A primeira metade do ano está chegando ao fim — e, para o varejo, já é possível fazer um balanço das movimentações e resultados conquistados até aqui. De janeiro a maio de 2025, diversas datas sazonais impulsionaram as vendas nas lojas.
O Dia das Mães, por exemplo, foi uma das datas mais relevantes do semestre e movimentando 15,46% a mais em vendas e aumentando praticamente 17% o ticket médio em 2025, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Getnet.
Esse é apenas o exemplo mais recente de que o consumidor segue disposto a gastar em momentos importantes do ano, especialmente com marcas que criam experiências relevantes e oferecem canais integrados de compra.
Mas, ao mesmo tempo que esses resultados sinalizam boas oportunidades, eles também acendem um alerta: o calendário é uma parte estratégica do planejamento. Não basta conhecer os momentos de maior movimento nas lojas, é preciso estar preparado para aproveitar cada data, de forma alinhada com os hábitos de consumo, a realidade econômica e as expectativas do público.
De junho a dezembro, o varejo e o franchising encontram um período decisivo, em que todos os meses possuem algum evento importante:
– Junho: Dia dos Namorados (12/06);
– Julho: começam as liquidações de inverno;
– Agosto: Dia dos Pais (10/08);
– Setembro: Semana do Brasil/ Dia do Cliente (15/09);
– Outubro: Dia das Crianças (12/10);
– Novembro: Black Friday (28/11);
– Dezembro: Natal (25/12).
Além das datas comemorativas, o segundo semestre de 2025 também será marcado por diversos eventos de interesse do sistema de franquias, como a ABF Franchising EXPO 2025 – a maior feira de franquias do mundo, que acontecerá no próximo mês, de 25 a 28 de junho de 2025.
A segunda metade do ano é o momento ideal para alavancar vendas, reforçar o posicionamento da marca e preparar as lojas para ter bons resultados no último trimestre, o mais importante do varejo
Nem todas as marcas podem ser impactadas por estas datas/ eventos da mesma forma. Entretanto, todas elas, de um jeito ou de outro, têm boas oportunidades para o varejo em geral, em especial para as redes de franquias, que vem acumulando crescimento ao longo dos últimos anos.
E para se destacar, será necessário ir além do cuidado com as operações, conhecer o consumidor, antecipar tendências e, principalmente, investir em soluções que ajudem a redesenhar a experiência de compra e impulsionar resultados.
Quer saber o que vai impulsionar as suas vendas até o final do ano? Então siga conosco. Neste artigo, você vai conferir um panorama geral sobre o que esperar do segundo semestre de 2025!
Nele vamos relembrar os principais acontecimentos da primeira metade do ano, apresentar os eventos mais relevantes dos próximos meses, destacar as tendências que devem influenciar o comportamento do consumidor e mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para transformar oportunidades em resultados concretos.
Confira os tópicos que você vai encontrar:
- Como foi o primeiro semestre de 2025 até aqui?
- As datas comemorativas mais aguardadas do segundo semestre de 2025
- E quais são os principais eventos e feiras do franchising no 2º semestre do ano?
- 5 tendências que merecem atenção das redes de franquias no segundo semestre de 2025
- As melhores soluções para aproveitar as oportunidades e impulsionar sua rede de franquias no segundo semestre do ano
Boa leitura!
Como foi o primeiro semestre de 2025 até aqui?
Antes de começarmos a apresentar sobre o que esperar do segundo semestre de 2025, vamos trazer um breve panorama sobre como foi o ano até aqui.
2025 começou com expectativas “conservadoras” para o varejo brasileiro. Após um final de 2024 marcado por instabilidades econômicas e inflação acima do projetado, o setor iniciou janeiro com cautela. No entanto, os primeiros meses trouxeram surpresas positivas que indicaram uma possível retomada do crescimento.
Em janeiro, as vendas no varejo apresentaram uma leve queda de 0,1%, refletindo o impacto contínuo dos juros altos e da inflação. Contudo, fevereiro trouxe um alívio, com um aumento de 0,5% nas vendas, atingindo o maior patamar da série histórica – iniciada em 2000. Fato esse que também se repetiu em março, registrando um crescimento de 0,8% e mantendo o varejo em seu nível mais elevado desde o início da série histórica.
Assim, as vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,9% no primeiro trimestre de 2025 ante o quarto trimestre de 2024 e 1,2% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. O resultado significou o sétimo trimestre positivo consecutivo.
Já se considerarmos o varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício – as vendas tiveram um aumento de 1,8% em relação ao quarto trimestre de 2024 e 1,1%, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O resultado sucede uma queda de 0,3% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre de 2024.
O segundo trimestre já começou com uma virada significativa para o varejo, mantendo os seus bons resultados. As vendas cresceram 1,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, já descontada a inflação. Em termos nominais, o avanço foi ainda mais expressivo: 7,9%.
A Páscoa, celebrada em abril deste ano, impulsionou as vendas, crescendo 6,4% em comparação com o feriado em 2024 – melhor desempenho para a data desde 2019, conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Apesar dos desafios econômicos, o varejo brasileiro mostrou resiliência e encerra o primeiro semestre com sinais claros de recuperação
Portanto, os dados que temos até aqui sobre o primeiro semestre de 2025 indicam que, apesar dos desafios econômicos globais, o varejo brasileiro demonstrou resiliência e capacidade de adaptação.
Com uma trajetória de recuperação consolidada nos primeiros meses do ano, as perspectivas para o segundo semestre são ainda melhores, especialmente com a aproximação de datas comerciais importantes e eventos que movimentam o setor.
Quer ver todo o potencial de vendas delas? Então siga com a sua leitura.
- Você também pode ler: As datas comemorativas mais importantes para vender mais: por que elas merecem atenção especial?
As datas comemorativas mais aguardadas do segundo semestre de 2025
A segunda metade do ano é tradicionalmente um dos períodos mais movimentados e estratégicos para o varejo e para as redes de franquias. Muito disso deve-se à proximidade das datas comemorativas importantes, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, que movimentam muito as compras tanto no ambiente físico quanto no online e incentivam ações promocionais.
Quando bem aproveitadas, as datas e os eventos do calendário podem se transformar em verdadeiros fatores de crescimento para as redes de franquias
Além do aumento no fluxo de clientes nas lojas, elas também oferecem diversas oportunidades para as marcas terem melhores resultados e se destacarem frente à concorrência, seja por uma ação de marketing/vendas especial, ou mesmo para se aproximar ainda mais e fidelizar os seus clientes.
A seguir, listamos as datas mais aguardadas do segundo semestre de 2025, que certamente irão trazer excelentes resultados para a sua rede nos próximos meses:
– Dia dos Namorados (12 de junho)
Um momento perfeito para campanhas românticas e a promoção de produtos que celebrem o amor. Presentes personalizados são sempre bem-vindos, para tornar a data memorável e especial.
Em 2025, é esperado que as lojas faturem até 4 vezes mais com as vendas do Dia dos Namorados
– Liquidações de inverno – a partir de julho
As liquidações são ótimas estratégias para as lojas venderem mais e “limparem” seus estoques dos produtos mais antigos ou de coleções passadas, para abrir espaço para a chegada de itens mais novos.
Estratégia que é muito importante especialmente para o varejo de Moda que já vai começar a preparar suas lojas para a chegada das primeiras peças de suas coleções de primavera.
– Dia dos Pais (10 de agosto)
Similar ao Dia das Mães, essa data foca em homenagear os pais com presentes especiais. Eletrônicos, roupas e artigos esportivos estão entre os itens mais procurados.
– Semana do Brasil / Dia do Cliente (7 a 15 de setembro)
Uma semana de promoções e descontos que busca aquecer o comércio em um período de baixo movimento, oferecendo oportunidades para diversas categorias de produtos.
– Dia das Crianças (12 de outubro)
Uma excelente oportunidade para lojas de brinquedos, roupas e produtos infantis lançarem campanhas que encantem os pequenos e seus pais.
– Black Friday (28 de novembro)
Uma das datas mais esperadas pelo comércio, a Black Friday é conhecida por suas grandes promoções e ofertas imperdíveis. Preparar o estoque e planejar campanhas eficazes são cruciais para aproveitar ao máximo essa data.
– Natal (25 de dezembro)
O Natal é a data mais importante para o varejo, com um aumento significativo nas vendas de presentes, decoração, alimentos e bebidas. Uma boa preparação pode garantir um grande faturamento nesta época.
- Leia também: Como aproveitar as Datas Comemorativas e Feriados em 2025 para impulsionar os resultados na sua rede de franquias
E quais são os principais eventos e feiras do franchising no 2º semestre do ano?
Além das datas sazonais, ainda vamos ter alguns eventos muito especiais para o público e para o franchising. Eles são essenciais para quem busca visibilidade, networking, atualização sobre tendências e expansão do negócio.
Confira os destaques da segunda metade do ano:
– ABF Franchising EXPO 2025 (de 25 a 28 de junho)
A maior feira de franquias do mundo é um evento repleto de oportunidades para as franqueadoras, franqueados, investidores e empreendedores explorarem novos negócios, expandirem suas redes e se atualizarem sobre as tendências do mercado.
Neste ano ela será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 25 a 28 junho e contará com mais de 400 marcas expositoras, muito conteúdo na arena conhecimento, experiências, networking e muitos negócios.
– Expo Franchising ABF Rio (data ainda não divulgada)
A Expo Franchising ABF Rio é a segunda maior feira de franquias do Brasil e conta com a presença das maiores marcas de franquias de diferentes segmentos e muitas palestras sobre temas relevantes.
A data oficial do evento ainda não foi divulgada – até a publicação deste artigo, mas ela sempre ocorre no segundo semestre, geralmente em setembro.
– Convenção ABF do Franchising 2025 (de 22 a 26 de outubro)
A Convenção ABF do Franchising, é um evento anual também organizado pela ABF, que traz os principais líderes do setor para palestras e workshops com especialistas renomados e as tendências e inovações que vão guiar o sistema de franquias nos próximos meses/anos.
Este ano a Convenção ocorrerá de 22 a 26 de outubro e as inscrições já estão abertas.
– Feira da Franquia (27 a 29 de outubro)
A Feira da Franquia tem como objetivo oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais.
Em 2025, sua terceira edição será em Salvador, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Bela Vista Shopping.
– 45ª Franchising Fair (03 a 05 de outubro)
Fundada em 1999 como um canal de expansão de redes franqueadoras, a Franchising Fair é uma exposição de oportunidades de negócios para empreendedores, investidores, empresários e pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio.
A próxima edição será em novembro, nos dias 03, 04 e 05, no Central Plaza Shopping, São Paulo.
– Franchise 4U 2024 – Vários eventos
A Franchise 4U, é uma feira de franquias cujo objetivo é facilitar o contato entre as marcas e potenciais investidores, em reuniões individuais de 30 minutos com todo conforto e bem estar, ocorrendo em diversas cidades brasileiras ao longo do ano.
Nesta segunda metade de ano ainda teremos diversos eventos em todo o Brasil. Confira o calendário completo aqui.
- Leia mais sobre os principais eventos de 2025 em: 2025: Tendências, Desafios e Oportunidades no Varejo e Franchising
Todas essas datas representam excelentes oportunidades para fortalecer o relacionamento com a base de clientes e aumentar o faturamento, já que os consumidores estão sempre mais dispostos a aproveitar as melhores ofertas e presentear alguém.
Enquanto os eventos possibilitam a expansão e atualização da marca com as melhores práticas para atrair mais interessados para ajudar a expandir a sua rede, encontrar parcerias estratégicas e saber mais sobre o que fazer para se adaptar aos novos hábitos de consumo dos clientes e tendências do mercado.
Este último é o que vamos ver a seguir, acompanhe!
- Você vai gostar de ler: Franchising além da excelência: como a tecnologia impulsiona os objetivos estratégicos da sua rede de franquias?
5 tendências que merecem atenção das redes de franquias no segundo semestre de 2025
O segundo semestre de 2025 promete seguir com mudanças significativas no comportamento de consumo e nas estratégias de mercado, impulsionadas principalmente por transformações sociais e pelos avanços tecnológicos que influenciam tanto os clientes, como as marcas.
Mais do que nunca, redes de franquias e varejistas precisam estar atentos ao que motiva as decisões de compra do consumidor. Para os próximos meses, cinco tendências se destacam como fundamentais para o setor:
1. Mais foco em experiência e personalização
A personalização segue como uma das prioridades na jornada do consumidor em 2025. Com o avanço do uso de big data, IA e ferramentas de CRM, cresce a expectativa por ofertas direcionadas e interações mais relevantes.
Redes de franquias e varejistas que investirem em ferramentas para compreender preferências individuais e oferecer soluções especializadas tendem a se destacar. Isso gera conexões mais profundas com os clientes, aumenta o engajamento e contribui diretamente para a fidelização.
2. Retail Media: o ponto de venda como mídia
O conceito de retail media — ou mídia de varejo — vem ganhando força em todo o mundo nos últimos anos. Tanto que este já é o terceiro maior canal de publicidade digital nos EUA.
Na prática, trata-se da transformação dos canais de venda (físicos e digitais) em plataformas de mídia para marcas e anunciantes. Para as redes de franquias, a oportunidade está em usar seus próprios pontos de contato como espaços publicitários altamente segmentados.
Além de gerar receita adicional, essa estratégia fortalece o papel da marca como elo entre consumidores e fornecedores — ampliando sua relevância no ecossistema do consumo.
Estima-se que o mercado de retail media atinja US$ 7,3 bilhões até 2031.
3. Poder de compra da classe média
Com projeções econômicas apontando para uma recuperação gradual da economia brasileira, o aumento do poder aquisitivo da classe média volta ao radar como um fator decisivo para o desempenho do varejo.
Esse grupo inclui tanto pessoas que avançaram em mobilidade social recentemente quanto consumidores que já pertenciam à classe média, mas agora demonstram mais confiança para gastar. Segundo pesquisa da Globo, 21% dos brasileiros acreditam que sua vida financeira vai melhorar em 2025.
Ainda assim, o foco aqui está na oferta de produtos e serviços com boa relação custo-benefício. Quem conseguir entregar qualidade, praticidade e preço justo tende a conquistar uma fatia importante desse público em expansão.
4. Fortalecimento do omnichannel
A integração entre canais continua sendo uma das prioridades no varejo e no franchising. Com consumidores cada vez mais conectados e exigentes, a expectativa por experiências fluidas entre o digital e o físico é cada vez maior.
O omnichannel bem estruturado permite que o cliente transite com facilidade entre diferentes pontos de contato com a marca — do atendimento ao pós-venda, da loja ao e-commerce — sem atritos. E no segundo semestre de 2025, a conveniência será ainda mais valorizada!
Entrega rápida, disponibilidade de estoque, consistência de preços e comunicação são aspectos decisivos para consolidar esse modelo de atendimento e garantir diferenciação no mercado.
5. ESG e posicionamento de marca
A consciência ambiental e social seguirá como um critério importante de escolha para o consumidor. As marcas que investem em práticas sustentáveis, inclusão e responsabilidade social tendem a conquistar maior engajamento e fidelidade por parte do público.
Mais do que comunicar causas, as empresas precisam integrar valores ao seu posicionamento de forma autêntica. Redes de franquias que conseguem alinhar seu discurso à prática — e demonstrar isso com clareza — se fortalecem diante de um consumidor cada vez mais crítico e consciente.
Se você nos acompanha, já deve ter lido sobre elas aqui no blog, afinal, estas não são tendências passageiras, elas vieram para ficar e devem seguir moldando as estratégias e direcionando os esforços das redes de franquias e do varejo no segundo semestre — e além.
Estar por dentro das tendências é o primeiro passo. O segundo — e mais importante — é transformar essas informações em estratégias aplicáveis à realidade da sua rede. No próximo tópico, vamos mostrar como a tecnologia pode ser sua principal aliada nesse processo de adaptação, crescimento e diferenciação.
- Você também pode gostar de ler: As melhores estratégias para garantir boas vendas na sua rede de franquias
As melhores soluções para aproveitar as oportunidades e impulsionar sua rede de franquias no segundo semestre do ano
O segundo semestre de 2025 chega com grandes expectativas e oportunidades para o varejo e o franchising, especialmente por conta das datas comemorativas e das tendências previstas para o período.
Mas, para aproveitar essas oportunidades, não basta apenas ter bons produtos ou serviços — é preciso ter estrutura, organização e agilidade. Nesse cenário, a tecnologia se consolida como uma aliada indispensável para as redes de franquias.
Contar com ferramentas próprias para o sistema de franquias – e desenvolvidas por quem entende de franchising, pode fazer toda a diferença. Afinal, trata-se de soluções criadas com base nas reais necessidades de uma franqueadora — e com experiência comprovada no suporte a redes de todos os tamanhos e segmentos — oferecem mais do que automação de processos: entregam visão estratégica, padronização de processos e uma base sólida para tomada de decisão mais eficiente.
A tecnologia é parte fundamental das estratégias e do bom desempenho das redes de franquias
Além disso, um software de gestão para a franqueadora, conta com inúmeras vantagens para toda a rede, sendo flexível para se adaptar às diversas hierarquias, interesses e perfis de usuários, oferecendo recursos que escalam conforme o crescimento da rede, sem perder controle ou eficiência, independentemente do tamanho da rede e quantidade de usuários, para os diversos segmentos.
A seguir, destacamos algumas soluções que vão contribuir diretamente para a performance da franqueadora e o sucesso das suas unidades, em seus diferentes momentos e necessidades:
I. Comunicação e Relacionamento: Portal do Franqueado com a identidade visual da marca e CAF (Central de Atendimento ao Franqueado), para informar, distribuir conteúdos, comunicar suas estratégias, gerenciar solicitações, e tudo o que precisar para atender as demandas dos franqueados com agilidade e controle das ações.
II. Marketing: Materiais de campanhas e customização de conteúdo para as operações da rede, permitindo o gerenciamento do trabalho da equipe interna ou terceirizada, reduzindo o tempo de resposta para as demandas das lojas e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades.
III. Operações e Padronização: Para manter os padrões da rede estabelecidos pela franqueadora, os treinamentos na modalidade EAD e o uso de Checklists estruturados, garantem a padronização e a atualização constante dos franqueados e suas equipes.
IV. Suprimentos: O gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para as unidades da rede e canais de vendas da marca, como e-commerce e multimarca, com sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único com as regras de negócio da marca, garante o controle da Gestão de Vendas.
V. Expansão e Implantação: Funcionalidades que auxiliam no planejamento e monitoramento da expansão da rede, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, e para o acompanhamento da abertura de novas unidades que passam a operar rapidamente.
Mais do que uma tendência, o uso das ferramentas certas na sua rede de franquias é uma necessidade estratégica para crescer e manter-se competitiva, além de proporcionar experiências cada vez mais encantadoras e que excedam as expectativas do consumidor da marca.
Ao adotar soluções especializadas e pensadas para a realidade do franchising, sua rede se prepara para aproveitar com mais eficiência tudo o que o segundo semestre de 2025 reserva.
- Recomendamos para você: Franchising além da excelência: como a tecnologia impulsiona os objetivos estratégicos da sua rede de franquias?
Ainda dá tempo de transformar 2025 em um ano de grandes conquistas para a sua rede!
Após um primeiro semestre aquecido, que surpreendeu positivamente mesmo diante de alguns desafios econômicos, o segundo semestre de 2025 chega trazendo ainda mais oportunidades para as redes de franquias e o varejo como um todo.
O calendário segue repleto de datas comerciais relevantes, os indicadores apontam para um cenário promissor.
Mais do que nunca, o consumidor espera ser compreendido, ter suas necessidades antecipadas e viver experiências de compra personalizadas — seja no ambiente físico ou no digital. Esse comportamento, aliado à retomada do poder de compra de parte da população e ao fortalecimento do omnichannel, pede por ações pontuais das redes.
As marcas que conseguirem compreender esses hábitos, aproveitando o potencial de datas comemorativas e ajustando sua atuação às principais tendências de mercado, terão maiores e melhores chances de crescimento e diferenciação.
Mas para isso, é indispensável que a gestão da rede acompanhe essa evolução — e aqui, a tecnologia tem um papel central. Um software especializado, pensado especificamente para o franchising, é o seu maior aliado para transformar desafios em oportunidades.
Com o apoio das ferramentas certas, é possível garantir a padronização da operação, melhorar a comunicação com os franqueados, agilizar os processos de expansão, otimizar o relacionamento com fornecedores, potencializar as ações de marketing e tomar decisões com base em dados estratégicos.
Tudo isso contribui para o fortalecimento da rede como um todo — desde a franqueadora até a ponta final, com os franqueados mais bem preparados para encantar seus consumidores nas lojas.
Com a tecnologia como aliada, você pode fazer muito mais e ser mais eficiente, alcançando todos os seus objetivos na sua rede de franquias!
Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a impulsionar o sucesso da sua marca muito além das datas sazonais, mas durante o ano todo.
Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias, venha conferir!
Acompanhe também o nosso blog e redes sociais, onde você poderá encontrar mais conteúdos relacionados às novidades e tendências do franchising.
Agora que terminou sua leitura, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Como manter o engajamento dos Franqueados da sua rede de franquias?
- Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF: Como alcançar a excelência em suas operações e na relação com seus franqueados
- As surpresas de cada estação do ano: Como as mudanças climáticas Influenciam as vendas do varejo no outono-inverno
- Já pensou como um software de gestão com múltiplas soluções pode impulsionar os resultados da sua rede de franquias?
Até a próxima!