O Dia dos Namorados está chegando no Brasil. Diferentemente do resto do mundo, que comemora a data em 14 de fevereiro – o Valentine ‘s Day – aqui, os apaixonados celebram em 12 de junho, tendo origem exclusivamente comercial, sendo uma estratégia para movimentar o varejo no período entre duas datas muito importantes: o Dia das Mães e o Dia dos Pais. Entretanto, a data não foi escolhida por acaso, sendo festejada na véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro e protetor dos noivos.
Podemos dizer que a estratégia foi bem sucedida, afinal de contas, segundo o SEBRAE, o Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, sendo um período fundamental para diversos segmentos, inclusive para as redes de franquias.
No ano passado a celebração movimentou mais de 6,5 bilhões de reais, de acordo com o balanço sobre o Dia dos Namorados realizado pela Wake, ClearSale e Neotrust. Para 2023, as projeções são ainda melhores.
Siga com a gente para conhecer os principais destaques referentes a esta data, como as expectativas para o varejo, quais são os presentes mais desejados, quais os canais que os consumidores preferem comprar, como a sua rede de franquias pode aproveitar as vendas e como a tecnologia pode te ajudar na execução de suas estratégias e, consequentemente a vender mais.
- Expectativas para o Dia dos Namorados 2023
- Quais são os queridinhos do Dia dos Namorados 2023?
- Loja Física x Loja Online
- Os clientes estão antecipando as compras!
Boa leitura!
Expectativas para o Dia dos Namorados 2023
Como dissemos anteriormente, as expectativas para o Dia dos Namorados de 2023 são muito positivas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que cerca de 100 milhões (99,7 milhões), ou seja, 61% dos consumidores brasileiros devem ir às compras nesse período, o que simboliza um aumento de 8% com relação a 2022.
Já o relatório “O que esperar para o Dia dos Namorados?” elaborado pela PiniOn para a Globo, revelou que:
- 86% dos entrevistados costumam comemorar o Dia dos Namorados;
- 60% considera o Dia dos Namorados tão importante quanto o aniversário de namoro/casamento;
- 70% acredita que o Dia dos Namorados é um momento para fortalecer o relacionamento.
Nele ainda consta que o valor médio de presente por pessoa deverá estar entre R$51 e R$300 (61%) e que 34% dos respondentes pretendem aumentar seus gastos com os presentes a seus parceiros.
Todos esses dados reforçam a relevância e as oportunidades que esta celebração tem para o varejo. E é claro que você deseja que as suas lojas possam aproveitar este momento, não é mesmo?
Para isso, é fundamental que você dê a devida atenção ao treinamento das equipes, afinal de contas, elas são tão importantes quanto seus clientes. Isso porque eles proporcionam uma preparação eficaz para um atendimento qualificado nas lojas. O que colabora para a melhor experiência de compra do cliente, que encontrará profissionais prontos para melhor satisfazer as suas necessidades e desejos, como por exemplo, auxiliar na escolha do presente ideal, explicar a política de troca da marca e tirar dúvidas ou explorar os benefícios dos produtos à venda na loja.
Com um sistema desenvolvido para o franchising, você pode treinar todos os participantes da rede, monitorar a execução da estratégia e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios.
Veja a seguir quais são os produtos mais procurados neste Dia dos Namorados.
Quais são os queridinhos do Dia dos Namorados 2023?
Você viu como as projeções para o Dia dos Namorados de 2023 são bastante otimistas, porém, o que você provavelmente quer saber é como o seu negócio pode aproveitar esta data comemorativa e quais são os produtos que devem receber maior foco para as vendas.
A verdade é que a hegemonia das flores e chocolates acabou, a variedade de opções de produtos e serviços presenteáveis está cada vez maior, assim, diversos segmentos podem ser considerados no momento de compra dos apaixonados. Por este motivo, conhecer os hábitos de consumo dos clientes é essencial.Segundo a pesquisa “Intenção de Compras no Dia dos Namorados 2023” da CNDL e SPC Brasil, os respondentes gostariam de ganhar de presente:
- Roupas – 32%;
- Perfumes, cosméticos ou maquiagens – 22%;
- Bombons ou chocolates – 17%;
- Calçados – 17%.
Além disso, o relatório da Globo com a PiniOn aponta que os itens com maior intenção de compra são:
- Roupas – 27%;
- Perfumes e cosméticos – 25%;
- Chocolates e doces – 23%;
- Cesta de café da manhã – 14%;
- Refeição fora de casa – 14%;
- Acessórios – 12%;
- Flores – 12%;
- Algo simbólico/manual – 10%;
- Viagem – 10%.
Outros pontos interessantes sobre este estudo é o fato de que os homens pretendem presentear com chocolates/doces (32%), perfumes/ cosméticos (24%) e roupas ou flores (21%), enquanto as mulheres optam por roupas (31%) e perfumes/ cosméticos (25%).
Sobre o segmento de moda – o preferido dos respondentes tanto para dar quanto para ganhar – os produtos mais buscados são: blusas, camisetas ou camisas (56%); shorts ou bermudas (35%); calças (33%) e bolsas ou calçados (25%).
Um portal para o franqueado próprio da marca, pode facilitar a gestão das franqueadoras, auxiliando na comunicação com a rede e padronização das lojas, para proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes.
Além disso, podemos destacar que 37% dos brasileiros gostariam de ir a um restaurante, 30% fazer um passeio fora de casa e 20% de fazer uma viagem, o que demonstra que também há muitas oportunidades para o setor de serviços.
Quer saber por qual canal de vendas os clientes preferem comprar? Siga lendo o nosso artigo!
- Leia também no nosso blog: Aproveite o momento: Como utilizar o impulso de compra do cliente na sua rede de franquias
Loja Física x Loja Online
Já vimos quais são os produtos mais procurados neste Dia dos Namorados. Mas e agora, o cliente irá até você pelo ambiente físico ou online?
O levantamento da PiniOn para a Globo aponta que os brasileiros preferem comprar em:
- Loja física de comércio/ bairro (31%);
- Lojas físicas especializadas em roupa/calçados (24%);
- Na internet por marketplaces (23%);
- Lojas físicas de departamentos (19%);
- Lojas online especializadas em roupa/calçados (19%).
Vemos que, apesar do crescimento do e-commerce nos últimos anos, as lojas físicas ainda são muito relevantes para os clientes, principalmente pela facilidade de troca (60%).
A pesquisa da CNDL e SPC Brasil acrescenta que no momento de escolher o local para comprar, os respondentes são influenciados pelo preço (57%); pela qualidade dos produtos (50%); pelas promoções e descontos (38%) e pelo frete grátis (32%).
Portanto, a melhor estratégia para conseguir vender mais, inclusive no Dia dos Namorados, é investir no omnichannel, com a convergência entre as lojas físicas e o ambiente virtual. E para fortalecer a comunicação tanto com suas unidades quanto com os próprios clientes, uma avançada plataforma de gestão para o franchising vai te auxiliar a divulgar as ações e customizações de materiais de marketing, na manutenção da padronização dos processos operacionais e de Visual Merchandising (VM), acompanhar o desempenho da rede e no relacionamento com os franqueados.
Pensando em oferecer uma boa experiência de compra para o cliente na loja? Unir o online e o offline, onde ele pode comprar na loja ou no site, retirar, trocar ou devolver em qualquer canal da marca são diferenciais valorizados pelo cliente.
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- O segredo da padronização do Visual Merchandising nas redes de franquias
Os clientes estão antecipando as compras!
Os brasileiros têm a fama de deixar para a última hora para fazer as compras nas principais datas comemorativas, porém, dessa vez os hábitos devem ser outros, principalmente para o público feminino. É o que indica a pesquisa realizada pela Globo, onde 40% dos respondentes afirmaram que iriam adquirir os presentes com 15 dias de antecedência e 23% com um mês antes. Enquanto na véspera 16% e apenas 1% no próprio Dia dos Namorados.
Por esse motivo, é fundamental garantir que a sua rede esteja bem preparada para receber o cliente na loja com equipes bem treinadas e uma boa gestão da cadeia de suprimentos, para atender as demandas das datas comemorativas, evitando assim rupturas de estoque e perdas de vendas.
- Veja também no blog: Otimize os resultados da sua rede de franquias através do Supply Chain Management
Aproveite o Dia dos Namorados para vender mais
O Dia dos Namorados se consolidou como uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil. Vimos que os casais estão cada vez mais celebrando e presenteando seus parceiros nessa ocasião, com itens dos mais diversos segmentos, principalmente de vestuários, perfumes, cosméticos e chocolates. Além da busca de serviços, que também vem se popularizando entre os clientes como idas a restaurantes, viagens e passeios fora de casa.
Este é um período de muitas oportunidades para todas as marcas conseguirem estreitar o relacionamento com os clientes, conquistar novos e vender mais.
Com esse propósito, é essencial que a sua rede de franquias esteja preparada para as novas tendências e hábitos dos clientes, desde a preparação das lojas e equipes, a elaboração de estratégias de comunicação e marketing, além da gestão da cadeia de suprimentos, entre tantos outros desafios das operações do dia a dia no franchising.
Nesse cenário, a tecnologia é uma aliada muito valiosa. Com a plataforma criada por quem entende de franchising, sua rede de franquias contará com muitos benefícios para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede e garantir a satisfação de seus clientes.
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Até o próximo texto!