Estratégias para as redes de franquias de moda no inverno 2023

Os meses de março e abril são estratégicos para as redes de franquias de moda, que se preparam para o lançamento da nova coleção outono-inverno.

Só quem atua na área conhece os desafios para comunicar a estratégia, treinar a equipe, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar materiais para atender as demandas, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de Visual Merchandising, realizar auditorias e dar conta de todos os processos necessários para a gestão da franqueadora.

Mas em meio aos desafios, há a oportunidade de construir um bom relacionamento com franqueados e clientes e aumentar as vendas no período.

Para saber mais, siga conosco e confira o conteúdo que preparamos com estratégias para as redes de franquias de moda no Inverno 2023. Acompanhe os tópicos que abordamos neste artigo:

  • Moda: segmento próspero para o franchising
  • Desafios e tendências para as redes de franquias na Moda inverno 2023
  • Como alavancar o sucesso da rede na próxima estação

Boa leitura!

Moda: segmento próspero para o franchising

O mercado de moda ocupa um lugar de destaque na economia nacional e global. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para 2022 era de que o setor de vestuário encerrasse o ano com faturamento de R$208 bilhões, 1,1% a mais do que em 2021.

O setor também está entre os que mais crescem no varejo virtual. Conforme estudo da SmartHint, as vendas on-line aumentaram 5,2% em 2022 quando comparado a 2021.

E a expansão se dá em todos os segmentos. Em 2018, o mercado de moda masculina representava 31,7% do volume total de vendas globais, enquanto, este ano, deve responder por 42,5% do total da receita do setor. Já a previsão para os segmentos de moda praia, íntima e fitness é de crescimento acima de 5% até 2028. Ao mesmo tempo, a moda plus size movimenta R$6 bilhões por ano. Os dados são da Statista, Firjan internacional e Sebrae.

Os resultados positivos também são percebidos no franchising. As redes de franquias de Moda (roupas, calçados e acessórios) alcançaram faturamento de R$23,6 bilhões em 2022, R$1,5 bi a mais do que em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O relatório da ABF indica ainda que 11% das 50 maiores redes são do segmento.

A evolução foi registrada em todos os trimestres do ano, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022, quando Moda obteve a maior variação positiva entre os segmentos do franchising.

Com a proximidade do inverno e do lançamento de novas coleções, é importante estar a par das tendências e os desafios do setor para planejar as estratégias para a sua marca. Continue a leitura e acompanhe alguns destaques que separamos para você.

Desafios e tendências para as redes de franquias na Moda Inverno 2023

As redes de franquias de Moda no Brasil estão entre aquelas que mais faturam no franchising, ficando atrás apenas de Saúde, Beleza e Bem Estar, Alimentação e Serviços e outros negócios, como demonstra o relatório da ABF.

As perspectivas são promissoras para as franqueadoras e franqueados em 2023. Porém, para acompanhar os bons resultados e avançar ainda mais este ano é preciso manter-se atento em relação aos desafios e tendências para o setor. Confira alguns dados para ficar de olho na temporada outono-inverno.

1. Comportamento do consumidor 

O perfil de consumo dos brasileiros vêm passando por diversas mudanças nos últimos tempos, especialmente em função das transformações trazidas pela pandemia. Esses novos hábitos promovem mudanças significativas desde o processo de decisão da compra de roupas, calçados e acessórios até o relacionamento dos consumidores com as marcas.

Pesquisas relacionadas ao varejo de Moda realçam alguns comportamentos que devem ganhar ainda mais evidência em 2023. Acompanhe!

Conforto

Estar longos períodos em casa fez com que as pessoas buscassem peças de vestuário mais confortáveis, tendência que deve permanecer e se estender para além do lar. Uma pesquisa do Google revela que as buscas por moda casual cresceram 57% em 2022 quando comparado a 2021. Os executivos entrevistados no estudo State of Fashion 2023, da BoF-McKinsey, também apostam que casualwear, seguido por sportswear e tênis, são as categorias com maior potencial de crescimento este ano.

Liberdade e identidade

Expressar a identidade por meio das roupas, calçados e acessórios é um hábito que vem ganhando cada vez mais evidência. O contexto abre espaço para um mercado mais representativo, com marcas plurais e diversas, que atendam aos diferentes perfis de clientes.

Outro comportamento que impacta na aquisição das peças da coleção outono-inverno é a maior aceitação dos corpos. O levantamento do Google mostra que 60% dos brasileiros passaram a usar uma numeração maior ou menor desde 2021. As buscas relacionadas à Moda plus size também aumentaram 57% em 2022 comparado a 2021.

Moda para todos

Além de valorizarem a diversidade de estilos, para conquistar os consumidores é possível pensar em coleções mais inclusivas.

Com o aumento da população idosa no Brasil, como demonstram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ter peças que atendam aos públicos de diferentes idades – ou até mesmo investir em campanhas exclusivas para as pessoas 60+ – pode diferenciar a marca no mercado e ampliar o volume de vendas no Inverno 2023.

Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais atentos às marcas que vão além do discurso e adotam práticas sustentáveis em todos os seus processos. Quase metade dos entrevistados pela ModaComVerso, movimento liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), afirmaram preferir produtos de empresas que apoiam causas socioambientais.

Outros princípios da moda circular, incluindo o consumo consciente, também estão na mente dos clientes. Isso aponta para a procura por mais qualidade do que quantidade, a fim de reduzir o impacto ambiental.

Conteúdo

Quando se trata de Moda, publicações relacionadas às roupas, calçados e acessórios assumem um papel relevante para as vendas do setor. Um quinto dos brasileiros entrevistados pelo Google destaca que o conteúdo ajuda na tomada de decisão da compra.

O hábito vai ao encontro de outra tendência, a da jornada de compra híbrida, como veremos na sequência. Neste caso, disponibilizar conteúdos estratégicos nos canais digitais e de comunicação da marca pode atrair os clientes e favorecer as vendas nos pontos físicos da rede.

2. Jornada de compra híbrida

Interagir com a marca nas unidades físicas e no ambiente virtual é uma das principais tendências para o varejo e as redes de franquias de Moda em 2023.

A escolha pelo canal acompanha o que é mais conveniente para o consumidor, como destaca o levantamento do Google, mas a preferência ainda é pela compra no ponto físico. De acordo com pesquisa realizada em 2022 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, oito em cada 10 brasileiros preferem realizar as compras nas lojas mais próximas.

É no espaço da loja que o público tem a oportunidade de ver, tocar e experimentar as peças, sair com o produto na hora e ter o atendimento humano – diferenciais das compras offline destacados pelos próprios consumidores.

Apesar das vantagens que somente o atendimento presencial pode proporcionar à experiência do cliente, é interessante ficar atento à jornada de compra híbrida. Um levantamento divulgado pelo IBM e a National Retail Federation em 2022 revela que 27% dos consumidores globais optam pela compra que combina virtual e físico, principalmente o público pertencente à geração Z.

O desafio nesse cenário é elaborar uma estratégia omnichannel que valorize as unidades físicas das redes de franquias e, ao mesmo tempo, atraia e fidelize os clientes. Criar conteúdos personalizados sobre as peças do outono-inverno e realizar o pós-vendas virtualmente são exemplos de ações que podem ser usadas para ampliar a visibilidade da marca e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

3. Características do inverno no Brasil

O Brasil é um país com dimensões continentais. Em função da extensão territorial e das características de cada bioma, as temperaturas no outono e inverno diferem entre as regiões e sofrem variações consideráveis ao longo das estações.

Em 2022, a antecipação do frio impulsionou a venda de peças de vestuário de inverno, como casacos, calças e meias. No entanto, foram registradas temperaturas negativas em algumas cidades da Serra catarinense e, ao mesmo tempo, médias de 22,8°C em outros municípios brasileiros nos meses de julho e agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Essa variação do clima precisa ser considerada para as vendas da coleção outono-inverno das redes de franquias, tendo em vista que a necessidade de compra e o comportamento dos consumidores podem mudar conforme o lugar.

Além das temperaturas, é interessante levar em conta as celebrações brasileiras típicas do outono e inverno. As tradicionais festas juninas no Nordeste movimentam a economia da região, enquanto o clima frio no Sul leva milhares de visitantes às Serras gaúcha e catarinense.

O uso da tecnologia com as ferramentas certas possibilita reunir informações sobre as características e resultados das lojas da rede localizadas nas diferentes cidades, assim como adaptar e executar as estratégias de acordo com essas especificidades.

Os índices altos de inflação, instabilidade geopolítica, a crise sanitária provocada pela Covid-19 e outros fatores acabam influenciando o consumo de Moda no Brasil e no mundo. As vendas do segmento no país, por exemplo, ainda não retomaram os patamares pré-pandemia, conforme dados do IBGE analisados pela CNC.

O mercado internacional também se mostra cauteloso. À pesquisa BoF-McKinsey State of Fashion 2023, 84% dos líderes do setor afirmaram esperar que as condições diminuam ou permaneçam as mesmas em 2023.

O cenário acaba impactando o mercado de vestuário e acessórios, desde a produção até o comportamento do consumidor. O índice de famílias endividadas em fevereiro chegou a 78,3%, segundo levantamento da CNC.

Para driblar esses obstáculos, as redes de franquias podem apostar em práticas que colaborem para o relacionamento com o cliente, dentre elas:

  • garantir um bom atendimento em todas as operações;
  • proporcionar uma boa experiência de compra;
  • realizar pesquisas para identificar os hábitos dos consumidores frente ao cenário.

Outra estratégia que pode colaborar para o aumento no faturamento das lojas da rede são as ações relacionadas às datas comemorativas, com conteúdos personalizados e campanhas de marketing amplamente divulgadas nos canais de comunicação próprios da rede. Com a flexibilização das medidas sanitárias, os brasileiros devem ir mais às lojas este ano para as compras no Dia das Mães (14/05), Dia dos Namorados (12/06) e Dia dos Pais (13/08).

Além dessas medidas, outros recursos podem favorecer o bom desempenho da sua rede de franquias no outono e inverno, como contamos a seguir.

Como alavancar o sucesso da rede na próxima estação

Boas informações e planejamento são a combinação ideal para garantir o aumento das vendas no inverno. E agora que você já está por dentro dos principais desafios e tendências para o segmento de Moda em 2023, aproveite para conferir algumas estratégias que a franqueadora pode implementar para uma gestão de sucesso.

1. Reforce a comunicação estratégica com toda a rede

A comunicação é um dos pilares do franchising. É ela que torna possível a construção do bom relacionamento entre franqueadora e franqueados, favorecendo o bom desempenho da rede em todas as temporadas.

Para que a comunicação seja eficaz, é importante que ela seja objetiva e clara. Assim, é possível garantir que todas as operações estarão em sintonia para executar as estratégias. Além disso, o diálogo com as equipes das lojas contribui para manter a eficiência nos processos e reforçar os padrões e posicionamento da marca.

Com as ferramentas certas, é possível centralizar e controlar a interação com todas as unidades da rede, comunicando sua estratégia, gerenciando solicitações, realizando pesquisas de opinião e promovendo eventos. Uma avançada plataforma de gestão para o franchising pode ajudar nessa tarefa. Saiba mais clicando aqui.

Aproveite para ler o conteúdo sobre o tema que publicamos no blog:

2. Treine as equipes

Investir no treinamento do pessoal da loja é indispensável para promover o sucesso da sua rede de franquias. Equipes qualificadas não apenas conseguem vender mais como também ajudam a tornar o cliente fiel à marca.

Com a chegada da coleção outono-inverno, dois tipos de treinamento em particular podem contribuir ainda mais para a preparação dos times e para o aumento na taxa de conversão de vendas. O primeiro é o treinamento de produto, que tem como foco preparar as equipes para conhecer as especificidades técnicas da mercadoria, entender como o item atende às necessidades dos clientes e estarem bem informadas sobre tendências e concorrentes para posicionar o produto no mercado.

O segundo tipo de treinamento é voltado ao atendimento. Essas capacitações buscam reforçar a postura que se espera dos vendedores, com destaque para técnicas de venda e de escuta dos clientes para aperfeiçoamento da abordagem.

A solução para treinar o pessoal da loja de forma personalizada, ágil e eficiente é contar com uma plataforma de ensino virtual própria para o franchising, com um ambiente gamificado e acessível em diferentes dispositivos. Saiba mais no nosso site e neste artigo do nosso blog:

3. Promova campanhas para valorizar a nova coleção e distribua na rede

As estratégias de marketing são um recurso valioso para divulgar os lançamentos outono-inverno, atrair e fidelizar os clientes, ampliar a visibilidade da marca e aumentar as vendas.

E com a relevância dos conteúdos para a tomada de decisão da compra dos consumidores em 2023, uma das ações é, justamente, distribuir os materiais produzidos sobre as roupas, calçados e acessórios da nova coleção nas lojas da rede.

Outra aposta é o uso marketing sensorial por meio de técnicas de Visual Merchandising (VM), tais como peças de comunicação com os destaques do mix para distribuir nas operações da rede e o cuidado com o som, iluminação e temperatura dos ambientes, de forma que os clientes se sintam à vontade para permanecer na loja por mais tempo. 

Uma avançada plataforma de gestão própria para o sistema de franquias é solução para comunicar as ações de marketing, gerenciar o trabalho das equipes, produzir materiais customizados automaticamente e centralizar os pedidos de fornecedores, dando maior agilidade e alcance às campanhas da marca em todas as unidades.

Acesse e confira algumas estratégias de VM para a sua rede de franquias:

4. Prepare as lojas para as vendas

A eficiência na gestão de produtos promove a boa performance da rede, preparando as lojas para receber os clientes ao longo de toda a estação.

Já pensou em usar a inteligência artificial nesses processos? A tecnologia é novamente uma aliada das franqueadoras para gerenciar os pedidos da rede de maneira ágil e produtiva,  gerando sugestões de pedido que consideram as diferenças regionais e as diversas categorias de produtos do seu catálogo.

As ferramentas digitais também viabilizam a reposição automática dos produtos, reduzindo as rupturas de estoque. Ainda, são capazes de reunir dados valiosos sobre o perfil dos consumidores, que podem depois serem usados para antecipar as preferências do público, melhorando a experiência do cliente e maximizando os resultados das unidades da rede.

Confira o conteúdo sobre a importância da gestão de produtos no franchising, do sell in ao uso de ferramentas no processo, neste artigo:

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