Páscoa 2025: como adoçar a experiência do cliente e impulsionar as vendas da sua rede de franquias

A Páscoa de 2025 será celebrada no dia 20 de abril e marca não apenas uma das datas mais importantes para cristãos – pois celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento, como também é a primeira grande data do segundo trimestre do ano para o varejo.

A Páscoa é a segunda principal data comemorativa do varejo no primeiro semestre, ficando atrás apenas do Dia das Mães

Tradicionalmente associada à troca de chocolates e reuniões em família, a data se mantém como uma das mais relevantes para o comércio, movimentando bilhões de reais em vendas.

No entanto, o cenário da Páscoa 2025 traz desafios e mudanças que impactam diretamente nos hábitos de consumo. A alta mundial do preço do cacau, impulsionada por fatores climáticos e dificuldades na produção nos principais países exportadores, elevou os custos da matéria-prima e, consequentemente, dos produtos de chocolate.

Isso faz com que tanto varejistas quanto consumidores repensem suas escolhas, abrindo espaço para novas tendências e hábitos de consumo que devem marcar a data neste ano.

O brasileiro continua valorizando a tradição e a simbologia da Páscoa, entretanto, somado ao chocolate mais caro, a presença de um feriadão prolongado – com a Sexta-feira Santa em 18 de abril e o feriado de Tiradentes em 21 de abril – faz com que alguns desses hábitos sejam diferentes em 2025. Muitos brasileiros optam por viajar, alterando a dinâmica de consumo em relação a anos anteriores.

Além do mais, a busca por presentes diferenciados, a crescente valorização de experiências e o fortalecimento dos canais digitais no processo de compra são algumas das tendências que o varejo precisa considerar ao estruturar suas estratégias.

Diante desse cenário, como maximizar as oportunidades da Páscoa 2025 no varejo? Quais soluções podem ajudar redes de franquias a potencializar as vendas e encantar os clientes, mesmo em um contexto de desafios? 

Neste artigo, vamos explorar as expectativas para a data, os novos hábitos de consumo, o perfil do consumidor e as estratégias que podem fazer a diferença para os lojistas na hora de atrair e conquistar os clientes.

Confira os tópicos que você vai encontrar no texto:

  • Um mercado aquecido: projeções otimistas para a Páscoa 2025
  • Como o brasileiro comemora a Páscoa e o que ele procura na hora da compra
  • Mais que ovos de chocolate, o consumidor de 2025 está atento a novas opções para celebrar
  • Lojas físicas em alta: 5 estratégias para conquistar o cliente nesta Páscoa
  • Ferramentas para vender mais (e melhor) nas lojas da sua Rede de Franquias

Boa leitura!

Um mercado aquecido: projeções otimistas para a Páscoa 2025

A Páscoa é uma das datas mais relevantes para o comércio e a prova disso está nos bons resultados recentes!

Em 2023, o setor faturou cerca de R$ 2,49 bilhões, conforme estimado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), um crescimento de 2,8% em relação a 2022 – o que correspondeu ao melhor resultado dos últimos 5 anos, ou seja, superou o período pré-pandemia.

Em 2024, a alta continuou, impulsionada pelo retorno mais intenso das compras presenciais e pela valorização das marcas premium no setor de chocolates, subindo 4,5%, chegando a R$ 3,4 bilhões em vendas, também segundo a CNC.

A expectativa para 2025 é que esse movimento se intensifique e seja ainda melhor para o varejo, especialmente com consumidores cada vez mais exigentes e dispostos a investir em produtos de maior qualidade.

As projeções indicam recorde de vendas na Páscoa 2025!

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), realizado em parceria com o Instituto Datafolha, que ouviu cerca de 2 mil pessoas em março de 2025, a movimentação na economia causa pela data deve ultrapassar os R$ 5,3 bilhões, consolidando um crescimento significativo em relação aos anos anteriores, configurando quase R$2 bilhões a mais do que o apresentado há dois anos atrás.

Esse otimismo se baseia não apenas no aumento esperado das vendas, mas também no comportamento do consumidor, que continua a priorizar os presentes de Páscoa, mesmo diante da alta do cacau e do impacto nos preços dos chocolates.

Segundo pesquisa da Globo, 83% dos respondentes afirmaram que pretendem comemorar a Páscoa em 2025, 15% a mais de intenção do que em 2024. Além disso, 77% dos entrevistados pretendem presentear alguém, sendo que mais de 80% pretende presentear mais de uma pessoa. E o ticket médio deve ser de R$ 156.

Ou seja, promessa de lojas bastante movimentadas nos próximos dias – lojas essas que são as preferidas dos clientes na Páscoa, mas vamos falar mais sobre isso mais adiante.

Outros fatores que devem impulsionar as vendas são as alternativas mais acessíveis, como chocolates artesanais, doces caseiros e até experiências gastronômicas – que já são tendências observadas nos últimos anos e devem se fortalecer ainda mais em 2025.

Agora que já sabe o que esperar da data, que tal conferir quais são as expectativas e hábitos dos consumidores brasileiros na Páscoa?

Como o brasileiro comemora a Páscoa e o que ele procura na hora da compra

Como já comentamos, o número de brasileiros que pretendem comemorar e presentear alguém na Páscoa 2025 é grande — o que reforça a relevância da data não só no calendário afetivo, mas também para o varejo.

Portanto, a demanda existe, mas quem é o consumidor da Páscoa e o que ele espera comprar e encontrar durante o período?

Entender os hábitos de consumo e o perfil do público que movimenta o comércio nessa data é essencial para que redes de franquias e varejistas alinhem suas estratégias com o que de fato importa para o cliente.

Confira a seguir os principais comportamentos dos consumidores para esta Páscoa, conforme dados do relatório “Páscoa 2025: uma caça às tendências do consumo brasileiro” da Globo:

O que o brasileiro costuma fazer na Páscoa

A data segue sendo uma celebração tradicional para grande parte das famílias. O costume de reunir a família em casa, preparar refeições especiais e trocar lembranças continua forte. 

Ainda assim, uma parcela dos brasileiros aproveita o período para descansar, viajar ou simplesmente fazer algo diferente — o que pode interferir diretamente na jornada de compra.

O peso do cristianismo na Páscoa

A maioria dos brasileiros atribuem um significado religioso à Páscoa. 55% dos brasileiros costumam fazer celebrações religiosas na Páscoa.

Entre as palavras mais utilizadas para representar a ocasião, estão “Cristo”, “Ressurreição”, “Jesus” e “Renascimento”.

76% dos respondentes gostariam que mais marcas explorassem os significados religiosos da Páscoa.

Quem compra?

Segundo a pesquisa da Abecs com o Datafolha, consumo é mais forte entre as classes A, B e C, com destaque para adultos de 25 a 44 anos, que tendem a concentrar a maior parte das compras, buscando presentear pessoas especiais.

No entanto, é importante ressaltar que 56% das compras são feitas com base no pedido da criança, então, apesar de elas não serem de fato os shoppers, muitas vezes são elas que são as tomadoras de decisão.

Quem são os presenteados?

Filhos, sobrinhos, amigos, irmãos, afilhados, netos e parceiros(as) continuam sendo os principais presenteados da data.

Se engana quem pensa que apenas os mais jovens ganham presentes. Eles são sim a maioria, porém 47% dos presentes serão destinados aos adultos.

A Páscoa é uma forma de manter viva a tradição e reforçar vínculos emocionais.

O que compram?

Os ovos de Páscoa, chocolates, bombons e doces seguem no topo da lista das intenções de compra da Páscoa. A maioria (67%) dá preferência às suas marcas favoritas que vendem chocolate/ovos de Páscoa e sempre escolhe entre elas.

Por outro lado, tem crescido a intenção de compra de ovos caseiros e de fazer os seus próprios ovos de Páscoa.

69% acredita que presentear com ovos de Páscoa é uma forma de cultivar o clima e a magia da data

Preço X Emocional

Existe um certo “conflito” entre os fatores preço e emocional no momento da compra. 50% afirmam que priorizam os produtos que possuem preços mais baixos. Contudo, 54% acreditam que, para alegrar uma criança, vale a pena comprar um produto, independentemente do preço.

Por onde compram?

Na Páscoa, as lojas físicas são de longe as preferidas dos consumidores brasileiros. Isso é visto tanto para homens (92%), mulheres (91%), em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%) e em todas as faixas etárias com mais de 60 anos (96%) e entre 25 a 34 anos (89%).

A pesquisa mostra que 9 em cada 10 entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes em uma loja física na Páscoa

Apesar dessa dominância, o consumidor é multicanal: pesquisa online, compara preços, busca por avaliações — e espera encontrar conveniência e encantamento no ponto de venda.

Esses dados ajudam a traçar o perfil predominante do consumidor brasileiro na Páscoa: alguém que valoriza o simbolismo da data, prioriza os chocolates como principal forma de presentear e que busca boas ofertas, conveniência e experiências encantadoras nas lojas. Ainda assim, o cenário de 2025 traz novos elementos que podem impactar diretamente esses hábitos.

O aumento no preço do cacau e o calendário de feriados devem influenciar não apenas o que o consumidor compra, mas também como ele escolhe celebrar. No próximo tópico, exploramos essas possíveis mudanças e o surgimento de novas tradições para a Páscoa de 2025.

Mais que ovos de chocolate, o consumidor de 2025 está atento a novas opções para celebrar

A Páscoa é uma das celebrações mais antigas que temos no calendário mundial e está repleta de tradições que perduram por séculos, como a troca de ovos de Páscoa.

Entretanto, nos últimos anos, podemos perceber que as pessoas estão procurando outras formas de celebrar a Páscoa!

Em 2025, dois fatores principais contribuem para esse cenário: a alta histórica nos preços do cacau e o calendário com feriado prolongado, que altera a dinâmica de celebração em boa parte do país.

O preço do cacau atingiu os maiores níveis das últimas décadas, com um aumento de mais de 60% no acumulado dos últimos meses e 180% no acumulado dos últimos dois anos, o que encareceu significativamente o preço dos chocolates — especialmente os ovos de Páscoa, que já costumavam ser considerados “caros”. Isso tem levado muitos consumidores a repensarem suas escolhas e a buscarem alternativas de presente mais acessíveis ou com melhor custo-benefício.

Brinquedos, por exemplo, surgem como uma opção cada vez mais relevante, especialmente entre pais que relatam frustração com os brindes geralmente associados aos ovos. Segundo levantamento da Globo, 41% dos pais dizem preferir comprar o chocolate e o brinquedo separadamente, justamente por sentirem que o brinde dos ovos “não compensa”.

Além dos brinquedos, alimentos e bebidas também ganham destaque na Páscoa, sendo parte fundamental das reuniões em família e amigos, em que:

55% dos consumidores pretendem comprar alimentos para o preparo da refeição de Páscoa em 2025 – vs 46% em 2024; 

– 64% querem tirar um tempo para preparar uma alimentação especial;

– 73% acreditam que preparar a refeição de Páscoa simboliza um momento de reunir amigos e familiares.

Nem todo mundo vai seguir a tradição de celebrar em casa
A Páscoa que sempre cai em um feriado prolongado, visto que é comemorada sempre em um domingo e que sua sexta-feira anterior é sempre uma Sexta-feira Santa, porém, este ano, este “feriadão” ganhou mais um dia, graças ao feriado de Tiradentes no dia 21 de abril, justamente no dia seguinte à Páscoa.

Assim, este se tornou um cenário muito propício para quem busca opções de descanso e lazer, impulsionando o setor de turismo. De acordo com os dados da pesquisa da Globo, quase 40% dos brasileiros têm intenção de viajar no período da Páscoa — o que pode reduzir as reuniões familiares tradicionais e gerar uma busca por produtos voltados para consumo em trânsito, experiências fora de casa e lembrancinhas de recordação.

Outro setor que se beneficia disso é a Moda e vestuário, pois, além das compras para os encontros, muitas pessoas também vão atrás de novas peças para usarem em suas viagens, seja para substituir alguma que já está mais velha, ou mesmo para se adaptar ao novo clima e tendências que chegaram com o outono.

Essas mudanças impactam diretamente o varejo e abrem espaço para a diversificação do portfólio, tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais. Com consumidores mais atentos aos preços e dispostos a novas formas de presentear ou celebrar, a Páscoa 2025 se mostra como uma oportunidade para as marcas explorarem novas categorias, experiências e formatos de engajamento.

Lojas físicas em alta: 5 estratégias para conquistar o cliente nesta Páscoa

Mesmo com o crescimento do e-commerce, sendo o principal canal de vendas de outras importantes datas comemorativas do varejo, como o Dia do Consumidor e a Black Friday, a Páscoa é um momento em que fica claro a relevância que as lojas físicas ainda possuem.

Segundo dados da pesquisa da Globo, 81% dos consumidores pretendem fazer suas compras de Páscoa presencialmente, principalmente pelo receio de que os produtos, especialmente os ovos de chocolate, quebrem durante o transporte, por serem muito frágeis.

Esse comportamento reforça a importância de investir na experiência do cliente dentro do ponto de venda. Mais do que um espaço para compras, a loja física se torna um ambiente de encantamento, onde a decisão de compra é frequentemente tomada no ato. De acordo com o levantamento, 45% dos consumidores escolhem qual ovo de Páscoa comprar apenas quando já estão no supermercado ou loja.

O cliente está na loja: é hora de encantar, envolver e fidelizar

Então, como fazer sua rede de franquias se destacar e conquistar o consumidor nesse momento? Confira 5 estratégias:

1. Experiência do Cliente na loja

Cada detalhe conta. Da ambientação à disposição dos produtos, passando pelo atendimento e até pelos aromas, tudo contribui para construir uma jornada de compra agradável e memorável. 

Na Páscoa, a experiência dentro da loja faz toda a diferença para a decisão de compra

O momento da escolha é decisivo — e muitas vezes, como vimos, acontece dentro da loja. Por isso, garantir uma atmosfera envolvente pode ser o diferencial para conquistar o cliente.

2. Estratégias de Marketing

O uso estratégico dos projetos de Visual Merchandising nas lojas aliado às ações das redes sociais, influenciadores da marca e marketing digital pode ser uma abordagem eficaz para aumentar o alcance das campanhas e envolver o público de forma mais direta.

No franchising, as lojas também devem se adaptar aos canais de comunicação preferidos pelos seus clientes e criar conteúdos que despertem o interesse e promovam a interação.

3. Programas de Fidelidade e Recompensas

Dados da pesquisa citada revelam que 75% dos brasileiros comprariam todos os seus presentes de Páscoa em uma mesma loja (física ou online) se recebessem um cupom de desconto.

Assim, programas de fidelidade, selos de recompensas ou vantagens exclusivas podem motivar compras maiores e estimular o retorno à loja.

4. Estratégia Omnichannel

Mesmo com a preferência pela loja física, o consumidor está pesquisando preços, produtos e marcas em outros canais antes de tomar sua decisão. 

É por isso que ter uma presença digital forte, com informações acessíveis e consistência entre os canais, é indispensável. O ideal é integrar o físico e o digital, afinal, a loja física se beneficia da visibilidade online, enquanto a comunicação digital pode reforçar a experiência presencial.

5. A Importância do Pós-Venda

A relação com o cliente não termina na finalização da compra. Um bom atendimento pós-venda fortalece a imagem da marca, aumenta a satisfação e estimula a fidelização.

Seja por meio de pesquisas de satisfação, canais de suporte ágeis ou até mesmo mensagens personalizadas, o pós-venda deve ser parte da experiência completa.

Com consumidores mais exigentes e oportunidades no ponto de venda, investir na experiência da loja física pode ser um dos principais diferenciais competitivos para sua rede de franquias na Páscoa 2025.

Com o apoio de um software com múltiplas soluções para a gestão de redes de franquias, é possível fortalecer o relacionamento com o consumidor em todas as etapas da jornada — do encantamento à fidelização.

A seguir, vamos apresentar algumas dessas soluções que podem ajudar sua rede a vender mais e encantar o cliente em cada ponto de contato da sua marca em qualquer época do ano.

Ferramentas para vender mais (e melhor) nas lojas da sua Rede de Franquias

Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo — como o da Páscoa, uma das datas mais importantes para o varejo, as redes de franquias que investem em tecnologia para otimizar suas operações saem na frente. Isso porque são elas que conseguem garantir padronização, agilidade, controle sobre os resultados e, acima de tudo, oferecer experiências encantadoras nas lojas físicas.

Como já apresentamos, o ambiente físico oferece oportunidades únicas para gerar conexão emocional com o consumidor, entender suas necessidades e surpreendê-lo no momento da compra.

O cliente chega à loja pela tradição da Páscoa. Ele volta pela experiência positiva que teve


Para atender a esse cliente cada vez mais exigente e sensível a qualquer tipo de atrito, a tecnologia é a grande aliada da franqueadora. Confira algumas soluções que ajudam a transformar a visita à loja em uma experiência encantadora e mais vantajosa para a sua rede:

I. Portal do Franqueado

Portal do Franqueado é a solução ideal para centralizar todas as ferramentas de relacionamento e gestão, proporcionando mais eficiência na operação.

Com funcionalidades completas, ele permite que franqueados, equipes de loja, fornecedores e a própria franqueadora tenham um ponto de acesso único para interação, comunicação e até para acompanhar a execução dos processos operacionais.

Na prática, isso significa mais controle, organização e agilidade para alinhamento entre todos os envolvidos, o que se traduz em padronização na execução, agilidade no dia a dia para proporcionar uma experiência de compra consistente em todas as unidades, especialmente em datas movimentadas como a Páscoa.

II. Universidade Corporativa (EAD)

A capacitação das equipes é essencial para manter o padrão da rede e garantir um atendimento de excelência. Durante a Páscoa, quando o fluxo nas lojas aumenta e a decisão de compra acontece muitas vezes no ponto de venda, um time bem preparado pode fazer toda a diferença.

Com uma plataforma para capacitação (EAD) e conteúdo próprio da marca, a franqueadora consegue promover treinamentos contínuos e acessíveis, independentemente da localização das unidades, melhorando a performance das lojas e assegurando um atendimento alinhado à proposta da marca.

III. Checklists

Manter os padrões operacionais exige um acompanhamento constante — ainda mais em datas como a Páscoa, em que a agilidade precisa caminhar junto com a excelência.

O uso de checklists é uma forma essencial para acompanhar em tempo real o cumprimento das diretrizes da franqueadora, facilitar o trabalho da consultoria de campo e assegurar que todas as unidades estejam entregando uma experiência que reflita a identidade da marca.

Com esse recurso, os próprios franqueados têm autonomia para garantir que cada detalhe da loja — desde o projeto de VM ao ambiente como um todo — esteja alinhado ao planejamento, reforçando a confiança do cliente no ponto de venda.

Mais do que apenas otimizar a gestão da franqueadora, essas soluções desempenham um papel estratégico na experiência do cliente dentro da loja física. Uma equipe bem treinada, processos bem estruturados e comunicação eficiente entre franqueadora e franqueados garantem que cada detalhe da operação contribua para um atendimento ágil, personalizado e de alta qualidade não só na Páscoa, mas em todos os momentos do ano.

Agora que sua rede já sabe como aproveitar melhor esse momento no ponto de venda, que tal pensar no próximo passo?

Neste artigo, exploramos os principais dados, tendências e oportunidades para a sua rede de franquias na Páscoa de 2025 — um dos momentos mais relevantes e promissores do calendário para o varejo. Vimos que, mesmo com o avanço do digital, as lojas físicas seguem sendo o principal canal de compra nesta data, principalmente pela experiência direta com o produto e o fator decisão no ponto de venda.

Também mostramos como os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado, impulsionados pelo aumento dos preços, por novas formas de comemorar a data e por um cliente cada vez mais exigente e conectado. 

Diante desse cenário, estratégias que envolvem encantamento no PDV, marketing integrado e excelência na operação ganham ainda mais relevância.

Agora é hora de agir! A sua rede está preparada para aproveitar esse momento e se destacar da concorrência? 

Investir em nas ferramentas certas que fortaleçam a experiência na loja e otimizem sua operação pode ser o diferencial que você precisa para gerar mais vendas e encantar o cliente desde o primeiro contato.

Com um software de múltiplas soluções, sua rede de franquias pode melhorar a experiência na loja, aumentar a produtividade, reduzir falhas operacionais e fortalecer a identidade da marca no ponto de venda.

Entre em contato para conhecer um universo de soluções criado por quem entende os desafios e as necessidades da gestão no franchising — e que, desde 2007, somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias, ajudando franqueadoras dos mais diversos segmentos a prosperarem, transformando desafios em oportunidades de crescimento, e que vão te ajudar a elevar o nível da sua rede e garantir mais eficiência, agilidade e competitividade.

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Aproveite para ler mais sobre como a tecnologia pode contribuir para o sucesso da sua rede de franquias:

Até a próxima!