O espaço das mulheres na gestão das empresas vem crescendo a cada ano. Resultado de uma série de lutas históricas, a busca pela equidade de gênero colabora não apenas para o fortalecimento das mulheres nos espaços profissionais como também contribui para a construção de carreiras sólidas e valorizadas por todos.
Com inspiração no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, produzimos um conteúdo especial sobre os desafios e as oportunidades para a liderança feminina nas organizações, com atenção especial para o franchising. Confira o que você vai encontrar neste artigo:
- Dia Internacional da Mulher: data reforça as lutas femininas
- Mulheres na liderança das empresas
- Franquias são caminho promissor para o público feminino
- Fatores que alavancam o sucesso feminino no franchising
Fique conosco e boa leitura!
Dia Internacional da Mulher: data reforça as lutas femininas
A origem do Dia da Mulher está relacionada à luta feminina por melhores condições de trabalho. Há mais de um século, milhares de mulheres foram às ruas para protestar contra os baixos salários, carga horária exaustiva e ausência de direitos básicos.
As mobilizações aconteceram em diversos lugares e em diferentes períodos históricos, evidenciando que os desafios permaneceram ao longo do tempo, independentemente da região.
Mais de 100 anos depois, as mulheres CEOs dirigem mais de 10% das empresas da Fortune 500 pela primeira vez na história. Contudo, a luta pela equidade de gênero no ambiente profissional se mantém. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres recebem, em geral, 20% a menos do que os homens. O estudo indica que grande parte da disparidade nos salários está relacionada à discriminação com base no gênero.
No Brasil, existem projetos de lei que buscam tornar obrigatória a equiparação salarial entre homens e mulheres. Mas a ideia ainda precisa avançar para ser efetivada. Ao mesmo tempo, algumas empresas já vêm investindo em processos seletivos mais inclusivos e criando planos de carreira que viabilizam a presença feminina em cargos de chefia e liderança.
Diante desse cenário, um caminho que as mulheres têm encontrado é a idealização e gestão dos próprios negócios, como veremos na sequência.
Mulheres na liderança das empresas
Assumir o protagonismo na administração das empresas é um dos caminhos que as mulheres têm optado para enfrentar as desigualdades de gênero que ainda existem no mercado de trabalho.
Dados reunidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam que o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres à frente de um negócio. O número representa 34% do número total de proprietários de empresas no país.
Em meio aos desafios do mercado de trabalho, o franchising tem se destacado como um caminho promissor para as empresárias. Continue a leitura e saiba mais.
Franquias são caminho promissor para o público feminino
Cada vez mais mulheres têm encontrado no franchising o modelo de negócio ideal para o desenvolvimento de suas carreiras. Em 2020, 21% das 50 maiores redes de franquias do país contavam com mulheres no principal cargo executivo da franqueadora, 6% a mais do que o total registrado em 2019.
Em relação ao quadro de funcionárias das redes, 50,9% das integrantes das equipes das franqueadoras e franqueadas eram mulheres cisgênero e 2,3% eram mulheres trans em 2021. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Um estudo anterior, publicado pela ABF em 2016, apresenta mais detalhes sobre a participação feminina no sistema de franquias. Conforme o relatório, 12% das franqueadoras brasileiras possuíam liderança exclusivamente feminina. Já em relação à gestão das operações, 49% das unidades próprias ou franqueadas eram dirigidas por mulheres.
Outro dado interessante corresponde às funções desenvolvidas por elas nas redes de franquias. De acordo com a ABF, 33% dos cargos executivos, 52% das vagas gerenciais e 54% das posições de supervisão nas marcas pesquisadas eram ocupados por mulheres em 2016.
O avanço do protagonismo feminino no franchising na última década, apesar de pequeno, pode estar relacionado à busca pela diversidade de gênero na liderança das franqueadoras. Segundo a ABF, em 2016, 29% das redes consideravam essa questão importante.
A maior participação feminina na direção das franqueadoras não só ajuda a assegurar a equidade de gênero como também gera resultados positivos para o desenvolvimento das redes de franquias. Segundo análise do Sebrae, as empresárias:
- têm o potencial de transformar as relações sociais;
- diversificam pontos de vista na tomada de decisões;
- impulsionam as estratégias do negócio, agregando perspectivas inovadoras, flexibilidade e oxigenação de ideias;
- são mais resilientes;
- possuem uma visão mais humanizada do negócio.
Reduzir as diferenças entre homens e mulheres no cenário empresarial também promove benefícios para o desempenho econômico do Brasil e do mundo. Um estudo da agência Bloomberg, divulgado pela Forbes em 2022, avalia que, com igualdade de gênero, as mulheres poderiam dar um impulso de US$ 20 trilhões na economia global.
Além disso, a presença feminina nos cargos mais altos da hierarquia das organizações é fundamental para fomentar a representatividade, inspirando outras mulheres.
Esse movimento pode ser percebido, por exemplo, na gestão de unidades franqueadas. Assim como as mulheres têm conquistado lugar no comando das franqueadoras, uma parcela do público feminino tem optado pela gestão das operações da rede como trajetória para alcançar o sucesso no mundo empresarial. Confira algumas informações sobre esse panorama a seguir.
Mulheres na gestão das unidades das redes de franquias
Como vimos, cada vez mais mulheres têm procurado desenvolver suas carreiras por meio da idealização e gestão das próprias empresas. E uma das alternativas escolhidas pelas empresárias é, justamente, a operação de unidades franqueadas.
Um relatório produzido pelo Guia Franquias de Sucesso em 2019 apresenta alguns dados importantes sobre as mulheres que pensavam em investir em operações franqueadas. Segundo a pesquisa, 57,4% das entrevistadas pretendiam fazer investimentos de até R$ 10 mil e 26,86% de até R$ 50 mil. Em relação à região, quase metade das interessadas residia no Sudeste (48,8%).
Já no que se refere à área de interesse, Alimentação (57,4%), Beleza e saúde (49,1%), Serviços (36,5%), Cosméticos e perfumes (34,2%) e Roupas e calçados (31,7%) lideraram as preferências das participantes do estudo. Coincidentemente, esses segmentos estão entre os que apresentaram os maiores faturamentos e a maior variação positiva no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, conforme levantamento divulgado recentemente pela ABF.
Mas o que pode justificar a vontade das mulheres em entrar no ramo do franchising? Conforme relatos de diretores da área, a oportunidade de realização pessoal e profissional é um dos principais motivos que levam as empresárias a escolherem as franquias como primeira opção de negócio. Com o suporte e o know how das franqueadoras, as gestoras se sentem mais seguras e confiantes para administrar a unidade.
Atuar a partir de um modelo de negócio já testado também contribui para que elas tenham mais tempo para se dedicarem a outras atividades, como ao estudo, lazer e ao cuidado de si e da família. Ainda, outro fator que pode explicar o interesse é a oportunidade de trabalhar com uma marca com a qual acredita e valoriza.
Para as franqueadoras, conhecer o que mais chama a atenção das empresárias no segmento de franquias pode ser útil para planejar o desenvolvimento da marca. Assim, é possível estabelecer ações e fortalecer a atuação junto ao público feminino, visando a expansão da rede e a prosperidade das operações.
Fatores que alavancam o sucesso feminino no franchising
Até aqui nós entendemos um pouco sobre a participação das mulheres no mundo dos negócios e das franquias. Agora vamos conhecer três elementos fundamentais para garantir os bons resultados das gestoras de franquias: equipe, parcerias e tecnologia.
1 – Boas equipes dão suporte às franqueadoras
Contar com uma equipe forte, engajada e preparada é fundamental para que as líderes das redes de franquias conquistem ótimos resultados. Por isso, não deixe de investir em estratégias para selecionar e reter os talentos que irão acompanhar a sua jornada diariamente. Acompanhe importantes pontos de atenção:
- Promova processos seletivos humanizados: além de buscar candidatos qualificados, mantenha a atenção e o respeito aos candidatos em todas as etapas da seleção. Esse cuidado é importante para que os profissionais se sintam valorizados e criem o vínculo com a marca;
- Desenvolva ações de diversidade: se o mercado de trabalho ainda é desigual, que tal começar promovendo ações dentro da sua rede? Iniciativas de igualdade e inclusão são importantes tanto para a responsabilidade social da marca como também ajudam a fortalecer o trabalho de toda a equipe. Pesquisas mostram ganhos com produtividade, bem-estar dos profissionais, ambiente favorável à inovação e redução na rotatividade dos funcionários;
- Invista no aperfeiçoamento da equipe: a formação contínua é essencial para que os times estejam atentos às transformações do mercado e consigam lidar com os diferentes desafios que podem surgir na trajetória da rede. Palestras e capacitações on-line, realizadas por meio de uma plataforma específica para o franchising, podem ser uma escolha eficaz para a tarefa;
- Mantenha os times engajados: procure criar um ambiente favorável para a participação e desenvolvimento dos profissionais. Não esqueça também de celebrar e valorizar as conquistas de todos. Assim você conseguirá motivar os talentos e mantê-los alinhados aos valores e objetivos da marca. Como consequência, poderá perceber melhora no clima organizacional e maior produtividade das equipes;
- Simplifique o trabalho: forneça ferramentas que facilitem o dia a dia das equipes, possibilitando que todos possam exercer suas funções com qualidade e de forma ágil. A tecnologia pode novamente ser sua aliada nessa estratégia. Clique aqui e saiba mais;
- Fortaleça outras mulheres: ajude suas colaboradoras a se desenvolverem dentro da empresa. Além de capacitações, outra sugestão é realizar o planejamento da sucessão dos cargos de chefia para que outras profissionais tenham oportunidade de assumir postos de liderança na rede. Assim, as mulheres mantêm seu espaço e força para a marca seguir avançando.
As sugestões valem tanto para os times internos da rede como para o pessoal da loja. Neste segundo caso, é necessário que a franqueadora mantenha uma boa comunicação com as franqueadas e invista em soluções estratégicas capazes de garantir o treinamento padronizado para todas as operações.
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2 – Parcerias contribuem para a gestão de sucesso
A força feminina fica ainda mais evidente quando se trabalha em equipe e de forma colaborativa. Por essa razão, estabelecer parcerias estratégicas dentro e fora da empresa contribui para uma gestão de sucesso.
O motivo é bem simples: por mais bem preparadas que as gestoras estejam, com apoio conseguem realizar mais demandas e imprimir maior qualidade ao trabalho, aumentando suas chances de êxito. Como sintetiza aquela máxima, “juntas vamos mais longe”.
As parcerias podem ser realizadas internamente, com lideranças e membros da própria equipe, e também com agentes externos, como universidades, centros de pesquisa e outras empresas. Essa cooperação pode ajudar a alcançar os objetivos com maior rapidez e facilidade, proporcionando diversas vantagens, incluindo:
- União de habilidades e competências;
- Compartilhamento de recursos e conhecimento;
- Ampliação do alcance da marca;
- Aumento da competitividade.
Para identificar os melhores parceiros internos, procure estimular a participação de todas as pessoas que fazem parte da sua equipe. Já as colaborações externas podem surgir a partir da construção do relacionamento com fornecedores e do networking com outras empresas que atuam em áreas afins.
A Rede Mulher Empreendedora promove uma série de eventos ao longo do ano para fomentar o protagonismo feminino e conectar empresárias que desejam impulsionar seus negócios. Acesse o site e confira os eventos promovidos pela rede.
3 – Tecnologia é aliada das mulheres na condução das redes de franquias
Contar com o suporte da tecnologia é mais uma estratégia para alcançar o melhor desempenho na gestão da sua rede de franquias. O uso das ferramentas certas para enfrentar os desafios no dia a dia torna o trabalho mais produtivo e garante agilidade e segurança na tomada de decisão.
Com soluções próprias para o franchising, também é possível:
- Otimizar processos;
- Reduzir custos;
- Planejar e controlar a execução das estratégias da marca;
- Manter uma comunicação eficaz com as unidades franqueadas;
- Padronizar as ações em toda a rede;
- Alcançar maior autonomia na gestão.
Além disso, a tecnologia pode ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar o faturamento das unidades. Conforme levantamento divulgado pela ABF, 14,5% das vendas das redes de franquia foram realizadas por meio de canais digitais em 2021.
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Mantenha-se informada
No artigo de hoje, procuramos destacar a atuação da mulher na gestão das redes de franquias. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo.
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