Toda franqueadora almeja o sucesso de seus franqueados. Para cumprir esse objetivo, é importante desenvolver um suporte operacional eficiente, que garanta auxílio às demandas da rede, como marketing, vendas e treinamento, por exemplo.
As ferramentas de apoio ao franqueado são uma parte essencial do franchising. Afinal, quando alguém adere a esse modelo de negócio, está buscando justamente o know-how e a estrutura que uma franqueadora é capaz de proporcionar. Assim, torna-se possível operar e manter-se no mercado com maior segurança e apoio necessário no dia a dia do negócio.
Porém, implementar um sistema replicável e lucrativo de franquias impõe desafios. Por isso, deve-se alinhar as expectativas e as responsabilidades dos envolvidos nesse processo. Em termos práticos, estamos falando de melhorar a comunicação, o treinamento e o atendimento aos padrões estabelecidos. Continue conosco e acompanhe em detalhes.
A importância do suporte ao franqueado
O franqueado que vive o dia a dia da loja costuma ter um foco bem específico: as vendas. Boa parte das tomadas de decisão está relacionada a estratégias para elevar o faturamento da sua unidade.
No entanto, quando nos referimos a uma franquia, existem outros elementos que também devem ser considerados. A padronização, por exemplo, é um deles. Do layout das prateleiras à maneira como a equipe atende o cliente na loja, é preciso respeitar as diretrizes da marca. Isso assegura que o consumidor tenha a mesma experiência de compra – ou experiências muito similares – em qualquer unidade da rede.
Os franqueados sabem dessa questão, mas nem sempre conseguem atingir os padrões estabelecidos pela marca por conta própria. É aí que entra a importância do suporte operacional da franqueadora.
Quando a franqueadora oferece um apoio contínuo nas atividades operacionais, os franqueados podem se dedicar melhor às vendas. Dessa forma, atingem mais facilmente as metas de desempenho de suas lojas – sem fugir dos padrões estabelecidos para a rede.
Além disso, as ferramentas de suporte auxiliam na gestão da franquia como um todo. Do ponto de vista financeiro, o sucesso de cada unidade, individualmente, contribui para valorizar a marca em geral, levando à expansão das operações da rede.
Como oferecer suporte operacional aos franqueados
Para implementar um sistema de franquia, a franqueadora fornece aos franqueados informações referentes ao tipo de suporte que a marca oferece. Mais que uma boa prática, essa é uma obrigação que consta na nova Lei de Franquia (Lei Nº 13.966/2019).
No entanto, o texto oficial não estabelece que tipo de apoio é esse. Portanto, cada rede acaba desenvolvendo seus próprios protocolos.
Seja como for, existem serviços de suporte considerados primordiais para a franqueadora oferecer ao franqueado, independentemente do porte ou do segmento de atuação. Abaixo, listamos quatro deles:
1. Treinamento e capacitação do franqueado
Esse é um dos pilares do franchising, pois constitui a transferência de know-how da franqueadora a seus franqueados. Quando bem conduzido, o treinamento garante que a equipe da loja reproduzirá os padrões estabelecidos nos produtos e serviços oferecidos pela rede.
Dito de outra forma, franqueado capacitado transmite mais confiança à franqueadora, já que tem consciência de quais são suas atribuições. Pode-se dizer que a loja vai operar “por conta própria”, sem necessidade de intervenções e ajustes frequentes.
Cabe mencionar que o conteúdo da capacitação deve ser acessível a todos os envolvidos nos processos – de preferência com agilidade e sem deixar margem para dúvidas. Aqui no blog, temos um artigo falando especificamente dessa etapa. Confira no link a seguir:
Veja mais: Treinamento em redes de franquias – comece hoje mesmo
2. Consultoria de campo e Auditorias
Entre os serviços mais importantes que a franqueadora oferece para toda rede, com o objetivo de acompanhar as atividades e processos executados na franquia, está a Consultoria de campo. O consultor de campo é responsável pelo apoio ao franqueado, sendo o principal elo entre a franqueadora e o franqueado.
Em complemento à Consultoria de campo, há ainda as Auditorias. Essas atividades são um acompanhamento dos processos executados na loja, para aferir a aplicação prática do manual de operações. Não que se trate de uma abordagem punitiva, mas de grande importância para manter os padrões estabelecidos pela marca. Por isso, um complementa o outro e muitas vezes até se confundem.
Acompanhe mais aqui: Auditorias e checklists em lojas de redes de franquia
3. Comunicação entre franqueadora e franqueado
A padronização das operações é essencial, como um conjunto de exigências para todas as unidades da rede. Para isso, busca-se realizar um trabalho colaborativo. Até porque o pessoal de loja, que atua na ponta final da operação, às vezes percebe oportunidades de mudanças e de melhorias capazes de agregar valor à toda a rede.
Nesse cenário, é recomendável utilizar canais de comunicação interna própria da rede. Desse modo, todas as atualizações de processos, comunicados e informações importantes podem ser compartilhadas com rapidez e eficiência.
Nós também já publicamos um conteúdo que falada relevância da comunicação no franchising. Acesse abaixo:
Veja mais: Por que melhorar a comunicação com os franqueados?
4. Marketing
Por fim, cabe destacar a publicidade e as ações promocionais, peças-chave para a divulgação de uma marca. Em geral, os sistemas de franquia contam com um fundo de marketing comum para toda a rede. Essa verba existe para gerar fundos para execução de campanhas da marca, em prol da marca.
Contudo, vivemos num país de dimensões continentais e cheio de contrastes. As estratégias elaboradas para uma cidade no interior do Rio Grande do Sul podem não funcionar tão bem na Bahia, e vice-versa. Sendo assim, é legítimo unificar a comunicação em todas as áreas de atuação da rede, com as particularidades culturais levadas em consideração.
Novamente, o suporte operacional desponta como a solução para mais esse desafio. A franqueadora deve estabelecer critérios básicos para manter a “personalidade” da marca, mas com a possibilidade de adaptações a depender do contexto. Com isso, o franqueado pode atingir o público-alvo com mais precisão, sem infringir as regras dos manuais, mas com o apoio e orientação da franqueadora.
Para este processo, a franqueadora pode oferecer as ferramentas certas para que os materiais possam ser facilmente customizados e distribuídos com maior agilidade e em plena conformidade com os padrões da marca. Confira em nosso blog como fazer:
Acesse aqui: Comunicação e distribuição de conteúdo em uma rede de franquias
Tecnologia para melhorar o suporte no franchising
Como vimos até aqui, o suporte operacional é um serviço indispensável para dar apoio à gestão no dia a dia da franquia. Deve-se repassar aos franqueados tudo que precisa ser feito – e, principalmente, como precisa ser feito – para se alcançar a performance desejada e o sucesso da rede. Visto que a própria franqueadora passou por essas etapas quando validou seu modelo de negócio, é natural que ela disponibilize informações para as demais unidades prosperarem.
Os principais instrumentos de apoio aos franqueados tratados aqui são: treinamento e capacitação do franqueado, bem como as consultorias de campo e auditorias, além da comunicação e marketing da rede.
Até aqui, detalhamos como o uso das ferramentas certas para o franchising, como uma plataforma online de gestão é muito útil e eficaz. Melhor ainda quando estas soluções são desenvolvidas de acordo com as demandas específicas do sistema de franquias.
Aqui na UV Franchising, desenvolvemos soluções para você gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede.
E essas são apenas algumas das possibilidades para transformar a gestão da sua rede de franquias. Quer saber mais? Então entre em contato e conheça nosso universo de soluções para o franchising.
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