Tendências que dominaram a NRF 2025 e que moldam o futuro do varejo

Reconhecida como a maior feira mundial dedicada ao varejo, a NRF Retail’s Big Show é o evento mais esperado do setor, reunindo empresas, startups e líderes globais que são referência no mercado.

Organizada pela National Retail Federation (NRF) – a maior associação comercial do mundo, fundada em 1911, a feira é um ponto de encontro para profissionais que desejam compartilhar experiências, identificar tendências e explorar soluções inovadoras que ajudam a moldar o futuro do varejo.

Para quem não costuma acompanhá-la, a NRF Retail’s Big Show reúne todos os anos centenas de empresas expositoras e milhares de participantes ao longo de uma programação variada, que inclui palestras, demonstrações práticas e até mesmo visitas guiadas às lojas de Nova York.

Tudo isso com o objetivo de incentivar a colaboração entre empresas, promover o networking e apresentar tecnologias que ajudam a transformar a forma como o varejo opera.

A NRF é um ponto de encontro para varejistas que buscam entender as transformações do setor e se preparar para o futuro.

No ano passado, por exemplo, durante o evento, realizado em janeiro, muito se foi falado sobre dois temas relevantes e que trouxeram reflexões importantes para inovar no varejo. Foram eles:

– Cliente no centro das decisões: Entender as necessidades dos consumidores é a chave para melhorar a experiência de compra e garantir a fidelização.

– Storytelling como ferramenta de vendas: Mais do que vender produtos, as marcas que apostam em histórias autênticas conseguem criar conexões emocionais e transmitir valores, agregando ainda mais significado à experiência de consumo.

Pontos esses que, como bem sabemos, foram essenciais para as mais diversas empresas em 2024.

Com o tema “Game Changer” (Virada de Jogo), a edição de 2025, aconteceu nesta semana, entre os dias 12 e 14 de janeiro, e reforçou a importância de acompanhar os avanços tecnológicos que estão impactando não apenas o varejo, mas também a sociedade como um todo. 

A programação do evento foi bastante movimentada e variada, incluindo mais de 175 sessões que abordaram temas como inteligência artificial, automação, experiência do cliente, sustentabilidade e novos modelos de negócios. E como de praxe, debateu as principais tendências e os próximos passos para o futuro do varejo.

Mais do que nunca, estar atento às discussões e inovações apresentadas durante o evento é essencial para empresas de todos os tamanhos que desejam se manter competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico.

Para se manter atualizado e aproveitar as melhores oportunidades, acompanhar a NRF 2025 é fundamental. Confira nesse artigo os principais destaques do evento e como sua rede de franquias pode aproveitar essas inovações para se posicionar estrategicamente no mercado.

Confira o que você irá acompanhar no texto:

  • Tendências que dominaram a NRF 2024
  • 10 Destaques da NRF 2025
  • Como sua rede de franquias pode se aproveitar das principais tendências do varejo

Boa leitura!

Tendências que dominaram a NRF 2024

Antes de olharmos para o futuro, vale a pena relembrar o que foi apresentado na NRF 2024, a maior feira de varejo mundial do ano passado, e analisar como as tendências destacadas naquele evento continuam impactando o setor. 

O que era esperado no ano passado? O que virou realidade? O que segue sendo uma tendência? E o que ainda não avançou como previsto?

Na edição de 2024, um dos temas centrais nas palestras do evento foi o crescente interesse pela adoção da Inteligência Artificial (IA) no varejo. A agitação em torno dessa tecnologia refletiu a busca do setor por soluções que enfrentassem os desafios econômicos globais e acompanhassem a evolução tecnológica para atender as exigências do mercado.

Além da IA, também tiveram outras tendências que dominaram o evento e continuam moldando o futuro do varejo:

– Inteligência Artificial e Personalização: A IA tem revolucionado a forma como os varejistas interagem com seus clientes e gerenciam suas operações. Além de proporcionar experiências de compra “super personalizadas”, a IA vem sendo amplamente utilizada para otimizar a gestão de estoques, prever demandas e melhorar a eficiência operacional.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: O consumidor de hoje está cada vez mais exigente em relação às marcas. Mais do que a qualidade do produto, ele quer marcas que se preocupem com a sociedade e com o meio ambiente e que compartilhem dos mesmos valores que o seu.

Omnicanalidade e Experiências Integradas: A integração entre os mundos físico e digital se consolidou como uma prioridade para o varejo. O conceito de “omnichannel” chegou para ficar, oferecendo aos consumidores a possibilidade de transitar entre os diversos canais de uma marca (online e offline) de forma contínua e sem atrito, entregando uma experiência de compra completa e integrada.

– Live Commerce e Social Commerce: O crescimento das vendas ao vivo e das plataformas sociais como ferramentas de interação e consumo foi outro destaque. Essas abordagens combinam o entretenimento e as compras, criando experiências interativas que atraem consumidores de diferentes segmentos e, principalmente os mais jovens.

Outro ponto marcante nos debates foi a ênfase nas incertezas globais que afetavam tanto o mercado quanto os hábitos de consumo.

Entre os desafios enfrentados pelas empresas destacaram-se:

– A necessidade de acompanhar um novo comportamento do consumidor, acelerado pela digitalização;

– A concorrência crescente do e-commerce, que exige uma adaptação rápida para não perder relevância;

– E os impactos de crises globais, conhecidas como “permacrisis” – conceito apresentado pela Kantar na NRF 2024.

Essas “permacrisis” incluem os conflitos entre Rússia e Ucrânia, tensões no Oriente Médio, e as disputas comerciais e políticas entre grandes potências, como Estados Unidos, China e Rússia, que continuam até hoje.

Esses fatores, somados às tendências tecnológicas e comportamentais, mostraram como o setor precisou se manter resiliente para enfrentar os desafios do mercado em 2024.

10 Destaques da NRF 2025

Agora que já relembramos o que foi apresentado da NRF de 2024, vamos mostrar o que foi tendência na NRF 2025.

Este ano o evento contou com mais de 1.000 expositores apresentando tecnologias e inovações e palestras de gigantes do varejo, com CEOs de empresas como Walmart, Nike e Amazon. Além de espaços exclusivos como Foodservice Innovation Zone, com demonstrações de tecnologia aplicada ao setor de alimentos e o Startup Hub – um espaço dedicado às startups mais promissoras do varejo.

Alguns destaques do evento foram:

a) Presença de Lideranças Globais no palco

A NRF 2025 reuniu CEOs e líderes de marcas globais para compartilhar suas estratégias, como Doug Herrington, CEO global da Amazon Stores, Lisa Balbzicki, da Disney e Joe Preston, CEO da New Balance.

b) Moda, Beleza e Luxo em evidência

O setor de moda, beleza e luxo também esteve em grande evidência na feira deste ano, com palestras de Joshua Schulman, CEO da Burberry, que compartilhou insights sobre os desafios das marcas de luxo no cenário atual, especialmente em meio a crises econômicas que diminuem o poder compra de cidadãos de diversos países.

Tommy Hilfiger apresentou estratégias de longevidade de sua marca icônica, enquanto Artemis Patrick, CEO da Sephora, destacou como a experiência do cliente é a base para construir comunidades de “fãs da marca”.

c) Innovators Showcase

Uma novidade foi o Innovators Showcase que substituiu o “Innovation Lab”.  O espaço foi uma das atrações mais aguardadas, reunindo 50 empresas reconhecidas por sua capacidade de revolucionar o varejo. 

Esta área apresentou soluções inovadoras em logística e personalização, com foco em resolver os principais desafios do setor, como carrinhos inteligentes com IA, digitalização corporal em 3D e robôs autônomos.

Assim como no ano passado, temas como tecnologia, personalização e Inteligência Artificial dominaram as atrações, palestras, debates e demonstrações. No entanto, como uma abordagem um pouco diferente e com outros temas que também ganharam notoriedade. Entre as 25 previsões para o setor de varejo em 2025 solicitada pela equipe da NRF a especialistas no assunto, gostaríamos de destacar:

1. Inteligência Artificial Generativa como Pilar Estratégico

A inteligência artificial (IA) continua sendo um dos grandes protagonistas do varejo. Na edição de 2025, a abordagem do tema foi ainda mais integrada, permeando toda a programação do evento. 

Enquanto em 2024 o foco estava na aplicação prática da IA, este ano as discussões se concentraram em como ela molda áreas como personalização, otimização de estoques e melhoria na experiência do cliente.

Além do mais, foi debatido não apenas como a IA transforma as operações no varejo, mas também como ela pode ser um meio de aprimorar as funções humanas.

2. Personalização e experiência do Cliente

A personalização foi outro tema central na NRF 2025. Consumidores buscam conexões autênticas com marcas, e a tecnologia está sendo utilizada para entregar experiências únicas e significativas.

Por outro lado, há também um movimento de “humanização”

Lojas físicas seguem sendo relevantes e estão se reinventando, indo além de apenas pontos de venda para se tornarem espaços de vivências memoráveis em que o objetivo é criar proximidade e conexões, refletindo valores e estilos de vida dos consumidores e proporcionar aquilo que não é possível ser feito online.

3. Cenário macroeconômico e tendências globais

O cenário macroeconômico mundial também teve destaque na NRF 2025. Joyce Chang, do JP Morgan, apresentou uma análise sobre os possíveis impactos do novo governo Trump para os negócios globais. 

Outros painéis discutiram tendências intergeracionais, os efeitos das oscilações econômicas no varejo e a necessidade de as empresas buscarem estar preparadas e se adaptarem a essas mudanças.

4. Experiência do colaborador

Além do cliente, investir na experiência dos colaboradores emergiu como um ponto crucial para o sucesso das empresas. 

Com o foco no bem-estar, engajamento e capacitação de equipes, as marcas são desafiadas a criar ambientes que incentivem a produtividade e a retenção de talentos, ao mesmo tempo em que refletem os seus próprios valores e seu papel na sociedade.

5. Geração Z

Conhecida por sua conexão com autenticidade, sustentabilidade e inclusão, a Geração Z continua moldando o varejo. Esse público valoriza experiências reais e marcas que compartilham seus valores, sendo essencial apostar em uma comunicação que combine transparência, responsabilidade social e personalização para atender às suas expectativas.

6. Geração Alpha

O varejo começa a se preparar para a próxima geração de consumidores: a Geração Alpha. Com um poder de decisão crescente, crianças e pré-adolescentes dessa geração, nativos digitais, demandam abordagens inovadoras e integradas, com forte apelo tecnológico e social.

7. Fim do marketing linear

A NRF 2025 reforçou o fim do marketing linear, destacando que as marcas precisam adotar estratégias mais dinâmicas e não-lineares. 

Isso inclui ações omnichannel mais fluidas e campanhas que dialoguem diretamente com consumidores em múltiplos pontos de contato, respeitando as jornadas de compra únicas de cada indivíduo.

8. Cashless payments

Os pagamentos sem dinheiro físico, como o Pix, continuam a crescer, oferecendo rapidez, praticidade e segurança tanto para consumidores quanto para empresas.

9. A “quinta parede” no varejo

O conceito da “quinta parede” ganhou destaque como uma inovação que combina realidade aumentada, tecnologia imersiva e engajamento sensorial para criar experiências únicas. 

Seja no e-commerce ou em lojas físicas, o objetivo é envolver o consumidor de maneira ainda mais profunda e emocional.

10. Cibersegurança e privacidade dos dados

Em um cenário de integração tecnológica crescente, a cibersegurança e a privacidade de dados despontaram como prioridades de clientes, colaboradores e empresas como um todo.

Com debates e mudanças nas legislações, os varejistas precisam equilibrar sua necessidade de dados para personalizar experiências com sua responsabilidade de proteger a privacidade do consumidor, com transparência e integridade.

Portanto, a NRF 2025 reforçou que o futuro do varejo será moldado por inovação e um entendimento mais profundo das necessidades dos consumidores. Para redes de franquias, acompanhar esses avanços é essencial para garantir competitividade e se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico.

Como sua rede de franquias pode se aproveitar das principais tendências do varejo

Os insights apresentados na NRF 2025 trazem uma oportunidade única para redes de franquias que desejam inovar e se alinhar às demandas do mercado atual. 

Adaptar essas inovações ao dia a dia da sua rede pode ser a chave para conquistar novos clientes, melhorar a eficiência e se destacar diante da concorrência.

Veja como sua rede pode se aproveitar dessas tendências para alcançar melhores resultados e se destacar no mercado em 2025:

I. Tecnologia para o gerenciamento e análise de dados

A tecnologia foi um dos pilares da NRF 2025, e redes de franquias podem se beneficiar ao investir em ferramentas de gestão e análise de dados para:

– Centralização de informações: Implementar sistemas integrados permite que a franqueadora e os franqueados tomem decisões baseadas em dados, otimizando o desempenho de toda a rede.

– Automação de processos: Adotar soluções para gerenciar as operações da sua rede de franquias das diversas áreas, como marketing, comercial, suprimentos, entre outras, com software próprio para os desafios do dia a dia da rede, permite que os processos sejam executados conforme o que é estabelecido pela marca.

– Plataformas de comunicação para redes de franquias: Usar soluções de relacionamento para todo o universo da rede, contribui com a comunicação eficaz, o que eleva a satisfação entre a franqueadora e os seus franqueados.

II. Otimização da operação física das lojas

A experiência física continua sendo essencial para os consumidores, mas ela precisa ser repensada para se alinhar às expectativas dos consumidores, tendo um papel ainda mais estratégico para as marcas.

– Transformação das lojas em “showrooms” e “espaços de experiência”: Inspiradas pelas tendências de personalização apresentadas na NRF, as redes de franquias podem repensar suas lojas para oferecer experiências ainda mais imersivas.

– Integração omnichannel: Lojas físicas também podem funcionar como centros de distribuição para compras online, oferecendo conveniência com o modelo de “compra online e retirada na loja”.

– Soluções sustentáveis e práticas: A adoção de tecnologias para ajudar as tarefas operacionais pode reduzir custos e aumentar a eficiência, além de também contribuir para a experiência do cliente.

III. Experiências de compra personalizadas para o cliente

Consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam mais do que apenas adquirir produtos; eles querem experiências que reflitam seus valores.

– Criação de momentos memoráveis: Incorporar ações que valorizem o cliente, como eventos personalizados ou promoções exclusivas para clientes cadastrados em sua base de dados.

– Interatividade no ponto de venda: Oferecer espaços em que os consumidores possam experimentar, testar ou interagir com os produtos antes de comprá-los.

– Tecnologia a serviço da experiência: Introduzir cada vez mais a tecnologia nas suas lojas, como autoatendimento, vitrines digitais ou interações em tempo real, por exemplo, podem superar as expectativas do cliente na jornada de compra.

IV. Personalização e segmentação da marca para o público-alvo

A NRF 2025 reforçou que a personalização é uma prioridade para o varejo moderno, e redes de franquias podem aproveitar muito bem esse conceito para atender melhor seus consumidores.

– Campanhas regionais adaptadas: Usar dados das lojas para criar estratégias locais e segmentadas, respeitando as particularidades de cada região.

– Produtos e serviços sob medida: Permitir a customização de produtos ou serviços com base nas preferências dos consumidores, como cores.

– Foco no cliente como indivíduo: Implementar comunicações personalizadas, com mensagens específicas baseadas no histórico de compras ou preferências de cada consumidor.

Ao integrar essas práticas às operações da rede, as redes de franquias podem atender às expectativas dos consumidores e se posicionar de forma inovadora no mercado, como também podem ser usadas para melhorar a experiência e manter consistência na marca.

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Com as soluções certas, é possível transformar tendências em resultados concretos.

A NRF 2025 mostrou que a evolução do varejo está diretamente ligada à capacidade de inovação, adaptação e às tecnologias que as empresas têm à sua disposição.

As tendências apresentadas no evento reforçam que a inovação é essencial para o sucesso das redes de franquias. Desde a integração de ferramentas tecnológicas para análise de dados até a personalização da experiência do cliente, cada avanço oferece oportunidades para otimizar operações, aumentar a eficiência e gerar conexões mais significativas com o público.

É nesse contexto que entra o universo de soluções criado por quem entende de franchising e está há tanto tempo atuando ao lado de grandes marcas que operam através do sistema de franquias. 

Com as ferramentas certas que atendem todas as áreas da franqueadora para apoiar suas operações e os franqueados, ajudamos a transformar os desafios do dia a dia em resultados.

Agora imagine:

– Otimizar a gestão de vendas, realizando pedidos de compra de maneira ágil e eficiente gerando sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, reposição automática e gerenciar as solicitações de produtos que a rede necessitar para reduzir rupturas de estoque em um sistema único e próprio para o franchising;

– Aprimorar a comunicação, com uma plataforma com a identidade visual da sua marca, para garantir que franqueadora, franqueados e equipes estejam sempre alinhados com as diretrizes da rede;

– Contar com checklists estruturados para auditorias nas lojas, das operações e dos projetos visual merchandising que, em complemento à consultoria de campo, ajudam a manter os padrões da marca em todas as unidades;

Comunicar as ações de marketing, com produção de materiais customizados automaticamente e centralização dos pedidos de fornecedores homologados para reduzir o tempo de resposta para as demandas da rede, dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades;

– Treinar as equipes de loja e os franqueados de forma prática e eficiente, com conteúdos atualizados e próprios da marca com uma plataforma de e-learning para avaliação e certificação de aprendizado, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes de toda a rede;

– Monitorar e ajustar com NPS (Pesquisas Internas) a experiência do cliente em tempo real, obter feedbacks valiosos dos franqueados e mensurar a satisfação da rede, identificando o que tem sido bem visto onde estão as oportunidades de melhoria.

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Tudo isso em um ambiente intuitivo e seguro, com logins individuais para todos os participantes da sua rede, tanto do Brasil, quanto do exterior, independentemente do tamanho da sua rede ou da quantidade de usuários e unidades.

Entre em contato para explorar as possibilidades que a tecnologia pode trazer para sua rede de franquias e descubra como transformar tendências em diferenciais competitivos na gestão da franqueadora!

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Até a próxima!