maturação da rede e franqueados (11%).
Além desses fatores apontados pela ABF, percebemos que alguns outros acertos das grandes franqueadoras da moda também beneficiaram este segmento, ajudando a melhorar as vendas, atrair mais clientes, manter a relevância das lojas físicas e fornecer uma experiência de compra mais agradável. Lei mais aqui.
Continue conosco. A seguir, listamos três destes acertos e suas contribuições:
1- Nicho bem definido
Entender o comportamento de compra do cliente tem sido muito importante para o sucesso do franchising. Afinal de contas, ao analisar seus hábitos, a franqueadora consegue obter dados e insights para definir estratégias mais eficientes.
Apesar de dentro do setor de moda existirem várias possibilidades de nichos, como infantil, para mulheres, para homens, esportivo, plus size e para determinada classe social (A, B, C, D, E), e eles apresentarem algumas características compartilhadas, cada um deles possui suas próprias particularidades.
Por este motivo, a busca pelo entendimento do funcionamento do comportamento do consumidor tem levado as redes de franquias de moda a investir cada vez mais em pesquisas e no marketing segmentado para atender às expectativas dos seus públicos-alvo.
Este foi um dos grandes acertos das marcas em 2023, pois, ao focar em um público mais específico, conhecendo suas motivações, desejos e expectativas, pode-se melhor entender suas necessidades e direcionar os seus esforços para oferecer um tratamento individualizado – algo muito valorizado pelos clientes, e promover a melhor experiência de compra.
Segundo um estudo da Deloitte, empresa de consultoria e auditoria, constatou-se que 84% dos consumidores consideram a experiência proporcionada pela marca um fator determinante na decisão de compra.
Entre as principais tendências para promover melhor experiência para um nicho, podemos destacar:
a) Omnichannel
A integração entre lojas físicas e ambiente online é apontada por muitos relatórios recentes como um fator decisivo para o crescimento das vendas no varejo de moda.
O omnichannel é uma estratégia muito valorizada, principalmente porque com uma variedade de canais que estão integrados, o cliente pode escolher como deseja ter contato com a marca em qualquer uma das etapas da sua jornada de compras, inclusive para o suporte ao cliente. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box e a Dito, 84% dos entrevistados gostam que lojas físicas e online estejam integradas.
Confira mais neste artigo: Como utilizar o impulso de compra do cliente na loja da sua rede de franquias
b) Proximidade com o cliente
A comunicação também está sendo cada vez mais valorizada pelos clientes. Mais exigentes, eles estão buscando relacionamentos mais duradouros e serem tratados de maneira individualizada, aceitando inclusive fornecer seus dados em troca de melhores experiências, como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito.
Gostaríamos de ressaltar a relevância de se atentar às normas estabelecidas pela LGPD para esse processo. Saiba mais sobre o tema com o nosso E-book: Varejo Físico + LGPD
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c) Lojas físicas
Outro fator que não podemos deixar de falar é da relevância das lojas físicas, que, por exemplo, nesta Black Friday, 22,2% dos respondentes consideram elas como os canais mais relevantes. Assim, investir na experiência do cliente dentro da loja também é um meio para se destacar da concorrência, principalmente quando falamos de produtos que muitas pessoas gostam de poder tocar e experimentar, como são as roupas e acessórios.
Portanto, o visual merchandising desempenha um papel crucial na criação de uma experiência única. Não só por atrair a atenção dos clientes através da vitrine, mas também por meio da disposição estratégica dos produtos, iluminação adequada, decoração atraente e música ambiente conforme os padrões da rede.
Recomendamos para você: Como manter o controle dos padrões e dos processos
d) Atendimento personalizado
Além disso, é importante oferecer também um atendimento personalizado e de alto nível. A equipe da loja deve estar preparada para auxiliar o cliente, oferecer informações sobre os produtos e criar uma experiência positiva. Por isso, a franqueadora deve investir no treinamento contínuo de suas equipes para garantir que todos estejam alinhados com os valores da marca e preparados para proporcionar um atendimento excepcional aos clientes.
Veja mais em: Treinamento no franchising: o melhor investimento para sua rede de franquias
2- Crescimento x Expansão da rede
Informações recentes divulgadas pela ABF, apontam que o franchising segue em pleno crescimento. Neste ano o saldo de novas operações já é de 4,9% e as projeções da entidade é que tenhamos +10% de operações e +4% de redes em 2023 – quando comparado com 2022.
O suporte operacional tem um papel fundamental para o sucesso do sistema de franquias
O suporte operacional é um serviço indispensável para a franqueadora conseguir gerenciar todas as suas unidades, fornecendo todo o apoio às operações da rede, compartilhando com os franqueados todo o seu know-how e os ajudando nas questões críticas para alcançar a padronização e a performance desejadas.
Ele é muito relevante não só para o dia a dia da franqueadora e seus franqueados, como também para atrair novos franqueados. Para os quatro perfis evidenciados pela ABF o suporte e treinamento é um dos principais fatores para a escolha pelo sistema de franquias, com média de 9,13 – em uma escala que vai até 10, e a possibilidade de expansão com mais unidades da mesma franquia vem logo em seguida com média 8,87.
Ou seja, é esperado que, desde os primeiros passos do franqueado com a abertura de sua unidade, até questões recorrentes, como treinamentos, realização de pedidos, negociações com fornecedores, apoio logístico, comercial e marketing, adoção de novas tecnologias, expansão da rede, entre outros, a franqueadora esteja presente nas operações do franqueado suprindo as suas necessidades e o ajudando a alcançar o sucesso.
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Para todos os momentos de uma rede de franquias, o uso de uma plataforma própria da marca é importante. Pois, com ela, é possível contar com um universo de soluções para as diversas áreas da franqueadora, como Marketing, Expansão, Consultoria de Campo ou Treinamentos, por exemplo, para acompanhar de perto as operações de cada franqueado, visualizando informações individuais sobre o desempenho de cada um deles, além de fortalecer seu relacionamento e confiança com a marca.
Leia também: Programa de Excelência para o reconhecimento da sua marca no franchising
3- Adoção de novas tecnologias para gestão
Uma pesquisa realizada pela Cortex revelou que o varejo é o setor que mais investe em tecnologia no país, especialmente as marcas que atuam nos segmentos de moda, alimentação e farmácia. Não é para menos, visto que estes são setores que possuem alta demanda dos consumidores e as ferramentas tecnológicas têm grande potencial para facilitar tanto para as empresas quanto para os clientes.
Você já pensou em como as tecnologias para o franchising transformam a gestão das franquias de moda?
Com as ferramentas certas, a franqueadora pode ter as melhores soluções para sua rede, como:
I. Sistema para gestão de redes de franquias;
II. Módulos para as diversas áreas da franqueadora;
III. Soluções para os diferentes momentos e necessidades da rede;
IV. Tudo centralizado em uma avançada plataforma própria da marca;
V. Permissões por perfil, interesses e hierarquia com acesso para todos.
As grandes marcas acertam em apostar nestas ferramentas, pois entre as soluções que têm a sua disposição, estão:
– Gestão de Fornecedores e Pedidos;
– Cadastro de Produtos;
– Portal de Comunicação;
– Checklists estruturados, de VM e Auditorias;
– Treinamentos – EAD;
– Central de Atendimento ao Franqueado – CAF.
Veja mais neste post: As vantagens de um sistema para a gestão de redes de franquias
Transforme sua marca em um ícone da Moda!
Após um período com grandes desafios causado pela pandemia de Covid-19, o varejo de moda voltou a crescer e foi um dos grandes destaques de 2023 no Brasil. Ao longo deste texto, abordamos algumas das estratégias adotadas por franqueadoras que atuam neste segmento e foram grandes acertos por parte delas, gerando resultados muito positivos para o setor.
Foram ações como estas que fizeram estas marcas colocarem seus clientes e equipes no centro de suas estratégias e serem tão bem sucedidas durante todo o ano, criando expectativas ainda maiores para 2024!
Para a franqueadora o mais importante é manter as operações funcionando corretamente e ter a satisfação de seus clientes e equipes.
Por isso, investir nas ferramentas certas traz muitos benefícios para a sua rede de franquias. Com uma avançada plataforma desenvolvida exclusivamente para o franchising, você pode contar com um universo de soluções para seus diversos momentos e necessidades. Como por exemplo:
– Distribuir conteúdo para toda a rede;
– Comunicar as estratégias;
– Treinar as equipes;
– Aplicar os padrões de VM;
– Realizar checklists e auditorias;
– Customizar material para atender as demandas dos franqueados;
– Acompanhar o desempenho da rede;
– Abastecer as lojas com os lançamentos.
Faça como as grandes marcas da moda e venha para nosso universo criado especialmente para atender às exigências do franchising e para ajudar as franqueadoras a superarem todos os desafios de suas rotinas operacionais.
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Até a próxima!