O franchising segue como um dos modelos de negócio mais sólidos e atrativos do mercado brasileiro. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 13,5% somente no último ano, impulsionado pela busca por investimentos mais seguros e pelo desejo de empreender com o suporte de uma marca consolidada.
Esse crescimento reforça a força do setor e a confiança dos investidores, mas também traz desafios para as franqueadoras, que precisam garantir que a expansão aconteça de forma sustentável e alinhada com os padrões da rede.
Afinal, expandir seu negócio é um dos maiores objetivos das marcas que se tornam franquias e isso não se trata apenas de abrir novas unidades, mas sim de encontrar os franqueados certos, que tenham o perfil adequado para operar o negócio e manter a identidade da marca.
A escolha dos franqueados impacta diretamente a padronização da rede, o nível de serviço oferecido ao consumidor e até mesmo a reputação da marca no mercado. Uma seleção inadequada pode levar a problemas como dificuldades operacionais, desalinhamento com a cultura da empresa e até fechamento prematuro das unidades.
O franqueado ideal existe e a sua rede precisa saber como conquistá-lo!
De acordo com pesquisas do setor, um dos principais fatores que influenciam o sucesso de uma franquia é a capacitação e o suporte oferecido aos franqueados. Muitos empreendedores entram no franchising sem experiência prévia e precisam de treinamento contínuo para gerir suas unidades com eficiência.
Além disso, a comunicação clara e o acesso a ferramentas de gestão adequadas fazem toda a diferença para manter o engajamento e a padronização dos processos.
Quer saber o que fazer e como fazer para destacar a sua rede no mercado e, não só atrair mais interessados, como atrair interessados que possuem as características e visão de negócios que você tanto procura?
Então siga conosco! Neste texto, vamos abordar a importância do perfil do franqueado para o sucesso da rede, os critérios para identificá-lo e as melhores estratégias para garantir o suporte necessário ao longo de toda a sua jornada.
- Você sabia que a principal expectativa dos franqueados não é o retorno financeiro?
- A importância do perfil do franqueado para o sucesso das franquias
- Como ter o franqueado ideal na sua rede de franquias?
- Como manter o franqueado engajado nos objetivos e estratégias da rede?
Boa leitura!
Você sabia que a principal expectativa dos franqueados não é o retorno financeiro?
Quando se fala em redes de franquias, muitos acreditam que o principal atrativo para os franqueados é o retorno financeiro mais rápido ou o menor investimento quando comparado a outras formas de empreender.
No entanto, pesquisas do setor mostram que os potenciais franqueados valorizam ainda mais o suporte e o treinamento oferecidos pela franqueadora. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), contar com apoio estruturado na operação da unidade é um fator determinante na escolha de uma rede.
Entre as principais expectativas dos potenciais candidatos a franqueado, contar com o suporte e treinamento da franqueadora vem antes do retorno financeiro.
O estudo revela que, entre os oito principais diferenciais que influenciam na decisão dos potenciais franqueados, os que foram mais citados pelos quatro perfis encontrados, foram:
– Seguir um modelo de negócio já testado e comprovado;
– Contar com o suporte e treinamento do franqueador;
– Possibilidade de expansão com mais unidades da mesma franquia;
– Facilidade de implementação, com processos e sistemas já estabelecidos pelo franqueador.
Além disso, a pesquisa mostra também que o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é mais um critério decisivo para a maioria dos potenciais empreendedores – mais de 90% dos entrevistados consideram essa certificação um fator essencial na escolha da marca.
Para 58,8% dos candidatos do perfil “Potencial Empreendedor”, esse selo é extremamente importante, enquanto a relevância também se mantém alta entre outros perfis, como “Empreendedor Profissional” (38,5%) e “Empreendedor Investidor” (37,8%).
É óbvio que os franqueados querem lucrar e ter um negócio de sucesso. O retorno financeiro é sim fundamental para eles, no entanto, podemos ver pelos dados que há outras motivações por trás da procura por franquias, como:
– Realização pessoal e profissional;
– Flexibilidade de horário e maior controle sobre sua rotina;
– Deixar um legado para a família e futuras gerações.
Fatores esses que se tornam mais fáceis de se alcançar se eles tiverem o apoio de alguém que conheça o mercado e saiba quem é o consumidor, afinal, muitas vezes, eles ingressam em uma rede de franquias com pouco ou nenhum conhecimento sobre gestão de negócios.
O uso das ferramentas certas para o suporte no franchising, como uma avançada plataforma de gestão, é muito útil e eficaz para as operações da rede.
Esse cenário reforça a necessidade de a franqueadora investir continuamente em suporte, capacitação e inovação para atrair os melhores franqueados para sua rede. Nesse ponto, a tecnologia é sua grande aliada.
O uso estratégico de tecnologias como um software para a gestão do franchising que possibilita gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede, será um importante diferencial para a marca se destacar e atrair os melhores franqueados.
- Confira os principais diferenciais do franchising para os franqueados em: Diferencial em uma rede de franquias: atender as demandas e superar expectativas de maneira única
A importância do perfil do franqueado para o sucesso das franquias
Um dos objetivos principais de uma marca que atua no franchising é a sua expansão. No entanto, esse é um processo que precisa ser bem estruturado e planejado, para que a franqueadora não dê o famoso “passo maior do que a perna” e acabe comportando uma quantidade de franqueados da qual ela não consegue lidar como deveria.
Por este motivo, tudo deve ser muito bem pensado e analisado, desde o mercado ao qual ela pretende entrar ou ampliar sua atuação, até a escolha de quem serão os franqueados que irão auxiliá-la com isso.
Diante disso, um dos grandes desafios da franqueadora é realizar uma avaliação criteriosa do perfil dos candidatos, garantindo que os franqueados selecionados estejam alinhados com os valores, objetivos e necessidades do negócio.
É preciso conhecer os potenciais franqueados e reconhecer qual perfil melhor se encaixa nos objetivos e cultura da sua rede de franquias
Uma pesquisa da ABF identificou quatro perfis principais de potenciais franqueados, cada um com características específicas que impactam sua jornada dentro da rede. São eles:
a) Empreendedor investidor: busca franquias como uma oportunidade de investimento. Seu principal foco está na rentabilidade e na valorização do negócio ao longo do tempo. Seu interesse está na análise financeira, no retorno sobre o investimento (ROI) e na escalabilidade da marca.
b) Empreendedor profissional: já tem experiência em gestão e busca na franquia uma forma estruturada de empreender. Ele valoriza processos bem definidos, suporte da franqueadora e oportunidades de crescimento dentro da rede. Esse perfil tende a seguir as diretrizes do modelo de negócio com mais disciplina, garantindo uma operação eficiente.
c) Empreendedor iniciante: aquele que deseja ingressar no mercado de franquias, mas ainda tem pouca ou nenhuma experiência prévia em gestão e operação de um negócio próprio. Esse perfil precisa de um suporte mais próximo da franqueadora, além de treinamentos contínuos para garantir a adaptação ao modelo da rede. Franquias que oferecem capacitação estruturada e processos simplificados costumam atrair esse tipo de franqueado.
d) Potencial empreendedor: profissionais que ainda estão avaliando suas alternativas para empreender. O menor risco e a estrutura já estabelecida da rede costumam ser fatores decisivos para que optem pelo franchising. No entanto, é essencial demonstrar a essas pessoas como a rede pode oferecer um caminho mais seguro e vantajoso para o sucesso empresarial.
Por que entender esses perfis é importante?
Cada um desses perfis possui expectativas, necessidades e desafios distintos ao entrar para uma rede de franquias. Enquanto alguns priorizam a segurança e o suporte da franqueadora, outros focam no retorno financeiro e na escalabilidade do investimento. Além disso, há diferenças no nível de conhecimento sobre franchising, na experiência em gestão e no valor que estão dispostos a investir.
Portanto, é necessário estabelecer quais são os critérios mais relevantes para a escolha, avaliar os indicadores estratégicos e entender quais deles melhor se encaixam com o seu segmento de atuação, tipo de produto/serviço e modelo de loja.
Ainda, as características pessoais do indivíduo também devem ser exploradas para a decisão, pois, quanto mais próximo seus valores e visão de negócios forem, mais fácil será a adaptação dele ao dia a dia operacional da rede, bem como sua satisfação e engajamento serão maiores.
Quanto mais alinhado ele estiver com os valores e objetivos da rede, maiores serão suas chances de crescimento e satisfação dentro do sistema de franquias!
- Você também vai gostar de ler: O engajamento do franqueado como diferencial da sua rede de franquias
Como ter o franqueado ideal na sua rede de franquias?
Como acabamos de abordar, o sucesso de uma rede de franquias depende diretamente do perfil dos franqueados que fazem parte dela. Encontrar o franqueado ideal não significa apenas selecionar candidatos com capital disponível para investir, mas sim identificar empreendedores alinhados com os valores, a cultura e os objetivos estratégicos da marca.
Essa é uma etapa importante, no entanto, mais desafiador do que encontrar os franqueados ideias é conseguir atraí-los para que eles façam parte da sua rede de franquias.
Para saber como fazer isso, é fundamental entender o que eles esperam
Para a maioria dos candidatos a franqueado, ingressar em uma rede significa reduzir riscos e contar com um know-how já consolidado. Em outras palavras, eles querem acesso a treinamentos bem estruturados, suporte contínuo na gestão do negócio, auxílio com a divulgação dos produtos/marca e ferramentas que facilitem a operação do dia a dia.
Entre os diferenciais mais valorizados, segundo a pesquisa da ABF, estão:
– Treinamento e suporte da franqueadora
– Modelos testados e comprovados
– Facilidade de implementação do negócio
– Possibilidade de expansão
Dessa forma, a franqueadora que deseja atrair franqueados qualificados precisa garantir que sua rede ofereça um suporte completo e eficiente. O que, por sua vez, envolve não apenas treinamentos iniciais, mas também um acompanhamento contínuo que ajude o franqueado a superar desafios operacionais e estratégicos.
Então, para ter o franqueado ideal na sua rede de franquias, é válido investir nesses três aspectos:
1. Estreitar o relacionamento através de uma comunicação eficaz
A base de qualquer parceria de sucesso é uma comunicação clara, transparente e eficiente. No franchising, isso significa criar canais de diálogo abertos, de dupla via e garantir que o franqueado tenha acesso a informações estratégicas da rede.
Uma comunicação eficaz gera engajamento, fortalece a relação entre franqueador e franqueado e reduz problemas operacionais causados por falta de alinhamento.
2. Estimular o aprendizado contínuo com treinamentos e capacitação
Muitas vezes, o novo franqueado tem pouca ou nenhuma experiência em gestão de negócios ou possui áreas que não domina, como gestão de pessoas, contratações, finanças, marketing etc. Por isso, ele precisa estar em constante aprendizado para suprir essas lacunas em suas habilidades.
Novamente, a pesquisa da ABF mostra que o suporte e o treinamento da franqueadora são fatores prioritários para os candidatos, o que reforça a importância de um programa estruturado de capacitação.
Entre as melhores práticas para garantir o aprendizado contínuo dos franqueados e suas equipes, estão os treinamentos constantes em diversos momentos do ano; manuais operacionais e o acompanhamento personalizado da franqueadora.
3. Apoiar as operações com ferramentas de gestão para o dia a dia
Outro ponto essencial para atrair e manter o franqueado ideal é fornecer ferramentas que facilitem a gestão e a operação da unidade. Afinal, a principal vantagem do sistema de franquias é justamente contar com um modelo estruturado e processos bem definidos.
As franqueadoras que investem em tecnologia com soluções para o dia a dia garantem que os franqueados possam focar no crescimento do negócio, sem se preocupar com gargalos operacionais.
O suporte operacional e as ferramentas certas são diferenciais competitivos que fazem com que a franquia seja percebida como uma opção mais segura e estruturada pelo candidato.
Garantir que o franqueado ideal entre para a sua rede exige estratégia, qualificação e suporte contínuo. Selecionar os perfis ideais, oferecer treinamentos de qualidade e disponibilizar as ferramentas certas são fatores que não só atraem empreendedores qualificados, mas também garantem a longevidade e o sucesso da rede.
Continue lendo para conhecer as soluções que vão te ajudar a colocar em prática cada um desses aspectos na sua rede de franquias.
- Você também pode ler sobre como superar os desafios das redes de franquias neste artigo: Como resolver os desafios de gestão da sua rede de franquias e ir além do seu dia a dia
Como manter o franqueado engajado nos objetivos e estratégias da rede?
Garantir o engajamento dos franqueados é fundamental para o sucesso da rede. Afinal, quanto mais alinhados eles estiverem com os objetivos estratégicos da marca, melhores serão os resultados operacionais e a experiência do cliente.
Para isso, é essencial que a franqueadora adote soluções que promovam proximidade, desenvolvimento contínuo e eficiência na execução das operações.
Nós acabamos de mostrar o que é preciso fazer para ter o franqueado ideal na sua rede de franquias, com base no que os franqueados esperam encontrar em uma rede de franquias. Agora, vamos te apresentar o “como” você pode fazer isso e as soluções que certamente vão te ajudar nessa tarefa.
1- Como manter o franqueado próximo da franqueadora?
O melhor caminho para estreitar o relacionamento com os franqueados é através de uma comunicação eficaz. Um franqueado bem informado tem mais segurança para conduzir o negócio e seguir as diretrizes da franqueadora.
Para que isso aconteça, a comunicação precisa ser clara, organizada, constante e acessível, garantindo que os franqueados estejam sempre atualizados sobre as novidades e estratégias da rede.
Com o uso de um Portal de Comunicação próprio da rede, a franqueadora pode distribuir, em tempo real, comunicados, eventos, promoções, campanhas, rankings, manuais e guias de visual merchandising para todos os franqueados. Dessa forma, as informações chegam rapidamente e de maneira padronizada, evitando falhas na comunicação e garantindo que todos estejam alinhados com as diretrizes da marca.
2- Como conquistar melhores resultados e superar as metas?
O mercado está em constante evolução, e para que a rede continue competitiva, é fundamental que os franqueados e suas equipes estejam capacitados e sempre atualizados.
Treinamentos bem estruturados ajudam a desenvolver habilidades, aprimorar processos e garantir que as operações sejam conduzidas de acordo com os padrões da franqueadora.
Ter uma Universidade Corporativa permite a educação, avaliação e certificação de aprendizado por meio de uma plataforma EAD, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes das equipes da rede, a qualquer momento. Com cursos e treinamentos personalizados, os franqueados e seus times podem aprimorar conhecimentos e melhorar a performance no dia a dia da operação.
3- Como executar as estratégias e propor melhorias nos processos?
Além de comunicação e treinamento, é essencial que o franqueado tenha acesso a soluções que otimizem suas operações e facilitem a execução das estratégias da franqueadora. As ferramentas certas garantem mais organização, eficiência e controle sobre os processos.
Com a evolução da tecnologia, são muitas as soluções que podem te ajudar a apoiar e promover melhorias nas suas operações. Entre elas destacamos:
I. Checklist: para realizar auditorias dos padrões operacionais, execução de rotinas operacionais e aplicação dos projetos de visual merchandising com maior agilidade e precisão, focando nos pontos mais importantes.
II. Central de Atendimento ao Franqueado (CAF): para organizar as demandas da rede de forma estruturada, otimizando o atendimento e a resolução de solicitações dos franqueados.
III. Tarefas: para atribuir e acompanhar a execução de tarefas de forma eficiente, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado.
Com o dessas soluções para um suporte adequado, a franqueadora mantém um relacionamento próximo e estruturado com seus franqueados, oferecendo comunicação eficiente, capacitação contínua e ferramentas que tornam a gestão mais ágil e organizada. Dessa forma, toda a rede ganha em produtividade, alinhamento e competitividade, fortalecendo a marca no mercado.
- Leia mais sobre como ter sucesso e longevidade no franchising em: O que fazer agora para garantir o sucesso e a longevidade da sua rede de Franquias
O sucesso da sua rede começa na escolha e no suporte aos franqueados
Independentemente do segmento de atuação, o sucesso de uma rede de franquias depende de uma base sólida de franqueados comprometidos, engajados e bem preparados.
Como ressaltamos ao longo do texto, encontrar o perfil ideal, garantir sua capacitação e oferecer suporte contínuo são etapas fundamentais para manter a rede operando de forma padronizada, eficiente e alinhada às estratégias da franqueadora.
A escolha dos franqueados certos começa com um processo seletivo criterioso, considerando não apenas o capital disponível para investimento, mas também o perfil do candidato, a afinidade com a marca e a disposição para seguir os padrões operacionais da rede.
No entanto, selecionar bons franqueados não é suficiente – é preciso oferecer as condições ideais para que eles alcancem seu potencial máximo! Como destacamos nesse outro texto, a mortalidade das franquias nos primeiros anos de operação mostra que a falta de treinamento adequado e suporte contínuo que alcance todos os interessados podem ser grandes desafios para a consolidação da marca no mercado.
Com as ferramentas certas, a franqueadora tem o suporte necessário para estreitar o relacionamento com os franqueados, garantir treinamentos contínuos e proporcionar um acompanhamento estruturado das operações. Soluções como o Portal de Comunicação, a Universidade Corporativa, a Central de Atendimento ao Franqueado (CAF), os Checklists e as Tarefas são essenciais para fortalecer a rede, melhorar a execução das estratégias e impulsionar o crescimento sustentável da marca.
Nesse contexto, a tecnologia é a principal aliada da franqueadora nesse processo. Contar com um software especializado na gestão de redes de franquias garante mais eficiência, integração e controle, facilitando o dia a dia da franqueadora e de seus franqueados.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Se a sua rede busca elevar o nível da gestão, oferecer um suporte de excelência e maximizar os resultados, conheça as soluções desenvolvidas por quem entende de franchising e está há anos impulsionando marcas no mercado.
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Até breve!