Dia dos Namorados em 2025: corações apaixonados, vendas em alta!

O Dia dos Namorados é, tradicionalmente, uma data marcada por sentimentos, declarações e momentos especiais. Para o varejo, também representa uma das ocasiões mais relevantes da primeira metade do ano, com alto potencial de vendas, porém, também com um desafio cada vez maior: conquistar a atenção (e a preferência) de um consumidor mais atento, exigente e emocionalmente complexo.

Ao contrário da maioria dos países do mundo, que comemoram o Valentine ‘s Day em fevereiro, o Brasil celebra o amor em 12 de junho, que é véspera do dia de Santo Antônio – conhecido como o “santo casamenteiro”.

Criada como uma forma de ajudar o comércio em um período pouco movimentado, por meio de uma campanha publicitária nos anos 1940, a data foi ganhando relevância no calendário nacional ao longo dos anos e, hoje, movimenta diferentes setores do varejo e serviços.

Embora a celebração esteja diretamente ligada ao universo romântico, os dados mostram que ela vai muito além dos casais

As relações interpessoais se transformaram — e, com elas, as motivações para celebrar também. Há quem presenteie amigos, familiares e até a si mesmo. Há quem valorize mais a experiência do que um presente físico. Há quem compre antecipadamente e quem deixe para decidir de última hora. Por isso, entender o comportamento do consumidor é essencial para marcas que desejam se destacar.

E claro, contar com o apoio das ferramentas que te possibilitem tanto compreender o seu cliente, quanto por suas estratégias em prática.

Com uma combinação de sensibilidade, conveniência e estratégia, o Dia dos Namorados se consolida como uma oportunidade para dialogar com diferentes públicos e oferecer experiências relevantes, tanto na comunicação quanto na jornada de compra. E tudo isso começa com uma pergunta-chave: quais são as expectativas para o Dia dos Namorados 2025?

Neste artigo, exploramos os dados e projeções para a data, os hábitos e motivações do consumidor brasileiro, os caminhos das campanhas mais conectadas com o público e como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para as redes de franquias que desejam se destacar em meio à concorrência — emocional e comercial.

Continue conosco, pois você vai encontrar:

  • As expectativas para o Dia dos Namorados 2025
  • Como os brasileiros se comportam na hora de comprar os presentes de Dia dos Namorados?
  • Como conquistar o coração de um cliente que está cada vez mais exigente e engajado?
  • Como a tecnologia pode ajudar a sua rede a encantar, se conectar e vender mais

Boa leitura!

As expectativas para o Dia dos Namorados 2025

O Dia dos Namorados segue sendo um “termômetro” emocional e comercial para o mercado brasileiro. E em 2025 isso não deve ser diferente.

O Dia dos Namorados já é considerado a 4ª data comemorativa mais importante do ano para o varejo brasileiro

De acordo com a Revista Varejo Brasil, as lojas podem faturar até quatro vezes mais na semana da data (de 07/06 até 15/06) do que em outras semanas “normais”, colocando assim o 12 de junho entre os principais marcos do calendário promocional do país — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães em termos de movimentação econômica.

Outros dados que corroboram para essa relevância do Dia dos Namorados estão no estudo especial da Globo em que 68% dos respondentes afirmaram que pretendem comemorar a data – que está 12 p.p. acima do registrado em 2024.

Além disso, 66% pretendem presentear alguém na data. Percentual este que pode ser ainda maior, pois, no ano passado, por exemplo, 83% dos respondentes presentearam alguém no Dia dos Namorados, quantidade superior à intenção previamente encontrada na pesquisa.

77% dos brasileiros acham que presentear no Dia dos Namorados é uma forma de demonstrar carinho e afeto

Os preferidos da intenção de compra seguem sendo os mesmos dos anos anteriores:

1º: Perfumes e cosméticos (25%)

2º: Roupas (22%)

3º: Chocolates/ doces (22%)

Mas também merecem destaques outros itens como cestas de café da manhã, flores, acessórios, bolsas ou calçados e algo simbólico/ feito por quem vai presentear. Porém, o interesse não está apenas nos produtos, mas também em experiências diferentes. Por exemplo, 15% gostariam de viajar e 13% de fazer uma refeição fora de casa.

Para agradar o seu parceiro(a), em média, 68% pretendem gastar até R$ 300 com o presente de Dia dos Namorados deste ano, sendo que 32% pretendem gastar mais do que no ano passado.

46% dizem que presentear com itens caros simboliza a importância daquela pessoa em sua vida

Outro dado relevante é o tempo de planejamento. A maioria dos consumidores decide o presente com uma ou duas semanas de antecedência.

Como deu para perceber, o Dia dos Namorados já está aquecendo as vendas do varejo e das redes de franquias. Mas para aproveitar esse potencial, é preciso entender quem é esse consumidor de 2025 — seus hábitos, desejos e expectativas. Afinal, o comportamento de compra também está em constante transformação, e as marcas precisam estar preparadas para acompanhar esse movimento.

Para conferir todos esses pontos, continue a sua leitura!

Como os brasileiros se comportam na hora de ir às compras?

Como acabamos de mostrar, a intenção de compra está bastante alta para o Dia dos Namorados 2025. Isso é explicado porque para muitos brasileiros, presentear nesta data não é um mero ato isolado de consumo — é uma manifestação de afeto, carinho e cuidado.

Para os consumidores, dar o presente certo é uma forma de reforçar vínculos

Por este motivo, as decisões não costumam ser tomadas por impulso. Muito pelo contrário, elas são bastante estudadas e pensadas. Tudo para encontrar o presente perfeito, que simboliza o quanto a outra pessoa é especial.

Segundo o estudo realizado pela Globo, as decisões de compra passam por uma combinação de fatores emocionais e práticos. A seguir, reunimos os principais destaques do comportamento dos brasileiros na hora de presentear:

I. O que pesa na decisão de compra?

Na hora de escolher os presentes, os brasileiros levam em consideração:

– Preferências e dicas da pessoa presenteada: mais da metade dos entrevistados considera sugestões, gostos e desejos da pessoa que vai receber o presente.

O sentimento fala mais alto: ao contrário do que acontece em outros momentos, no Dia dos Namorados o preço é apenas o quarto fator de motivação para as compras, sendo decisivo para somente 4,6% dos entrevistados.

Mas promoções são sempre bem-vindas: apesar da motivação emocional, o bolso segue sendo fator importante: 47% dos consumidores buscam por promoções e descontos — especialmente em categorias como perfumes, moda e eletrônicos.

Originalidade e significado: itens que carregam simbolismo, personalização ou uma história por trás também ganham espaço, especialmente entre os mais jovens. 

O que conta aqui é o valor emocional agregado, não apenas o financeiro.

II. Onde compram?

Na hora de comprar, eles acabam optando por:

– Lojas físicas ainda lideram: as compras presenciais, seja em lojas de bairro/local, de departamentos ou especializadas, seguem em alta — sobretudo pela facilidade de troca, possibilidade de ver o produto de perto e aproveitar experiências mais imersivas.

O digital não fica muito para trás:
As compras online também têm forte adesão, com destaque para a busca por praticidade, variedade de opções e entrega rápida. Redes sociais e marketplaces são canais decisivos no momento da descoberta de produtos.

III. Onde buscam inspiração?

A ideia para o presente geralmente vem de:

Sites de busca e vitrines digitais: sites de pesquisa, lojas online e aplicativos de varejo funcionam como ferramentas de comparação e consulta, especialmente nos dias que antecedem a data.

– Redes sociais: Instagram, TikTok e YouTube são plataformas-chave para buscar ideias de presentes, ver avaliações e se inspirar em campanhas de marcas e influenciadores.

Indicações de amigos e da própria pessoa parceira: a troca entre casais sobre o que gostariam de ganhar se torna cada vez mais comum. O presente é planejado com cuidado e, muitas vezes, com “spoilers”.

IV. O que esperam das marcas?

Quando entram em contato com uma marca os brasileiros esperam:

– Conexão com valores pessoais: 6 em cada 10 brasileiros afirmam que os valores da marca influenciam na escolha do presente.

Campanhas que emocionam: as pessoas querem se identificar com as narrativas das marcas. As campanhas que exploram histórias reais, relacionamentos diversos e afetos cotidianos tendem a gerar maior engajamento e lembrança.

– Experiências excepcionais além do produto em si, o que também encanta são as embalagens bem feitas, cartões personalizados, possibilidade de montar kits e a experiência de compra como um todo.

Portanto, para o consumidor brasileiro, o presente ideal envolve afeto, intenção e cuidado — e as marcas que entendem isso conquistam não só vendas, mas espaço no coração do público.

Mas como criar ofertas que realmente se conectem com um público tão diverso, emocionalmente complexo e cada vez mais atento às mensagens por trás das marcas?

No próximo tópico vamos trazer algumas estratégias que podem te ajudar a ir além e tocar no emocional do seu cliente.

Como conquistar o coração de um cliente que está cada vez mais exigente e engajado?

O consumidor do Dia dos Namorados 2025 é exigente — e com bons motivos. Além de querer agradar o seu parceiro(a), ele espera por campanhas mais representativas, experiências de compra mais simples e uma comunicação que seja, ao mesmo tempo, relevante, sensível e conveniente. Em um cenário de afetos plurais, não basta mais vender: é preciso construir vínculos reais com o público.

De acordo com o estudo da Globo, 50% dos consumidores gostariam de ver mais diversidade nas campanhas da data. A expectativa é por representações que fujam do padrão heteronormativo, que incluam diferentes tipos de relacionamento, faixas etárias e expressões afetivas. As marcas que assumem esse compromisso tendem a gerar mais engajamento, fidelização e, claro, conversão.

Mais do que produtos, as pessoas buscam identificação, respeito e experiências

Então, para conseguir se aproximar ainda mais do seu cliente e conquistar a sua preferência de maneira duradoura e não momentânea – como acontece quando se dá apenas descontos – é importante investir em estratégias que deem resultados:

A) Comunicação autêntica e plural:

A comunicação das marcas precisa refletir a complexidade do público atual. Isso inclui:

– Segmentação e personalização de mensagens: diferentes públicos esperam diferentes formas de abordagem. Enquanto os mais jovens buscam irreverência, identificação e criatividade, os consumidores acima dos 40 anos tendem a valorizar praticidade, qualidade e agilidade na entrega.

– Representatividade real nas campanhas: o público quer se ver refletido nos anúncios — e isso vale tanto para casais LGBTQIA+, quanto para relacionamentos maduros, inter-raciais, não monogâmicos ou de longa distância. A pluralidade é o novo normal — e as marcas que não acompanharem esse movimento podem se tornar menos relevantes.

– Narrativas afetivas com propósito: campanhas que não apenas “emocionam”, mas também dialogam com causas sociais, têm maior potencial de gerar conexão. Por exemplo, falar de amor pode ser também falar de respeito, de cuidado, de escuta ativa. Posicionamentos autênticos, desde que coerentes com a trajetória da marca, são bem-vindos.

B) Experiência de compra que surpreenda:

Além de comunicar bem, é preciso oferecer uma jornada de compra fluida, agradável, conveniente e que exceda as expectativas, especialmente em datas com alta demanda emocional e comercial. Para essa finalidade:

Canais rápidos e eficientes fazem a diferença: lojas que oferecem mais possibilidades de entrega, atendimento ágil por diferentes canais e comunicação clara nas redes sociais ganham vantagem na preferência dos consumidores.

– Comodidade também é um diferencial: seja na loja física ou online, o conforto precisa ser prioridade. Produtos em todos os canais, alternativas como o “clique e retire”, possibilidade de personalização e suporte pós-venda são detalhes que potencializam a satisfação e aumentam as chances de recompra.

– Integração entre canais (omnichannel): a experiência omnichannel segue sendo um grande trunfo para permitir que o cliente comece sua jornada no digital e finalize na loja física (ou vice-versa) é uma forma de acompanhar seu comportamento real e facilitar sua decisão.

O consumidor quer encontrar o produto com facilidade, pagar com agilidade e receber sem atritos em sua jornada

Atualmente, as marcas se encontram em uma posição em que, se elas querem realmente ter bons resultados e vender bem durante as principais oportunidades do ano, precisam não só se aproximar e conhecer bem os seus clientes e, mas, principalmente, se posicionar, gerar identificação e oferecer uma experiência coerente com os valores do consumidor.

Por isso, tanto a jornada de compra do cliente, quanto a comunicação que será feita deve estar no centro de todas as estratégias. Isso é ainda mais importante nas redes de franquias, pois tudo deve ser padronizado, da experiência à mensagem que está sendo passada.

Então como transformar esses conceitos em ações concretas e estratégias comerciais bem-sucedidas e como as ferramentas certas podem te ajudar com isso? É o que você vai ver a seguir.

Como a tecnologia pode ajudar a sua rede a encantar, se conectar e vender mais

Como apresentamos ao longo do artigo, o Dia dos Namorados tem se consolidado nos últimos anos como uma das datas sazonais mais importantes do calendário do varejo. Mas, mais do que vendas e faturamento, as datas comemorativas representam uma oportunidade única para as marcas encantarem seus públicos, estreitarem vínculos e fortalecerem sua presença no mercado.

É também uma ocasião estratégica para fortalecer o relacionamento com franqueados e equipes — e garantir que toda a rede esteja alinhada com os objetivos da marca, tanto nas operações quanto na comunicação.

Nesse cenário, é fundamental que a franqueadora esteja preparada para aproveitar o momento e conseguir bons resultados para toda a rede. Para isso, é importante dar atenção especial às suas operações, como a padronização dos projetos de VM nas lojas, treinamento das equipes para atendimento, divulgar as estratégias de comunicação e marketing, gestão de vendas da marca e de tantos outros desafios do franchising.

E é justamente aqui que a tecnologia se torna uma aliada fundamental na gestão da rede. Com as ferramentas próprias para o sistema de franquias, a franqueadora tem o apoio necessário para acompanhar o planejamento, executar estratégias com mais eficiência e garantir que a experiência de marca seja entregue com consistência em todos os pontos de contato com o cliente.

Confira a seguir 4 soluções, para diferentes desafios do dia a dia da sua rede de franquias:

1. Portal de Comunicação

Em datas especiais, que envolvem sentimentos, como o Dia dos Namorados, é essencial garantir que todas as unidades estejam “falando a mesma língua”. 

Um Portal de Comunicação permite centralizar e distribuir, em um só lugar, todos os materiais das campanhas de marketing, como peças visuais e conteúdos, para aumentar o engajamento e motivar o cliente a se relacionar com a marca.

2. Checklists e Auditorias de VM

Os consumidores brasileiros ainda preferem fazer suas compras nas datas comemorativas em lojas físicas, por isso, elas precisam ser uma espécie de cartão de visitas quando o cliente tiver contato com a marca.

As vitrines e ambientes das lojas precisam reforçar as mensagens da campanha, dialogar com os sentimentos do consumidor e transmitir o posicionamento da marca.

Garanta a padronização das ações promocionais nas lojas com checklists estruturados e auditorias em tempo real. Uma solução que complementa a consultoria de campo e ajuda a marca com as estratégias de vendas e atendimento nas lojas.

3. Treinamento EAD

Ações no ponto de venda exigem domínio das campanhas e estratégias da marca por parte das equipes de loja, inclusive para lidar com um público e as demandas sazonais.

Com os treinamentos EAD, você prepara e capacita franqueados e equipes para, por exemplo:

– Estratégias de abordagem dos clientes nas lojas a públicos diferentes;

– Diferenciais das campanhas;

– Boas práticas de atendimento para clientes indecisos ou de última hora.

Tudo com acompanhamento da evolução dos participantes, avaliação e possibilidade de atualização contínua dos conteúdos.

4. Suprimentos

Com a alta expectativa para encontrar o presente perfeito, a falta de produtos ou atrasos nas entregas pode comprometer toda a experiência — especialmente quando falamos de presentes para pessoas muito especiais. 

A solução para a sua rede pode estar na gestão de vendas, com reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores, para as lojas da rede ou multimarcas manterem os estoques sempre abastecidos com a quantidade adequada de produtos, em todos os canais de vendas da marca.

Rapidez, facilidade e comodidade — três fatores que influenciam diretamente a decisão de compra do cliente.

No Dia dos Namorados — e em todas as datas estratégicas do varejo — cada detalhe faz a diferença. Ter processos bem estruturados, times preparados e campanhas bem alinhadas com o posicionamento da marca pode ser o diferencial entre uma campanha que passa despercebida e uma que conquista corações.

Agora que você já viu como podemos apoiar a sua rede de franquias a transformar estratégia em ações com resultados, vamos fechar o artigo com um convite: entre em contato, conheça o nosso universo de soluções e saiba como podemos contribuir com o sucesso da sua marca!

Em um cenário onde emoção e estratégia precisam caminhar juntas, o Dia dos Namorados se revela como uma grande oportunidade para ir além das vendas. É o momento de encantar, criar conexões verdadeiras e fortalecer o relacionamento da sua marca com os clientes.

Fortaleça sua marca em cada ponto de contato

Com as ferramentas certas, como um software de múltiplas soluções, sua rede conta com tecnologia especializada para unir planejamento, execução, comunicação e performance — tudo em um só lugar.

Da preparação das equipes ao alinhamento das campanhas, passando pela gestão de vendas e pelo gerenciamento das operações, estamos ao seu lado para transformar boas ideias em resultados concretos.

Conte com quem entende de franchising, conhece os desafios e oportunidades do setor e valoriza cada detalhe que aproxima sua marca dos seus clientes e franqueados.

Nos acompanhe também nas redes sociais para conferir as soluções e novidades sobre o sistema de franquias e do varejo em geral.

Aproveite para ler mais sobre como as melhores soluções podem contribuir para o sucesso da sua rede de franquias:

Até a próxima!