O Dia das Crianças está chegando, e essa pode ser uma ótima oportunidade para a sua rede de franquias!
Isso porque esta é a principal data sazonal do mês de outubro e a terceira mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No ano passado, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do varejo na semana do Dia das Crianças (entre os dias 6 e 12 de outubro) cresceram 1,1%, sendo que o e-commerce teve alta de 5,5% e as lojas físicas de 0,7%, em comparação com o mesmo período de 2022 – que por sua vez, teve crescimento de 13% em relação a 2021.
As expectativas para o Dia das Crianças 2024 são positivas, com projeções de novos recordes de vendas e faturamento.
Segundo a pesquisa realizada pela Globo, 89% dos brasileiros pretendem presentear alguém no Dia das Crianças e 73% deles vão comprar presentes para até 3 crianças. Além disso, conforme divulgação da agência de link building “Do Follow”, com base em informações do Google Trends, as buscas por termos relacionados ao Dia das Crianças tiveram um crescimento significativo nas últimas semanas.
Por exemplo, a pesquisa por “lembrança dia das crianças” registrou um aumento de mais de 3.800%, “mimo dia das crianças” superior a 2.700% e “brinquedo para dia das crianças” de 190%, o que também indica grande procura por presentes e “lembrancinhas” para a data.
Somado a isso, há o contexto econômico do país que vem crescendo acima do esperado, com mais pessoas empregadas e inflação controlada. Ou seja, o cenário estará bastante favorável para as vendas no período.
E quem melhor pode aproveitar o Dia das Crianças, são as marcas que têm produtos voltados para o público infanto-juvenil, como brinquedos, vestuário, calçados e eletrônicos. Porém, todos podem se beneficiar desse momento!
Em 2023, por exemplo, quem foi responsável pelos bons resultados não foram os produtos “presenteáveis”. Além do mais, em cerca de um mês e meio, teremos a Black Friday e sua rede pode utilizar dessa proximidade para te ajudar a preparar seus estoques, gerar novos leads e se conectar com seus clientes atuais.
Para impulsionar as vendas da sua rede de franquias no Dia das Crianças, é importante estar atento a vários fatores que podem ter impacto na decisão do cliente, criar ótimas experiências de compra, planejar bem as operações e ter a tecnologia como aliada em todos os seus momentos e necessidades.
Para te ajudar a se manter preparado para atender as expectativas do seu cliente e impulsionar as vendas da sua marca, preparamos este artigo que contêm os seguintes pontos:
- Expectativas para o Dia das Crianças 2024
- Curiosidades sobre o Dia das Crianças
- Geração Alpha: quem são os futuros clientes
- As estratégias que encantam as Crianças e os Adultos
- Um universo de soluções para aumentar a satisfação e fidelizar os seus clientes
Boa leitura!
Expectativas para o Dia das Crianças 2024
Até o momento em que este artigo está sendo redigido, nenhuma pesquisa ou estudo a nível nacional foi divulgado pelos principais centros de pesquisa ou instituições de referência, apenas alguns referentes a determinados estados e ao Distrito Federal.
Apesar disso, podemos considerar que as expectativas para o Dia das Crianças 2024 são ainda mais positivas e devem gerar melhores resultados em vendas e faturamento para o varejo brasileiro. Pois, desde 2021, ainda em meio a pandemia, as vendas nesse período têm aumentado a cada ano.
Os brasileiros seguem com boas perspectivas para 2024
Em 2024, a tendência é que estes bons resultados se mantenham, assim como aconteceu nas datas comemorativas passadas. De acordo com o “Termômetro de Consumo: O Segundo Semestre de 2024”, da Globo, metade dos brasileiros acreditam que sua vida financeira deve melhorar ainda neste ano, sendo que 15% consideram que isso deve acontecer a partir de outubro.
Para contribuir ainda mais com esse otimismo, temos o cenário econômico do país, que é muito favorável para as vendas, com inflação controlada e, novamente, a menor taxa de desemprego da série histórica, registrada em agosto. Todos esses fatores são incentivos para os consumidores gastarem mais e para as empresas investirem em maiores incentivos para vendas.
Para ter uma base mais sólida sobre o que esperar das próximas semanas, podemos considerar a performance que o período teve no ano passado. Em pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, com respondentes de todas as capitais do país, apontou que:
– 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças;
– A data deve movimentar quase R$ 19 bilhões no varejo;
– A média de compras é de um pouco mais de dois presentes;
– O valor médio dos gastos com presentes é de R$ 343.
O levantamento também aponta quais são os principais motivos para gastar mais. São eles comprar um presente melhor (39%); comprar mais presentes (38%) e aumento do preço dos produtos (37%).
O que compram, para quem compram e por onde compram?
Agora, de acordo com o relatório da Globo, em parceria com a PiniOn, os produtos com maior procura no período (apresentando variações conforme a faixa etária) são:
– Roupas (46%);
– Brinquedos educativos (41%);
– Boneca/ boneco/ urso de pelúcia (32%);
– Calçados (26%);
– Doces/ chocolates (23%);
– Avião/ caminhão/ carrinho/ moto (20%).
E quem ganha esses presentes são os filhos(as) (53%); sobrinhos (as) (53%); afiliados(as) (32%); irmãos(ãs) (8%), além de também aparecerem na lista, com menores porcentagens, os enteados, netos e até mesmo si próprio.
Para encontrar o presente ideal, as lojas físicas seguem sendo as preferidas de 74% dos consumidores brasileiros, principalmente por poder ver o produto antes de comprar e já poder sair com ele, bem como pela facilidade de troca. Porém, o consumo online continua crescendo, sendo considerado uma opção de busca de quase dois terços da população.
Em complemento a estes dados, a CNDL traz que as compras nas lojas físicas costumam acontecer em shoppings centers (37%), lojas de departamento (24%) e em lojas de rua/bairro (23%). Sendo que os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento são: 56% preço, 48% pelas promoções e descontos, 42% qualidade dos produtos, 31% diversidade dos produtos e 27% pelo frete grátis.
Veja outras oportunidades que ainda teremos em 2024 para a sua rede de franquias aproveitar neste artigo:
Curiosidades sobre o Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro e carrega consigo uma série de tradições e significados para as famílias e, claro, para as crianças.
Aproveitando o clima de descontração da data, trouxemos algumas curiosidades acerca do Dia das Crianças que talvez você ainda não sabia e vai conhecer a partir de agora:
1. Apesar de acontecer no dia 12 de outubro – um feriado nacional, o Dia das Crianças propriamente dito não é o motivo deste feriado, mas sim o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil.
2. 12 de outubro é também a data que marcou a “descoberta” da América por Cristóvão Colombo em 1492. Mas a curiosidade não para por aí, existem histórias de que o explorador italiano teria apelidado o novo continente, como “Continente das Crianças”, por se tratar de terras descobertas tardiamente.
3. O dia das crianças é comemorado em diversos países ao redor do mundo, só que em datas diferentes.
4. Há também o Dia Universal da Criança, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959), que é celebrado em 20 de novembro.
5. O Dia das Crianças no Brasil é uma data centenária. Foi no dia 5 de novembro de 1924 que a data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo então presidente Arthur Bernardes – originado um ano antes pelo parlamentar após o 3º Congresso Sul-americano da Criança.
6. A tradição dos presentes no Dia das Crianças se popularizou apenas na década de 1960, quando duas grandes empresas de brinquedos e de produtos para bebês) criaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. Essa ação fez muito sucesso e nos anos seguintes, outras marcas se juntaram, como a Johnson & Johnson, com o concurso “Bebê Johnson”, estabelecendo o dia 12 de outubro como data oficial para a campanha.
7. É a terceira data mais importante e esperada do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, movimentando bilhões de reais todos os anos.
8. É a segunda data comemorativa que mais são vendidos brinquedos.
O Dia das Crianças é uma data única no Brasil, sendo a mais aguardada do mês de outubro pelo comércio em geral, especialmente pela maior demanda por produtos e serviços que estejam relacionados à diversão e ao mundo infantil, tais como brinquedos e vestuário infantil.
Por este motivo, é uma data que não pode passar em branco nas redes de franquias e a franqueadora deve redobrar a atenção em alguns fatores para dar continuidade no bom desempenho da rede, encantando os seus clientes.
Veja quais são esses fatores mais adiante.
Geração Alpha: quem são os futuros clientes
A geração Alpha, também conhecida como geração A, é o nome dado à geração posterior a geração Z, ou seja, são aqueles nascidos a partir de 2010, até os que ainda vão nascer em 2025 (ano que vem). Ou seja, são os homenageados neste Dia das Crianças.
É verdade que quem pertence a este grupo ainda é muito jovem (os mais velhos têm 14 anos) e possuem baixo poder de compra e decisão, porém, já representam uma força significativa na economia e tendem a ter hábitos de consumo diferentes dos padrões atuais. Por este motivo, é essencial ficar de olho neles.
Crianças e adolescentes da geração Alpha são os futuros clientes da sua rede de franquias
A principal característica da gen A é a conectividade com a tecnologia. E não tem como ser diferente, afinal de contas, esta é a primeira geração inteiramente “nativa digital”. Apenas este “pequeno detalhe” já faz grande diferença na maneira como entendem o mundo.
Por exemplo, muitos dos adultos de hoje só foram ter o seu primeiro telefone móvel já adulto. Entretanto, a pesquisa Panorama, realizada pela Mobile Time e Opinion Box, mostra que 44% das crianças brasileiras entre 0 a 12 anos já possuem o seu próprio smartphone e os utilizam, em média, por quase quatro horas por dia.
Isso resulta em indivíduos mais independentes, curiosos, hiperconectados e, ao mesmo tempo, imediatistas, impacientes e com maiores dificuldades de concentração, o que traz um desafio ainda maior para as empresas conseguirem captar a sua atenção, manter relacionamentos duradouros e criar experiências que sejam relevantes para eles. Experiência essa que acaba sendo até mais valorizada do que o fator preço, por exemplo.
Se engana quem pensa que eles ainda não têm impacto na economia
No ano passado, o Mercado Pago analisou os hábitos de consumo dos jovens dessa faixa etária. De acordo com esse levantamento, eles movimentam, em média, R$ 268 por mês e, somente no primeiro semestre de 2023, realizaram quase 400 mil transações de compras no Mercado Livre.
As categorias mais procuradas são:
1°: Supermercados;
2°: Fast Foods;
3°: Restaurantes;
4°: Lojas de departamento;
5°: Serviços;
6°: Farmácias;
7°: Moda;
8°: Docerias;
9°: Transporte por aplicativo;
10°: Loja de cosméticos.
Os seus canais preferidos também apresentam variações do que vemos atualmente. Quando perguntados sobre qual seria a o meio de consumo favorito dentro dos próximos 10 anos, 21% afirmaram que seria via mobile, 19% em lojas físicas, 10% por meio de assistentes de voz e 5 via redes sociais.
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As estratégias que encantam as Crianças e os Adultos
O Dia das Crianças representa muitas oportunidades para as redes de franquias venderem mais, porém, também oferece um desafio particular: o “user” do presente é um, mas o “shopper” é outro, e em muitos casos, os dois vão juntos às compras. Assim, surge a necessidade de criar experiências que sejam positivas para públicos que são bastante distintos.
Enquanto as crianças podem ser atraídas e influenciadas por produtos mais chamativos, que são mais divertidos ou que tenham um personagem que elas gostam, os pais/ responsáveis, levam em consideração outros fatores também, como preço, qualidade, durabilidade e até a utilidade do produto.
Isso, além do fato de as marcas terem de se adaptar aos novos hábitos e expectativas dos consumidores, que esperam por experiências excepcionais, com maior personalização, comodidade, agilidade e integração entre o físico e o online.
O uso de novas tecnologias, próprias para o franchising, surgem como soluções importantes para superar esses desafios, atrair e cativar os clientes na loja e impulsionar ainda mais as vendas e bons resultados da sua rede de franquias. Veja como elas podem apoiar a franqueadora em suas estratégias para encantar as crianças e os adultos:
I. Lojas físicas
Como mostra a pesquisa da CNDL, as lojas físicas serão os principais locais de compra para o Dia das Crianças, principalmente por poder ver o produto antes de comprar e já poder sair com ele, bem como pela facilidade de troca. Então, a preocupação com o espaço da loja torna-se fundamental, e é aí que entra o projeto de Visual Merchandising.
Crianças remetem a alegria, felicidade, brincadeira, sorrisos, diversão, imaginação etc. portanto, trazer essas características para o ambiente, com cenários em que os mais novos possam interagir e que, ao mesmo tempo, possa destacar os produtos para o público infantil e ajudar os pais e responsáveis na escolha do melhor presente é o caminho, afinal de contas, por mais que as crianças possam ter participação no processo de escolha, quem definitivamente decide o que vai ser comprado são os adultos.
Para garantir que a aplicação do Visual Merchandising esteja seguindo os padrões da rede em todas as suas unidades, o uso de checklists de VM cumprem o papel de apoiar as auditorias nas lojas em relação aos pontos mais críticos, como vitrines, exposição dos produtos, sinalizações etc., tudo em uma avançada plataforma com a identidade visual da sua marca.
II. Experiências de compra positivas
A experiência de compra do cliente, juntamente com a personalização desses momentos são muito relevantes para o consumidor atual. Mas, como mostramos, para a geração Alpha elas se tornam ainda mais importantes.
Assim, aproveitar o Dia das Crianças para promover experiências dentro da loja física, que sejam divertidas tanto para crianças quanto para adultos, é uma forma de conseguir atrair e conquistar os clientes.
A diversão dos clientes é a experiência
Parte da personalização também está no atendimento das equipes de loja, que deve ser capaz de corresponder (e superar) às expectativas dos pais/ responsáveis e dos filhos, com informações claras e, se possível, interativas, com demonstração e experiências sensoriais.
Com as ferramentas certas, você pode, não só preparar o pessoal da loja para lidar com a demanda dos seus clientes dentro dos padrões da marca por meio de treinamentos EAD, como também coletar e armazenar dados sobre seus consumidores, conforme normas da LGPD, para te auxiliar com a personalização de ofertas e experiências.
III. Estratégias omnichannel
Como mostramos, dados apontam que lojas de shoppings centers, de departamento e de rua/bairro são os locais preferidos dos consumidores para comprar os presentes para o Dia das Crianças 2024. Por outro lado, os adolescentes da geração Alpha, já estão habituados à tecnologia e têm dado preferência aos canais digitais para efetuar suas compras.
Nesse cenário, para unir o melhor destes dois mundos (loja física e loja online), investir nas estratégias omnichannel é oferecer comodidade e facilidade para quem compra, podendo iniciar uma compra online e finalizar na loja física, ou vice-versa, enquanto também favorece a criação de experiências positivas, marcando a sua marca na mente dos clientes.
IV. Gestão de estoque
Datas sazonais representam sempre picos de vendas e, por ter quantidade de vendas que “fogem” do que é encontrado nos demais dias do ano, é preciso estar atento à gestão de estoque para não perder vendas, ou até mesmo clientes, por não ter produtos disponíveis nas lojas ou atrasar o envio dos produtos.
Sendo assim, é preciso ter a capacidade de centralizar as informações sobre o abastecimento dos estoques da sua a sua rede de franquias, não somente para manter o encanto dos clientes com a sua marca, como também para o sucesso das estratégias de vendas, dando maior comodidade ao cliente em sua experiência de compra.
- Complemente sua leitura com este artigo: Personalização para o sucesso das marcas no franchising
Um universo de soluções para aumentar a satisfação e fidelizar os seus clientes
Como mostramos até aqui, o Dia das Crianças apresenta grande potencial para geração de demanda e vendas, para os mais diversos segmentos, especialmente para brinquedos, vestuário e eletrônicos, o que traz boas oportunidades para as redes de franquias.
Mas grandes oportunidades também acarretam em novos desafios. Nesse caso, de se adaptar às novas demandas, expectativas e hábitos da geração Alpha, que é ainda mais exigente e imersa no mundo digital.
Nesse cenário, as soluções estão, justamente, nas tecnologias próprias para cada área-chave que podem ajudar a franqueadora a superar esses desafios e oferecer uma experiência encantadora a todos os clientes durante todas as etapas de sua jornada de compra, conquistando assim, sua satisfação e consequente fidelização.
A adoção das ferramentas certas ainda gera ganhos nas operações da rede, otimizando e dando maior eficiência nos processos operacionais da marca, como nos treinamentos das equipes, cadeia de suprimentos dos canais de vendas, comunicação, manutenção dos padrões da rede, suporte ao franqueado e muito mais!
Portanto, contar com o apoio de um software com múltiplas soluções para rede de franquias, desenvolvido por quem entende de franchising, e que está a tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, vai transformar a gestão da sua rede e impulsionar suas vendas durante todo o ano.
Agora que já vimos o que esperar do Dia das Crianças 2024 e como as ferramentas certas podem ser um diferencial com inúmeros benefícios em todos os seus momentos e necessidades, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar ainda mais com a gestão da sua rede de franquias.
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Esperamos que tenha gostado e até a próxima!