As surpresas de cada estação do ano: Como as mudanças climáticas Influenciam as vendas do varejo no outono-inverno

As quatro estações do ano desempenham um importante papel na dinâmica do varejo, influenciando o comportamento do consumidor, ditando tendências de mercado e até mesmo as estratégias de vendas. Entre elas, o outono e o inverno se destacam por provocar mudanças sensíveis nos hábitos de compra, abrindo espaço para novas demandas e oportunidades — especialmente para os negócios que sabem como se adaptar ao momento.

Com a chegada do outono – que se estende de 20 de março e 21 de junho, já é possível observar mudanças climáticas e novas dinâmicas para o varejo e franchising. Este período sazonal oferece oportunidades específicas que varejistas e franqueadoras podem explorar para aumentar as vendas e aproveitar as tendências de consumo do momento.

Cada estação cria um cenário distinto para o consumo. 

Enquanto a primavera e o verão impulsionam setores como moda praia, lazer e alimentos leves, o outono e o inverno geram uma mudança nas preferências e necessidades dos consumidores, com foco maior em itens de conforto, aquecimento e funcionalidade, variando conforme a região, afinal, devido à grande diversidade climática, essa transição não acontece da mesma forma em todo o país, o que exige estratégias segmentadas por parte das marcas no varejo e franchising.

Mesmo em um contexto econômico desafiador, o varejo apresentou bom desempenho durante os meses frios de 2024. Segundo o IEMI, o setor de moda registrou alta nas vendas no outono-inverno do último ano, movimentando um volume de 2,12 bilhões de peças e gerando um faturamento de R$ 126 bilhões neste período. Em 2025, esses resultados devem ser levemente superiores.

Para o varejo, o outono-inverno representa não apenas a chance de atender às demandas sazonais, mas também de fortalecer a relação com os consumidores, criar experiências mais relevantes e manter a consistência de resultados em um período caracterizado por menor fluxo nas lojas físicas

Com planejamento e criatividade, as estações mais frias podem aquecer o faturamento, garantindo resultados consistentes.

Com base nesse cenário, é fundamental que as redes de franquias estejam preparadas para adaptar suas estratégias e operações, aproveitando ao máximo as oportunidades que as estações mais frias oferecem.

Já que as vendas importam muito, vamos explorar neste artigo principais tendências e estratégias o outono e o inverno e as ferramentas certas para aquecer as vendas da sua rede de franquias.

Acompanhe os tópicos que você vai encontrar no texto:

  • Perspectivas de Vendas nos dias frios
  • Tendências e Estratégias para aquecer as vendas 
  • Como influenciar o consumo e garantir melhores resultados na sua rede de franquias
  • Sabia que para cada desafio existe uma solução própria para o sistema de franquias?

Boa leitura!

Perspectivas de Vendas nos dias frios

A chegada do outono não impacta apenas o clima: ela muda a forma como as pessoas consomem. No franchising, esse comportamento representa uma boa oportunidade para atrair consumidores, focando em serviços ou produtos personalizados, que atendam as características e demandas regionais, especialmente para redes que atuam nos segmentos de moda, conforto doméstico e alimentação.

Mesmo com os desafios de um cenário econômico instável, a expectativa para o outono/inverno de 2025 é de desempenho positivo no setor de moda, que costuma ser um dos mais beneficiados com a mudança de estação. 

De acordo com dados do IEMI, as vendas de moda outono-inverno cresceram em 2024, e a tendência é que o movimento se mantenha em 2025, ainda que com ritmo moderado, tendo um volume de peças 1,8% maior que no ano passado, por conta, principalmente das variações climáticas e do consumo mais cauteloso por parte das famílias.

Mesmo com temperaturas amenas em algumas regiões, o comportamento de compra nos dias frios se mantém previsível — o consumidor busca acolhimento, estilo e praticidade.

Entre os destaques estão as roupas mais pesadas, como casacos, botas, jaquetas e acessórios de frio, mas também produtos relacionados ao bem-estar em casa. Itens como mantas, pijamas de flanela e aquecedores se tornam mais atrativos, pois estão conectados a uma ideia de conforto e proteção — uma necessidade crescente em tempos de incerteza.

Por isso, o setor de Moda – vestuário, calçados e acessórios se beneficia e tem muito a oferecer em termos de novidades aos consumidores em geral.

Já no setor de alimentação, o impacto sazonal também é perceptível. As redes que atuam com cafés, chocolates, caldos e refeições reconfortantes registram aumento de demanda. Afinal, nos dias frios os consumidores priorizam alimentos mais quentes e gordurosos, com apelo emocional e afetivo, que remetem a momentos em família e de aconchego, reforçando o valor simbólico do consumo nesses períodos.

Além dessas perspectivas otimistas, dados da CNN Brasil apontam que o outono-inverno de 2025 estará mais dentro da “normalidade” do que o que tivemos no ano passado – com temperaturas bem acima da média, atingindo a chamada “neutralidade climática”.

Nos próximos meses, é esperado que as temperaturas caiam gradativamente, sendo mais acentuadas a partir de maio, o que é uma ótima notícia se já pensarmos nas vendas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.

No franchising, adaptar-se ao calendário e às condições climáticas locais é mais do que uma estratégia: é uma vantagem competitiva. Redes que possuem inteligência de dados e possuem uma operação bem integrada conseguem antecipar seus movimentos de mercado, ajustar ofertas e garantir uma melhor experiência de compra para os consumidores — estejam eles buscando proteção contra o frio ou apenas uma desculpa para comprar algo novo para se manter aquecido e confortável.

Com um bom planejamento e apoio da tecnologia, a sua rede pode transformar o outono e o inverno em períodos estratégicos de crescimento. Mais do que reagir ao comportamento do consumidor, o diferencial está em antecipar as tendências, adaptar as ações às diferenças regionais e garantir que cada unidade da rede esteja preparada para entregar o que o cliente deseja — no momento certo e com excelência.

Tendências e Estratégias para aquecer as vendas 

Para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem com a chegada do outono-inverno, é essencial que as redes de franquias ajustem suas estratégias de acordo com as particularidades da estação — e com atenção especial às variações que elas têm em cada região.

Esse é um período que exige sensibilidade para entender as mudanças no comportamento do consumidor, que, como já mostramos, passa a buscar mais conforto, conveniência e conexões emocionais nas suas escolhas de compra.

No outono-inverno, mais do que vender, é hora de criar conexões que aqueçam a relação com o consumidor

Além de atender às demandas sazonais, o momento é ideal para estreitar o vínculo com os clientes por meio de experiências memoráveis e produtos com maior nível de personalização. Isso porque itens que são mais condizentes com o novo clima e ao estilo de vida local não só aumentam a percepção de valor da marca, como também contribuem para elevar o ticket médio — fator importante em um período desafiador e de consumo mais seletivo.

Cumprir com esses requisitos pode ser um importante diferencial para fidelizar o cliente e aumentar as vendas em todas as suas lojas que estão espalhadas por todo o país, que, muito possivelmente, possuem demandas distintas, a depender da região em que estiverem, especialmente no franchising.

Agora que você já está por dentro dos principais desafios e tendências para o outono-inverno, aproveite para conferir algumas estratégias práticas que a franqueadora pode implementar para aproveitar as oportunidades do período:

– Criar campanhas que estejam alinhadas com as características do clima e com o comportamento do consumidor no outono-inverno, utilizando uma comunicação visual e ambiente de loja que remeta ao conforto, aconchego, acolhimento, à proximidade e à sensação de bem-estar, para que o consumidor se sinta mais disposto a entrar na sua loja.

– Adaptar o mix de produtos e serviços com foco na sazonalidade, incorporando itens e soluções alinhadas às expectativas e necessidades do consumidor de cada região — o que é muito importante em um país com tamanha diversidade climática como o Brasil.

– Promover eventos temáticos e ações promocionais criativas, como liquidações sazonais e ativações sensoriais nas lojas, que podem atrair consumidores, renovar os estoques e gerar uma percepção de “oportunidade” para os clientes.

– Investir em experiências que facilitem a jornada de compra, tornando-a mais conveniente, rápida e prazerosa, tanto para consumidores locais quanto para aqueles que estão de passagem. Atendimento ágil, ambientação acolhedora e canais integrados fazem toda a diferença.

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Essas ações ajudam a tornar a marca mais relevante e presente na vida do consumidor durante os meses gelados, mesmo que o frio não seja tão intenso ou duradouro em todas as regiões. 

Mais do que seguir tendências, o segredo está em entender como influenciar o consumo de forma inteligente e conectada com o momento do cliente — e é exatamente sobre isso que vamos abordar a seguir.

Como influenciar o consumo e garantir melhores resultados na sua rede de franquias

O outono e o inverno não mudam apenas o clima — eles transformam também o comportamento dos consumidores, abrindo espaço para novas estratégias de engajamento e venda. 

Para as redes de franquias, isso significa oportunidades valiosas para fortalecer a marca, fidelizar os clientes e aumentar as vendas, desde que a rede esteja preparada para responder às demandas sazonais com agilidade e inteligência.

No franchising, o segredo para aproveitar ao máximo essas mudanças está em alinhar planejamento, operação e comunicação de forma integrada, garantindo que todas as áreas da rede atuem em sintonia com os objetivos da franqueadora durante os meses mais frios do ano.

Veja como influenciar o consumo e garantir melhores resultados nas vendas da rede com estas quatro estratégias:

1. Comunicação e Marketing

Uma comunicação estratégica e centralizada é essencial para compartilhar as campanhas de marketing é a forma mais eficaz para manter franqueados e equipes de lojas integrados ao que acontece na rede.

E para garantir tudo isso, fica muito mais fácil com o uso de uma plataforma própria da marca como canal prioritário, pois garante inúmeras vantagens e possibilidades para a rede, tais como:

– Agilidade para a distribuição de conteúdo, comunicados, informações, materiais de interesse geral, entre outros;

– Centralização, controle e compartilhamento de informações;

– Entrega de materiais sobre o lançamento de novas campanhas, produtos e coleções;

– Compartilhar e deixar disponíveis materiais para realização de consultas para as equipes de loja e franqueados;

– Canal de via dupla para também captar feedbacks dos franqueados

2. Estoques ajustados com a Gestão de Vendas

O outono é um período ideal para revisar o desempenho das vendas de anos anteriores, identificar padrões e ajustar os estoques para atender à demanda específica da estação. 

Por esse motivo, a gestão de vendas tem importante papel, pois envolve a previsibilidade da demanda e o uso inteligente de dados para embasar decisões estratégicas.

Dessa forma, quando bem estruturada, ela reduz rupturas de estoque e possibilita:

– Antecipar necessidades e reduzir rupturas;

– Evitar excesso de produtos com baixa rotatividade;

– Oferecer mais segurança na tomada de decisão por meio de dados confiáveis.

3. Treinamento para um atendimento de excelência

Em redes que trabalham com coleções exclusivas ou lançamentos frequentes, a capacitação das equipes de vendas é indispensável.

Um bom atendimento se torna um diferencial competitivo quando os vendedores conhecem as características, benefícios e diferenciais do que estão oferecendo ao cliente. Isso contribui para uma abordagem positiva e para um atendimento de excelência.

Além disso, a padronização da abordagem faz toda a diferença. Investir na capacitação dos franqueados e suas equipes garante que todas as unidades sigam um padrão de atendimento alinhado à identidade da marca, oferecendo a mesma qualidade em qualquer interação com o cliente.

É hora de reforçar o treinamento nas lojas, alinhando estratégias para captar novos clientes e fidelizar os já existentes

4. Resposta rápida a mudanças

Com as constantes mudanças — seja por fatores externos, tendências emergentes ou comportamento do consumidor, a capacidade de responder rapidamente a novas demandas, tendências de mercado e necessidades dos clientes torna-se essencial. Portanto, é importante investir em:

Software de gestão que permite ajustes rápidos na operação;

– Painéis de inteligência de negócios com dados atualizados em tempo real;

– Relatórios gerenciais que indicam os produtos com maior e menor saída, facilitando a reposição e ações promocionais.

E tudo isso você consegue pôr em prática com o uso das ferramentas certas— aquelas que foram pensadas para cada momento e necessidade do franchising, ajudando a franqueadora a acompanhar a dinâmica do mercado durante o ano todo.

Sabia que para cada desafio existe uma solução própria para o sistema de franquias?

A temporada de temperaturas mais baixas marca um momento estratégico para as redes de franquias, especialmente no setor de Moda — vestuários, calçados e acessórios, que lida com a transição de coleções primavera/verão para outono/inverno.

Mais do que trocar coleções e vitrines nas lojas, esse é um período que exige planejamento detalhado, capacidade de adaptação e ações baseadas nas variações climáticas e nas preferências do consumidor.

E para que sua marca se destaque em meio à concorrência, atraia novos clientes, enquanto continua encantando aqueles que já se relacionam com você a mais tempo, é fundamental contar com o apoio das ferramentas certas para o suporte operacional dos franqueados e operações da rede. 

A integração entre áreas-chave permite decisões mais rápidas, maior previsibilidade e uma atuação mais eficiente no gerenciamento da rede.

Afinal, um sistema de gestão completo, flexível e personalizado, além de apoiar o dia a dia das operações, também pode ajudar a antecipar demandas, melhorar a experiência nas lojas e fortalecer a identidade da marca em cada ponto de contato com o cliente.

Por isso, contar com um software com múltiplas soluções, pensado para as particularidades do franchising, é um grande diferencial. Ele permite integrar áreas, otimizar processos e impulsionar os resultados com agilidade.

Conheça as soluções para atender todas as áreas-chave da sua marca e de gestão da franqueadora que você vai encontrar em uma única plataforma com mais de 20 módulos para todos os seus momentos e necessidades:

I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento e manter as interações com a rede centralizada.

II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação dos projetos de VM através de Checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.

III. Operações – Universidade Corporativa com treinamentos EAD para todos os integrantes da rede, com conteúdo próprio da marca, avaliação e atualização de forma contínua para motivar e estimular os participantes.

IV. Excelência – avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados e equipes para valorizar e motivar a todos e aumentar a performance.

V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de fornecedores e pedidos de produtos para todos os canais de vendas da marca, como as lojas da rede ou multimarcas e e-commerce.

VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados da rede em painéis de inteligência de negócios (BI).

VII. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.

Ao gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em uma única plataforma, sua marca ganha mais controle, agilidade e eficiência nas operações do dia a dia, e ainda aumenta sua capacidade de adaptação e inovação em um cenário cada vez mais dinâmico.

Ainda tem dúvidas sobre a escolha de um software para a gestão da sua rede? Então recomendamos este artigo para você: Já pensou como um software de gestão com múltiplas soluções pode impulsionar os resultados da sua rede de franquias? Ou entre em contato e conheça as melhores soluções para o seu dia a dia.

Quando todas as áreas da franqueadora estão operando de forma integrada, a rede tem o que é preciso para crescer e expandir com excelência.

Para lidar com tantos desafios do setor da moda, do calendário sazonal às variações regionais e climáticas, das estratégias promocionais à operação no dia a dia, a sua rede de franquias precisa ter a segurança, a eficiência e a confiabilidade de uma avançada plataforma, criada por quem entende de franchising.

Desde 2007, atuamos no desenvolvimento de soluções pensadas para impulsionar o crescimento sustentável de redes que operam com o modelo de franquias. Ao longo desses anos, acompanhamos grandes marcas e suas particularidades, conhecendo de perto os desafios enfrentados por franqueadoras de diferentes portes e segmentos — com destaque especial para as exigências do varejo de moda.

Do lançamento de campanhas à distribuição de conteúdo para os franqueados, da padronização de visual merchandising à auditorias nas lojas, da gestão de estoques à capacitação das equipes — tudo isso pode (e deve) ser centralizado em uma única plataforma personalizada e flexível, criada sob medida para os diferentes momentos e necessidades da sua marca.

Mais do que uma solução para as operações, contar com um sistema completo de gestão é investir em inteligência de mercado, padronização, excelência e, principalmente, na construção de uma experiência consistente para franqueados, equipes e clientes. 

Tudo isso contribui diretamente para estar melhor preparada para enfrentar os desafios do presente e aproveitar com mais segurança as oportunidades do futuro.

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