O sistema de franquias tem se consolidado como um dos setores que mais crescem e impulsionam a economia brasileira. Ano passado, por exemplo, o setor registrou um crescimento expressivo de 13,5% no faturamento, alcançando a marca de R$ 273 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esses números refletem não apenas a força do modelo de negócio, mas também a maturidade das redes na busca por profissionalização e eficiência.
Com o aumento da competitividade, as franqueadoras vêm sendo cada vez mais desafiadas a manter a padronização da marca, acelerar a expansão, garantir o suporte adequado aos franqueados e, ao mesmo tempo, alcançar metas ambiciosas de desempenho. E é justamente nesse cenário que a tecnologia deixa de ser apenas um diferencial e passa a ser, também, um elemento essencial na construção de estratégias sólidas e sustentáveis.
Tanto que, um software de gestão especializado para o sistema de franquias, é considerado, um dos recursos indispensáveis para as franqueadoras. Mais do que automatizar processos, essas soluções centralizam informações, melhoram a comunicação com os franqueados, oferecem dados estratégicos para a tomada de decisões e contribuem diretamente com a performance de áreas-chave da operação.
E as marcas do franchising já perceberam isso!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Franchise Business Review, em 2023, redes de franquias dos Estados Unidos investiram, em média, US$ 2.300 mensais em software e tecnologias, representando 5,2% da receita média mensal dessas empresas. As principais áreas de investimento incluem:
– Sistemas de gestão de ponto de venda (38%);
– Marketing (32%);
– Análise de dados (28%).
Áreas essas que são fundamentais para os principais objetivos das marcas, desde a expansão da rede e otimização de processos, até entregar a melhor experiência para o seu cliente e seguir conquistando a preferência deles em todas as oportunidades de vendas do ano.
A digitalização da gestão trouxe ganhos significativos para o setor, permitindo que a franqueadora adote soluções inteligentes para otimizar a comunicação, fortalecer o controle da rede, automatizar processos operacionais e integrar diferentes áreas do negócio.
Quer saber como você pode utilizar a tecnologia para alcançar os objetivos estratégicos da sua rede de franquias? Então siga conosco!
Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia pode — e deve — ser usada como uma aliada na concretização dos objetivos estratégicos da sua rede de franquias. Vamos falar sobre os principais focos das franqueadoras, os impactos positivos do uso de soluções especializadas e, claro, como aplicar tudo isso na prática para impulsionar sua marca além da excelência.
- Cada rede trilha o seu próprio caminho: os principais objetivos estratégicos das franqueadoras
- Como um software de gestão próprio para o sistema de franquias vai contribuir com o sucesso de áreas-chave da franqueadora
- Como aplicar a tecnologia para alcançar os objetivos estratégicos da sua rede
- Tudo em um só lugar: um software completo para sua rede de franquias
Boa leitura!
Cada rede trilha o seu próprio caminho: os principais objetivos estratégicos das franqueadoras
No franchising, cada rede de franquias tem sua própria trajetória — e, com ela, objetivos específicos que refletem seu momento, seu posicionamento e seu mercado de atuação. Enquanto algumas redes concentram esforços na expansão acelerada, outras miram na eficiência de processos, no fortalecimento da marca ou na inovação como forma de se diferenciar.
Ao longo destes dezoito anos que atuamos junto às marcas de diferentes perfis e segmentos, com seus próprios objetivos, ou seja, desde 2007 acompanhamos de perto os desafios e oportunidades em cada um deles. Entre alguns dos principais objetivos estratégicos das franqueadoras, destacamos:
1- Expansão da Rede: com a abertura de novas unidades em localidades estratégicas para crescimento rápido e sustentável, sejam elas próprias ou franqueadas, e até mesmo na internacionalização da marca.
2- Padronização e Eficiência Operacional: a partir da otimização de processos para reduzir custos operacionais e manutenção dos padrões para garantir a identidade da marca.
3- Fortalecimento da Marca: com posicionamento estratégico para agregar cada vez mais valor à marca com investimentos em marketing e no engajamento dos franqueados.
4- Desenvolvimento de Produto como Diferenciação Competitiva: através da inovação para atender às demandas de mercado e até mesmo com parcerias para criar ou customizar produtos para oferecer diferenciais exclusivos.
Cada franqueadora define seus objetivos estratégicos com base no estágio de maturidade da rede e nas oportunidades do mercado.
E tudo bem se você não identificou o objetivo da sua rede nesses que citamos ou se ele é diferente do seu concorrente, cada marca possui suas particularidades, o que funciona para uma rede, pode não fazer sentido para outra. Não há, necessariamente, um caminho certo ou errado a se tomar.
Além desses focos estratégicos, alguns outros elementos também influenciam diretamente os resultados da franqueadora e servem de guia para as ações da rede, tais como a cultura organizacional, o propósito e valor da marca, o segmento de atuação, o perfil do público-alvo consumidor, entre tantos outros fatores.
Portanto, além de excelência nas operações, a franqueadora está em busca de determinados objetivos de alto valor para a marca e a pergunta que fica é: como alcançar estes objetivos estratégicos?
É justamente aí que a tecnologia surge como um dos pilares no franchising. Além de grande aliada, ela pode ser fator decisivo no sucesso das redes de franquias. Siga com a sua leitura e veja mais detalhes.
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Como um software de gestão próprio para o sistema de franquias vai contribuir com o sucesso de áreas-chave da franqueadora
A jornada de crescimento de uma rede de franquias envolve muito mais do que apenas inaugurar novas unidades. Por trás da expansão, há uma estrutura complexa que exige controle, padronização e alinhamento entre franqueadora e franqueados — e é aí que entram os objetivos estratégicos que sustentam uma operação de sucesso.
Expandir com qualidade, ganhar eficiência nos processos, manter o posicionamento da marca e acompanhar as tendências do mercado são metas constantes para qualquer franqueadora que busca solidez no longo prazo. E em todos esses pontos, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada.
Ela desempenha um papel fundamental para a franqueadora, ajudando a alcançar seus objetivos estratégicos de forma cada vez mais eficiente, além de impactar diretamente áreas-chave, como Expansão, Operações, Marketing, Gestão de Vendas e outras de maior ou igual importância na gestão da rede.
Não importa qual é o objetivo da sua marca, a tecnologia vai te ajudar a alcançá-lo!
Com um software de gestão desenvolvido especialmente para o sistema de franquias, é possível integrar as áreas críticas da operação, centralizar dados e acelerar a execução de estratégias. Veja como essas soluções especializadas contribuem diretamente para os principais objetivos da franqueadora:
1. Integração: com o objetivo de expandir a rede, a tecnologia permite uma maior integração para que a franqueadora escale suas operações sem comprometer a qualidade operacional, garantindo que todas as unidades sigam os padrões estabelecidos e tenham acesso a informações estratégicas para o seu crescimento.
2. Eficiência: um software de gestão especializado ajuda a otimizar processos, com controle, organização e gerenciamento de demandas da rede como um todo, isso reduz custos e melhora o desempenho das unidades.
3. Posicionamento: com as ferramentas certas para comunicação da rede, é possível criar e distribuir conteúdo de campanhas de marketing de maneira ágil, além de melhorar a comunicação entre franqueadora e franqueados, isso facilita o alinhamento estratégico e reforça a experiência do consumidor, gerando mais valor à marca.
4. Tendências do Mercado: ao se adaptar rapidamente às mudanças que o mercado oferece constantemente, a franqueadora garante uma vantagem competitiva permitindo que o seu produto chegue mais rápido ao cliente e que atenda às demandas do mercado consumidor antes da concorrência.
A tecnologia como um pilar estratégico para o sucesso das franquias já é realidade!
Mais do que uma facilitadora operacional, a tecnologia se torna, cada vez mais, um pilar estratégico para redes que querem se manter competitivas e crescer com consistência no cenário atual.
- Leia mais sobre as possibilidades de um software de gestão para redes de franquias: Um software, múltiplas soluções para a gestão da sua rede de franquias
Mas como transformar esse potencial em resultados práticos, dentro das áreas que mais demandam atenção da franqueadora? É o que veremos a seguir, ao entender como aplicar as melhores soluções para os objetivos da sua rede.
Como aplicar a tecnologia para alcançar os objetivos estratégicos da sua rede
Ao longo deste texto, vimos que cada franqueadora define seus objetivos com base em sua realidade, maturidade e visão de futuro. E embora os caminhos sejam diferentes, uma coisa é certa: a tecnologia é o elo que conecta planejamento e execução.
Independentemente de qual seja o objetivo estratégico da sua franqueadora, a tecnologia pode (e deve) ser sua aliada para impulsionar os seus resultados. Isso porque, para cada desafio enfrentado pela rede, existe uma solução especializada, flexível e personalizada para apoiar a gestão de forma mais eficiente e integrada.
Quando bem utilizadas, as ferramentas certas fortalecem a rede como um todo — tanto a franqueadora, quanto o franqueado
A seguir, veja como aplicar cada uma dessas soluções na prática para atingir os objetivos que exploramos neste artigo:
– Expansão da Rede
Com um software com múltiplas soluções, a Expansão e Implantação de novas unidades fica muito mais fácil na hora de gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Ao atribuir e acompanhar a execução dos processos com o módulo de Tarefas, é possível garantir que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado e de forma muito mais eficiente.
- Complemente a sua leitura: Do planejamento à execução: está na hora de superar os desafios de gestão na expansão e crescimento da sua rede de franquias
– Padronização e Eficiência Operacional
Realizar auditorias dos padrões operacionais, acompanhar a execução de rotinas operacionais e aplicação de projetos de visual merchandising (VM) com maior agilidade e precisão, focando nos pontos mais importantes nas lojas, só é possível através de Checklists estruturados em complemento à Consultoria de Campo.
Para facilitar a educação, avaliação e certificação de aprendizado, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes de toda a rede, uma Universidade Corporativa para treinamentos EAD, com conteúdo próprio da marca para motivar e estimular os participantes, torna o processo mais eficiente e contribui para manter os padrões de atendimento e vendas da rede.
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– Fortalecimento da Marca
Para a Comunicação e Relacionamento eficaz, um Portal do Franqueado com identidade visual da marca, aumenta o engajamento e agiliza a distribuição de informações importantes, e para manter as interações com a rede centralizada, recurso como CAF – Central de Atendimento ao Franqueado, permite maior controle da franqueadora sobre o que acontece em todas as áreas.
No Marketing, é possível produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede e distribuir conteúdo de campanhas para todo tipo e tamanho de operação da rede.
- Leia mais sobre o tema: Um Portal de Comunicação, diversas vantagens para a franqueadora e os franqueados
– Desenvolvimento de Produto como Diferenciação Competitiva
Na Gestão de Vendas e Comercial da sua marca, um Cadastro de Produtos dinâmico com seus atributos para uso em ERPs, marketplaces, aplicativos e e-commerce, permite uma distribuição mais eficiente na hora de abastecer as lojas.
Sendo assim, com um Showroom Digital para pedidos, com reposição automática, gerenciamento de fornecedores e de pedidos para todos os canais de vendas da marca, como as lojas da rede ou multimarcas e e-commerce, é possível manter os estoques e garantir boas vendas com os produtos disponíveis para os clientes no momento da compra.
Ao aplicar essas soluções de forma estratégica, a franqueadora avança ainda mais em direção aos seus objetivos, como também fortalece a rede como um todo — com mais controle, eficiência, escala e resultado. É assim que as franqueadoras mais bem preparadas transformam metas em conquistas!
E você? Como está usando a tecnologia na sua rede para alcançar os grandes objetivos da sua marca? Será que está aproveitando todas as ferramentas que ela oferece para te ajudar?
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Tudo em um só lugar: um software completo para sua rede de franquias
A transformação digital no franchising está cada vez mais presente nos diversos momentos da franqueadora, com o uso de ferramentas que conectam estratégia, operação e relacionamento em um único ecossistema. É por isso que contar com soluções próprias para a gestão de redes de franquias faz toda a diferença.
Um software de gestão completo para o franchising, com mais de 20 módulos para atender todas as áreas da sua marca em uma única plataforma para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, é mais que um diferencial competitivo.
Conheça mais sobre algumas das principais soluções oferecidas por uma avançada plataforma que atende aos desafios das diversas áreas da franqueadora em todos os seus momentos e necessidades:
I. Portal: Centralize todas as ferramentas de relacionamento da sua rede, conectando franqueados, equipe de loja, fornecedores e representantes em um só ambiente.
II. Excelência: Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados e equipes para valorizar e motivar a todos, e aumentar a performance.
III. Performance: Monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados da rede em painéis de inteligência de negócios (BI).
IV. Comunicação: Distribua em tempo real comunicados, eventos, promoções, campanhas, rankings, manuais e guias de visual merchandising (VM) para todas as unidades e franqueados.
V. Marketing: Gere automaticamente peças customizadas de comunicação para uso nas lojas, garantindo agilidade e padronização.
VI. Central de Atendimento: Organize as demandas da rede de forma estruturada, otimizando o atendimento e a resolução de solicitações dos franqueados.
VII. NPS (Pesquisas Internas): Obtenha feedbacks valiosos dos franqueados e mensure a satisfação da rede, identificando o que tem sido bem visto e onde estão as oportunidades de melhoria.
VIII. Cadastro de Lojas e de Pessoas: Gerencie todas as informações relacionadas às lojas e administre os dados das pessoas envolvidas na rede, incluindo documentos e atividades.
Mais do que funcionalidades, cada módulo é uma ferramenta estratégica para integrar, controlar e escalar sua rede com excelência
Cada um desses módulos apresentados atende diretamente às necessidades específicas das áreas que fazem parte da rede, permitindo que a franqueadora tenha total controle sobre os processos, mais agilidade nas decisões e mais eficiência na execução. Ao reunir tudo isso em uma única plataforma, é possível padronizar a operação, engajar a rede, otimizar recursos e gerar inteligência para o crescimento da marca.
Muito mais do que facilitar o dia a dia, essas soluções conectam estratégia e operação de forma integrada — o que torna a tecnologia uma aliada fundamental para alcançar metas, fortalecer a marca e garantir uma rede alinhada, motivada e em constante evolução.
- Ainda tem dúvidas sobre a escolha de um software para a gestão da sua rede? Então recomendamos este artigo para você: Já pensou como um software de gestão com múltiplas soluções pode impulsionar os resultados da sua rede de franquias?
Se você busca mais controle, escalabilidade e resultados consistentes, está na hora de repensar como sua franqueadora aplica a tecnologia no dia a dia — e entender o que realmente vai fazer a diferença na operação, para que sua rede consiga atingir todos os seus objetivos.
São mais de 20 módulos com soluções especializadas para transformar a gestão da sua rede de franquias
Ao longo deste conteúdo, compartilhamos um pouco da nossa experiência no franchising para mostrar como as especificidades do setor exigem personalização e flexibilidade para suportar o dinamismo e, ao mesmo tempo, que existe uma excelente alternativa para os desafios das mais diversas marcas.
O sistema de franquias brasileiro consegue abraçar todos os segmentos e portes de empresas e não possui um único caminho a ser seguido, abrangendo também os diversos objetivos que uma franqueadora pode ter, desde a expansão e padronização, até o fortalecimento da marca e inovação.
Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias
Apesar das muitas diferenças de trajetórias, vimos que todas as redes de sucesso têm uma coisa em comum: utilizam a tecnologia como parte essencial de suas estratégias para crescer com consistência, otimizar processos e manter o alto padrão em todas as unidades.
Neste artigo, você pode ver, na prática, como um software desenvolvido especificamente para o sistema de franquias é capaz de atender a todas as frentes da rede, conectando áreas, pessoas e estratégias em uma única plataforma.
Se você busca mais controle, escalabilidade e resultados consistentes, está na hora de repensar como sua franqueadora aplica a tecnologia no dia a dia — e entender o que realmente vai fazer a diferença na sua rotina operacional, para que sua rede consiga atingir todos os seus objetivos.
Imagine: conquistar novos franqueados, inaugurar lojas com agilidade, transformar sua estratégia em ações coordenadas, controlar os padrões da rede, promover vendas com inteligência e aumentar a performance de todas as unidades — tudo isso com o suporte da plataforma mais avançada, criada por quem entende de franchising e está desde 2007 desenvolvendo soluções especializadas para transformar a gestão da sua rede de franquias.
Só quem vive o dia a dia desse universo conhece de perto os desafios de comunicar a estratégia, treinar as equipes, distribuir conteúdos para toda a rede, customizar materiais para atender as demandas, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de VM e executar auditorias, pode te proporcionar tudo isso e muito mais!
Já pensou em usar as ferramentas certas no seu dia a dia?
Com uma avançada plataforma própria para as necessidades e desafios do franchising, um software de gestão com múltiplas soluções pode garantir mais eficiência, qualidade e controle nos processos-chave das operações da sua rede de franquias.
Acesse (uvfranchising.com.br) e entre em contato para conhecer um universo de soluções para transformar a gestão da sua rede de franquias.
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Até breve!