Dia do Consumidor – Contagem regressiva para a Black Friday do 1º semestre!

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, surgiu como uma forma de reforçar a importância e celebrar os direitos conquistados pelos consumidores ao longo dos anos. Oficialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, a data só começou a integrar o calendário do varejo brasileiro a partir de 2014, impulsionada especialmente pelo e-commerce.

Com o passar dos anos, o Dia do Consumidor ganhou cada vez mais relevância tanto para clientes quanto para os varejistas, tornando-se uma das datas mais rentáveis da primeira metade do ano. Seu impacto é tão significativo que a data recebeu o apelido de “Black Friday do primeiro semestre”, graças aos descontos agressivos, alto volume de vendas, expectativas dos consumidores e oportunidades estratégicas para o varejo.

Além de movimentar o mercado, a data tem um papel fundamental para aquecer as vendas em um período que, por muitos anos, era bem fraco em movimento, que é esse de intervalo entre o Carnaval e a Páscoa. 

O sucesso da data no varejo fez com que as promoções e outras ações para as vendas não se limitassem a apenas o dia 15, se transformando em um evento prolongado, consolidando-se como a Semana do Consumidor no Brasil.

A Semana do Consumidor se tornou um dos momentos mais aguardados do primeiro semestre, oferecendo oportunidades únicas para varejistas e consumidores.

Para se ter uma ideia do impacto da data, somente as vendas online durante a Semana do Consumidor de 2024 cresceram 13,9% em relação ao ano anterior, com o faturamento total aumentando 11%, segundo levantamento da Neotrust.

Em 2025, a Semana do Consumidor acontece de 10 a 16 de março, trazendo uma excelente oportunidade para o varejo em geral, e, especialmente, para redes de franquias. Isso significa tanto poder impulsionar as vendas e atrair clientes para as lojas físicas, quanto ser utilizada de forma mais estratégica para encantar, conquistar a preferência e fidelizar os clientes, bem como para liquidar alguns produtos e abrir espaço na loja para a chegada de outros mais novos – estratégia muito utilizada pelo setor de moda.

Sendo assim, para aproveitar ao máximo as datas sazonais e alcançar os melhores resultados, é fundamental saber o que esperar dela, conhecer as tendências de consumo dos consumidores, ser capaz adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade e investir nas melhores soluções para o franchising.

Para conferir tudo isso, siga sua leitura conosco! Neste artigo você vai encontrar:

  • Tendências e perfil do consumidor: Quem é o Consumidor do Dia do Consumidor?
  • Tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025: experiência do cliente e o papel das lojas físicas
  • Como de adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade
  • Por que um software especializado e flexível faz a diferença para a sua rede de franquias?

Boa leitura!

Tendências e perfil do consumidor: Quem é o Consumidor do Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é importante para a estratégia dos negócios. Essa é uma data fundamental no calendário do varejo. Ano após ano, os resultados têm sido surpreendentes. Por exemplo, no período entre 12 e 15 de março de 2023, as pequenas e médias empresas faturaram um total de R$ 37,4 milhões. Em 2022, as vendas somaram R$ 28,5 milhões. 

Além de celebrar os direitos dos consumidores, o Dia do Consumidor também oferece aos lojistas a oportunidade de adotar boas práticas de relacionamento com os clientes e lançar campanhas visando melhorar o engajamento do público. 

E para alcançar bons resultados em 2025, é importante entender quem são os consumidores e quais são as tendências de consumo que vão moldar o varejo nos próximos anos.

Porém, entender quem é o consumidor brasileiro é uma tarefa no mínimo desafiadora, afinal de contas, existem diversos perfis de consumidores que têm preferências completamente diferentes.

Uma forma eficiente de compreender seu cliente é considerando a geração a qual ele pertence, já que indivíduos que nascem em um intervalo próximo de anos possuem muitas coisas em comum. Via de regra, as gerações se comportam da seguinte maneira:

Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964):

– Preferências de Compra: Tendem a valorizar compras em lojas físicas, apreciando o atendimento personalizado e a possibilidade de ver e tocar os produtos antes da compra.

– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Embora sejam mais tradicionais, muitos estão se adaptando ao comércio eletrônico, especialmente para a compra de eletrônicos e itens de necessidade.

Geração X (nascidos entre 1965 e 1980):

– Preferências de Compra: Equilibram compras online e offline, buscando conveniência e qualidade. Valorizam programas de fidelidade e promoções.

– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Demonstram interesse em categorias como eletrônicos, moda e artigos para o lar, aproveitando ofertas especiais da data.

Millennials (Geração Y) (nascidos entre 1981 e 1996):

– Preferências de Compra: Altamente conectados, preferem compras online e valorizam experiências de compra personalizadas, tanto que mais de 70% dos millennials buscam personalização em suas experiências de compra. 

Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Focados em tecnologia e moda, procuram por ofertas em eletrônicos, roupas e serviços de streaming.

Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012):

– Preferências de Compra: Nativos digitais, realizam a maior parte de suas compras online, influenciados por redes sociais e avaliações de outros consumidores.

– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Interessados em eletrônicos, moda e produtos sustentáveis, buscam marcas que alinhem com seus valores e ofereçam experiências digitais integradas.

Intenções de Compra para o Dia do Consumidor

Ainda não sabemos ao certo sobre as expectativas de vendas ou os produtos que devem ter a maior intenção de compra para o Dia do Consumidor 2025. No entanto, podemos utilizar os dados dos anos anteriores para termos uma base sobre o que podemos esperar para este ano.

A pesquisa da Ecglobal de 2024, traz um panorama bem completo sobre a relevância do Dia do Consumidor e a percepção dos consumidores em relação a ela. Confira alguns de seus principais insights:

– 66% afirmam que a data é uma boa oportunidade de compra

– 33% dos entrevistados consideraram as ofertas para o período superiores às de outras datas promocionais

– 63% dos entrevistados tinham intenção de consumir algo na data

– 40% dos entrevistados que preferem ter mais de 15 dias para acompanhar os preços antes de iniciar as promoções da sazonalidade

– 26% optam pelo modelo de compras híbrido (online e presencial)

Além disso, o estudo traz as categorias com maior intenção de compra, que incluem roupas (54%), beleza e cuidados pessoais (49%) e calçados (44%); e destaca as lojas físicas, em que as promoções (83%), a variedade de produtos (51%) e o cashback com (36%) são os principais atrativos para o Dia do Consumidor.

Entender os diferentes perfis geracionais e seus hábitos de consumo é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Ao alinhar as ofertas e abordagens de comunicação às preferências específicas de cada geração, as redes de franquias podem maximizar o engajamento e as vendas durante o Dia do Consumidor e outras datas comerciais relevantes.

Somado a isso, também é importante conhecer as principais tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025. Você pode conferi-las no próximo tópico.

Tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025: experiência do cliente e o papel das lojas físicas

O Dia do Consumidor se consolidou como uma das principais datas para o varejo, impulsionando promoções e oportunidades de vendas. No entanto, os hábitos de consumo vêm passando por mudanças significativas, e compreender essas transformações é essencial para as marcas que desejam se destacar. 

Acabamos de apresentar as expectativas e hábitos de compra dos consumidores para a data. Analisando os insights, fica claro que, mais do que descontos agressivos, os consumidores valorizam a experiência de compra, a personalização, a confiança na marca e a integração dos canais de atendimento.

Neste cenário, as lojas físicas continuam tendo um papel estratégico, mas precisam se reinventar para oferecer diferenciais que atraiam e fidelizem os clientes. Confira algumas das principais tendências que devem impactar o comportamento de compra no Dia do Consumidor 2025:

1. Menos compras por impulso, mais estratégia na decisão de compra

Com o consumidor mais atento a seu próprio orçamento e à real necessidade dos produtos, as compras por impulso tendem a diminuir. Tanto que, segundo a Global Consumer Insights Survey (GCIS) – pesquisa realizada pela PwC com consumidores de 25 países incluindo o Brasil –  79% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas sobre um produto antes da decisão final de compra, percentual muito acima dos 56% registrado mundialmente.

Após fazerem essas pesquisas, os consumidores continuam a buscar informações para amadurecer a decisão

Nesse cenário, as lojas físicas precisam criar experiências imersivas e envolventes para atrair e fidelizar clientes. Ambientes interativos, atendimento consultivo e vantagens como programas de fidelidade são estratégias eficazes para gerar conexão e conversões, ou seja, o atendimento é um importante diferencial.

2. Compras estratégicas e conscientes: personalização em alta

A busca por compras mais planejadas e adequadas às suas necessidades é cada vez maior. Assim, a personalização da jornada de compra se torna um diferencial essencial. Desde ofertas segmentadas até a customização de produtos, serviços e atendimento, as marcas que conseguirem oferecer soluções alinhadas às necessidades individuais dos consumidores terão mais chances de conquistar sua preferência.

3. Tecnologia e resistência ao atendimento automatizado

Apesar do avanço da tecnologia no varejo e da crescente busca por ganho de tempo, muitos consumidores ainda resistem ao atendimento automatizado, principalmente os mais velhos.

Quase 40% dos brasileiros fazem questão de atendimento humanizado

Então, para equilibrar inovação e experiência positiva, as lojas físicas podem se destacar com um atendimento híbrido, unindo o suporte humano a ferramentas digitais que agilizam processos sem comprometer a relação pessoal com o cliente, caso ele queira.

4. Experiência sensorial e o diferencial das lojas físicas

O contato direto com os produtos, a ambientação das lojas e o atendimento presencial continuam sendo grandes diferenciais para quem opta por comprar em lojas físicas.

Para isso, as marcas precisam investir na experiência sensorial, tornando o ponto de venda um espaço agradável de experimentação, conveniência e conexão com o consumidor.

5. Omnicanalidade e integração de canais

O consumidor de 2025 deseja fluidez na experiência de compra. A jornada precisa ser integrada entre os ambientes físico e digital, garantindo que ele possa transitar entre os canais sem barreiras ou atritos.

Lojas que oferecem opções como “compre online e retire na loja”, pagamentos digitais e atendimento contínuo entre diferentes plataformas, por exemplo, estão mais alinhadas às novas exigências do mercado e se destacam mais.

A maneira como os consumidores tomam decisões de compra está em constante evolução, e as marcas precisam acompanhar essas mudanças para se manterem competitivas. No Dia do Consumidor 2025, a diferenciação estará na capacidade de proporcionar experiências únicas, personalizadas e integradas entre os canais de venda. 

O consumidor está mais exigente e as preferências entre as gerações estão cada vez mais distintas. Enquanto os mais velhos seguem preferindo as formas mais “tradicionais” de compra, como ida às lojas e interações humanas, os mais jovens, até por já nascerem “nativos digitais” acabam se interessando mais por possibilidades que utilizem a tecnologia, como compras pelo celular e atendimento automatizado.

Para agradar a todos os clientes da sua rede de franquias, é fundamental contar com as melhores soluções do sistema de franquias para te ajudar a se adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade. Siga sua leitura para conhecê-las.

Como de adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade

Diante das mudanças no comportamento do consumidor e das novas tendências do varejo, as redes de franquias precisam ser cada vez mais ágeis para oferecer experiências de compra mais atrativas e eficientes. 

A personalização, a conveniência e a tecnologia são alguns dos fatores determinantes para conquistar e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.

Com base nas tendências e no perfil dos consumidores que apresentamos no artigo, confira 7 formas de valorizar o cliente e melhorar a experiência de compra nas lojas da sua rede:

  1. Divulgação eficiente e personalizada: utilize materiais customizados e padronizados para garantir uma comunicação clara e atrativa em toda a rede. Uma identidade visual forte e ações bem direcionadas aumentam o impacto das campanhas.
  2. Benefícios além dos descontos: ofereça vantagens para futuras compras, como cupons, cashback ou programas de fidelidade para incentivar o retorno do cliente e criar um relacionamento duradouro.
  3. Atendimento qualificado em todos os canais: um atendimento de excelência faz toda a diferença, mesmo que o cliente não compre na primeira visita. Treine sua equipe para proporcionar uma experiência positiva e integrada entre loja física e digital.
  4. Pós-venda: reduza obstáculos no processo de trocas ou devoluções, buscando manter a boa experiência com a marca e até incentivando a novas compras.

39% dos consumidores levam em consideração a política de devolução fácil na hora da compra.

  1. Gestão de vendas eficiente: evite rupturas ou excessos de produtos. Um bom planejamento garante que todas as unidades estejam abastecidas com os itens certos para atender às demandas dos consumidores, especialmente em datas estratégicas.
  2. Coleta de dados da maneira mais natural possível: utilize estratégias para captar informações dos clientes sem comprometer a experiência de compra e seguindo as normas da LGPD. Dados bem utilizados permitem personalizar ofertas e melhorar a jornada do consumidor.
  3. Utilize as ferramentas certas: invista em soluções que apoiem a gestão das estratégicas e monitoramento do desempenho das unidades, garantindo que as ações planejadas sejam executadas com eficiência.

Conte com o apoio da tecnologia para melhor se adaptar às novas demandas do varejo

Para implementar as estratégias de forma eficiente, as redes de franquias precisam contar com múltiplas soluções que otimizem a gestão das diversas áreas da franqueadora e aprimorem a experiência do cliente

Um software de gestão especializado pode ser um grande aliado em todos os momentos e necessidades da sua marca. Confira algumas soluções próprias para as operações da sua rede de franquias, independentemente do tamanho ou atuação:

Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento e compartilhar conteúdos de maneira ágil e organizada.

– E-learning: treinamentos EAD para capacitação contínua dos franqueados e suas equipes, com avaliações e acompanhamento em tempo real da evolução dos participantes.

Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas para que seus estoques estejam sempre abastecidos com quantidades adequadas e no tempo certo.

Marketing: produzir materiais customizados automaticamente para cada tipo de operação e reduzir o tempo de resposta para as demandas da rede a qualquer momento.

Ao investir em soluções que combinam gestão eficiente, atendimento qualificado e tecnologia, as redes de franquias estarão preparadas para acompanhar as mudanças do mercado e atender às exigências dos consumidores de forma ágil e estratégica.

Porém, não basta que o software tenha diversos módulos, ele precisa ser capaz de se adequar às características e necessidades do seu negócio. Confira a seguir os diferenciais de um universo de soluções criado por quem entende de franchising.

Por que um software especializado e flexível faz a diferença para a sua rede de franquias?

No franchising, além do software ser especializado para atender às especificidades do negócio, que possui processos e padrões únicos que faz com que as marcas tenham seu valor reconhecido pelos clientes, a tecnologia escolhida deve igualmente conter aspectos únicos, como a flexibilidade.

A flexibilidade de um software, para se adaptar e evoluir sem a necessidade de uma substituição completa ou a interrupção do uso, permite que a sua rede de franquias responda rapidamente às novas tendências e exigências dos consumidores.

Destacamos a seguir 5 aspectos que tornam a flexibilidade de um software de gestão um diferencial competitivo importante, acompanhe:

1. Personalização: Um software com múltiplas soluções e que seja flexível a ponto de permitir que suas funcionalidades se ajustem para atender a requisitos específicos, tais como adaptação de interfaces por área, perfil, hierarquia ou interesse de usuário, fluxo de trabalho e módulos complementares, proporcionam uma solução sob medida que maximiza a eficiência operacional do dia a dia da gestão da sua rede de franquias

2. Escalabilidade: Na hora de expandir e crescer, suas necessidades tecnológicas evoluem junto com os tipos de desafios. Um software de gestão flexível é projetado para escalar de acordo com o momento e a necessidade do negócio, suportando um aumento no volume de dados, usuários e transações sem comprometer o desempenho, e isso se traduz em flexibilidade para as suas operações atenderem a todas as exigências do mercado.

3. Integração: A capacidade de integrar-se com outras ferramentas e sistemas é essencial para que a solução seja adequada às reais necessidades de gestão da sua marca. Com o uso de um software flexível que suporte APIs e padrões de integração, é possível manter os processos de maneira fluida entre diferentes plataformas, melhorando a eficiência geral dos processos e das atividades no dia a dia para que isso reflita o mais rápido possível nas operações da rede.

4. Atualizações: Um software flexível facilita a implementação de atualizações e melhorias contínuas sem interromper o fluxo das operações diárias. Isso garante que a sua rede esteja sempre utilizando a tecnologia mais recente e segura, mantendo-se cada vez mais competitiva e à frente da concorrência para atender às novas exigências e necessidades do mercado.

5. Resposta Rápida a Mudanças: Com as constantes mudanças no ambiente dos negócios e de tecnologias, a capacidade de responder rapidamente a novas regulamentações, demandas operacionais, tendências de mercado e necessidades dos clientes, o uso de um software flexível permite ajustes rápidos e eficazes, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a agilidade nas suas operações frente às mudanças que se apresentam cada vez mais rápido no mercado que é tão competitivo.

Ou seja, a flexibilidade do seu software de gestão não é apenas uma característica técnica, mas um verdadeiro diferencial competitivo que possibilita à franqueadora se adaptar, inovar e ter sucesso em um mercado cada vez mais desafiador. 

Ao investir em um software flexível próprio para o sistema de franquias, você poderá gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede através de múltiplas soluções para todo o universo de relacionamento da sua marca.

A tecnologia certa faz toda a diferença para que sua rede de franquias evolua com agilidade e eficiência.

Agora que vimos o que esperar da Black Friday do primeiro semestre e como um software flexível pode fazer a diferença na sua rede de franquias, gostaríamos de te convidar para acessar nosso site e a entrar em contato para conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias.

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Aproveite para ler mais sobre como a tecnologia pode contribuir para o sucesso da sua rede de franquias:

Agradecemos a companhia e até a próxima!