Dia das Mães: como atender às expectativas de um consumidor que está em busca de mais praticidade e conexão

Entre todas as datas comemorativas, o Dia das Mães é a mais importante do primeiro semestre e a segunda do ano em volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal. 

Em 2024, por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) registrou um crescimento de 4,3% nas vendas em comparação ao ano anterior, com uma movimentação de cerca de R$ 13,2 bilhões — um resultado que reforça o peso da data para o varejo e para as redes de franquias.

E em 2025, tudo indica que esse impacto será ainda maior. 

De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, oito em cada dez brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, devendo mobilizar cerca de 133 milhões de consumidores em 2025.

O Dia das Mães é uma oportunidade comercial poderosa porque envolve a emoção. É uma data que vai muito além da relação biológica: cria homenagens às mães de criação, mães do coração, avós, madrinhas, tias, sogras, noras, cunhadas, irmãs — e, mais recentemente, também às chamadas “mães de pet”, que vêm ganhando reconhecimento e espaço nas campanhas das marcas.

Essa variedade de significados, somada ao apelo emocional da data, faz com que o varejo tenha uma chance única de se conectar com diferentes perfis de consumidores — desde os que que optam por presentes mais tradicionais até os que buscam por algo mais  simbólico e personalizado. 

Para as redes de franquias, isso representa um alto potencial de vendas, além da oportunidade de fortalecer o vínculo com o cliente, posicionar-se com mais sensibilidade e otimizar a operação em um dos períodos mais movimentados do semestre.

Nesse cenário, a tecnologia se consolida como a principal aliada da franqueadora: seja para acompanhar o comportamento do consumidor, alinhar a comunicação das unidades, melhorar a experiência nas lojas físicas ou organizar a jornada de compra com mais eficiência. 

Ao longo deste artigo, trouxemos as expectativas do mercado para o Dia das Mães 2025, os novos hábitos de consumo, as mensagens que mais conectam com o público e, claro, como as soluções certas podem transformar as datas comemorativas em um marco de resultados para as redes de franquias.

Confira os tópicos que você vai encontrar no texto:

  • O que esperar do Dia das Mães 2025?
  • Como o brasileiro vai comemorar o Dia das Mães 2025?
  • Novas mães, novas mensagens: o que sua marca precisa fazer para se comunicar com o público feminino
  • Mais tempo, menos tarefas: o cliente está buscando mais praticidade na jornada de compras
  • As melhores soluções para oferecer mais comodidade para o seu cliente e proporcionar uma experiência de compra encantadora

Boa leitura!

O que esperar do Dia das Mães 2025?

Após vendas abaixo das expectativas em 2024, com o consumidor mais disposto a celebrar e presentear em 2025, as projeções para o Dia das Mães são otimistas. Segundo o estudo da Globo, 82% dos brasileiros têm a intenção de comemorar a data este ano — número que supera os 77% registrados em 2024. A disposição para presenteá-las também cresceu: 71% afirmam que pretendem comprar um presente, contra 58% no ano passado.

A intenção de presentear cresceu 13 pontos percentuais em relação a 2024, mostrando que o Dia das Mães voltou com força total ao centro das estratégias de consumo.

Esse movimento sinaliza um momento estratégico para as redes de franquias: consumidores mais engajados, emocionalmente conectados com a data e prontos para investir em produtos e experiências que representem cuidado, carinho e reconhecimento.

Outro ponto importante revelado pelo estudo é a relação entre “expectativa e realidade”. De um lado, temos os filhos que planejam comprar:

– Perfumes e cosméticos (34%)

– Roupas (22%)

– Chocolates e doces (15%)

– Calçados (12%)

– Acessórios (11%)

– Flores (10%)

– Utensílios domésticos (6%)

Do outro, as mães, que, entre os itens mais desejados por elas, destacam-se:

– Viagem (30%)

– Perfumes e cosméticos (22%)

– Roupas (17%)

– Refeição fora de casa (13%)

– Flores (11%)

– Smartphone (11%)

– Vale-presente (11%)

Ou seja, apesar de algumas diferenças, existe uma forte congruência entre o que se deseja ganhar e o que se pretende comprar, o que facilita o planejamento das ações promocionais nas lojas físicas e nos canais digitais e aumenta as chances de satisfação com a compra.

O motivo para isso é simples: 52% afirmam que a mãe/pessoa que a criou já sabe o que quer ganhar e deve seguir as dicas dela para não errar na escolha do presente. Enquanto 42% têm a intenção de levar as mães junto na hora de comprar o presente. O que demonstra que, além de serem as presenteadas, em muitos casos, elas têm participação direta nas decisões de compra.

As categorias mais buscadas são também as mais desejadas, o que favorece ações direcionadas e maior conversão nas vendas.

Outro ponto que merece destaque é que o preço continua sendo o principal fator de decisão de compra. Mas o valor emocional e a conexão com quem será presenteado também pesam. Isso significa que, para conquistar o consumidor, a marca precisa unir oferta atrativa, boa experiência e comunicação sensível — tudo isso sem abrir mão da organização e da eficiência operacional.

O bolso dita as regras, mas o vínculo ainda vale mais.

Com consumidores mais conectados, exigentes e dispostos a consumir, as redes de franquias têm no Dia das Mães 2025 uma grande oportunidade de ampliar vendas, fortalecer sua presença local e fidelizar clientes com uma comunicação alinhada e estratégias bem executadas. Mas para isso, é importante entender como o brasileiro pretende comemorar a data. É sobre isso que vamos tratar a seguir.

Como o brasileiro vai comemorar o Dia das Mães 2025?

Com o aumento na intenção de comemorar o Dia das Mães, os dados revelam um consumidor ainda mais engajado com os rituais afetivos que marcam essa data.

A forma mais citada de comemoração é o tradicional almoço em família, um clássico que segue firme entre as preferências e ajuda a movimentar o varejo, com força maior junto ao setor de alimentação, serviços e experiências. 

Em paralelo, também crescem iniciativas como passeios ao ar livre, viagens curtas e momentos de autocuidado, refletindo a busca por experiências mais significativas e afetivas.

Celebrar o Dia das Mães vai além do presente: é sobre criar memórias, fortalecer vínculos e viver o momento

Além disso, a pesquisa da Globo indica que o desejo de presentear está mais alinhado com essa lógica emocional. Ou seja, não basta comprar: é preciso que o presente represente afeto. Por isso, marcas que conseguirem transmitir essa mensagem nas vitrines, campanhas e comunicações das suas lojas têm grandes chances de conquistar o público e gerar valor real.

E, a melhor parte para as lojas é que o brasileiro não tem apenas uma mãe, muitos não irão presentear apenas uma pessoa: 61% afirmam que vão homenagear duas ou mais mulheres — o que reforça o potencial de crescimento nas vendas para a data.

E onde o consumidor pretende comprar? 

As lojas físicas ainda são as protagonistas das datas comemorativas: 61% afirmam que pretendem fazer suas compras presencialmente. O que reforça o papel do ambiente físico e das compras presenciais como fatores decisivos na jornada de compra e na escolha dos presentes. 

Mas atenção: a compra online segue firme, principalmente pela praticidade. Por isso, integrar canais e facilitar a navegação entre o físico e o digital é cada vez mais estratégico.

Outro dado importante é que 71% dos consumidores pretendem se antecipar na escolha do presente! Esse comportamento oferece uma janela de oportunidade para campanhas de engajamento, além de permitir uma melhor gestão de estoque e uma comunicação mais estruturada por parte da franqueadora e suas unidades.

Como sabemos, é responsabilidade da franqueadora organizar campanhas integradas, alinhar as mensagens da marca e garantir que cada ponto de venda esteja pronto para proporcionar uma experiência memorável para o cliente. Saber ajustar essa comunicação com as percepções das mães pode fazer toda a diferença para a sua rede conseguir vender mais.

Siga conosco, pois a seguir vamos te mostrar o que as mães esperam das marcas.

Novas mães, novas mensagens: o que sua marca precisa fazer para se comunicar com o público feminino

A imagem da mãe multitarefa, incansável e sempre impecável começa a dar lugar a uma nova narrativa: a da mãe real, com desafios, limitações e desejos próprios. Essa transformação tem impactado diretamente a forma como as marcas se comunicam no Dia das Mães. 

Hoje, 93% das mulheres consideram a data significativa, mas esperam uma abordagem mais honesta e empática — que reconheça suas rotinas intensas, o acúmulo de funções e, acima de tudo, sua humanidade, estando nessas situações não porque querem, mas sim porque precisam.

A idealização da mãe perfeita já não convence. O que gera conexão é reconhecer a realidade da maternidade

Nesse cenário, o papel da comunicação das redes de franquias ganha ainda mais importância. Disparar campanhas padronizadas e genéricas já não é o suficiente. Tanto que 1/3 das respondentes afirmaram não se sentirem representadas pelas comunicações de Dia das Mães.

Portanto, é preciso adaptar a linguagem e o conteúdo para dialogar com diferentes perfis de mães — das mais tradicionais às que se identificam como mães de pet, grupo que cresce a cada ano e que muitas vezes não se sente incluído nas ações comemorativas da data.

Ainda segundo o estudo da Globo, 53% das respondentes afirmam ser “Mães de Pet”, sendo que 56% delas não se sentem contempladas pelas marcas de pets no Dia das Mães e 54% gostariam que as marcas oferecessem descontos/ ofertas exclusivas para mães de Pet nas comemorações do Dia das Mães.

Há também o fato de que esta pode ser uma data um pouco delicada para muitas mulheres, afinal muitas não querem ter filhos ou não podem tê-los. E este é um público que também poderia ser mais explorado no Dia das Mães.

43% gostariam que marcas abordassem mais o fato de que muitas mulheres não querem/ não podem ter filhos e optam por ter um Pet.

Além de pensar na campanha, é fundamental oferecer suporte às unidades da rede para que essa comunicação seja clara, sensível e atualizada. Para que isso seja possível, contar com as ferramentas certas faz toda diferença. Confira:

I. Portal de Comunicação

Redes que contam com um Portal de Comunicação têm uma grande vantagem competitiva: é por meio dele que a franqueadora pode distribuir campanhas personalizadas, peças atualizadas, materiais promocionais e orientações específicas sobre as ações promocionais. Tudo isso de forma rápida, padronizada e centralizada.

II. Universidade Corporativa (EAD)

Além disso, ao investir no treinamento das equipes nas lojas, com ferramentas online, a rede pode capacitar a equipe de vendas para entender esse novo perfil de consumidor e oferecer sugestões de presentes mais adequadas, com empatia e sensibilidade.

III. Checklists 

Outro aliado estratégico nessa jornada são os checklists dos projetos de Visual Merchandising (VM). Eles garantem que a disposição dos produtos, vitrines e comunicação nas lojas estejam alinhadas com o conceito das campanhas, reforçando os valores de representatividade e cuidado com a experiência de compra.

Mães de todos os tipos — com filhos ou com pets — esperam ser lembradas e reconhecidas. Sabe o que mais elas têm em comum além de querem se sentir representadas e prestigiadas pelas marcas? Mais praticidade na sua rotina! E a sua marca pode contribuir com isso. Saiba como no próximo tópico.

Mais tempo, menos tarefas: o cliente está buscando mais praticidade na jornada de compras

A rotina intensa e o acúmulo de responsabilidades — tanto pessoais quanto profissionais — tornaram a praticidade um dos fatores mais decisivos no comportamento de compra do consumidor brasileiro, especialmente no Dia das Mães.

Já não é de hoje que a experiência e a comodidade no momento da compra tem sido fator determinante para a escolha dos clientes. Eles estão cada vez mais exigentes em relação aos padrões de serviços que desejam receber. Porém, isso ganha ainda mais importância para as mães.

A pesquisa da Globo destacou que “mais tempo, menos tarefas” é um desejo universal entre as mães. Ou seja, elas buscam soluções que facilitem o dia a dia, otimizem seu tempo e ofereçam experiências de compra rápidas, eficientes e sem complicações, para que elas possam usar o seu tempo livre para fazer o que querem, como ter mais momentos com a família, cuidar de si mesma, se divertir, relaxar, aprender coisas novas etc.

Praticidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no dia a dia das mães

Essa mudança de comportamento reflete diretamente nas escolhas de presente: produtos multifuncionais, serviços que proporcionam conveniência e experiências que promovam bem-estar estão em alta. Além disso, a facilidade para troca ou para encontrar outros produtos parecidos também pode ser um diferencial

Para as redes de franquias, é fundamental entender que a comodidade também pode estar em como a marca se comunica, como disponibiliza informações sobre produtos e promoções e, principalmente, em como facilita a jornada de compra — seja no ambiente físico ou digital. Portanto, canais omnichannel bem estruturados, com entrega rápida e experiências integradas entre o físico e o digital são essenciais para atender a essas demandas.

A eficiência no atendimento, a facilidade de encontrar o produto certo, a clareza na comunicação das promoções e a organização do ponto de venda fazem toda a diferença. Nesse contexto, as ferramentas certas que otimizem o contato com o consumidor e simplifiquem o processo de venda tornam-se grandes aliadas para potencializar os resultados de toda a rede.

Entregar praticidade não é apenas atender a uma demanda momentânea: é construir uma relação mais sólida e relevante com o consumidor, principalmente em datas especiais como o Dia das Mães.

As melhores soluções para oferecer mais comodidade para o seu cliente e proporcionar uma experiência de compra encantadora

Proporcionar uma experiência de compra positiva, sem atritos e encantadora é um desafio que exige organização, agilidade e padronização em todos os pontos de contato com o cliente.

No franchising, esse desafio é ainda maior durante as vendas sazonais, como no Dia das Mães, pois representam muitas oportunidades para conquistar os novos clientes e para fidelizar os que já se relacionam com a marca.

Então, para que sua rede se destaque em meio à concorrência, é importante criar credibilidade no mercado, através da consistência de marca e personalização de experiências. O que é possível com a padronização das operações e comunicação eficiente de todas as unidades, independente da localidade.

Para garantir vendas, é essencial garantir experiências positivas e memoráveis.

Desse modo, as soluções próprias para o sistema de franquias são um grande diferencial para a sua marca. Com as ferramentas certas é possível acompanhar o planejamento, executar as estratégias, controlar as atividades das operações e aproveitar as oportunidades que estão por vir para sua rede de franquias.

Entre as soluções que impactam diretamente a gestão da rede e a experiência do cliente com a marca, podemos destacar:

1. Comunicação e RelacionamentoPortal do franqueado com a identidade visual própria da marca para informar, distribuir conteúdos e comunicar suas estratégias; e Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para gerenciar o relacionamento, as solicitações e tudo o que precisar para atender as demandas dos franqueados com agilidade, controle e organização.

2. Marketing: Materiais de campanhas e customização de conteúdo para as demandas da rede, permitindo o gerenciamento do trabalho da equipe interna ou terceirizada, reduzindo o tempo de resposta para as demandas da rede e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades.

3. Operações e Padronização: Para assegurar que os padrões da rede estão em conformidade com o que é estabelecido pela franqueadora, os treinamentos na modalidade EAD das equipes e o uso de checklists estruturados, garantem a padronização e a atualização constante dos franqueados.

4. Suprimentos: Gestão de produtos e fornecedores para as unidades da rede e canais de vendas da marca, como e-commerce e multimarca, com sugestões de pedido, uso de inteligência artificial, reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único com as regras de negócio da marca.

5. Expansão: Funcionalidades que auxiliam no planejamento e monitoramento da expansão da rede, permitindo análises estratégicas de mercado e localização, além da seleção dos melhores candidatos a franqueado e acompanhamento da abertura de novas unidades.

Mais do que apenas organizar os bastidores da operação, nosso universo de soluções tem como objetivo impactar diretamente o consumidor, facilitando sua jornada de compra, promovendo uma comunicação clara e garantindo uma experiência positiva com a marca.

Em um cenário em que a praticidade é cada vez mais valorizada, contar com o suporte certo pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua rede de franquias.

Transforme a experiência de compra e impulsione os resultados da sua rede

Como apresentamos neste artigo, o Dia das Mães é uma das datas sazonais mais relevantes do calendário varejista brasileiro — a principal do primeiro semestre e a segunda maior tanto em faturamento e vendas do ano, atrás apenas do Natal.

Além da força emocional associada à data, ela movimenta diferentes setores, amplia a intenção de compra e impulsiona a demanda por uma enorme variedade de produtos e serviços.

Para as redes de franquias, esse cenário representa uma excelente oportunidade de vendas, e ainda o desafio de proporcionar experiências de compra mais práticas, personalizadas e eficientes, que atendam ao novo perfil das consumidoras e suas expectativas.

A experiência de compra assume um papel cada vez mais importante. Assim, garantir agilidade no atendimento, eficiência na operação, comunicação alinhada entre franqueadora e franqueados e capacitação das equipes, personalização das ofertas e presença em todas as etapas da jornada de compra se torna indispensável para aproveitar ao máximo o potencial da data.

Ao longo do artigo, destacamos também como soluções como um Portal de Comunicação próprio da marca, Treinamento a distância (EAD) e Checklists estruturados para garantir a padronização nas lojas ajudam a transformar a jornada de compra, fortalecendo a imagem da marca e aumentando a performance.

Com um software de múltiplas soluções, sua rede pode elevar o nível da experiência no ponto de venda, fortalecer o relacionamento com os clientes e maximizar os resultados nas datas comemorativas mais estratégicas do varejo.

Quer saber como transformar as oportunidades do Dia das Mães — e de todo o calendário promocional — em resultados para a sua rede de franquias?

Entre em contato e fale com quem está, desde 2007, ao lado das franqueadoras de diversos segmentos, oferecendo tecnologia, suporte e inteligência de gestão para impulsionar o crescimento e a competitividade no franchising, transformando seus desafios em oportunidades.

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Até a próxima!