As perspectivas para o varejo nessa reta final de 2024 não poderiam ser melhores. Afinal, o setor deve registrar o maior crescimento dos últimos 11 anos, graças à recuperação econômica que vem transformando o país, aponta um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a instituição, o varejo deve ter um acréscimo de 30% nas vendas em 2024 – feito que não acontece desde 2013.
Somente no último trimestre, é esperado um crescimento de 8%, sendo 7,9% em outubro, 8,0% em novembro e 7,0% em dezembro, em comparação aos mesmos meses do ano anterior, conforme Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV).
O franchising brasileiro também está chegando ao fim de 2024 com resultados expressivos, destacando-se como um dos setores mais resilientes e inovadores da economia. Para se ter ideia, o crescimento de 12,8% no faturamento acumulado até o segundo trimestre reflete uma combinação de fatores econômicos e estratégias de gestão. Redes de Alimentação, Saúde e Bem-Estar tiveram variações positivas superiores a 15%, impulsionadas tanto pela ampliação de operações físicas e digitais quanto pelas mudanças nos hábitos de consumo.
É verdade que a alta recente da taxa de juros traz desafios ao consumo à crédito. Apesar de seguir acima do teto da meta de inflação para este ano, que é de 4,50%, o Boletim Focus dessa semana reduziu a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 4,63%. Além disso, foi elevada a projeção do PIB de 2024 para 3,17% (antes era de 3,10%).
Em contraste, a estabilidade do mercado de trabalho e o aumento da renda em 2024 fornecem um alívio ao setor de comércio e serviços, que não deve sofrer prejuízos nas vendas por conta disso.
O que é uma ótima notícia, visto que o mês de dezembro é crucial para o varejo. Tradicionalmente, ele concentra as vendas de Natal e Réveillon – comemorações de final de ano, com forte apelo emocional que intensificam o consumo, tornando-o um momento estratégico para o setor.
Para as redes de franquias, além das vendas, dezembro é também um momento estratégico para se aproximar dos seus clientes, conseguir novos interessados e expandir a marca, já que, por utilizar modelos de negócios testados e comprovados e ter suporte ao franqueado, esta torna-se uma opção atraente para quem busca iniciar 2025 com segurança no mundo dos negócios.
Porém, como é ressaltado por especialistas, as marcas precisam aliar suas estratégias de vendas à realidade econômica do momento.
Pensando em todos os desafios que a franqueadora pode enfrentar, preparamos este conteúdo em que vamos tratar sobre o que esperar do mês de dezembro, alguns pontos que são essenciais para o sucesso da sua marca, porém, que merecem uma devida atenção, bem como as soluções ideias para o seu dia a dia.
Neste artigo você vai encontrar:
- Natal 2024: expectativas e tendências de vendas
- Ano Novo: um potencial a ser explorado
- Como aproveitar as oportunidades e impulsionar o crescimento da sua rede de franquias
- As Ferramentas e Soluções para o crescimento e expansão da rede
Boa leitura!
Natal 2024: expectativas e tendências de vendas
Quando falamos sobre o final do ano, é claro que temos que destacar o Natal, afinal, historicamente, a data é a mais importante para as vendas e faturamento do varejo, tendo impacto significativo em diversas categorias de produtos e serviços.
Este período se destaca não apenas pelo aumento no volume de vendas, mas também pela oportunidade de fortalecer o relacionamento com os consumidores e fechar o ano com bons resultados, tendo em vista que o Natal pode representar até um terço das vendas anuais em alguns segmentos.
Essa empolgação toda com a data também é partilhada entre os consumidores. De acordo com o estudo “Vem chegando o Natal*”, elaborado pela Globo, 65% dos consumidores a mencionam como sua celebração favorita no ano.
*82,6% dos brasileiros pretendem comemorar o próximo 25 de dezembro
Por essa animação, somada a maior disposição de consumo estimulada pela recuperação econômica do país e pela maior segurança do consumidor em gastar, a expectativa é de que as vendas do Natal 2024 cresça entre 10% e 15% em relação ao ano anterior, superando os R$ 5,6 bilhões em vendas de 2023.
Durante o Natal, os consumidores tendem a gastar mais, motivados pelo clima festivo e pela disposição para investir em produtos de maior valor agregado ou presentes personalizados. Além disso, há um aumento na compra por impulso, especialmente em ambientes bem decorados e com campanhas promocionais estratégicas.
Ainda segundo o estudo da Globo, cerca de 80% dos consumidores brasileiros planejam realizar suas compras de Natal entre 15 e 30 dias antes da data, inclusive, aproveitando as promoções da Black Friday para adiantar a compra dos presentes.
De acordo com dados, roupas e calçados permanecem no topo da lista de presentes mais procurados para o Natal de 2024, com um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além deles, outros itens que se destacam e têm maior intenção de compra pelos consumidores são:
- Roupas e calçados: 53%
- Brinquedos: 28%
- Chocolates e doces: 21%
- Panetones: 20%
- Acessórios: 21%
- Produtos para a casa: 11%
- Jogos eletrônicos: 10%
- Livros: 9%
- Utensílios domésticos: 9%
- Eletrodomésticos: 9%
Enquanto os gastos variam conforme a classe socioeconômica e o tipo de produto. Entre os consumidores das classes A e B, 50% pretendem gastar acima de R$400, enquanto essa intenção reduz para 35% na classe C e 25% nas classes D e E.
Em média, os presentes mais buscados estão na faixa entre R$100 e R$300.
Esses dados mostram como o planejamento e o comportamento do consumidor se adaptam às necessidades da data, destacando o papel do varejo em atender às demandas de diferentes perfis e faixas de poder aquisitivo.
Para as redes de franquias, isso significa uma oportunidade única para fortalecer o relacionamento com seus clientes e vender mais.
Veja como vender mais e melhor lendo esse artigo:
Ano Novo: um potencial a ser explorado
Embora o Natal seja o carro-chefe das vendas, o Ano Novo também oferece excelente potencial de vendas. Este período é uma oportunidade estratégica para varejistas e redes franquias que desejam maximizar suas receitas e alinhar-se às demandas dos consumidores.
Com destaque especial para as marcas que atendem “demandas de última hora”, como:
- Moda, vestuário e acessórios – pela tradição de se reunir com familiares e/ou amigos e usar roupas novas ou de cores específicas (como o branco);
- Alimentação e bebidas – estimulados pelas comemorações com ceias e almoços de Réveillon;
- Beleza e bem-estar: as festas também aumentam a procura por serviços de salões de beleza, estética, maquiagem e produtos para autocuidado.
- Turismo e lazer – pela folga no trabalho ou início das férias, entre o Natal e o Réveillon, férias escolares e o consequente aumento da procura por viagens para destinos turísticos diferentes, principalmente pelo litoral.
O período do Ano Novo também pode se beneficiar das trocas de presentes do Natal, onde muitas pessoas ganham produtos repetidos, com a numeração errada, numa cor que não gostam, ou que foge àquilo que elas estão habituadas. Por este motivo, elas acabam recorrendo às lojas para trocar seus presentes por outros itens que mais lhe agradem.
E muitos aproveitam a semana entre o Natal e o Réveillon para fazer as trocas. Com isso, as lojas podem incentivar o cliente a se interessar por outros produtos, experimentar e acabar levando mais ítens do que tinha planejado antes de entrar na loja.
Para as redes de franquias, o Ano Novo também é um momento estratégico para a expansão da marca, já que com a virada do ano e início de um novo ciclo, muitas pessoas fazem suas tradicionais “listas de desejos” e se animam para começar um novo capítulo em suas vidas, que muitas vezes, está relacionado ao lado profissional, como realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.
Em meio a tantas opções, o franchising apresenta-se como a melhor alternativa para esses interessados, especialmente por não precisarem ter vasto conhecimento ou mesmo ter experiência com gestão de negócios, graças ao suporte da franqueadora em todos os seus momentos e ter à sua disposição todo o know-how de uma marca consolidada no mercado.
Você pode conferir mais sobre os fatores que fazem do sistema de franquias único neste artigo:
Como aproveitar as oportunidades e impulsionar o crescimento da sua rede de franquias
O final do ano é um período de grande movimento no varejo, muito por conta das festividades que acontecem no período. Embora o foco das marcas esteja nas vendas, essa também é uma oportunidade estratégica para as redes de franquias para se aproximar de seus clientes e conquistar novos, estreitar o relacionamento com os franqueados, atrair interessados em fazer parte da sua rede e expandir a sua marca.
Como você deve imaginar, para conseguir ter sucesso no último mês do ano e iniciar bem o próximo, a franqueadora precisa superar alguns desafios, especialmente no que diz respeito à gestão e à expansão sustentável, que exige atenção redobrada para alinhar todas as operações com as estratégias de crescimento.
São muitos os fatores que podem influenciar na superação ou não desses desafios. Por isso, é fundamental estar atento a eles e conhecer quais são as melhores práticas para lidar com o momento e alcançar resultados satisfatórios para todos da marca – franqueadora, franqueados e clientes.
Veja alguns desses pontos de atenção a seguir:
a) Gestão das Operações em momentos de alta demanda
As festas de final de ano trazem um aumento no fluxo de clientes nos canais de vendas da marca acima do que é visto no resto do ano, o que pode “pressionar” as operações da rede. Isso, pode gerar alguns “gargalos”, como:
– Abastecimento e estoques: atrasos no fornecimento ou a falta de produtos nas lojas podem impactar a performance da rede e a satisfação do cliente.
– Envio dos produtos: no caso de vendas feitas no e-commerce, marketplaces, multimarcas ou aplicativo, que podem demorar mais para chegar até o cliente, também influenciando em sua experiência com a marca.
– Suporte aos franqueados: com o crescimento do volume de vendas, as franqueadoras devem garantir todo suporte que os franqueados necessitam, em todas as unidades, seja operacional, de marketing ou outro.
Para te ajudar com isso e gerar boas experiências o ano todo, a solução é contar com um software de gestão especializado para acompanhar o desempenho de cada unidade em tempo real e identificar problemas rapidamente para solucioná-los, e realizar projeções de vendas com base em dados históricos e fazer solicitações de pedidos automaticamente para prevenir rupturas de estoque.
b) Expansão sustentavel da rede
As projeções otimistas das vendas do final do ano, bem como o início de um novo ciclo, são atrativos para empreendedores buscarem expandir seus negócios, se interessarem pelo sistema de franquias e fazerem parte de uma marca do franchising. No entanto, por mais que seja um cenário muito animador para a franqueadora, o processo de expansão deve ser conduzido com cautela, respeitando os limites e características da rede.
Afinal de contas um crescimento planejado gera, acertos na padronização, pois franqueados “recém-chegados” vão estar prontos para operar e receberão toda a atenção da franqueadora para o que precisarem, desde o treinamento de novos franqueados e integrantes das equipes de loja, até o acompanhamento dos indicadores-chave da unidade.
Por este motivo, é essencial ter soluções que ajudem a franqueadora a garantir tanto a atração e seleção dos melhores interessados, quanto identificar as localidades com maior potencial de mercado e menor saturação de concorrentes, garantindo assim maior eficiência na expansão.
c) Comunicação eficaz
Outro desafio comum no período de pico de demanda e que precisa ser superado é a manutenção de uma comunicação eficiente entre franqueadora e franqueados. Já que o bom alinhamento pode evitar problemas como execução inconsistente de campanhas – que podem resultar em perda de vendas ou frustração do cliente, além de dar maior agilidade para o suporte às operações dos franqueados.
Portanto, a solução para comunicação na rede, é a adoção de um Portal de Comunicação, para o compartilhamento de conteúdos, materiais de marketing, informativos e atualizações em tempo real, bem como para receber feedbacks e outras diretrizes sobre as estratégias para todas as unidades.
O sucesso no franchising é sobre estar preparado para crescer de forma inteligente, com resultados que beneficiem toda a rede e, principalmente, atender o cliente final. Leia mais sobre o assunto em:
As Ferramentas e Soluções para o crescimento e expansão da rede
Um dos principais motivos para as empresas optarem pelo franchising é a expansão rápida, organizada e sustentável da sua marca. Enquanto para os investidores, entrar no sistema de franquias é a melhor forma de fazer parte de uma marca que já está consolidada, com operações padronizadas e marketing forte. Ou seja, une-se a demanda de um com as necessidades do outro.
Para que essa relação dê certo e gere benefícios para as duas partes, é importante contar com o apoio de ferramentas específicas para o setor que facilitam a gestão e a operação das unidades.
O uso de tecnologia é essencial para que redes de franquias cresçam de forma estruturada e eficiente.
Para isso, com o uso de uma avançada plataforma desenvolvida para o franchising, você poderá atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente, alcançando as metas e objetivos da rede.
Veja como as ferramentas certas podem te auxiliar com as vendas nos períodos de alta demanda e, ao mesmo tempo, manter a expansão e crescimento da rede:
I. Aliada da franqueadora: a adoção de uma plataforma especializada é fundamental para que a franqueadora possa gerenciar tanto as operações do dia a dia, quanto os processos de expansão, com dashboards e relatórios detalhados sobre a performance das unidades para identificar oportunidades, implementar melhorias e ajustar as estratégias para aumentar a competitividade da rede.
II. Suporte à expansão: com um software de gestão para o sistema de franquias, é possível ter os benefícios que contribuem para a seleção adequada de candidatos que podem ajudar a rede com maior eficiência.
III. Capacitação para o crescimento sustentável: para que novos franqueados se integrem de forma eficaz, o investimento em treinamentos é indispensável. Soluções como e-learning para capacitação à distância permitem que a franqueadora economize tempo e recursos com os treinamentos, mantendo a qualidade dos conteúdos para que os franqueados iniciem suas operações com conhecimento suficiente para o dia a dia.
A adoção de ferramentas tecnológicas específicas para o franchising não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade para acompanhar o mercado cada vez mais dinâmico. Ao investir em soluções que alinhem gestão, expansão e capacitação, a franqueadora se prepara tanto para superar os desafios atuais, como também constrói uma base sólida para o futuro.
Conheça os diferenciais de um software de gestão:
Investir nas ferramentas certas pode ser o diferencial para começar 2025 à frente da concorrência
O final de ano sempre oferece um cenário único para as franqueadoras em geral alavancarem as vendas, consolidar o sucesso da sua marca e expandir sua rede de forma estratégica.
Para ajudar a sua rede de franquias a se destacar e aproveitar todas as oportunidades das expectativas e tendências do final de 2024, contar com as ferramentas certas desenvolvidas por quem entende de franchising, e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, pode ser um grande diferencial para a gestão da sua rede de franquias.
Isso porque nosso universo de soluções possui inúmeras vantagens, além de ser próprio para o sistema de franquias, permite o acesso de acordo com as permissões por perfil, hierarquia, área ou interesse dos integrantes da franqueadora, independente do tamanho da rede e quantidade de usuários, e para os diversos segmentos.
Entre suas possibilidades, destacamos as que irão beneficiar a gestão da franqueadora com a aplicação nas importantes áreas para o dia a dia operacional e para ajudar a impulsionar os resultados dos franqueados:
– Comunicação e Relacionamento: Portal do Franqueado (ou Portal de Comunicação, ou ainda Intranet) com a identidade visual própria da marca para disponibilizar, informar e distribuir conteúdos, comunicar estratégias, fornecer acesso às ferramentas de apoio às operações da rede, como CAF (Central de Atendimento ao Franqueado ou Suporte ao Franqueado) para gerenciar solicitações e atender as demandas dos franqueados.
– Marketing: para customização de materiais de campanhas, permitindo o gerenciamento do trabalho da equipe interna ou terceirizada, reduzindo o tempo de resposta para as demandas da rede e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades da rede.
– Operações e Padronização: para garantir que os padrões da marca estão sendo seguidos conforme estabelecido pela franqueadora, através de treinamentos EAD dos franqueados e suas equipes das lojas, e com o uso de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo nas lojas.
– Suprimentos: gestão de vendas dos produtos e gerenciamento de fornecedores, para abastecer as unidades da rede e canais de vendas da marca, como multimarcas ou online, com sugestões de pedido, uso de inteligência artificial, e reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema especializado para atender às particularidades de vendas para a sua rede de franquias.
Com as ferramentas certas, a franqueadora otimiza a gestão do dia a dia, e também ganha agilidade para atender as demandas específicas da rede, impulsionando o desempenho de cada unidade e garantindo um crescimento e expansão da marca de maneira sustentável.
Quer atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente?
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Até a próxima semana!