O primeiro trimestre do ano é um período de muita importância para o varejo e franchising. Apesar de tradicionalmente não ser um dos momentos de maior movimento no ano em vendas, ele marca o início de novos ciclos estratégicos e carrega consigo desafios e oportunidades fundamentais que podem definir o rumo do desempenho do setor ao longo do ano.
Com datas comemorativas e eventos relevantes no calendário, esta época exige um planejamento cuidadoso, focado tanto na preparação interna dos varejistas quanto na resposta às expectativas dos consumidores.
Para 2025, as projeções econômicas apontam um cenário promissor, com o varejo e o franchising buscando manter a trajetória de crescimento registrada em 2024. Segundo dados recentes da ABF, o setor de franquias no Brasil apresentou um crescimento expressivo no último ano, consolidando-se como um dos setores de maior sucesso no país.
Compreender o impacto do primeiro trimestre no desempenho geral das empresas é fundamental para aproveitar as oportunidades que estão por vir.
O primeiro trimestre de 2025 exige das marcas do varejo e franchising uma postura resiliente e proativa. A análise cuidadosa do cenário econômico, aliada à implementação de estratégias inovadoras e eficientes, será determinante para aproveitar as oportunidades e superar os desafios globais impostos pelo ambiente econômico.
Neste artigo, vamos explorar como o dinamismo desse período afeta as operações do varejo e o franchising, destacando as expectativas para o início do ano, os eventos mais importantes do trimestre e as atividades estratégicas que devem estar à frente das ações para êxito nos negócios.
Vamos também apresentar soluções para apoiar a gestão da franqueadora em todos os momentos do ano e maximizar os resultados das redes de franquias para começar bem 2025.
Neste texto você vai encontrar os seguintes tópicos:
- Cenário econômico e perspectivas do Varejo e do Franchising para o Início de 2025
- Eventos do Primeiro Trimestre do Ano que movimentam o mercado
- Atividades para alavancar os resultados no Primeiro Trimestre do Ano
- Como as melhores soluções para o gerenciamento das diversas áreas da sua rede de franquias podem te ajudar
Boa leitura!
Cenário econômico e perspectivas do Varejo e do Franchising para o Início de 2025
O primeiro trimestre de 2025 apresenta um cenário econômico desafiador e repleto de oportunidades para os setores de varejo e franchising no Brasil. Isso porque a economia brasileira tem demonstrado sinais com indicadores que exigem atenção e planejamento estratégico por parte das empresas.
Cenário Econômico Atual
Em novembro de 2024, a atividade econômica brasileira superou as expectativas do mercado, com o índice IBC-Br registrando um aumento de 0,1% em relação a outubro, contrariando previsões de estabilidade.
No comparativo anual, houve um crescimento significativo de 4,1% em relação a 2023, impulsionado principalmente pelo consumo das famílias e investimentos. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o PIB do país cresceu 3,6% em 2024, superando as projeções anteriores.
Apesar desse desempenho positivo, o país enfrenta desafios fiscais e monetários. A moeda brasileira, por exemplo, sofreu uma desvalorização de aproximadamente 20% em 2024, atingindo uma cotação de 6,18 reais por dólar. Em resposta à pressão inflacionária, o Banco Central elevou a taxa Selic para 12,25% em dezembro de 2024, com previsões de novos aumentos em 2025.
Essa política monetária busca conter a inflação, que alcançou 4,83% em 2024, mas também impõe desafios adicionais para o varejo e franchising, especialmente pelo aumento dos custos, que acabam sendo repassados aos consumidores e, por consequência, diminuem as demandas.
Desempenho do Varejo
O setor varejista brasileiro apresentou um desempenho positivo em 2024, com projeções de crescimento variando entre 5,5% e 8% em relação a 2023.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estimou um aumento de 5,5%, impulsionado por fatores como o aumento do emprego formal, maior acesso ao crédito e elevação da renda.
Desempenho do Setor de Franchising
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil apresentou um crescimento consistente ao longo de 2024, de 19%, 13% e 12,1% em cada um dos três primeiros trimestres de 2024.
No terceiro trimestre, o faturamento do setor registrou um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 55,3 bilhões.
Esse desempenho reflete a resiliência e a capacidade de adaptação das redes de franquias que, mesmo diante de um cenário econômico volátil, consegue ter sucesso e seguir crescendo exponencialmente.
Perspectivas para o Primeiro Trimestre de 2025
Para o início de 2025, as expectativas são de continuidade no crescimento do setor do varejo e franchising, embora em um ritmo moderado devido aos desafios macroeconômicos.
A CNC projeta um crescimento mais modesto, em torno de 3,5% neste ano, atribuído a desafios como a elevação da taxa Selic, que encarece o crédito e pode impactar negativamente o consumo das famílias.
Estimativa muito próxima do que a que devemos ter no primeiro trimestre de 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), o crescimento será de 3,42% nas vendas do varejo restrito (que exclui materiais de construção, automóveis e atacarejo).
Essas projeções sugerem que, apesar dos desafios econômicos, o setor varejista brasileiro mantém uma trajetória de crescimento, mesmo que em ritmo mais contido, exigindo estratégias adaptativas por parte das empresas para enfrentarem o cenário econômico de 2025.
- Veja mais sobre o que esperar de 2025 em: 2025: Tendências, Desafios e Oportunidades no Varejo e Franchising
Eventos do Primeiro Trimestre do Ano que movimentam o mercado
O início do ano é marcado por eventos estratégicos que influenciam diretamente o varejo e o franchising, oferecendo oportunidades únicas para quem deseja se destacar e aproveitar as tendências do mercado para impulsionar os seus resultados.
Alguns dos eventos mais importantes do primeiro trimestre do ano, que ditam o ritmo do mercado e ajudam a moldar as estratégias para o restante do ano incluem:
– As Liquidações de Janeiro: Como já vimos, as liquidações de janeiro têm um papel estratégico para o varejo. Além de ajudarem a limpar os estoques remanescentes do final de ano, atraem consumidores em busca de grandes descontos, mantendo o fluxo nas lojas durante o início do ano. Nas redes de franquias, é a oportunidade para conquistar e fidelizar os clientes.
– Lançamento de Novas Coleções: Após a temporada de liquidações, marcas e redes de moda aproveitam a aproximação do outono para lançar suas novas coleções, focadas em peças de meia estação, marcando o início de um novo ciclo de consumo e engajando os clientes com novas tendências para os próximos meses. Em geral, no franchising, os lançamentos são simultâneos em todas as unidades, o que gera grande movimento em toda a rede.
– Feiras e Eventos: O primeiro trimestre é marcado por várias feiras e eventos importantes para o setor, que reúnem especialistas, franqueadores e varejistas em busca de inovação e networking, como vimos aqui. Entre os principais eventos, destacam-se a NRF Retail’s Big Show, realizada em Nova York, que apresenta tendências globais e inovações para o varejo, e feiras como a ABF Franchising Expo, que conecta franqueadores e investidores no Brasil.
– Carnaval: No Brasil, o Carnaval é um evento cultural e econômico de grande impacto e influência no varejo. Durante esse período, o aumento da demanda por produtos e serviços específicos gera ótimas oportunidades de vendas e campanhas promocionais alinhadas ao tema, especialmente para setores como moda, alimentos e bebidas, turismo e serviços, por exemplo.
Além de serem essenciais para movimentar o mercado, esses eventos funcionam como termômetros para o ano que se inicia, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento do consumidor e as tendências que devem guiar o varejo e franchising nos meses seguintes.
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Atividades para alavancar os resultados no Primeiro Trimestre do Ano
Além dos eventos no calendário do varejo, o primeiro trimestre também é marcado por atividades e práticas importantes para os lojistas em geral e para as marcas do sistema de franquias.
O início do ano é um momento crucial para o planejamento estratégico e a execução de ações fundamentais para garantir o sucesso ao longo dos meses seguintes.
Para o varejo e franchising, o primeiro trimestre é uma fase de execução do que é planejado, onde diversas atividades-chave são realizadas para começar o ano com o pé direito. Entre as principais atividades deste período, destacam-se:
– Contratação e Treinamentos: O começo do ano é uma excelente oportunidade para as empresas reforçarem suas equipes, com contratações e treinamentos específicos das equipes após as vendas do Natal ou mesmo de novas equipes, preparando-as para as atividades do restante do ano. Nas redes de franquias, garantir que novos vendedores, gerentes e franqueados sejam bem treinados e alinhados com os valores da marca é fundamental para que as operações sigam padrões operacionais de qualidade e eficiência durante todo o ano.
– Ações de Marketing: O primeiro trimestre também marca o início de várias campanhas promocionais de marketing. Via de regra, elas têm como objetivo manter o engajamento dos consumidores após a temporada de festas, atraindo novos clientes, retendo os atuais e sustentando o fluxo de vendas ao longo do ano.
– Investimentos Estratégicos: É nesta época que costuma ocorrer também o estabelecimento de metas e revisão da performance do ano que passou. Com base nessa avaliação, são feitos ajustes nas estratégias para colocar o planejamento do ano em ação. Portanto, investir em novas parcerias, tecnologias e soluções para otimizar a gestão de uma rede de franquias, por exemplo, é também algo muito valioso para o período.
Essas atividades são fundamentais para “preparar o terreno” e garantir um ano de sucesso tanto para o varejo quanto para as redes de franquias. Afinal, elas ajudam a consolidar as bases para um bom desempenho e a colocar em prática as metas definidas do planejamento estratégico.
Alguma dessas atividades é de seu interesse ou você gostaria de saber mais sobre algum evento específico? Continue acompanhando o artigo para entender como as melhores soluções podem te ajudar com cada uma delas.
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Como as melhores soluções para o gerenciamento das diversas áreas da sua rede de franquias podem te ajudar
Agora que vimos quais são as atividades mais importantes tanto no varejo quanto no franchising, aproveite para descobrir como as melhores soluções para o gerenciamento das diversas áreas da sua rede de franquias podem fazer a diferença em todos os seus momentos e necessidades.
Uma avançada plataforma para o uso estratégico na sua rede de franquias pode transformar a forma como sua rede opera, oferecendo suporte para manter padrões uniformes em todas as unidades da marca — sejam elas próprias ou franqueadas, para que os clientes tenham a mesma experiência em qualquer canal que ele vá e em qualquer ocasião, seja em um dia “normal” ou durante o período de alguma data ou campanha especial.
Entre as soluções que podem ser adotadas nas diversas áreas de uma rede de franquias, destacamos a seguir 10 delas que irão beneficiar a gestão da franqueadora e apoiar os seus franqueados:
1. Portal: Centralize em um único lugar todas as ferramentas de relacionamento da sua rede, incluindo franqueados, equipe de loja, fornecedores, representantes, multimarcas e equipe interna.
2. Comunicação: Distribua em tempo real comunicados, eventos, promoções, campanhas, rankings, manuais e guias de visual merchandising para todas as unidades e franqueados.
3. Marketing: Gere automaticamente peças customizadas de comunicação para uso nas lojas, garantindo maior agilidade e padronização na comunicação e campanhas.
4. Central de Atendimento: Organize as demandas da rede de forma estruturada, otimizando o atendimento e a resolução de solicitações dos franqueados.
5. Universidade Corporativa (EAD): Facilite a educação, avaliação e certificação de aprendizado, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes das equipes de toda a rede.
6. Checklist: Realize auditorias dos padrões operacionais, execução de rotinas operacionais e aplicação de visual merchandising com maior agilidade e precisão, focando nos pontos que são mais importantes.
7. Tarefas: Atribua e acompanhe a execução de tarefas de forma eficiente, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado.
8. NPS (Pesquisas Internas): Obtenha feedbacks valiosos dos franqueados e mensure a satisfação da rede, identificando o que tem sido bem visto e onde estão as oportunidades de melhoria.
9. Cadastro de Lojas e de Pessoas: Gerencie todas as informações relacionadas às lojas e administre os dados das pessoas envolvidas na rede, incluindo documentos e atividades.
10. Cadastro de Produtos: Realize o cadastro dinâmico de produtos e seus atributos para uso em ERPs, marketplaces, aplicativos e e-commerce.
Com estas soluções, a franqueadora terá à disposição as ferramentas certas para centralizar e integrar os processos da marca, fortalecendo o relacionamento com os franqueados e impulsionando os resultados da rede como um todo.
- Leia mais sobre um software de gestão para redes de franquias em: Um software, múltiplas soluções para a gestão da sua rede de franquias
Já pensou em centralizar a gestão de toda a sua rede de franquias em uma única plataforma? Veja como aqui.
No decorrer deste artigo buscamos explorar a relevância que as principais datas do calendário comemorativo do varejo no primeiro trimestre de 2025 tem para os diferentes segmentos, bem como suas oportunidades. Também abordamos a importância de as franqueadoras estarem bem preparadas para aproveitá-las da melhor maneira, aplicando as atividades-chave em suas redes.
Atender as diversas áreas de uma rede de franquias e planejar as ações para ocasiões especiais é um grande desafio. No entanto, é preciso superá-los para colocar suas estratégias em prática, atrair os clientes, potencializar as vendas e se manter à frente da concorrência.
Para te ajudar a se destacar e aproveitar o que haverá de melhor no primeiro trimestre de 2025, nada melhor do que contar com as ferramentas certas desenvolvidas por quem entende de franchising e que está há tanto tempo, atuando para o sucesso de grandes marcas.
Só quem atua desde 2007 nesse universo conhece todos os desafios do sistema de franquias e, com esse conhecimento, é capaz de criar soluções específicas para cada uma dessas dificuldades, impulsionando o crescimento das empresas de diversos segmentos que operam pelo modelo de franchising.
Como apresentamos, com as melhores soluções para te ajudar na gestão da sua rede de franquias você consegue:
✔ Centralizar as ferramentas de relacionamento da rede, para lojas próprias, franquias, e até multimarcas e fornecedores;
✔ Gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede com acessos por perfil, hierarquia, interesse ou área, independentemente da quantidade de usuários ou unidades;
✔ ️ Manter o abastecimento dos canais de venda da marca em um ambiente próprio da marca com todas as suas particularidades, como regras de negócio, política comercial e relatórios gerenciais.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Todas essas soluções estão organizadas em módulos para fácil visualização e gestão, com permissões configuradas a partir das diretrizes da franqueadora. Isso garante eficiência, independentemente do tamanho da rede ou segmento da sua marca.
Com a tecnologia como aliada, você pode fazer muito mais e ser mais eficiente, alcançando todos os seus objetivos na gestão de todas as áreas da sua rede de franquias.
Portanto, entre em contato e descubra como nosso universo de soluções pode impulsionar ainda mais o sucesso da sua marca durante todo o ano.
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Até breve!