Chocolates e produtos alimentícios costumam ser os primeiros itens que vêm à mente quando pensamos na Páscoa. Alguns desses artigos devem permanecer na lista de compras dos brasileiros em 2023, mas com os ovos de Páscoa mais caros, o consumidor pode acabar optando por outras alternativas para presentear familiares e amigos.
Neste cenário, diversos setores do varejo e franchising podem aproveitar a data para impulsionar as vendas de roupas, acessórios, calçados, cosméticos e outros artigos – especialmente quando as pesquisas mostram que o público está buscando reduzir o consumo de açúcar e produtos de origem animal.
Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe o artigo que preparamos sobre resultados das vendas nos anos anteriores e as perspectivas para a Páscoa 2023 no varejo. Acompanhe os destaques do texto:
- O que esperar da Páscoa 2023?
- Vendas na Páscoa vão além de chocolate
- Tendências para a Páscoa 2023
- Estratégias para vender mais na Páscoa
Boa leitura!
O que esperar da Páscoa 2023?
Celebrada em 2023 no dia 9 de abril (domingo), a Páscoa está entre as principais datas do calendário do varejo no primeiro semestre do ano, ficando atrás apenas do Dia das Mães.
Um estudo realizado pela Globo em 2022 revelou que oito em cada 10 brasileiros entrevistados iriam comemorar a festividade. Não à toa o comércio registrou aumento de 1,9% nas vendas na Páscoa no ano passado em referência a 2021, segundo levantamento da Serasa Experian. A data alcançou, inclusive, um desempenho melhor do que o Natal (+2,8%).
O faturamento no franchising também foi maior no 2º trimestre de 2022. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os meses de abril, maio e junho tiveram um resultado 16,8% superior ao registrado no mesmo período de 2021.
Em 2023, fatores como a inflação e juros altos ainda prejudicam a saúde financeira dos brasileiros. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 29,8% das famílias possuíam dívidas em atraso em fevereiro deste ano. Mesmo assim, a expectativa é de que a Páscoa movimente mais o comércio, principalmente pelo maior controle da crise sanitária provocada pela Covid-19.
O franchising também se mostra otimista nas vendas este ano. A ABF prevê, por exemplo, a expansão de 9,5% a 12% no faturamento das redes de franquias em 2023, além de um aumento de 4% no número de redes e 10% no total de operações.
Na Páscoa, os chocolates lideram as preferências de compra. Mas eles não devem ser os únicos itens procurados pelos clientes. Continue a leitura para explorarmos o comportamento do consumidor durante as celebrações.
Vendas na Páscoa vão além de chocolate
Os chocolates seguem como os itens mais buscados pelos brasileiros na festividade. No entanto, os preços mais altos dos doces podem abrir espaço para que outros produtos, como calçados, roupas e acessórios, entrem na lista de desejos dos consumidores.
Dados da ABF indicam, por exemplo, que os 12 setores do franchising ampliaram as vendas no segundo trimestre de 2022. As redes de franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar registraram faturamento 20,1% maior do que no mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o segmento de Moda deu um salto de 15,8% nos meses de abril, maio e junho.
Para despertar a atenção dos clientes e criar a necessidade de consumo de outros artigos, é imprescindível estar atento aos hábitos dos consumidores. Acompanhe alguns dados que selecionamos a partir da pesquisa realizada pela Globo em 2022:
- 76% dos entrevistados pretendiam presentear outras pessoas, especialmente filhos (51%), pais (40%) e cônjuges (36%);
- 32% planejavam gastar até R$50, e outros 32% entre R$51 e R$100;
- Os principais fatores que influenciam na hora da compra são o preço (52%), promoções e descontos (42%) e qualidade (42%);
- 41% dos participantes gostavam de acompanhar programas com dicas de presentes;
- 43% dos entrevistados que consideram a Páscoa uma das datas sazonais de maior gasto no ano concordaram que a publicidade influencia nas suas decisões de compra;
- A antecipação das compras e a busca por produtos mais saudáveis foram apontadas como tendências no levantamento.
Apesar de os dados estarem relacionados à Páscoa 2022, eles podem ser usados como parâmetro para 2023. Por exemplo, a busca por bons preços, combinada ao ticket médio previsto para a data, dá pistas dos artigos do mix que podem atrair mais o público.
A informação sobre a influência da publicidade também sugere que realizar a divulgação da marca nos canais digitais da rede e nas operações físicas pode contribuir para ampliar as vendas no período.
Além do perfil de consumo, é interessante observar outras três tendências relacionadas ao comportamento do consumidor na Páscoa: antecipação das compras, estratégia omnichannel e boa experiência de compra. Veja mais a seguir.
Tendências para a Páscoa 2023
Com o avanço tecnológico e a pandemia de Covid-19, alguns hábitos dos consumidores foram impactados de forma significativa. Entre eles, o período dedicado às idas às lojas e a seleção das marcas de acordo com a satisfação durante a experiência de compra.
Na Páscoa 2023, esses movimentos devem ganhar ainda mais evidência. Por isso, é relevante conferir três tendências relacionadas à data:
1. Antecipação das compras
Se antes os clientes deixavam as compras para a última hora, dessa vez o comportamento deve ser outro. A pesquisa realizada pela Globo mostrou que as vendas para a Páscoa em 2021 não se concentraram no final de semana, mas, sim, alguns dias antes da celebração.
Essa informação é válida para preparar as lojas das redes de franquias para a data, alinhando estratégias, planejando ações de visual merchandising e fazendo a boa gestão dos pedidos das unidades para evitar a ruptura do estoque.
2. Omnichannel
A convergência entre as lojas físicas e o ambiente virtual é mais uma aposta para as marcas que desejam se destacar na Páscoa 2023.
Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting com 622 lideranças do varejo em países da América e Europa indica que as empresas que investiram no omnichannel perceberam margens maiores, maior fidelização e melhoraram as experiências com os clientes. Outro estudo da Google também aponta a estratégia como um fator decisivo para o crescimento das vendas no Brasil nos próximos anos.
Adotar a estratégia pode ampliar os pontos de contato do público com a marca, despertando o desejo de compra e atraindo a atenção dos clientes para as ações planejadas nas unidades físicas da rede.
3. Boa experiência de compra
A importância de oferecer uma boa experiência para os clientes não é novidade, mas o assunto ganhou ainda mais evidência com a transformação digital e as mudanças trazidas pela pandemia.
Cada vez mais os consumidores têm selecionado as marcas a partir da satisfação durante a jornada de compra, inclusive no pós-vendas. Conforme relatório produzido pela Adyen, 70% dos brasileiros entrevistados não voltariam a comprar em marcas onde tiveram uma experiência ruim.
O treinamento das equipes para o atendimento virtual e presencial pode favorecer para que os consumidores tenham impressões positivas em todas as interações com a marca, antes, durante e depois da compra – o que não só fomenta as vendas na Páscoa como também colabora para a fidelização do cliente durante o ano todo.
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- Os impactos da gestão de produtos no franchising
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Estratégias para vender mais na Páscoa
Como vimos, a Páscoa é uma data sazonal do varejo que pode ser pensada de forma estratégica pelas franqueadoras para aumentar o faturamento da rede e fidelizar os clientes. Dentre as ações que podem colaborar para esses propósitos estão o treinamento das equipes e a boa comunicação com os franqueados, como destacamos na sequência.
Treine as equipes
Uma boa experiência de compra vai além de ótimos produtos e preços atrativos. Ela envolve ainda a satisfação do público nas interações com as equipes nos diferentes canais da rede (lojas e ambiente digital).
Para as marcas que comercializam outros itens que também compõem o desejo de compra para celebrar e presentear na Páscoa, como calçados, peças de vestuário e acessório, o atendimento de excelência pode, inclusive, ser o diferencial para conquistar os consumidores e estimular a aquisição de outros itens do catálogo, melhorando a performance das operações na data.
Por essa razão, é essencial dedicar atenção especial ao treinamento do pessoal da loja. É por meio das capacitações que os times estarão preparados para receber o público. Além disso, essas práticas são importantes para alinhar o posicionamento da marca e manter o padrão estabelecido pela franqueadora em toda a rede.
Uma sugestão para alcançar todas as equipes de forma rápida, personalizada e eficiente é contar com uma plataforma de ensino virtual própria para o franchising, como já realçamos aqui no blog. Clique nos links abaixo e aproveite para conferir esses conteúdos:
- Como treinar as equipes e vender mais no verão?
- Treinamento em Redes de Franquias: um dos pilares do franchising para você começar a fazer hoje mesmo!
Mantenha uma boa comunicação com a rede
A comunicação estratégica com todas as unidades é mais uma prática que pode ajudar a rede a alcançar seus objetivos na Páscoa 2023.
É a partir do diálogo que a franqueadora consegue compreender, apoiar e orientar os franqueados e as equipes das lojas, garantindo a sincronia necessária para a execução do planejamento para a data. A boa comunicação colabora ainda para reforçar a manutenção dos padrões, a eficiência e a qualidade em todos os processos.
Assim como no treinamento das equipes, a tecnologia pode ser grande aliada na comunicação das redes de franquias. Com uma avançada plataforma de gestão para o franchising, você consegue comunicar as estratégias, gerenciar solicitações, realizar pesquisas de opinião e promover eventos. O resultado pode ser percebido não só no relacionamento com os franqueados como também na produtividade e sucesso das operações, na Páscoa e ao longo de todo o ano.
Veja mais sobre os recursos que a franqueadora pode oferecer a sua rede:
Reforce os padrões da marca
A padronização é um dos pilares do franchising. Ela é imprescindível para gerar o reconhecimento da marca, aumentar a visibilidade da rede e assegurar a satisfação dos clientes e dos franqueados.
Por isso, durante a Páscoa, vale reforçar as diretrizes esperadas para a rede em processos, atendimento ao público e visual merchandising (VM).
Com as ferramentas certas para a rede de franquias, também é possível executar auditorias dos padrões da marca nas unidades e acompanhar em tempo real a aplicação da identidade visual, deixando as operações preparadas para receber os consumidores na celebração.
Saiba mais sobre estratégias de VM neste artigo do nosso blog:O segredo da padronização do Visual Merchandising nas redes de franquias
Sua marca merece as melhores soluções
Neste artigo, exploramos alguns dados com as tendências e oportunidades para a sua rede de franquias na Páscoa 2023.
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