Após encerrar o primeiro semestre do ano com alta nas vendas, o varejo volta a sua atenção para as grandes oportunidades até o final do ano.
As expectativas para esta época do ano já costumam ser otimistas por si só, afinal de contas, geralmente, o segundo semestre do ano gera melhores resultados, mais vendas e maior faturamento para as empresas, especialmente por contar com as datas sazonais mais relevantes do ano, conforme estatísticas Ebit|Nielsen. O que já anima muito os lojistas e clientes.
Mas neste ano, as perspectivas estão ainda mais positivas, porque o PIB do país vem apresentado crescimento, desaceleração da inflação, redução da taxa básica de juros (Selic) – tendo projeção do mercado financeiro de chegar entre 9,0% e 9,5% até o final do ano – fator que traz alívio financeiro para as empresas e aumenta o poder de compra dos consumidores, além da queda no número de desempregados*.
- Você pode conferir mais detalhes sobre o panorama do cenário econômico brasileiro em 2024 aqui.
*Segundo o IBGE, o país encerrou o segundo trimestre do ano com o menor índice de desemprego no país desde 2014.
Além da melhora nos indicadores econômicos, o período ainda está repleto de datas e eventos importantes em todos os meses até o final do ano, como as Olimpíadas, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Entretanto, apesar de a tendência ser de crescimento, o contexto atual ainda exige muita atenção das franqueadoras, que devem seguir investindo em inovação e na experiência do cliente para poder conquistá-lo e fidelizá-lo.
Isso devido a prudência dos consumidores, que foi uma marca durante o primeiro semestre e deve permanecer no segundo, que preferem ter mais cautela em suas compras e buscam economizar sempre que possível. São os chamados “consumidores zero”.
Então, a pergunta que fica é: o que fazer para alavancar as vendas da sua rede de franquias no segundo semestre de 2024?
Essa é a pergunta que todos gostariam de saber responder. A verdade é que não existe um caminho único para o sucesso. Tudo vai depender do seu segmento de atuação, comportamento de compra dos seus clientes e público-alvo e, principalmente do quão bem a sua rede está preparada para superar os desafios do varejo e lidar com os fatores que vão impactar as suas vendas.
Porém, podemos destacar alguns pontos-chave para todos os negócios, tais como as datas sazonais, as expectativas, tendências e comportamentos de consumo dos brasileiros e ter a tecnologia como sua aliada em todos os seus momentos e necessidades.
Neste artigo, confira os motivos para estar otimista com o varejo no segundo semestre de 2024, as principais tendências e as estratégias que vão fazer toda a diferença para gerar bons resultados até o final do ano, bem como alguns pontos de atenção para a franqueadora e o universo de soluções para a boa gestão da sua marca.
Acompanhe os tópicos do texto:
- As oportunidades do segundo semestre
- Tendências de consumo para o segundo semestre
- Estratégias para aumentar as vendas da sua rede de franquias
Boa leitura!
As oportunidades do segundo semestre
Olhando para o cenário econômico atual e para as expectativas do varejo, há ótimos indícios de que ocorra uma retomada das vendas nos próximos meses, em um nível maior do que o que vimos até aqui.
71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre de 2024 em relação aos primeiros meses do ano
Com as expectativas em alta, o segundo semestre está repleto de oportunidades para o varejo. Destacamos 3 delas para a sua rede de franquias ficar de olho:
1. Importantes datas comemorativas
De agora em diante, cada mês contará com uma importante data comemorativa. Veja:
Olimpíadas (de 26/07 a 11/08)
O principal evento esportivo do mundo acontecerá em Paris, de 26/07 a 11/08.
Esta é uma oportunidade muito boa para as marcas que estão associadas aos esportes e aos novos “queridinhos” do público, como artigos relacionados a skate e surfe, muito graças ao bom desempenho dos atletas brasileiros nessas modalidades. E as expectativas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para o ganho de medalhas dos atletas brasileiros estão ainda melhores.
Dia dos pais (11 de agosto)
Voltado para o público masculino, costuma gerar maior demanda para roupas, calçados, perfumes, alimentos e bebidas e eletrônicos. Sendo uma grande oportunidade para o setor da moda, que se destaca nesta celebração.
Dia do Cliente (15 de setembro)
Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista. Principalmente por ajudar as marcas a estreitar seus relacionamentos com eles e a vender mais em um período em que historicamente era pouco movimentado no varejo: o mês de setembro.
Como o homenageado é o cliente, todas as marcas de todos os segmentos se beneficiam com ações nesta data.
Dia das Crianças (12 de outubro)
Aqui não há como ser diferente, os produtos voltados para as crianças são os mais procurados, tais como brinquedos, roupas, calçados, jogos de videogame e de tabuleiro, além de passeios para lazer. Mais uma vez, o setor da moda tem grandes oportunidades.
Black Friday (29 de novembro)
Vinda dos Estados Unidos, a Black Friday já caiu nas graças do consumidor brasileiro, sendo uma data muito impactante para as vendas do varejo, especialmente para o e-commerce, mas sem desconsiderar as lojas físicas.
Ela representa uma oportunidade para os clientes já anteciparem algumas de suas compras de Natal, bem como para as lojas liquidarem alguns de seus produtos de baixo giro.
Natal (25 de dezembro)
O Natal é a data mais importante para o varejo brasileiro. Isso porque historicamente é a que mais gera vendas – em quantidade e em faturamento, além de poder ser aproveitada por todos os segmentos.
- Fique atento(a) ao calendário promocional do varejo: as datas e eventos do varejo no segundo semestre
2. Consolidação do Omnichannel
Os hábitos de consumo têm mudado ao longo dos últimos anos, principalmente por causa da pandemia de Covid-19. Isso demanda cada vez mais atenção, dedicação e esforços para os negócios poderem se destacar em meio a concorrência cada vez mais acirrada.
Algo que podemos dizer que já está consolidado é o “comportamento omnichannel” do consumidor. Afinal de contas, o ambiente virtual (sites, apps, redes sociais, compras por aplicativos de mensagens e de voz) tem ganhado cada vez mais destaque na preferência dos brasileiros, enquanto as lojas físicas seguem tendo papel relevante na jornada de compra do cliente.
35,9% dos consumidores brasileiros se sentem “extremamente confortáveis” ao realizar compras usando aplicativos móveis
E essa variedade na possibilidade de canais, que se adequam a rotina do cliente tem sido muito bem aceita tanto pelos consumidores atuais, quanto pelos futuros compradores. Como mostram dados da Forbes, 8 em cada 10 consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) preferem consumir marcas que lhes ofereçam uma experiência omni.
Esta é uma tendência que veio para ficar e pode muito bem ser utilizada pelas franqueadoras de todos os segmentos.
- Confira mais aqui: Como a estratégia Omnichannel traz benefícios para o franchising
3. Otimismo dos consumidores
A melhora das projeções de crescimento da economia ajudou a elevar a confiança do consumidor brasileiro neste ano. Tanto que, em fevereiro, ele se tornou um dos quatro mais otimistas do mundo, segundo levantamento mensal do instituto Ipsos.
O segundo semestre começou com este mesmo ritmo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV-IBRE, após queda em maio, teve alta de 1,9 ponto em junho, chegando a 91,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice demonstra estabilização, com 91,2 pontos.
Além do mais, a queda no desemprego, que recuou para 7,1% em maio – menor taxa para o trimestre desde 2014, a estabilização da inflação e a queda dos juros, contribuem para aumentar o poder de compra dos consumidores e, consequentemente, torná-los mais propensos e confiantes para gastar com “itens não essenciais” ou trocar alguns itens que já estão velhos/ defasados.
Portanto, as expectativas para até o final do ano são de vendas aquecidas no varejo e a sua rede de franquias precisa estar preparada para superar os desafios e aproveitar o otimismo do momento.
Confira 3 recomendações para as franqueadoras neste artigo:
Tendências de consumo para o segundo semestre
O uso de estratégias eficientes no varejo é fundamental para impulsionar as vendas, aumentar a lucratividade, aproximar o cliente da marca, entre outros benefícios.
Para que a sua rede possa aproveitar ao máximo as boas perspectivas de vendas até o final do ano, nada melhor do que explorar bem as principais tendências de consumo. Pois, são elas que vão influenciar no funcionamento da dinâmica do mercado, determinando a escolha do cliente por um produto ou outro ou optar pela marca “A” ao invés da “B”.
Para te ajudar, entre as várias tendências, destacamos 3 delas que julgamos serem mais relevantes para o momento:
I- Expectativa dos consumidores
O que se espera é que os clientes continuem transitando entre os diferentes canais, de modo que possam aproveitar as vantagens e experiências das lojas físicas a facilidade e comodidade das lojas virtuais. Ou seja, a consolidação do comportamento omnichannel do consumidor.
Sendo assim, o omnichannel deve se manter no topo das prioridades das redes de franquias. Como mostra o estudo da Opinion Box 77% dos consumidores gostam que as lojas físicas e virtuais estejam integradas.
II- Perfis dos consumidores
Um levantamento da WGSN Insight – autoridade global em previsão de tendências de consumo, identificou que há quatro perfis de “consumidores do futuro” que devem moldar as estratégias de marketing e vendas das empresas. São eles:
a) Reguladores:
Querem saber o que vem pela frente (seja bom ou ruim), para sentir que pode ter algum controle sobre a própria vida. Fazem parte deste grupo majoritariamente pessoas pertencentes a Geração X.
Segundo a WGSN, eles valorizam agilidade e praticidade nas compras. O que faz com que sejam adeptos do self-checkout, compras por aplicativo e por voz, ou seja, sem o contato com um vendedor.
b) Construtores de memórias:
Estão focados no momento presente, procurando por formas de simplificar suas vidas e de aproveitar melhor o seu tempo.
De acordo com a WGSN, para este perfil, é interessante utilizar uma estratégia de “economia do cuidado”, pois pessoas com essas características prezam por mais qualidade de vida e em envelhecer bem, além de recomendar as marcas que utilizam uma abordagem inclusiva e universal, que possa atender pessoas com diversas perspectivas e necessidades.
c) Neo-sensorialistas:
São mais abertos à tecnologia e querem praticidade com uma experiência digital. Portanto, querem o melhor dos dois mundos: carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual que possam ser utilizados na vida real.
Então, o que é valorizado por este grupo é a utilização de moedas digitais, como as criptomoedas, bem como o uso do metaverso.
d) Conectores:
Aversos à “cultura da pressa” e preocupados com o meio ambiente e sustentabilidade, esse grupo é mais adepto a compras coletivas e a serviços por assinatura, além de buscarem mais informações sobre as empresas das quais são clientes.
III- Eficiência operacional da rede
Nas redes de franquias, a eficiência operacional é essencial para o crescimento e sucesso contínuo do negócio. Com este objetivo, a franqueadora adota diversas estratégias para garantir que as unidades da rede operem de acordo com os padrões da marca.
Entretanto, este é um desafio, já que, conforme a rede vai crescendo, vai aumentando o número de unidades que devem ser monitoradas, bem como a dispersão geográfica que elas ocupam.
Para melhorar a eficiência operacional da sua rede, investir em inovações tecnológicas, como um software desenvolvido especificamente para as necessidades de gestão da franqueadora, que oferece recursos que visam, entre outras finalidades, otimizar processos, melhorar a comunicação e engajar os franqueados, tudo isso contribui para melhores resultados da rede com um todo.
Estratégias para aumentar as vendas da sua rede de franquias
Como apresentamos no decorrer do artigo, o contexto econômico para o segundo semestre é favorável para o varejo brasileiro.
E segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem mais de 3 mil marcas de franquias no Brasil, com expectativa de aumentar ainda mais o número de operações, pois as projeções feitas pela entidade no começo do ano indicam que em 2024 haverá +5% no número de redes e + 5,5% no número de operações.
Ou seja, a disputa pela preferência do cliente será ainda maior, com mais redes de franquias, franqueados e unidades buscando aproveitar este momento e conquistar uma fatia maior de mercado.
Portanto, em um cenário de alta competitividade, o uso de estratégias eficientes para usufruir das condições do mercado e do otimismo dos consumidores é fundamental para impulsionar as vendas, aumentar a lucratividade, aproximar o cliente da marca, entre outros benefícios para a sua rede de franquias.
É hora de lançar mão de boas estratégias para aumentar as vendas, conquistar, reter e fidelizar os clientes
Ao se analisar as oportunidades para o franchising, há algumas práticas que podem ser utilizadas por franqueadoras de todos os segmentos e que vão ser fundamentais para conseguir excelentes resultados ainda esse ano. Separamos algumas delas para você:
– Experiências de compra do cliente
Oferecer uma experiência positiva pode fortalecer o relacionamento entre a marca e o cliente, bem como aumentar a fidelização e converter tudo isso em vendas. Afinal, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência.
– Estrategias omnichannel
Já comentamos sobre a importância do omnichannel neste texto, mas nunca é demais reforçar. De acordo com o relatório Webshoppers 2019, os brasileiros visitam em média 8 canais diferentes para fazer suas compras ao longo do ano. Sendo assim, a variedade de canais é algo muito relevante para a jornada de compra do cliente.
Porém, não é apenas quantidade, “ter por ter”, é ainda mais valorizado o fato de eles estarem integrados entre si e proporcionarem outras vantagens que envolvam comodidade e praticidade para a rotina do cliente.
– Estratégias de Pós-venda
Desenvolver ações que não deixem que o contato/ relacionamento com o cliente termine quando ele deixar a sua loja, seja para receber um feedback, para tirar alguma dúvida, solicitar algum suporte, ou mesmo apenas interagir com a sua marca nas redes sociais.
– Estratégias especiais para as datas comemorativas
Como exploramos anteriormente, parte do enorme potencial de vendas do segundo semestre está nas datas comemorativas. Cada uma tem o seu público-alvo particular específico. Entretanto, nos últimos anos, a gama de produtos com intenção de compra tem se expandido, o que abre novas possibilidades para os mais diferentes segmentos e, consequentemente, aumento de tráfego nas lojas.
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Como aproveitar e aumentar as vendas da sua rede de franquias?
Algo que vai ser um diferencial para a sua marca na hora de executar as estratégias e buscar por melhores resultados é investir em ferramentas próprias para o sistema de franquias.
Para os vários desafios que envolvem a gestão de uma marca com muitas unidades em diferentes regiões, é importante contar com o apoio e a experiência de quem entende de franchising.
Entre as inúmeras vantagens que o nosso universo de soluções oferece para as marcas que atuam pelo sistema de franquias, destacamos 4 daquelas que vão contribuir para aumentar as suas vendas já neste segundo semestre:
- Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.
- Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para todos os canais de vendas da marca, nas lojas da rede ou multimarcas.
- Comunicação e Marketing: comunicação ágil para divulgar as estratégias e compartilhar materiais customizados e conteúdos importantes nas lojas em um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para engajar e motivar toda a rede.
- Performance: monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).
Agora que você já sabe o que esperar dos próximos meses, como aproveitar o otimismo do varejo para vender mais e como a tecnologia pode te ajudar a ser mais eficiente para alcançar os seus objetivos na sua rede de franquias, entre em contato e saiba como as melhores soluções que vão te apoiar no crescimento da sua marca a partir de agora.
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Até a próxima!