Em um mercado tão competitivo como o nosso, ter uma visão clara dos resultados financeiros, operacionais e de marca como um todo é fundamental para manter o sucesso da rede, a padronização e estar preparada para crescer.
Isso fica ainda mais evidente quando olhamos para o desempenho do franchising em 2025. Mesmo diante de desafios econômicos internos e externos, o setor manteve uma trajetória positiva.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro faturou mais de R$ 69 bilhões no segundo trimestre de 2025, um crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado do primeiro semestre, o avanço foi de 11,6%, com todos os segmentos apresentando crescimento.
Os números mostram que o franchising se mantém forte e resiliente, conquistando excelentes resultados. Mas e a sua rede? Tem acompanhado o mesmo desempenho do setor?
Saber a posição da sua rede nesse cenário é fundamental para que a franqueadora possa planejar o futuro da sua marca, definir quais estratégias utilizar, identificar os ajustes necessários, saber em que área ela deve se dedicar mais, quais são os franqueados que estão precisando mais de suporte etc. No entanto, sabemos que esta não é uma tarefa fácil.
Isso porque a performance em redes de franquias é um desafio para a franqueadora medir por uma série de fatores. Entre os motivos dessa dificuldade, destacamos:
– Unidades com localização, público, concorrência e equipes distintas, o que exige o uso de métricas justas para cada perfil de operação;
– Coleta, análise e visualização de dados que dependam do registro sem inconsistências no processo
– Adesão dos franqueados aos processos de gestão e comprometimento para que a qualidade da informação chegue até a franqueadora
– O uso de ferramentas de gestão que não são integradas para consolidar os indicadores para análise
Mais do que planilhas ou relatórios isolados, é preciso combinar padronização de processos, acompanhamento próximo e tecnologia.
Por isso, ferramentas próprias para o sistema de franquias, como Checklists estruturados, Gestão de Tarefas, Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) e Pesquisas Internas (NPS), dão à franqueadora a possibilidade de visualizar e agir sobre os indicadores de forma prática e segura, ajudando assim na tarefa de mensurar e acompanhar a performance da sua rede de franquias.
Quer saber como resolver o acompanhamento dos KPIs da sua rede de franquias com segurança?
Então siga conosco! Neste artigo você vai conferir o que analisar ao medir os diferentes tipos de performance, os principais desafios de gestão e padronização das unidades, o papel da tecnologia de gestão na franqueadora como diferencial competitivo e como um software especializado vai te ajudar a manter o controle da sua rede de franquias e elevar a performance da rede como um todo.
Acompanhe os tópicos e boa leitura!
- As diferenças entre performance financeira, operacional e de marca: o que medir em cada uma delas?
- Quais são os desafios de gestão e padronização entre unidades da rede e como resolver
- A tecnologia como pilar na gestão da franqueadora
- Como um software especializados ajuda a manter o controle da sua rede de franquias
As diferenças entre performance financeira, operacional e de marca: o que medir em cada uma delas?
No contexto das redes de franquias, medir a performance é uma das tarefas mais complexas. Isso porque ela abrange diversos fatores e exige uma leitura multidimensional: por unidade, por canal, por região e por indicador.
Antes de tudo, vamos estabelecer a diferença conceitual entre desempenho e performance. Por mais que os termos sejam conhecidos no franchising, e às vezes tratados como sinônimos, vejamos como se diferenciam.
O desempenho se relaciona às ações realizadas para sua equipe atingir um resultado. Trata-se do modo como as tarefas são executadas, visando a uma maior eficiência ou lucratividade num período específico.
Já a performance é o resultado do cumprimento dessas atividades. Ou seja: ela se baseia no desempenho das lojas para projetar os cenários futuros, as metas de crescimento e todos os fatores que determinarão o sucesso da rede dali em diante.
Como podemos perceber, esses conceitos estão entrelaçados. É preciso um acompanhamento constante do desempenho para alinhar as estratégias de performance. Por isso, você deve adotar os indicadores mais adequados para sua rede de franquias e objetivos da marca.
- Complemente a leitura: Performance da rede: alinhando expectativas entre franqueadora e franqueados
E para dificultar ainda mais, o conceito de “performance” não está relacionado apenas a uma área em específico, na verdade, existem diferentes tipos de performance que precisam ser mensuradas.
Entre eles, há pelo menos três dimensões essenciais que avaliam fatores distintos e que, ao mesmo tempo, devem ser analisadas em conjunto para oferecer uma visão realista do momento da rede:
1- Performance financeira
Envolve faturamento, lucratividade, rentabilidade por unidade, tíquete médio, entre outros indicadores que refletem a saúde econômica do negócio.
KPIs para mensurá-la:
– Contas a Receber: Acompanha o prazo de pagamento dos clientes.
– Contas a Pagar: Acompanha os prazos de pagamento dos fornecedores.
– Fluxo de Caixa: Monitora a entrada e saída de dinheiro da franquia.
– Endividamento: Nível de endividamento da unidade franqueada.
2- Performance operacional
Está ligada à execução de processos, padronização das unidades, gestão de estoques, cumprimento de manuais, eficiência logística e outros pontos que sustentam o dia a dia da operação.
KPIs para mensurá-la:
– CAC (Custo de Aquisição de Clientes): Quanto custa, em média, conquistar um novo cliente.
– Taxa de Retenção de Clientes: Percentual de clientes que permanecem fiéis à marca.
– Frequência de Compra: Mede a frequência com que os clientes retornam para comprar na unidade.
– NPS (Net Promoter Score): Mede a satisfação e a probabilidade de um cliente recomendar a marca a outras pessoas.
– Número de Reclamações: Indicador de problemas na qualidade do produto ou serviço e no atendimento, percebidos pelo cliente.
3- Performance de marca
Inclui o posicionamento da rede no mercado, percepção de valor por parte do consumidor, aderência às campanhas de marketing e força da imagem institucional.
KPIs para mensurá-la:
– Alcance de Mídias: Quantas pessoas foram impactadas pelas campanhas da rede.
– Engajamento nas Redes Sociais: Interações do público com os canais digitais da marca.
– ROAS (Retorno sobre Investimento em Mídia): Eficiência das campanhas em gerar retorno financeiro.
Apenas sabendo o que e como medir que é possível saber o crescimento real da rede
Ao observarmos a performance no franchising, vemos como esse conceito é amplo e pode ser dividido em partes menores, mas que são dependentes umas das outras, onde nenhuma funciona isoladamente.
Por exemplo, uma rede pode apresentar bons resultados financeiros no curto prazo, mas se houver falhas na execução dos processos ou um desgaste na percepção da marca, esse crescimento financeiro não vai se sustentar por muito tempo.
Da mesma forma, seguir os manuais da franqueadora e realizar os processos fielmente, pode não ser o suficiente para atrair o cliente. Ou mesmo para saber por que ele chegou/ continua vindo até você. Foi pelos esforços de marketing da marca ou pelo desempenho individual da unidade?
Conseguir mensurar o máximo de variáveis possíveis, desde que tenham alguma utilidade prática, tendo esse olhar integrado sobre a performance é o que sustenta o crescimento das redes de franquias ao longo do tempo.
Saber quais KPIs utilizar é o primeiro passo, mas só isso não irá garantir que a boa performance será alcançada. É necessário também encontrar maneiras de superar os desafios de gestão e padronização da rede – que são fundamentais para transformar as informações desses indicadores em resultados reais.
- Você pode ler mais sobre os principais indicadores de performance para as redes de franquias nesse artigo: É hora do checklist de meio do ano: como está a performance da sua rede de franquias?
Quais são os desafios de gestão e padronização entre unidades da rede e como resolver
No sistema de franquias, um dos maiores desafios para manter a boa performance pode estar na gestão e na padronização da rede. Isso deve-se ao fato de que muitos dos fatores relacionados ao sucesso da rede estão direta ou indiretamente relacionados a esses dos pilares.
Um dos principais exemplos é a experiência do consumidor, que tem de ser consistente, independentemente da loja (própria ou franqueada) ou canal de contato escolhido. Por isso, a franqueadora precisa garantir que todas as unidades estejam em conformidade com os padrões da rede.
No entanto, cada unidade tem suas particularidades: região de atuação, perfil de clientes, cultura local, disponibilidade de fornecedores e até características específicas que são valorizadas no momento da compra. Essa diversidade torna ainda mais complexa a tarefa de medir e comparar os resultados entre elas.
Quando a franqueadora consegue conciliar padronização e flexibilidade, cria um ambiente mais competitivo para toda a rede
Para a franqueadora, isso significa equilibrar dois objetivos que parecem opostos: manter a identidade da marca e, ao mesmo tempo, respeitar as especificidades de cada operação. Se os padrões não são seguidos, o cliente não reconhece a marca. Porém, quando são seguidos, a marca mantém a sua identidade sólida, o que se torna uma vantagem competitiva.
Nesse sentido, a consultoria de campo aparece como peça-chave desta equação. Mais do que fiscalizar, o consultor atua como elo entre franqueadora e franqueado, acompanhando de perto as operações para identificar desvios, orientar correções e apoiar o franqueado na busca de soluções que respeitem os padrões da marca sem comprometer o desempenho da unidade.
Para tornar esse processo mais eficaz, a tecnologia é aliada das três partes: franqueadora, franqueado e consultor de campo. Bons exemplos disso são os checklists estruturados para o acompanhamento das operações – inclusive em tempo real.
Essas ferramentas permitem que a franqueadora acompanhe processos operacionais no dia a dia, da abertura aos projetos de VM periódicos, identifique oportunidades de melhoria e ponha em prática suas estratégias.
Ao mesmo tempo, ajudam o franqueado a saber exatamente onde pode melhorar e contribui para a atuação do consultor de campo — que tem uma ferramenta capaz de fornecer uma visão mais clara da performance da unidade em específico e da rede como um todo.
Com isso, é possível implementar planos de ação mais eficientes, reconhecer boas práticas e premiar resultados, transformando a padronização em um caminho para a excelência operacional.
Ao organizar a gestão e manter padrões estabelecidos, a franqueadora cria a base para medir o desempenho da rede com maior segurança.
Sem esse apoio, qualquer indicador perde força e comparabilidade. É por isso que a padronização, a consultoria de campo e a tecnologia devem caminhar juntas, para a boa performance da rede.
- Confira mais detalhes sobre a Consultoria de Campo neste artigo: A realidade do dia a dia do franqueado e o papel da consultoria de campo: como apoiar a sua rede de franquias
A tecnologia como pilar na gestão da franqueadora
A tecnologia desempenha um papel fundamental para garantir eficiência operacional, gestão da rede, consistência na entrega ao cliente e crescimento estruturado, resultando em uma boa performance geral.
Em um modelo de negócio que exige padronização, controle e comunicação eficientes entre diversas partes — franqueadora, franqueados e unidades — contar com ferramentas adequadas faz toda a diferença. Mais do que adotar sistemas genéricos, o segredo está em investir em soluções desenvolvidas próprias para o franchising, capazes de atender às demandas e complexidades do setor.
A tecnologia, quando bem aplicada, simplifica de diversas maneiras o dia a dia da sua rede de franquias
Essas soluções próprias para o sistema de franquias se destacam por conectar todos os pontos da operação, gerar inteligência para a tomada de decisões e transformar desafios em oportunidades.
Com um software especializado, a franqueadora consegue ter uma visão mais ampla e integrada da rede, assegurando a consistência na entrega, crescimento estruturado e uma gestão mais estratégica. Na prática, isso significa:
– Performance e inteligência de dados: acesso a informações atualizadas sobre tendências, comportamento do consumidor e resultados de cada unidade para embasar estratégias de crescimento e inovação.
– Padronização garantida: executar auditorias dos padrões da marca e acompanhar em tempo real a aplicação dos projetos de visual merchandising nas lojas, fortalece a experiência do cliente e complementa a consultoria de campo.
– Comunicação centralizada: plataformas digitais facilitam a troca de informações entre franqueadora e franqueados, promovendo alinhamento estratégico e centralizando as interações da rede.
– Operações mais eficientes: processos operacionais, como treinamentos e capacitação de equipes e franqueados, podem ser automatizados e online para que se tornem permanentes e contínuos.
– Gestão de vendas integrada: um sistema integrado permite que todos os canais de vendas da marca operem com consistência e eficiência na cadeia de suprimentos.
Ao adotar tecnologias especializadas, a franqueadora não apenas resolve problemas pontuais, mas também constrói uma base sólida para compreender a complexidade da performance na sua rede, o que gera bons resultados nas diferentes unidades da marca.
Ao utilizar ferramentas tecnológicas na gestão, as redes de franquias aumentam sua competitividade no mercado e ficam preparadas para a tomada de decisões estratégicas.
Por isso, investir em soluções próprias para o franchising representa ganhos tanto na performance e na eficiência operacional, como na entrega de valor ao cliente. Com o apoio de quem conhece os seus desafios e necessidades e com um universo de soluções desenvolvido para transformar a gestão da sua rede de franquias, você pode acelerar resultados, otimizar processos e criar uma operação muito mais integrada e eficiente.
Quer ver como isso funciona na sua rotina?
Siga sua leitura que no próximo tópico vamos mostrar, na prática, como um software especializado reúne todas essas soluções em um só lugar.
- Veja mais sobre o papel da tecnologia na gestão da franqueadora neste artigo: Segurança e confiança: o papel da tecnologia no sucesso da sua rede de franquias
Como um software especializados ajuda a manter o controle da sua rede de franquias
Como vimos até aqui, a mensuração da performance no franchising está repleta de desafios e passa pela padronização, acompanhamento próximo da franqueadora e pelo suporte aos franqueados.
Para superá-los e ir além do dia a dia na sua rede de franquias a tecnologia se apresenta como uma grande aliada, visto que ela tem o potencial de transformar a gestão da franqueadora e garantir o sucesso da marca. Um software de gestão, por exemplo, reúne um conjunto de recursos que tornam a gestão prática, mensurável e escalável.
Desenvolvido por quem conhece as especificidades do franchising, um software com múltiplas soluções, conta com recursos para todos os desafios das diversas áreas de gestão da franqueadora, dos diversos segmentos, como Alimentação, Moda ou Serviços, no Brasil e no exterior.
Com um software especializado, para cada desafio, há uma solução
Confira quatro ferramentas essenciais para gestão da rede que, combinadas, ajudam a medir, controlar e elevar a performance da rede:
1. Checklist: para executar auditorias dos padrões operacionais, execução dos processos e, em complemento à consultoria de campo, garante maior agilidade e precisão, focando nos pontos mais importantes.
2. Tarefas: para atribuir e acompanhar a execução de tarefas de forma eficiente, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado.
3. Central de Atendimento (CAF): para organizar as demandas da rede de forma estruturada, otimizando o atendimento e a resolução de solicitações dos franqueados.
4. NPS (Pesquisas Internas): para obter feedbacks valiosos dos franqueados e mensurar a satisfação da rede, identificando o que tem sido bem visto e onde estão as oportunidades de melhoria.
A tecnologia pode transformar processos operacionais em oportunidades de crescimento
São ferramentas como essas que ajudam as redes de franquias de sucesso a manter uma performance que supere as expectativas. Em conjunto, elas dão visibilidade completa: os checklists alimentam a execução de tarefas; tarefas geram chamados pelo CAF, quando há necessidade; respostas e ações são avaliadas via NPS.
Desse modo, um software especializado consolida essas informações e gera dados por unidade, canal ou região — permitindo comparar resultados, identificar padrões e priorizar ações com critérios pré-estabelecidos pela franqueadora, para manter os bons resultados da rede.
- Já pensou em como um software de gestão com múltiplas soluções pode impulsionar os resultados da sua rede de franquias? Então leia esse artigo: O que você precisa saber para comparar um software de gestão e encarar cada desafio do dia a dia da sua rede de franquias
Eleve a performance da sua rede de franquias com as melhores soluções
Agora que já exploramos os principais indicadores de desempenho no franchising e os caminhos para superar os desafios de mensurá-los, o próximo passo é usar essas informações de forma estratégica. Mais do que números presentes em relatórios, os dados se tornam inteligência quando conseguem ser transformados em ações úteis e aplicáveis ao dia a dia da rede.
O uso de ferramentas próprias para o sistema de franquias em uma única plataforma dá à franqueadora uma visão completa de toda a operação, conectando áreas-chave como Marketing, Operações, Expansão, Treinamento e Relacionamento. Essa integração contribui com os processos, para decisões baseadas em dados, em manter a padronização entre as unidades e para uma comunicação mais eficiente com os franqueados.
Já pensou em centralizar a gestão da sua rede de franquias em uma única e avançada plataforma especializada em soluções para os seus desafios?
Mais do que otimizar processos, as soluções especializadas para o franchising fortalecem a marca, promovem o engajamento com os franqueados e equipes, favorecendo o crescimento da rede.
Essa combinação entre dados, tecnologia e estratégia se traduz em um diferencial para a marca, com impacto direto nos momentos essenciais da rede, como na conquista de novos clientes, atrair os melhores franqueados e garantir uma performance sólida, no curto, médio e longo prazo.
Sabemos que a gestão de redes de franquias exige visão ampla e ferramentas adequadas. Por isso, desenvolvemos as melhores soluções para você gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com todos o universo da franqueadora.
Um software, múltiplas soluções para o sucesso da sua rede da sua rede de franquias, independentemente do tamanho, atuação, quantidade de unidades ou usuários
Conquiste novos franqueados, inaugure lojas, transforme sua estratégia em ações, controle os padrões, promova as vendas, aumente a performance da rede com um universo de soluções próprias para a gestão da franqueadora em todos os seus momentos e necessidades.
Entre em contato e descubra como transformar a gestão da sua rede com as ferramentas certas!
Siga acompanhando o nosso blog e redes sociais para ter acesso aos conteúdos que fazem parte do seu dia a dia.
Estes outros artigos também podem ser do seu interesse:
- Já pensou como a inteligência artificial pode realmente ajudar no dia a dia da sua rede de franquias?
- O que você já tentou fazer para resolver os problemas da gestão de vendas da sua rede de franquias?
- Como manter a motivação no segundo semestre: as ferramentas de engajamento para sua rede de franquias
Até breve!