Janeiro é o ponto de partida para um novo ciclo no varejo e nas redes de franquias, carregando um enorme potencial para impulsionar resultados e fortalecer estratégias comerciais.
Após o intenso movimento das compras de fim de ano, o início do calendário comercial traz consigo oportunidades estratégicas que dão o “pontapé inicial” em 2025 para os lojistas e podem definir o ritmo das vendas do restante do ano.
Entre elas, as liquidações de janeiro se destacam como uma das mais importantes, desempenhando um papel fundamental que vai muito além de esvaziar estoques, sendo responsável por atrair consumidores, gerar fluxo de caixa, renovar estoques e fortalecer o relacionamento com os clientes.
As liquidações de janeiro são responsáveis por 8% das vendas do ano.
Esse período é muito mais do que uma simples temporada de descontos. As liquidações têm a capacidade de transformar desafios comuns às lojas – como excesso de estoque ou a desaceleração das vendas e tráfego de clientes nas lojas após as festas – em vantagens competitivas.
Além de gerar maior fluxo de consumidores nas lojas, elas ajudam a criar experiências de compra marcantes, que podem fidelizar clientes e consolidar a imagem da marca. Para as redes de franquias, essas ações ainda oferecem um benefício adicional: alinhar os interesses da franqueadora e dos franqueados por meio de estratégias unificadas e bem planejadas.
Por outro lado, o sucesso das liquidações não acontece por acaso. Ele depende de uma execução cuidadosa, unificando os interesses de todas as partes, considerando desde a comunicação eficaz com o cliente até a personalização das ofertas e o uso inteligente da tecnologia para apoiar as operações.
Apostar nessas estratégias pode ser muito positivo para a sua rede de franquias, tendo em vista que todos os segmentos podem se aproveitar delas, principalmente as redes de moda que podem utilizá-las para saldar as peças de verão, já pensando no lançamento das coleções de outono-inverno.
Tudo isso contribui para transformar o período de janeiro em um momento de ganhos não apenas financeiros, mas também de construção de marca e fortalecimento do relacionamento com os consumidores.
As tecnologias próprias para o franchising podem ser um grande diferencial para a sua marca, oferecendo as soluções mais adequadas ao setor, tanto para a franqueadora quanto para os franqueados impulsionarem suas vendas durante o período de liquidação.
Neste artigo, vamos explorar em detalhes como as liquidações de janeiro podem ser aproveitadas como uma ferramenta estratégica indispensável para as redes de franquias, garantindo que sua operação comece o ano com força total e pronta para os desafios e oportunidades que estão por vir.
Acompanhe os tópicos do texto:
- Uma liquidação de sucesso em que todos saem ganhando
- Como estimular o cliente a comprar mais
- A tecnologia como aliada dos bons resultados de vendas do franchising
Boa leitura!
Uma liquidação de sucesso em que todos saem ganhando
As liquidações de janeiro são mais do que uma oportunidade pontual para aumentar as vendas: elas são um componente estratégico essencial para o varejo. Nesse contexto, essas campanhas se tornam um instrumento valioso para atingir múltiplos objetivos, que vão desde contribuir para a saúde financeira do negócio e atingir metas da marca, até a renovação de estoques e o fortalecimento da relação com os clientes.
Uma liquidação de sucesso é aquela em que todos os envolvidos no ecossistema do varejo são beneficiados.
Ao contrário do que muitos podem pensar, as liquidações são de interesse de diversas partes:
1. Os Clientes: estes são os principais beneficiados com os descontos significativos. Após o período de gastos de fim de ano, os consumidores encontram nas liquidações uma oportunidade para adquirir produtos a preços reduzidos. Para muitos, esta é a chance de comprar itens desejados, mas que antes estavam fora do orçamento.
2. Parceiros e Fornecedores: o impacto positivo também atinge parceiros e fornecedores, já que o aumento na demanda pode gerar mais pedidos de reposição, estimular a produção e o lançamento de novos produtos, beneficiando assim a cadeia de suprimentos como um todo.
3. As Lojas e os Vendedores: o aumento do tráfego de clientes nas lojas cria um ambiente favorável para o aumento das vendas. Os vendedores se beneficiam diretamente, seja pelo volume de vendas, seja pelo ganho de comissões. Além disso, também contribui para estender as oportunidades de emprego para vendedores temporários que passam a atuar a partir de novembro (por conta da Black Friday) e seguem até janeiro para ajudar durante o período de liquidações.
4. Os Pontos de Vendas: de shoppings centers e centros comerciais, a zonas comerciais especializadas em uma única categoria de produtos, todos esses pontos de vendas também se beneficiam com o aumento no fluxo de clientes, consolidando esses locais como centros de compras atrativos nesta época do ano e como possibilidades para futuras compras.
5. O Comércio Local: como janeiro é um mês de férias e viagens para muitos brasileiros, para algumas regiões turísticas esse aumento nas vendas e no tráfego de clientes pode ter um efeito positivo na economia local, gerando mais receitas e estimulando as “compras locais” pelos turistas.
Além de gerar resultados imediatos, como acabamos de mostrar, as liquidações de janeiro são um evento vantajoso e impactante para todo o ecossistema do varejo.
Nas redes de franquias, as liquidações têm um papel de ainda mais destaque. Além de atrair novos consumidores e fidelizar os atuais, elas ajudam a estabelecer um padrão de excelência que beneficia toda a rede, alinhando franqueadora e franqueados, permitindo que ambos aproveitem o potencial desse período para alavancar resultados.
Ainda, uma liquidação bem estruturada pode ser um diferencial competitivo no mercado, destacando a rede diante de consumidores que buscam por produtos de qualidade em ofertas realmente vantajosas.
Outro ponto importante é o aprendizado que esse período proporciona. Analisando os dados gerados durante as liquidações, as redes podem identificar preferências de consumo, ajustar estoques futuros e criar estratégias mais assertivas para o restante do ano.
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Como estimular o cliente a comprar mais
Após uma temporada intensa de compras, com praticamente dois meses de clientes “bombardeados” por anúncios de produtos e ofertas de diversos produtos durante a Black Friday e o Natal, ainda há espaço para as marcas buscarem por mais vendas.
As liquidações de janeiro surgem como uma estratégia para “driblar” a diminuição do interesse do consumidor e manter o interesse dos clientes em alta, mesmo em um período tradicionalmente mais lento.
Liquidação não é só sobre “queima de estoque”
Quando bem planejadas e executadas, as liquidações de janeiro se tornam mais do que uma simples data promocional: elas são uma ferramenta poderosa para gerar valor e consolidar a rede de franquias como um player relevante no mercado.
Para isso, é essencial adotar práticas que vão além dos descontos agressivos, focando na experiência de compra, especialmente na loja física. Confira 4 estratégias campeãs para estimular as vendas:
I. Comunicação que engaja
A comunicação clara, atrativa e persuasiva é o primeiro passo para chamar a atenção do cliente. Investir em projetos de VM com vitrines impactantes que destaquem os descontos, com sinalizações internas que guiem o consumidor até as melhores ofertas e garanta que os vendedores estejam preparados para comunicar o valor agregado dos produtos é fundamental.
Além de, explorar campanhas de marketing com conteúdos de promoções específicas para atrair tráfego para a loja faz toda diferença. Leia aqui sobre comunicação para sua rede de franquias.
II. Personalização da experiência
No ambiente físico, a personalização é um importante diferencial. Treinar as equipes de loja para oferecer atendimento que compreenda as necessidades individuais de cada cliente reforça a experiência no ponto de venda.
Uma experiência de compra única é capaz de converter os descontos momentâneos em fidelidade duradoura
Criar espaços que permitem experimentar os produtos, no qual o cliente pode solicitar uma peça ou outro tamanho e mais informações, também pode ser um fator decisivo para a experiência do cliente.
Além disso, promover vantagens exclusivas, como ofertas personalizadas para clientes fidelizados, e fazer ele sair com mais do que o esperado também pode impactar na percepção de satisfação do cliente.
III. Integração Omnichannel
Também relacionado com a experiência do cliente, a integração entre canais online e offline, como permitir que os clientes façam reservas de produtos pelo e-commerce para retirada na loja física, auxilia no aumento do fluxo nas unidades e promove uma experiência de compra mais integrada e conveniente para o cliente.
Portanto, é importante que a gestão de vendas da marca esteja adequada ao momento. Veja mais aqui.
IV. Descontos reais que criam confiança
Os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes, principalmente em relação à credibilidade das marcas e transparência dos preços. Para conquistar sua confiança, trabalhar com descontos reais e em produtos que estejam em estoque pode ser o segredo para o sucesso das vendas.
Além disso, maximizar a quantidade de produtos/peças por atendimento é um diferencial nesses momentos. Estratégias de promoções como “leve X, pague Y” ou descontos progressivos incentivam o cliente a comprar mais itens do que o planejado.
Ao adotar essas estratégias, as lojas físicas podem transformar as liquidações de janeiro em uma experiência atrativa e inesquecível, fidelizando consumidores e aumentando o volume de vendas.
- Veja outras estratégias para usar nas liquidações em: O papel do VM nas liquidações e trocas de janeiro: da atração à fidelização de clientes
A tecnologia como aliada dos bons resultados de vendas do franchising
Quem atua direta ou indiretamente no varejo brasileiro sabe que a competição está cada vez mais acirrada, com mais players na disputa, tanto regionais quanto estrangeiros que querem ampliar suas áreas de atuação e expandir suas marcas.
Em um cenário em que as liquidações são cada vez mais esperadas pelos consumidores e mais utilizadas pelas marcas para atrair, encantar e reter o cliente na loja, para ter destaque, não basta mais apenas oferecer altos descontos e comunicar suas estratégias para o público.
A experiência do cliente e a padronização das lojas seguem sendo fundamentais, pensando em relacionamentos de longo prazo. Por este motivo, a tecnologia é uma aliada indispensável para garantir bons resultados de vendas, especialmente durante as liquidações de janeiro.
A tecnologia traz mais eficiência para suas estratégias
Isso porque as ferramentas certas não apenas otimizam os processos internos da sua rede de franquias, mas também contribuem para uma melhor experiência do cliente e para a padronização das operações em toda a rede.
Entre as possibilidades que a tecnologia pode fornecer para alavancar as vendas da sua rede de franquias, destacamos:
– Gestão de Vendas: o uso de um software próprio para o sistema de franquias, com as regras de negócio e política comercial da marca, conseguem gerenciar estoques, pedidos, fornecedores para vendas e reposição de maneira eficiente, além de centralizar todas as informações de vendas da marca para representantes e demais canais como lojas físicas, online ou multimarcas, facilitando o controle e a tomada de decisões, o que contribui para que a liquidação atinja todo o seu potencial.
– Portal de Comunicação e Marketing: um portal integrado de comunicação e marketing facilita o alinhamento entre a franqueadora e os franqueados ao centralizar em um único lugar todas as ferramentas de relacionamento da sua rede, incluindo franqueados, equipe de loja, fornecedores, representantes, multimarcas e equipe interna. Além de distribuir em tempo real comunicados, eventos, promoções, campanhas, rankings, manuais e guias de visual merchandising para todos os franqueados, é possível gerar automaticamente peças customizadas de comunicação para uso em lojas, garantindo agilidade e padronização, inclusive nas liquidações.
– Checklists e Auditorias de VM: o uso de checklists estruturados para executar auditorias dos padrões operacionais, em complemento à consultoria de campo, execução de rotinas operacionais e aplicação dos projetos de visual merchandising com maior agilidade e precisão, focando nos pontos mais importantes, sem descuidar de nada durante as liquidações, mantendo tudo o que for estabelecido pela franqueadora.
E ainda, há a possibilidade de atribuir e acompanhar a execução de tarefas de forma eficiente, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado. Veja mais aqui
Ao integrar a tecnologia nas operações, as redes de franquias ganham um diferencial competitivo, aumentando a eficiência das vendas, promovendo a padronização da experiência do cliente e maximizando os resultados, tanto durante as liquidações de janeiro quanto ao longo do ano.
- Leia mais sobre um software de gestão para redes de franquias: Um software, múltiplas soluções para a gestão da sua rede de franquias
Preparado para começar o ano com bons resultados?
Ao longo deste texto, destacamos como essas ações podem ir muito além de simplesmente aumentar as vendas. Desde a gestão eficiente de estoques e a renovação dos produtos disponíveis até o fortalecimento do relacionamento com os consumidores, as liquidações têm o poder de beneficiar clientes, fornecedores, lojistas e até mesmo a economia local.
Exploramos também estratégias para estimular o cliente a comprar mais, reforçando a importância de uma comunicação clara, da personalização das experiências e de descontos reais que geram confiança. Além disso, enfatizamos o papel da tecnologia como uma grande aliada na otimização das operações, seja por meio de ferramentas de Gestão de Vendas dos canais da marca, Portal de Comunicação e Marketing ou Checklists e Auditorias de Visual Merchandising nas lojas.
As liquidações de janeiro representam um dos momentos mais estratégicos do ano para as redes de franquias.
Mais do que uma oportunidade de vendas, as liquidações são uma chance de consolidar sua marca no mercado e fortalecer a cooperação entre franqueadora e franqueados. Quando bem planejadas e executadas, essas ações criam resultados que se estendem ao longo do ano todo, contribuindo para o sucesso sustentável de toda a rede.
É nesse ponto que entra um dos grandes diferenciais que uma rede pode ter: contar com as ferramentas certas para os desafios de todas as áreas da franqueadora, como Marketing, Comercial, Operações, Suprimentos e demais.
Um software especializado ajuda no gerenciamento de todos os processos de uma rede de franquias, da conquista de novos franqueados, inauguração de lojas, transformar estratégias em ações, controlar os padrões, promover as vendas e aumentar a performance da rede.
Se a sua rede de franquias busca maximizar as oportunidades que janeiro oferece, busque o apoio de quem está há tanto tempo desenvolvendo soluções para a gestão da franqueadora em todos os seus momentos e necessidades, independentemente do tamanho da rede e quantidade de unidades ou usuários.
Entre em contato conosco e veja como o nosso universo de soluções pode ajudar a sua rede de franquias a iniciar o ano com o sucesso planejado.
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Até a próxima!