O ano de 2024 tem sido bastante positivo para a economia e para o varejo brasileiro, impulsionado principalmente pela recuperação do consumo interno, turismo e tecnologia. Esse bom desempenho também tem sido muito bem aproveitado no franchising, que segue em ritmo de crescimento acelerado e, inclusive, cresceu um pouco acima do setor varejista em geral.
Em 2023, o faturamento do setor atingiu R$ 240,6 bilhões – um aumento de 13,8% em relação a 2022. Os segmentos de alimentação, saúde e bem-estar foram os grandes destaques, com expansões acima de 16%.
Já neste ano, até o último relatório divulgado pela ABF no final de agosto, o franchising brasileiro apresentou crescimento de 12,8% no faturamento e um acréscimo de 879 (+2,7%) nas operações no país em relação ao mesmo período de 2023. Além do mais, as projeções da entidade para 2024 são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.
Ou seja, as expectativas são de que 2024 possa registrar os melhores números do histórico recente da entidade. Resultados que, certamente, serão impulsionados pelas datas sazonais do segundo semestre do ano, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
- Você pode conferir as expectativas para cada uma delas acessando os respectivos textos aqui em nosso blog.
No entanto, as expectativas para 2025 vêm acompanhadas de desafios importantes. Analistas consultados pelo Banco Central subiram novamente a projeção para o nível da Selic do próximo ano, em meio a expectativas mais altas para o avanço do IPCA neste ano e nos próximos dois. Foi elevada também as previsões para as cotações do dólar, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta semana.
Desse modo, com o dólar e a inflação em alta, podem impactar o poder de compra do consumidor e elevar os custos operacionais, exigindo uma gestão ainda mais estratégica e eficiente.
Uma gestão bem estruturada fornece a orientação, conhecimento e suporte necessários para os seus franqueados.
Neste contexto, as redes de franquias precisam equilibrar crescimento e controle operacional, buscando soluções que garantam padronização e permitam a inovação. Assim, a tecnologia surge como a aliada indispensável para superar esses desafios.
Ferramentas tecnológicas como um software de gestão para redes franquias permite à franqueadora centralizar informações, monitorar indicadores de performance e promover uma comunicação eficaz entre franqueadora e franqueados. Além disso, ajudam a transformar dados em insights estratégicos, possibilitando às marcas se adaptarem rapidamente às mudanças de mercado e hábitos dos clientes, para manterem sua competitividade e conquistarem resultados expressivos.
Quer saber como resolver os desafios de gestão da sua rede de franquias e ir além do seu dia a dia?
Siga conosco, pois este artigo irá explorar os desafios de gestão de uma rede de franquias e como as ferramentas certas estão ajudando as marcas a irem além do dia a dia no sistema de franquias. Além disso, vamos abordar como grandes redes têm superado seus desafios com a adoção de software especializado, destacando casos de sucesso que exemplificam o impacto positivo das soluções próprias para o franchising.
Confira os tópicos que você vai encontrar no texto:
- Os desafios de gestão de uma rede de franquias
- As melhores soluções para ir além do dia a dia no sistema de franquias
- Casos de sucesso com as ferramentas certas para o franchising
Boa leitura!
Os desafios de gestão de uma rede de franquias
Mesmo com os bons resultados nos últimos anos e das boas perspectivas para o ano que vêm (mesmo que tímidas), no Brasil, as redes de franquias enfrentam vários desafios na gestão que podem variar dependendo do setor, tamanho ou tipo de operação. Superá-los é fundamental para manter a qualidade, fortalecer o relacionamento com franqueados, e garantir uma expansão sustentável e que seja positiva para a rede como um todo.
Entre eles, podemos listar estes seis como principais no franchising como um todo:
1. Manutenção dos padrões e processos operacionais
Manter a padronização nos processos e na qualidade do atendimento é um desafio essencial. Para que o cliente tenha a mesma experiência em qualquer unidade – própria ou franqueada, ou canais que ele vá, a franqueadora precisa garantir que todas as operações estejam em conformidade com os padrões da rede.
Essa é uma tarefa que requer atenção constante que vai além da consultoria de campo, auditorias, feedback e, muitas vezes, intervenções para corrigir falhas o quanto antes, o que demanda tempo e recursos da franqueadora.
2. Treinamentos e suporte operacional contínuos
Para grande parte dos franqueados um dos diferenciais para optar pelo franchising é poder contar com o treinamento e suporte da franqueadora. Porém, eles não acabam com o início das operações da loja, precisando ser contínuo, já que estão sujeitos a lidar com produtos novos, atualizações de processo, entre outros que devem ser de conhecimento de todos.
Para a franqueadora, é um desafio organizar, atualizar e personalizar o suporte para franqueados com diferentes níveis de experiência e necessidades, ao mesmo tempo em que ele precisa ser eficiente para atender suas demandas individuais, minimizar eventuais erros operacionais e melhorar a eficiência da rede.
3. Relacionamento entre franqueadora e franqueados
Um bom relacionamento é fundamental para o sucesso da rede. Ao utilizar diversos recursos para a comunicação e relacionamento com a rede sem registro, o desafio é manter a centralização para que os esforços sejam direcionados aos objetivos da marca e resolução de problemas.
Manter um canal de comunicação permanente e de forma centralizada para troca de informações com os franqueados são práticas essenciais para criar um ambiente onde todos estejam em sintonia.
4. Inovação e performance da rede
A adaptação rápida às mudanças de mercado é essencial. Franqueadoras bem-sucedidas investem em inovação para se manterem competitivas, como melhorias tecnológicas, novos produtos ou atualizações no atendimento ao cliente.
Além disso, é necessário monitorar constantemente a performance de cada unidade para entender pontos de melhoria e replicar as melhores práticas.
5. Comunicação e marketing
Uma estratégia de comunicação e marketing eficaz é vital para atrair o consumidor e garantir boas vendas. No entanto, o desafio está em adaptar campanhas para as necessidades específicas de cada operação ou localidade, além de alocar recursos adequadamente para cada objetivo.
A franqueadora deve garantir a personalização dos materiais de marketing, para que permita adaptações e otimização de tempo e impacto nas estratégias, mas sem perder a consistência da sua marca.
6. Expansão e seleção de franqueados
Expandir o negócio é o principal objetivo das marcas que optam pelo sistema de franquias. No entanto, a expansão e o crescimento acelerado, sem selecionar cuidadosamente os franqueados, pode comprometer a reputação e a sustentabilidade da rede.
Portanto, a franqueadora necessita de meios e critérios para a escolha de seus novos franqueados, que devem ir além de apenas ter o capital de investimento, avaliando também a relação entre o perfil e objetivos dele com o da sua marca.
Claro que existem outros desafios no franchising, mas esses são os que destacamos como os mais críticos a todas as franqueadoras, independentemente do tamanho, tempo de operação ou segmento de atuação. Porém, quanto mais a rede cresce e expande, maiores são os desafios.
Quanto mais unidades em atividade a rede de franquias tiver, maior é o desafio de gestão da franqueadora.
Assim, ao investir na capacitação e engajamento dos franqueados, na manutenção dos padrões operacionais e em inovação, a franqueadora consegue estabelecer uma base sólida para o sucesso e expansão da rede.
Quer saber como a tecnologia pode te ajudar com todas essas tarefas na sua rede?
Então continue a sua leitura.
Você também pode ler mais sobre os desafios das redes de franquias neste artigo:
As melhores soluções para ir além do dia a dia no sistema de franquias
Como vimos até aqui, a gestão no franchising está repleta de desafios, como manter padrões operacionais, melhorar a comunicação com franqueados e garantir a performance da rede.
Para superá-los e ir além do dia a dia na sua rede de franquias — conquistando novos franqueados, inaugurando lojas, transformando estratégias em ações, controlando padrões, promovendo vendas e aumentando a performance da rede — a tecnologia se apresenta como uma grande aliada. Visto que ela tem o potencial de transformar a gestão da franqueadora e garantir o sucesso da marca.
Veja a seguir os pontos-chave que, sem dúvidas, irão orientar as soluções tecnológicas para sua marca enfrentar os desafios de gestão de forma mais objetiva:
a) Gestão de vendas
As redes que utilizam um sistema de gestão próprio para o sistema de franquias, com as regras de negócio e política comercial da marca, conseguem gerenciar estoques, pedidos, fornecedores para vendas e reposição de maneira eficiente, além de centralizar todas as informações de vendas da marca para representantes e demais canais como lojas físicas, online ou multimarcas, facilitando o controle e a tomada de decisões.
b) Plataforma Digital
Uma plataforma digital com acesso em tempo real a dados como vendas, estoque e feedback dos clientes, oferece aos franqueados a agilidade necessária para ajustar suas operações rapidamente. Isso garante que todas as unidades operem de forma mais alinhada e eficiente.
c) Performance da rede
Dashboards e relatórios detalhados sobre vendas, ticket médio e períodos de maior movimento são essenciais para que os franqueados monitorem e ajustem suas estratégias. Essas ferramentas permitem identificar oportunidades e implementar melhorias e ajustes que aumentem a competitividade da rede.
Além disso, destacamos ainda alguns elementos essenciais que grandes marcas do franchising utilizam para centralizar informações, melhorar a comunicação e fortalecer a operação:
- Portal de Comunicação e Marketing: uma das mais importantes ferramentas de suporte e apoio para comunicação da rede, com distribuição e disponibilidade permanente de conteúdos como manuais, política comercial, materiais de campanhas, e até customização de materiais de marketing para cada tipo de operação, é o Portal de Comunicação ou Portal do Franqueado, ou ainda Intranet, em especial quando tem a identidade visual da marca, o que aumenta o engajamento dos usuários.
- Treinamentos e Suporte: treinamentos contínuos, tanto para franqueados quanto para suas equipes, são fundamentais para garantir a qualidade no atendimento e a eficiência operacional. Modalidades de Ensino a Distância (EAD) proporcionam maior agilidade e escalabilidade, permitindo maiores ganhos para a rede como um todo, pois contribui com a performance e desempenho geral da rede ao preparar os franqueados e as equipes de maneira prática e acessível.
- Interações com a franqueadora: as redes que mantêm interações regulares com os franqueados para discutir desafios, oportunidades de crescimento e melhorias contínuas, além de dar e receber feedback, registrar as demandas com acompanhamento e organização, conseguem solucionar problemas e antecipar as necessidades da operação com mais agilidade e controle do que acontece em torno do relacionamento com a marca, criando assim um ambiente de colaboração para melhorias contínuas
- Consultoria de Campo e Padrões da rede: o consultor de campo é responsável pelo apoio ao franqueado, sendo o principal elo dos franqueados com a franqueadora. Em complemento à Consultoria de Campo, as auditorias e checklists para o acompanhamento dos processos executados nas lojas, contribuem para que tudo esteja alinhado com as boas práticas da marca, e assim é possível manter os padrões em conformidade com o que é estabelecido pela franqueadora.
São essas ferramentas e práticas que ajudam as redes de franquias de sucesso a manter uma comunicação eficaz com seus franqueados, otimizar processos e centralizar todas as informações, enfrentando assim os desafios do setor com maior eficiência.
Portanto, investir nessas soluções não é apenas modernizar processos, é fortalecer a rede como um todo, garantindo que cada unidade opere em sintonia com os valores e objetivos da marca.
Com a tecnologia como aliada, sua rede pode alcançar novos patamares de eficiência e sucesso. Saiba mais em:
Casos de sucesso com as ferramentas certas para o franchising
Agora que você já viu as práticas e soluções tecnológicas que ajudam a franqueadora a manter uma comunicação eficaz com seus franqueados e centralizar todas as informações, garantindo uma operação mais eficiente, indo além do dia a dia operacional do sistema de franquias, está na hora de ver na prática como elas fazem a diferença.
Com as melhores soluções que atendem às especificidades do setor e integram todas as áreas da franqueadora, a tecnologia se torna essencial para transformar a gestão da rede e alcançar resultados ainda melhores no franchising com a mais avançada plataforma de gestão.
Quer ver como isso se aplica no seu dia a dia?
Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de contar com um software desenvolvido por quem entende de franchising e precisa saber mais para tomar a decisão de transformar a gestão da sua rede de franquias, vamos te apresentar alguns casos de sucesso que demonstram o impacto positivo que o nosso universo de soluções tem em diferentes marcas do sistema de franquias, acompanhe:
- Na moda masculina, marca presente em todos os Estados do Brasil, com 100 lojas e mais de 1.000 multimarcas, centraliza as ferramentas de relacionamento da rede;
- A maior rede de óticas da América Latina, com mais de 1.000 unidades centraliza a comunicação e o abastecimento das lojas da rede;
- Há mais de dez anos a marca feminina dos melhores calçados e bolsas, com mais de 360 lojas na rede e mais de 4.500 multimarcas, centraliza os canais de vendas da marca;
- No ranking da ABF das 50 maiores franquias do Brasil, uma das marcas mais amada e usada pelos brasileiros, com mais de 570 lojas, além das do exterior, gerencia suas franquias e centraliza a comunicação da rede desde 2012;
- A marca referência em vestuário infantil brasileiro, centraliza a comunicação e relacionamento com os franqueados das mais de 140 lojas, há dez anos, o que contribui com o seu crescimento.
Esses exemplos mostram que, independentemente do porte, do número de unidades da rede, do tempo de operação ou segmento de atuação, as ferramentas certas são um importante diferencial para o sucesso destas marcas no franchising, atendendo às suas necessidades em seus diferentes momentos.
Quer saber tudo sobre estes casos de sucesso que contam com um software de múltiplas soluções, independentemente do tamanho da rede e da quantidade de unidades ou de usuários?
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- Você pode ler mais sobre como o uso das ferramentas certas fazem diferença no seu dia a dia neste artigo: Diferencial em uma rede de franquias: atender as demandas e superar expectativas de maneira única
Seja você uma rede com dezenas ou centenas de unidades, as ferramentas certas podem fazer toda a diferença na sua gestão!
No dinâmico cenário do varejo brasileiro, em que, apesar dos bons resultados recentes, ainda há muitas certezas sobre como o mercado interno irá se comportar nos próximos meses e ano, visto que, por enquanto, o limite máximo da meta para a inflação no país foi ultrapassada e a resolução dos conflitos internacionais, somados ao novo Governo nos Estados Unidos no ano que vem aumentam a incógnita para os gestores do mundo todo – não só do Brasil.
Neste contexto, dentro do universo das redes de franquias, o papel da tecnologia vai além de “apenas” otimizar processos. Ela se apresenta como a principal aliada para enfrentar os desafios do dia a dia do setor, ajudando franqueadoras e franqueados a operar com mais eficiência, melhorar a comunicação e garantir a padronização e a performance da rede.
Soluções como plataformas digitais, portais de comunicação, sistemas de gestão de vendas, treinamentos EAD e checklists online para apoiar as consultorias de campo, são essenciais para transformar a rotina das franquias e elevar a qualidade das operações.
Isso porque com elas, é possível centralizar informações, alinhar todas as unidades à estratégia da marca e oferecer aos franqueados o suporte necessário para o sucesso de seus negócios, sempre que precisarem, desde a abertura de sua loja, até suas operações, capacitação das equipes, divulgação de produtos e da marca etc.
Além disso, os casos de sucesso apresentados comprovam que investir nas ferramentas certas traz resultados concretos. Importantes marcas, de diversos segmentos, como o de Moda – com acessórios, calçados e vestuário, por exemplo, conseguiram expandir, engajar seus franqueados, fortalecer o relacionamento da rede e superar os desafios do dia a dia das diversas áreas da franqueadora, como Comunicação e Marketing, Comercial e Suprimentos, Operações e Treinamento, Expansão e Consultoria de Campo.
A adoção de tecnologias específicas para o franchising também facilita a tomada de decisões estratégicas, já que permite o acompanhamento em tempo real de indicadores-chave, como vendas e desempenho das unidades. Isso não apenas melhora a gestão, mas cria uma cultura de inovação e agilidade, fatores essenciais para manter a competitividade em um mercado tão desafiador.
Ao apostar em um software de gestão, a franqueadora não só está modernizando suas operações, como também construindo uma base sólida para o crescimento e expansão sustentável de sua marca.
Agora que você viu como as melhores soluções podem impactar positivamente na gestão da sua rede de franquias e no sucesso da sua marca, que tal conhecer e aproveitar todos os benefícios e vantagens que a tecnologia pode oferecer para o seu dia a dia?
Gostaríamos de te convidar a conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias!
Entre em contato e conheça as ferramentas certas para gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, permitindo o acesso a todos os integrantes da sua rede, por perfil, área, hierarquia ou interesse.
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Até a próxima!