Com o primeiro semestre do ano concluído, é possível ter um panorama mais claro sobre o momento atual da economia e do varejo no país, bem como sobre o que podemos esperar nos próximos meses.
É verdade que ainda temos algumas incertezas no cenário político-econômico, porém em menor grau, além de sofrer forte influência do contexto geopolítico e ambiental que o planeta está enfrentando.
Apesar disso, no geral, o Brasil vem apresentando crescimento no PIB, mesmo que modestos, o que nos permite olhar para o futuro com uma perspectiva mais otimista.
Pois, entre outros indicadores que comentaremos ao longo do texto, o Banco Central (BC), reduziu por sete meses consecutivos a taxa básica de juros (Selic), passando de uma taxa de 13,75% ao ano vista em agosto de 2023, para os atuais 10,5%.
A expectativa do mercado financeiro é que até o final do ano estejamos com ela entre 9% e 9,5%
Essa redução de 3-4 pontos percentuais faz toda a diferença para o varejo, não só porque proporciona um alívio financeiro para as empresas, reduz as despesas e torna mais viável o acesso ao crédito, como também cria um cenário favorável e mais confiável para investimentos externos e internos para expansão e modernização.
Outro ponto que merece destaque é o fato de que a inflação (IPCA) está desacelerando e se mantendo dentro da meta estipulada no começo do ano pelo Banco Central, que é de até 4,5%. Esse fator ajuda a aumentar o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, estimula os consumidores a gastarem mais.
Em meio a este cenário promissor, quem melhor poderá aproveitá-lo?
O contexto é bastante favorável para todos os negócios, de todos os segmentos que atuam no Brasil. Porém, quem melhor pode tirar proveito desse momento é o franchising!
Afinal de contas, mesmo quando o país vinha sofrendo com os efeitos da pandemia, o setor foi um dos menos afetados e um dos que se recuperaram e retomaram os bons resultados mais rapidamente. Além de contar com diversos diferenciais que são muito valorizados tanto pelos consumidores, quanto por aqueles que sonham em ter o seu próprio negócio e estão em busca de uma opção segura para conquistar isso.
Sua rede precisa estar preparada!
Com a promessa de um cenário melhor a partir de julho, sua rede de franquias precisa estar preparada para abraçar todas as oportunidades que surgirem e se destacar da concorrência.
Nesse sentido, a tecnologia torna-se um diferencial competitivo fundamental para te apoiar em todos os seus momentos e necessidades, com soluções que atendem a todas as áreas da franqueadora.
Quer elevar o nível de gestão da sua rede de franquias?
Então siga conosco para conferir o que esperar e como sua marca pode se beneficiar do otimismo do segundo semestre de 2024.
Neste artigo você verá os seguintes tópicos:
- O cenário econômico brasileiro em 2024
- Diferentes segmentos aproveitarão o momento de diferentes maneiras
- A tecnologia como diferencial na gestão dos negócios
Boa leitura!
O cenário econômico brasileiro em 2024
Para termos uma melhor noção sobre o que esperar da segunda metade do ano, nada melhor do que observar como foi o primeiro semestre e, principalmente, como está e quais são as projeções do mercado financeiro para o cenário econômico nacional.
Ele será melhor, pior ou igual ao que estamos presenciando?
No Boletim Focus do Banco Central (BC) que foi divulgado nesta semana (24/06), mostra que houve uma leve elevação na previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, passando de 3,96% para 3,98% em 2024.
Já para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,8% para 3,85%, enquanto para 2026 e 2027, as previsões se mantiveram as mesmas, de 3,6% e 3,5% respectivamente.
Apesar dessa alta poder parecer algo desanimador, essas estimativas seguem dentro das expectativas projetadas pelo BC no começo do ano, que era de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Sendo assim, a inflação está dentro do esperado se estiver em um patamar entre 1,5% e 4,5%.
Não é só o IPCA que está controlado, a Selic também está com tendência de queda. No início de maio, o Copom reduziu a taxa pela sétima vez consecutiva, chegando a 10,5% ao ano. E a projeção das instituições financeiras para o PIB – indicador de crescimento da economia do país foi de 2,08% para 2,09%.
Temos um cenário positivo em 2024!
Com base em todas essas projeções, podemos concluir que há um cenário econômico muito positivo tanto para as empresas, como para o consumidor.
a) Para as empresas: esse contexto aumenta a capacidade de investimentos em expansão, tecnologia e estoques.
b) Para o consumidor: a queda dos juros e menos inflação significa mais poder de compra, mais consumo e mais empregos.
Esse otimismo vem se concretizando nesta primeira metade do ano. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o consumidor brasileiro começou o ano com o menor índice de inadimplência em 22 meses.
Além do mais, segundo a FGV-IBRE, tanto os níveis de confiança das empresas, quanto dos consumidores têm aumentado nos últimos meses e alcançado certa estabilidade, se aproximando da pontuação de confiança considerada ideal.
O cenário só não está mais positivo, pois outros fatores internacionais como a recente alta do dólar e as tensões e incertezas políticas entre importantes países do mundo, tem “limitado” a confiança dos investidores e o desenvolvimento econômico brasileiro.
Mesmo assim, podemos esperar por resultados ainda melhores no segundo semestre, visto que, nos últimos meses, os números alcançados têm sido superiores às expectativas iniciais. No primeiro trimestre, por exemplo, o crescimento do PIB foi ligeiramente superior ao esperado, e em 2023, ele cresceu três vezes mais do que o resultado previsto.
- Leia também: O segundo semestre vem com otimismo para o varejo: o que vai impactar as vendas da sua rede de franquias?
Diferentes segmentos aproveitarão o momento de diferentes maneiras
Até o momento, como vimos até aqui, a economia e o varejo no Brasil estão em um bom momento. É necessário estar atento ao contexto global, com conflitos geopolíticos, polarização política, aquecimento global, juros da moeda americana, eleições em mais de 50 países, entre outros fatores, que podem impactar diretamente em nossa macroeconomia.
No geral, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), mostram que o otimismo já apareceu logo no começo do ano. Entre janeiro e fevereiro, as vendas no comércio varejista no país tiveram alta de 1,0% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000.
Além disso, se ao comparar o primeiro bimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior, observa-se crescimento de 6,1% nas vendas do setor – com direito a recorde no mês de fevereiro, superando o pico anterior que foi registrado em outubro de 2020.
As boas notícias não pararam por aí. Esta foi também a primeira vez que houveram dois meses consecutivos de altas, desde agosto-setembro de 2022, mas desta vez o crescimento foi bem mais significativo, com acréscimo de 1% e 2,8% nos meses de janeiro e fevereiro, frente 0,5% e 0,7% em agosto e setembro.
*Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além do mais, seis das oito* atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro deste ano. Os principais destaques foram os setores de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%) e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%).
Já se considerarmos o setor de varejo ampliado, temos que apenas uma entre as onze atividades comerciais monitoradas tiveram alguma retração no primeiro bimestre de 2024.
Esse movimento continuou durante os meses posteriores, onde o PIB cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, comparado com o trimestre anterior, e 2,5%, sobre o mesmo período de 2023.
Não é só o comércio que tem sido bem sucedido em 2024!
No franchising, números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao primeiro trimestre do ano demonstram a recuperação e tendência de crescimento e bons resultados em 2024.
Segundo o estudo, o período apresentou alta de 19,1% no faturamento comparado ao primeiro trimestre de 2023 e 39,6% sobre 2022, com todos os segmentos apresentando variações positivas. Se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%.
Já as projeções da entidade para até o final do ano são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.
Todos esses dados comprovam um desempenho muito positivo do comércio brasileiro e do sistema de franquias nos primeiros meses do ano, o que é uma clara consequência da melhora gradual da renda, na redução, mesmo que tímida, da inflação e da queda do desemprego. Relação que você viu no tópico anterior.
Neste cenário de perspectivas otimistas, sua rede de franquias precisa estar preparada para superar os desafios e aproveitar o momento favorável para impulsionar suas vendas, expandir a sua marca e conquistar cada vez mais os clientes.
A tecnologia tem papel fundamental nisso. Confira a seguir e veja este outro texto:
A tecnologia como diferencial na gestão dos negócios
Passada a fase das iniciativas de curto prazo impulsionadas pela garantia da sobrevivência do período da pandemia e da retomada da estabilidade econômica, tanto para os negócios, quanto para os consumidores – que tiveram maior segurança em seus empregos e, consequentemente, maior confiança para poderem gastar.
Diferente das grandes varejistas que alternaram entre pedidos de recuperação judicial, fechamento de lojas, desvalorização de ações na bolsa de valores. O panorama geral do setor mostra que houve aumento das vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, tanto no varejo de modo geral, como no franchising – em ambos os casos, atingindo o maior patamar na série histórica.
É hora de buscar maior competitividade, diferenciação e soluções para se tornar único para o seu cliente.
Entre as dificuldades das empresas, acompanhar as mudanças como o novo comportamento dos consumidores e até o tipo de concorrência como as vendas online somado aos desafios já existentes, como as “permacrisis” – conceito apresentado pela Kantar durante a NRF 2024, como os conflitos que estão ocorrendo no mundo, tal como a guerra entre Rússia e Ucrânia, palestinos e israelenses, além das tensões entre Estados Unidos, China e Rússia.
Além dessas incertezas, ainda há o fato de que 2024 é marcado por eleições em mais de 50 países, entre eles EUA, Reino Unido, Índia e México, fator determinante para a economia dos respectivos países e até mesmo de outros, o que sempre impacta nos preços e hábitos de compra dos consumidores.
No sistema de franquias, os desafios de gestão vão desde a conquista de novos franqueados, inauguração de lojas, controle dos padrões e performance da rede, além de abranger inúmeras áreas simultaneamente, como Comercial, Marketing, Operações, Suprimentos, entre outras.
Como solução para este contexto, as ferramentas certas para o sistema de franquias em cada momento e necessidade, são capazes de atender todas essas demandas operacionais do dia a dia da rede.
Acompanhe a aplicação das soluções desenvolvidas para apoiar a franqueadora a superar os desafios internos (natos de seu modelo de negócio) e externos (concorrência, expectativas e hábitos dos clientes):
a) Para o bom relacionamento e uma comunicação rápida, fácil e online para motivar e engajar, informar, centralizar e distribuir conteúdo, além de customizar materiais, invista em:
I. PORTAL DO FRANQUEADO
II. CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FRANQUEADO
III. MARKETING
b) Já para o acompanhamento e treinamento da rede, com conteúdo própria da marca e para acompanhar a performance das unidades em painéis inteligentes de negócios, aposte em:
IV. TREINAMENTOS – EAD
V. PERFORMANCE – BI
E para as demais áreas da franqueadora você também encontra uma solução para planejar e executar suas ações. Acompanhe estes exemplos:
– Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.
– Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para os canais de vendas da marca, como as lojas da rede ou multimarcas e vendas online.
– Expansão e Implantação: gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente com total controle dos processos.
- Saiba mais neste artigo: Já pensou em centralizar a gestão de toda a sua rede de franquias em uma única plataforma?
A tecnologia é um diferencial para a sua marca?
O franchising brasileiro está em constante evolução e parte desse sucesso deve-se à adoção de inovações tecnológicas no varejo. Isso porque elas atendem não só às necessidades dos negócios, como também aos novos hábitos dos clientes que estão cada vez mais exigentes, buscando mais conforto e facilidades na hora de comprar.
Portanto, contar com um software próprio para o franchising em uma plataforma única na rede tem grande importância para a franqueadora que busca a excelência em suas operações e ainda pode ser um diferencial para a marca. Afinal de contas, ela oferece uma série de vantagens e recursos que contribuem para o sucesso e o crescimento da rede.
Alguns exemplos desses benefícios estão relacionados a manutenção dos padrões operacionais, a comunicação eficiente das estratégias de marketing, o acompanhamento da performance, o controle e registro das demandas, os treinamentos, o engajamento dos franqueados, entre outras situações.
Ter ferramentas que sejam capazes de apoiar a franqueadora e os franqueados em todos os seus momentos e necessidades faz sentido para você?
Então entre em contato e conheça nosso universo de soluções que, com experiência, credibilidade e confiança, tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias!
Aproveite também e acompanhe o nosso blog e redes sociais para ter acesso aos conteúdos relacionados ao franchising e do varejo em geral.
E lembre-se, somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias!
Veja alguns exemplos do que você pode encontrar:
- Como garantir melhores resultados na gestão da sua rede de franquias?
- O desafio de aumentar as vendas nas lojas da sua rede de franquias
- Como a estratégia Omnichannel traz benefícios para o franchising
Esperamos que tenha gostado e até breve!