O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, surgiu como uma forma de reforçar a importância e celebrar os direitos conquistados pelos consumidores ao longo dos anos. Oficialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, a data só começou a integrar o calendário do varejo brasileiro a partir de 2014, impulsionada especialmente pelo e-commerce.
Com o passar dos anos, o Dia do Consumidor ganhou cada vez mais relevância tanto para clientes quanto para os varejistas, tornando-se uma das datas mais rentáveis da primeira metade do ano. Seu impacto é tão significativo que a data recebeu o apelido de “Black Friday do primeiro semestre”, graças aos descontos agressivos, alto volume de vendas, expectativas dos consumidores e oportunidades estratégicas para o varejo.
Além de movimentar o mercado, a data tem um papel fundamental para aquecer as vendas em um período que, por muitos anos, era bem fraco em movimento, que é esse de intervalo entre o Carnaval e a Páscoa.
O sucesso da data no varejo fez com que as promoções e outras ações para as vendas não se limitassem a apenas o dia 15, se transformando em um evento prolongado, consolidando-se como a Semana do Consumidor no Brasil.
A Semana do Consumidor se tornou um dos momentos mais aguardados do primeiro semestre, oferecendo oportunidades únicas para varejistas e consumidores.
Para se ter uma ideia do impacto da data, somente as vendas online durante a Semana do Consumidor de 2024 cresceram 13,9% em relação ao ano anterior, com o faturamento total aumentando 11%, segundo levantamento da Neotrust.
Em 2025, a Semana do Consumidor acontece de 10 a 16 de março, trazendo uma excelente oportunidade para o varejo em geral, e, especialmente, para redes de franquias. Isso significa tanto poder impulsionar as vendas e atrair clientes para as lojas físicas, quanto ser utilizada de forma mais estratégica para encantar, conquistar a preferência e fidelizar os clientes, bem como para liquidar alguns produtos e abrir espaço na loja para a chegada de outros mais novos – estratégia muito utilizada pelo setor de moda.
Sendo assim, para aproveitar ao máximo as datas sazonais e alcançar os melhores resultados, é fundamental saber o que esperar dela, conhecer as tendências de consumo dos consumidores, ser capaz adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade e investir nas melhores soluções para o franchising.
Para conferir tudo isso, siga sua leitura conosco! Neste artigo você vai encontrar:
- Tendências e perfil do consumidor: Quem é o Consumidor do Dia do Consumidor?
- Tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025: experiência do cliente e o papel das lojas físicas
- Como de adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade
- Por que um software especializado e flexível faz a diferença para a sua rede de franquias?
Boa leitura!
Tendências e perfil do consumidor: Quem é o Consumidor do Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor é importante para a estratégia dos negócios. Essa é uma data fundamental no calendário do varejo. Ano após ano, os resultados têm sido surpreendentes. Por exemplo, no período entre 12 e 15 de março de 2023, as pequenas e médias empresas faturaram um total de R$ 37,4 milhões. Em 2022, as vendas somaram R$ 28,5 milhões.
Além de celebrar os direitos dos consumidores, o Dia do Consumidor também oferece aos lojistas a oportunidade de adotar boas práticas de relacionamento com os clientes e lançar campanhas visando melhorar o engajamento do público.
E para alcançar bons resultados em 2025, é importante entender quem são os consumidores e quais são as tendências de consumo que vão moldar o varejo nos próximos anos.
Porém, entender quem é o consumidor brasileiro é uma tarefa no mínimo desafiadora, afinal de contas, existem diversos perfis de consumidores que têm preferências completamente diferentes.
Uma forma eficiente de compreender seu cliente é considerando a geração a qual ele pertence, já que indivíduos que nascem em um intervalo próximo de anos possuem muitas coisas em comum. Via de regra, as gerações se comportam da seguinte maneira:
Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964):
– Preferências de Compra: Tendem a valorizar compras em lojas físicas, apreciando o atendimento personalizado e a possibilidade de ver e tocar os produtos antes da compra.
– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Embora sejam mais tradicionais, muitos estão se adaptando ao comércio eletrônico, especialmente para a compra de eletrônicos e itens de necessidade.
Geração X (nascidos entre 1965 e 1980):
– Preferências de Compra: Equilibram compras online e offline, buscando conveniência e qualidade. Valorizam programas de fidelidade e promoções.
– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Demonstram interesse em categorias como eletrônicos, moda e artigos para o lar, aproveitando ofertas especiais da data.
Millennials (Geração Y) (nascidos entre 1981 e 1996):
– Preferências de Compra: Altamente conectados, preferem compras online e valorizam experiências de compra personalizadas, tanto que mais de 70% dos millennials buscam personalização em suas experiências de compra.
– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Focados em tecnologia e moda, procuram por ofertas em eletrônicos, roupas e serviços de streaming.
Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012):
– Preferências de Compra: Nativos digitais, realizam a maior parte de suas compras online, influenciados por redes sociais e avaliações de outros consumidores.
– Intenção de Compra no Dia do Consumidor: Interessados em eletrônicos, moda e produtos sustentáveis, buscam marcas que alinhem com seus valores e ofereçam experiências digitais integradas.
Intenções de Compra para o Dia do Consumidor
Ainda não sabemos ao certo sobre as expectativas de vendas ou os produtos que devem ter a maior intenção de compra para o Dia do Consumidor 2025. No entanto, podemos utilizar os dados dos anos anteriores para termos uma base sobre o que podemos esperar para este ano.
A pesquisa da Ecglobal de 2024, traz um panorama bem completo sobre a relevância do Dia do Consumidor e a percepção dos consumidores em relação a ela. Confira alguns de seus principais insights:
– 66% afirmam que a data é uma boa oportunidade de compra
– 33% dos entrevistados consideraram as ofertas para o período superiores às de outras datas promocionais
– 63% dos entrevistados tinham intenção de consumir algo na data
– 40% dos entrevistados que preferem ter mais de 15 dias para acompanhar os preços antes de iniciar as promoções da sazonalidade
– 26% optam pelo modelo de compras híbrido (online e presencial)
Além disso, o estudo traz as categorias com maior intenção de compra, que incluem roupas (54%), beleza e cuidados pessoais (49%) e calçados (44%); e destaca as lojas físicas, em que as promoções (83%), a variedade de produtos (51%) e o cashback com (36%) são os principais atrativos para o Dia do Consumidor.
Entender os diferentes perfis geracionais e seus hábitos de consumo é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Ao alinhar as ofertas e abordagens de comunicação às preferências específicas de cada geração, as redes de franquias podem maximizar o engajamento e as vendas durante o Dia do Consumidor e outras datas comerciais relevantes.
Somado a isso, também é importante conhecer as principais tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025. Você pode conferi-las no próximo tópico.
- Leia também: Como aproveitar as Datas Comemorativas e Feriados em 2025 para impulsionar os resultados na sua rede de franquias
Tendências de Consumo para o Dia do Consumidor 2025: experiência do cliente e o papel das lojas físicas
O Dia do Consumidor se consolidou como uma das principais datas para o varejo, impulsionando promoções e oportunidades de vendas. No entanto, os hábitos de consumo vêm passando por mudanças significativas, e compreender essas transformações é essencial para as marcas que desejam se destacar.
Acabamos de apresentar as expectativas e hábitos de compra dos consumidores para a data. Analisando os insights, fica claro que, mais do que descontos agressivos, os consumidores valorizam a experiência de compra, a personalização, a confiança na marca e a integração dos canais de atendimento.
Neste cenário, as lojas físicas continuam tendo um papel estratégico, mas precisam se reinventar para oferecer diferenciais que atraiam e fidelizem os clientes. Confira algumas das principais tendências que devem impactar o comportamento de compra no Dia do Consumidor 2025:
1. Menos compras por impulso, mais estratégia na decisão de compra
Com o consumidor mais atento a seu próprio orçamento e à real necessidade dos produtos, as compras por impulso tendem a diminuir. Tanto que, segundo a Global Consumer Insights Survey (GCIS) – pesquisa realizada pela PwC com consumidores de 25 países incluindo o Brasil – 79% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas sobre um produto antes da decisão final de compra, percentual muito acima dos 56% registrado mundialmente.
Após fazerem essas pesquisas, os consumidores continuam a buscar informações para amadurecer a decisão
Nesse cenário, as lojas físicas precisam criar experiências imersivas e envolventes para atrair e fidelizar clientes. Ambientes interativos, atendimento consultivo e vantagens como programas de fidelidade são estratégias eficazes para gerar conexão e conversões, ou seja, o atendimento é um importante diferencial.
2. Compras estratégicas e conscientes: personalização em alta
A busca por compras mais planejadas e adequadas às suas necessidades é cada vez maior. Assim, a personalização da jornada de compra se torna um diferencial essencial. Desde ofertas segmentadas até a customização de produtos, serviços e atendimento, as marcas que conseguirem oferecer soluções alinhadas às necessidades individuais dos consumidores terão mais chances de conquistar sua preferência.
3. Tecnologia e resistência ao atendimento automatizado
Apesar do avanço da tecnologia no varejo e da crescente busca por ganho de tempo, muitos consumidores ainda resistem ao atendimento automatizado, principalmente os mais velhos.
Quase 40% dos brasileiros fazem questão de atendimento humanizado
Então, para equilibrar inovação e experiência positiva, as lojas físicas podem se destacar com um atendimento híbrido, unindo o suporte humano a ferramentas digitais que agilizam processos sem comprometer a relação pessoal com o cliente, caso ele queira.
4. Experiência sensorial e o diferencial das lojas físicas
O contato direto com os produtos, a ambientação das lojas e o atendimento presencial continuam sendo grandes diferenciais para quem opta por comprar em lojas físicas.
Para isso, as marcas precisam investir na experiência sensorial, tornando o ponto de venda um espaço agradável de experimentação, conveniência e conexão com o consumidor.
5. Omnicanalidade e integração de canais
O consumidor de 2025 deseja fluidez na experiência de compra. A jornada precisa ser integrada entre os ambientes físico e digital, garantindo que ele possa transitar entre os canais sem barreiras ou atritos.
Lojas que oferecem opções como “compre online e retire na loja”, pagamentos digitais e atendimento contínuo entre diferentes plataformas, por exemplo, estão mais alinhadas às novas exigências do mercado e se destacam mais.
A maneira como os consumidores tomam decisões de compra está em constante evolução, e as marcas precisam acompanhar essas mudanças para se manterem competitivas. No Dia do Consumidor 2025, a diferenciação estará na capacidade de proporcionar experiências únicas, personalizadas e integradas entre os canais de venda.
O consumidor está mais exigente e as preferências entre as gerações estão cada vez mais distintas. Enquanto os mais velhos seguem preferindo as formas mais “tradicionais” de compra, como ida às lojas e interações humanas, os mais jovens, até por já nascerem “nativos digitais” acabam se interessando mais por possibilidades que utilizem a tecnologia, como compras pelo celular e atendimento automatizado.
Para agradar a todos os clientes da sua rede de franquias, é fundamental contar com as melhores soluções do sistema de franquias para te ajudar a se adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade. Siga sua leitura para conhecê-las.
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Como de adaptar a essas tendências e às novas exigências dos consumidores com mais agilidade
Diante das mudanças no comportamento do consumidor e das novas tendências do varejo, as redes de franquias precisam ser cada vez mais ágeis para oferecer experiências de compra mais atrativas e eficientes.
A personalização, a conveniência e a tecnologia são alguns dos fatores determinantes para conquistar e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.
Com base nas tendências e no perfil dos consumidores que apresentamos no artigo, confira 7 formas de valorizar o cliente e melhorar a experiência de compra nas lojas da sua rede:
- Divulgação eficiente e personalizada: utilize materiais customizados e padronizados para garantir uma comunicação clara e atrativa em toda a rede. Uma identidade visual forte e ações bem direcionadas aumentam o impacto das campanhas.
- Benefícios além dos descontos: ofereça vantagens para futuras compras, como cupons, cashback ou programas de fidelidade para incentivar o retorno do cliente e criar um relacionamento duradouro.
- Atendimento qualificado em todos os canais: um atendimento de excelência faz toda a diferença, mesmo que o cliente não compre na primeira visita. Treine sua equipe para proporcionar uma experiência positiva e integrada entre loja física e digital.
- Pós-venda: reduza obstáculos no processo de trocas ou devoluções, buscando manter a boa experiência com a marca e até incentivando a novas compras.
39% dos consumidores levam em consideração a política de devolução fácil na hora da compra.
- Gestão de vendas eficiente: evite rupturas ou excessos de produtos. Um bom planejamento garante que todas as unidades estejam abastecidas com os itens certos para atender às demandas dos consumidores, especialmente em datas estratégicas.
- Coleta de dados da maneira mais natural possível: utilize estratégias para captar informações dos clientes sem comprometer a experiência de compra e seguindo as normas da LGPD. Dados bem utilizados permitem personalizar ofertas e melhorar a jornada do consumidor.
- Utilize as ferramentas certas: invista em soluções que apoiem a gestão das estratégicas e monitoramento do desempenho das unidades, garantindo que as ações planejadas sejam executadas com eficiência.
Conte com o apoio da tecnologia para melhor se adaptar às novas demandas do varejo
Para implementar as estratégias de forma eficiente, as redes de franquias precisam contar com múltiplas soluções que otimizem a gestão das diversas áreas da franqueadora e aprimorem a experiência do cliente.
Um software de gestão especializado pode ser um grande aliado em todos os momentos e necessidades da sua marca. Confira algumas soluções próprias para as operações da sua rede de franquias, independentemente do tamanho ou atuação:
– Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento e compartilhar conteúdos de maneira ágil e organizada.
– E-learning: treinamentos EAD para capacitação contínua dos franqueados e suas equipes, com avaliações e acompanhamento em tempo real da evolução dos participantes.
– Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas para que seus estoques estejam sempre abastecidos com quantidades adequadas e no tempo certo.
– Marketing: produzir materiais customizados automaticamente para cada tipo de operação e reduzir o tempo de resposta para as demandas da rede a qualquer momento.
Ao investir em soluções que combinam gestão eficiente, atendimento qualificado e tecnologia, as redes de franquias estarão preparadas para acompanhar as mudanças do mercado e atender às exigências dos consumidores de forma ágil e estratégica.
Porém, não basta que o software tenha diversos módulos, ele precisa ser capaz de se adequar às características e necessidades do seu negócio. Confira a seguir os diferenciais de um universo de soluções criado por quem entende de franchising.
- Você também pode conferir suas vantagens nesse outro artigo: Um software, múltiplas soluções para a gestão da sua rede de franquias
Por que um software especializado e flexível faz a diferença para a sua rede de franquias?
No franchising, além do software ser especializado para atender às especificidades do negócio, que possui processos e padrões únicos que faz com que as marcas tenham seu valor reconhecido pelos clientes, a tecnologia escolhida deve igualmente conter aspectos únicos, como a flexibilidade.
A flexibilidade de um software, para se adaptar e evoluir sem a necessidade de uma substituição completa ou a interrupção do uso, permite que a sua rede de franquias responda rapidamente às novas tendências e exigências dos consumidores.
Destacamos a seguir 5 aspectos que tornam a flexibilidade de um software de gestão um diferencial competitivo importante, acompanhe:
1. Personalização: Um software com múltiplas soluções e que seja flexível a ponto de permitir que suas funcionalidades se ajustem para atender a requisitos específicos, tais como adaptação de interfaces por área, perfil, hierarquia ou interesse de usuário, fluxo de trabalho e módulos complementares, proporcionam uma solução sob medida que maximiza a eficiência operacional do dia a dia da gestão da sua rede de franquias
2. Escalabilidade: Na hora de expandir e crescer, suas necessidades tecnológicas evoluem junto com os tipos de desafios. Um software de gestão flexível é projetado para escalar de acordo com o momento e a necessidade do negócio, suportando um aumento no volume de dados, usuários e transações sem comprometer o desempenho, e isso se traduz em flexibilidade para as suas operações atenderem a todas as exigências do mercado.
3. Integração: A capacidade de integrar-se com outras ferramentas e sistemas é essencial para que a solução seja adequada às reais necessidades de gestão da sua marca. Com o uso de um software flexível que suporte APIs e padrões de integração, é possível manter os processos de maneira fluida entre diferentes plataformas, melhorando a eficiência geral dos processos e das atividades no dia a dia para que isso reflita o mais rápido possível nas operações da rede.
4. Atualizações: Um software flexível facilita a implementação de atualizações e melhorias contínuas sem interromper o fluxo das operações diárias. Isso garante que a sua rede esteja sempre utilizando a tecnologia mais recente e segura, mantendo-se cada vez mais competitiva e à frente da concorrência para atender às novas exigências e necessidades do mercado.
5. Resposta Rápida a Mudanças: Com as constantes mudanças no ambiente dos negócios e de tecnologias, a capacidade de responder rapidamente a novas regulamentações, demandas operacionais, tendências de mercado e necessidades dos clientes, o uso de um software flexível permite ajustes rápidos e eficazes, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a agilidade nas suas operações frente às mudanças que se apresentam cada vez mais rápido no mercado que é tão competitivo.
Ou seja, a flexibilidade do seu software de gestão não é apenas uma característica técnica, mas um verdadeiro diferencial competitivo que possibilita à franqueadora se adaptar, inovar e ter sucesso em um mercado cada vez mais desafiador.
Ao investir em um software flexível próprio para o sistema de franquias, você poderá gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede através de múltiplas soluções para todo o universo de relacionamento da sua marca.
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A tecnologia certa faz toda a diferença para que sua rede de franquias evolua com agilidade e eficiência.
Agora que vimos o que esperar da Black Friday do primeiro semestre e como um software flexível pode fazer a diferença na sua rede de franquias, gostaríamos de te convidar para acessar nosso site e a entrar em contato para conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias.
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Agradecemos a companhia e até a próxima!