Sabemos que a cadeia de suprimentos (supply chain) é o conjunto de todas as etapas envolvidas desde o desenvolvimento até a comercialização de um produto e a sua gestão possui um papel altamente estratégico para o sucesso operacional no varejo.
No franchising, esse processo torna-se ainda mais relevante, principalmente por auxiliar a franqueadora na padronização da gestão de compras e no controle das estratégias de sell in e sell out, possibilitando o melhor desempenho de seus franqueados, além de conquistar a satisfação dos clientes nas lojas.
Neste artigo, abordaremos sobre a importância e a necessidade de uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos para otimização de resultados de sua rede de franquias, destacando os seguintes pontos:
- Funções da Supply Chain Management
- Principais erros cometidos ao gerir uma supply chain e suas consequências
- Fatores para otimizar a Supply Chain da sua rede de franquias
- A tecnologia para uma gestão da cadeia de suprimentos de sucesso no franchising
Boa leitura!
Funções da Supply Chain Management
A gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM) é responsável pela administração e gerenciamento de:
- Fornecedores: seleção e acompanhamento de fornecedores de matérias-primas e insumos necessários, desde a fase de negociação de preços até a definição de prazos de entrega.
- Estoques: gerenciamento do estoque de insumos, produtos em processo de desenvolvimento e mercadoria finalizada, garantindo a harmonia entre demanda e produção, evitando excessos e faltas.
- Produção: inspeção da cadeia produtiva, buscando otimizar a utilização de recursos e garantindo que o resultado esteja de acordo com os critérios previamente definidos ao que se diz respeito a qualidade e quantidade, garantido o cumprimento de prazos.
- Logística: acompanhamento da movimentação do produto desde o transporte de matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
- Demanda: previsão de demandas e tendências de mercado, podendo assim organizar toda cadeia produtiva para atender esta necessidade.
- Riscos: identificação de possíveis riscos relacionados à cadeia de suprimentos e criação de estratégias de ação caso alguma intercorrência venha acontecer, por exemplo: atrasos na entrega de fornecedores de matéria-prima e interrupções na produção por problemas técnicos.
- Documentos e informações: coleta de informações, análise de dados e elaboração de relatórios e documentos relacionados à cadeia de suprimentos, podendo a partir dos resultados corrigir erros e definir novas estratégias.
Dessa forma, a SCM tem como responsabilidade o gerenciamento de todas as etapas de forma estratégica e eficiente, garantindo a excelência do sistema de franquias por meio da satisfação do cliente e otimização de resultados.
Uma má gestão pode resultar em uma série de implicações negativas, colocando em risco a posição da marca no mercado. No próximo tópico falaremos sobre os principais erros cometidos ao gerir uma supply chain e suas consequências.
Principais erros cometidos ao gerir uma supply chain e suas consequências
Por englobar diversos aspectos e setores, a gestão de supply chain pode ser bastante complexa e passiva de erros diversos. Listamos a seguir algumas falhas que podem prejudicar o crescimento da sua rede de franquias.
a) Planejamento pouco realista
Uma boa forma de contornar este problema, é estar atento aos números e balanços de desempenho antigos e atuais, para traçar metas condizentes com o crescimento da rede..
Veja mais: Performance da rede: alinhando expectativas entre franqueadora e franqueados
b) Não mapeamento do processo
Ao ter uma visão panorâmica do que se passa no processo da cadeia de suprimentos, é possível ter uma visão mais ampla do fluxo e perceber onde cabe melhorias e treinamentos.
Veja aqui no blog mais sobre: Os impactos da gestão de produtos no franchising
c) Comunicação ineficaz entre setores
É essencial que todos os setores envolvidos na supply chain tenham informações constantes do andamento de todas as etapas dos processos, para que faltas e excessos sejam evitados. Este fluxo de informações pode ser estabelecido através de plataformas online, canais próprios de comunicação e reuniões periódicas, desde que feitas de forma objetiva.
Confira aqui no blog um artigo sobre comunicação no sistema de franquias!
Dentre as consequências de uma gestão ineficaz, podemos destacar:
- aumento dos custos de produção e produto final decorrente de custos adicionais pelo retrabalho, o que pode afetar a competitividade;
- baixa qualidade dos produtos e atrasos na entrega por problemas na cadeia de suprimentos, podendo levar a devoluções, reclamações, perda de clientes e reputação prejudicada da marca no mercado;
- estoques excessivos ou insuficientes, acarretando prejuízos financeiros e até insatisfação dos clientes.
Fatores para otimizar a Supply Chain da sua rede de franquias
Até aqui vimos as principais funções de supply chain management e quais são os erros predominantes de sua gestão e suas consequências. Agora, veremos quatro fatores que podem auxiliar a franqueadora a otimizar gestão e gerenciamento da cadeia de suprimentos de sua rede de franquias, estabelecendo uma relação entre produtividade, agilidade e custos mais eficientes. Acompanhe:
1. Troca contínua de informações
Estabelecer meios para trocar e integrar informações entre a franqueadora e seus franqueados, como o fluxo de pedidos de compra e quantidade de itens vendidos por exemplo, oferece maior acuracidade sobre o ciclo de cada produto e torna possível prever as necessidades futuras de cada unidade franqueada, garantindo que seus estoques estejam sempre abastecidos. Confira aqui como facilitar esse processo.
2. Análise de indicadores de desempenho
Contar com bons indicadores de desempenho é fundamental para otimizar a gestão de supply chain da sua rede de franquias, pois com dados obtidos quase que instantaneamente sobre os estoques e vendas, os gestores de operação têm maior embasamento para as suas decisões e conseguem identificar possíveis gargalos na cadeia de suprimentos.
Essas métricas são definidas por parâmetros específicos de cada marca ou de seu segmento. Porém, podemos citar alguns KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance em português) que comumente são mais utilizados para a cadeia de suprimentos:
– Giro de estoque;
– Cobertura de estoque;
– Sell in e sell out;
– Total Savings;
– Lead time de compras;
– Taxa de pedidos perfeitos;
– Transportation Cost.
Confira os principais indicadores de uma rede de franquias neste outro artigo que postamos aqui no blog:
A empresa de auditoria e consultoria empresarial Deloitte, revelou que, mesmo com uma importância tão grande, cerca de 40% das empresas não olham para esses indicadores-chave para melhorem seus processos.
O uso das ferramentas certas para o franchising contribui para o monitoramento e análise dos indicadores da rede, com envio e recebimento rápido de informações e divulgação de novas estratégias. Para saber mais clique aqui.
3. Estratégia de sell in e sell-out
Outra ação fundamental é desenvolver uma estratégia bem elaborada de sell in e sell out, pois é ela que irá orientar a cadeia de suprimentos para as vendas ao cliente final (consumidor). Ou seja, com base nas tendências e padrões de consumo, é o que determinará o apelo sobre determinados produtos e, por consequência, a procura que estes terão, aumentando ou diminuindo o giro de estoque de cada um deles.
Além disso, a franqueadora deve levar em consideração a sua capacidade logística e as especificidades regionais de cada unidade franqueada, a fim de manter em equilíbrio a oferta e demanda em todas elas, fazendo assim a melhor gestão de suas cadeias de suprimentos.
A estratégia deve considerar ainda o suporte da franqueadora, como oferecer treinamentos de produtos e de técnicas de venda.
Relembre o papel da franqueadora no sell in e sell out:
4. Reposição automática
A reposição automática é uma excelente estratégia para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos de uma rede de franquias. Com a ajuda das ferramentas certas, é possível evitar rupturas de estoque em todas as suas unidades, pois o ressuprimento de produtos passará a ser automático por meio de inteligência artificial (IA), sem a necessidade do franqueado ter que realizar um pedido formal à franqueadora. Isso proporciona maior agilidade no processo de abastecimento, gerando economia de tempo para ambas as partes (franqueadora e franqueados), além de colaborar para uma boa experiência do cliente na loja, já que não irá faltar os itens que ele tanto deseja.
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A tecnologia para uma gestão da cadeia de suprimentos de sucesso no franchising
A tecnologia tem sido uma grande aliada na melhoria da gestão da cadeia de suprimentos, possibilitando o uso de ferramentas que permitem maior visibilidade do processo, automação de etapas, rastreamento dos produtos e análise de dados e resultados.
Uma amostra disso está na pesquisa realizada pela empresa de inteligência Cortex, em 2022, que evidencia que as empresas que possuem maior faturamento são as mesmas que mais investem em tecnologias. O estudo também aponta que os segmentos que lideram essa lista são o de moda, alimentação e farmácia.
Outros dados que corroboram com isso foram divulgados pela Deloitte, apontando que 79% das companhias que possuem supply chains de alto desempenho conseguem ter um crescimento de receita acima da média de sua área de atuação. Ainda vemos pelo relatório da Gartner que em 2021, 87% dos profissionais da cadeia de suprimentos pretendem investir em resiliência nos próximos dois anos.
Nesse sentido, as franqueadoras que buscam obter resultados eficientes na sua cadeia de suprimentos e na gestão de seus produtos, podem explorar diversas inovações tecnológicas disponíveis hoje, principalmente as de setores que possuem alto giro de estoque, como é o de varejo de moda e acessórios por exemplo, onde costuma-se trocar as coleções frequentemente e quanto mais rápido as novas peças chegarem às vitrines de todas as unidades, mais elas estarão acompanhando as tendências deste mercado que é tão dinâmico.
Além da agilidade, as plataformas online também coletam e armazenam informações relevantes sobre as operações dos franqueados, bem como disponibilizar canais de comunicação a eles, o que confere à franqueadora meios de identificar e solucionar problemas de suas unidades e garantir que seus padrões operacionais estejam sendo cumpridos, com a reposição ideal de seus produtos. Ainda, como destacamos anteriormente, é possível fazer uso de inteligência artificial para a automatização dos pedidos junto aos fornecedores.
Outro ponto que merece ênfase é a centralização de todos os dados em um mesmo lugar, onde tanto a franqueadora quanto os franqueados podem acessar informações sobre seus itens, vendas, realização de pedidos, acompanhar entregas e muito mais.
Vale ressaltar que é fundamental que a franqueadora busque manter-se atualizada com as ferramentas certas disponíveis, para que estas atendam às especificidades do segmento da sua atuação e a rede se beneficie dessa eficiência. Afinal, a tecnologia vem evoluindo em ritmo muito acelerado e a cada dia, novas soluções estão sendo desenvolvidas.
Aprimore a sua gestão de supply chain com as melhores soluções
Como vimos, uma gestão eficiente de supply chain é fundamental para as redes de franquias, especialmente as que possuem produtos de giro alto e, por isso, precisam estar constantemente reabastecendo seus estoques, como acontece no setor de moda.
Seu mau gerenciamento pode impactar negativamente a sua marca por questões como planejamento pouco realista, não mapeamento de todo o processo, comunicação ineficaz e despreparo das lojas, fatores que também prejudicam a experiência do cliente, pois não encontrará os itens que desejava.
Além disso, a tecnologia mostra-se uma importante aliada do franchising. Isso porque, com o uso estratégico das ferramentas certas, a gestão da cadeia de suprimentos torna-se mais efetiva e otimizada, pelos seguintes motivos:
– Economia de tempo;
– Reduz rupturas de estoque;
– Coleta de dados relevantes para a franqueadora;
– Planeja as compras com base na demanda;
– Garante as entregas dentro dos prazos;
– Auxilia no sell-in e sell-out;
– Monitora em tempo real os estoques das unidades;
– Integra as operações;
– Repõe automaticamente os estoques.
Agora que vimos mais sobre a supply chain no franchising, faça como outras franqueadoras e gerencie os pedidos de produtos que a rede necessita para reduzir rupturas de estoque com a mais avançada plataforma de gestão para o franchising.
Entre em contato conosco e descubra como nosso universo de soluções pode ajudar ainda mais o sucesso da cadeia de suprimentos da sua marca. Aproveite e acompanhe também o nosso blog e redes sociais, onde postamos novos conteúdos sobre o franchising e as principais novidades.
Esperamos que você tenha gostado e aproveitado nosso artigo.
Até a próxima!