O ano de 2024 termina com sinais de recuperação econômica, mas ainda com desafios importantes no cenário brasileiro. Apesar de um início de ano impactado por pressões inflacionárias e incertezas fiscais, o primeiro semestre surpreendeu muitos especialistas com resultados muito positivos nas diversas áreas do país.
Por exemplo, tivemos crescimento do PIB acima do esperado, aumento nas vendas do varejo, especialmente no e-commerce, queda no número de desempregados, queda da taxa de juros por meses seguidos e inflação que, ao que tudo indicava, terminaria o ano dentro da meta estipulada pelo Banco Central (BC) que era de até 4,5%.
Já no segundo semestre, tivemos um cenário de contrastes. Por um lado, tivemos as melhores vendas no varejo em datas comemorativas dos últimos anos, como no Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday e PIB crescendo a cada mês. Por outro, devido a questões internacionais e suas incertezas, a taxa de juros estagnou e voltou a subir, a inflação foi aumentando aos poucos até chegar ao ponto de superar o teto, devendo encerrar 2024 próxima a 4,9%, e o dólar disparou, atingindo o maior nível nominal da história, chegando a ser comercializado a R$ 6,267.
Embora esse patamar esteja acima da meta estipulada e gere preocupações ao Governo e a especialistas, até o momento, o panorama para 2025 continua otimista, porém, um pouco mais contido do que o que vimos no começo do ano.
Para o novo ano, as projeções econômicas são de crescimento moderado do PIB, com estimativas entre 1,8% e 2,3%. Essa expansão será sustentada pelo fortalecimento do mercado interno, estímulos ao consumo e pela expectativa de impactos iniciais da reforma tributária, que visa simplificar o sistema e aliviar parte do peso fiscal para as empresas.
Vale ressaltar que ainda assim, adaptações a esse novo modelo tributário representarão um dos principais desafios para redes de franquias e varejistas, exigindo ajustes operacionais para maior eficiência nas operações. Isso, além de ter que lidar com a concorrência estrangeira que não só pagam menos impostos como, por enquanto, utilizam uma moeda que está mais valorizada.
O comportamento do consumidor segue em transformação, com foco crescente em conveniência, personalização e sustentabilidade. Para o varejo, integrar tecnologias que aprimorem a experiência do cliente será crucial, enquanto redes de franquias precisarão investir em ferramentas que otimizem a gestão, garantam a padronização de processos e fortaleçam a comunicação com franqueados.
Por outro lado, o aumento gradual do poder aquisitivo da classe média gera oportunidades significativas, especialmente para marcas que souberem combinar qualidade, acessibilidade e agilidade em suas ofertas.
Nesse cenário de muitas incertezas e especulações, a preparação estratégica e o acompanhamento das mudanças de mercado se tornam diferenciais indispensáveis para garantir o sucesso ao longo de uma marca em 2025.
Nesse sentido, participar de importantes feiras e eventos relacionados às principais novidades e tendências que vão guiar os próximos meses do setor é fundamental para ter um “feeling” mais preciso sobre o que está por vir, bem como oferecer a chance de firmar novas parcerias de negócios.
Continue conosco, pois no presente artigo vamos destacar os principais eventos do primeiro semestre de 2025, em especial para as marcas que atuam no segmento de Moda, e no sistema de franquias no Brasil e no exterior, além das principais tendências que devem guiar as estratégias do varejo neste próximo ano e as tecnologias que podem ajudar a sua rede de franquias a se destacar nesse mercado tão competitivo.
Neste texto você vai encontrar:
- Eventos importantes do 1º semestre de 2025
- Tendências de consumo para 2025 que as Redes de Franquias precisam estar atentas
- A tecnologia segue sendo a grande aliada da franqueadora em 2025
Boa leitura!
Eventos importantes do 1º semestre de 2025
Com a proximidade da chegada de um novo ano, e com as metas da rede definidas para o próximo semestre, bem como as estratégias para atrair mais consumidores, vender mais e fortalecer o relacionamento com os clientes da sua marca, é hora de aproveitar o que está por vir.
Além das tradicionais datas comemorativas que sempre ajudam a trazer mais movimento e vendas para o varejo, o calendário do franchising também possui alguns eventos muito importantes para a franqueadora, franqueados, interessados em transformar o seu negócio em uma rede de franquias, quem deseja adquirir uma unidade franqueada, entre outros que atuam/querem atuar no setor.
Isso porque eles representam oportunidades únicas de se conectar com quem tem experiência e é referência na área, aprender com as melhores práticas, encontrar diversas oportunidades de negócios, possíveis parceiros, investidores, conhecer as principais novidades e tendências para o setor, aumentar a visibilidade da sua marca, expandi-la, encontrar soluções para os seus desafios, entre outros.
No primeiro semestre de 2025, os eventos de maior destaque para o varejo são:
– NRF: O NRF Retail Big Show é o maior evento de varejo mundial e será realizado de 12 a 14 de janeiro de 2025 em Nova York. Chegando a sua 115ª edição, ele destaca as principais tendências para o ano de consumo, tecnologia, logística, gestão, inovação, sustentabilidade e muito mais.
– COUROMODA: desde o ano passado a COUROMODA se tornou Couromoda Latin América. Estabelecida em 1973, a feira é organizada anualmente na cidade de São Paulo. Esta é a maior feira de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro da América Latina, recebendo milhares de varejistas, importadores e profissionais envolvidos na indústria do calçado e artefatos de couro de todas as regiões do país e dos mais diversos portes, que buscam as melhores marcas.
A feira abre o calendário de ações do segmento de moda e acontecerá entre os dias 13 e 15 de janeiro, no Expo Center Norte.
– Franchise 4U 2024: A Franchise 4U, é uma feira de franquias de baixo custo para o expositor e gratuita para o visitante, cujo objetivo é facilitar o contato entre as marcas e potenciais investidores, em reuniões individuais de 30 minutos com todo conforto e bem estar, ocorrendo em diversas cidades brasileiras ao longo do ano.
Em 2025, serão 30 eventos imperdíveis em todo o Brasil, passando por cidades como Ribeirão Preto (o primeiro evento do ano), São Paulo, São Luís, Manaus, Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife, Salvador e outras.
- Confira o calendário completo do evento aqui.
– Feira da Franquia: A Feira da Franquia foi planejada para ser um espaço democrático, onde todas as franqueadoras independente do porte e do tempo de mercado, possam expor e apresentar seus modelos de negócio, e tem como objetivo oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais.
Em 2025 serão três edições. A primeira será de 25 a 27 de abril, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre.
– Feira Brasileira do Varejo (FBV): A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e tem o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e a formação de novas parcerias e negócios. Entre os expositores, estão empresas com soluções de tecnologia, Inteligência Artificial, e-commerce, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo. A 11ª edição do evento acontecerá nos dias 21, 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
– ABF FRANCHISING EXPO 2025: ABF Franchising Expo é a maior feira de franquias do mundo e será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 25 a 28 junho, apresentando as novidades de empresas do Brasil e internacionais relacionadas aos setores de negócios, empreendedorismo, empresas e franquias.
Para que a sua rede possa extrair ao máximo dos eventos importantes de 2025, nada melhor do que explorar bem as principais tendências para o ano que está chegando, não é mesmo, afinal de contas, elas vão impactar diretamente na sua capacidade de vender mais.
Quer saber quais são elas?
Então siga com a sua leitura.
- Você também pode gostar de ler: As melhores estratégias para garantir boas vendas na sua rede de franquias
Tendências de consumo para 2025 que as Redes de Franquias precisam estar atentas
O ano de 2025 promete trazer mudanças significativas no comportamento de consumo e nas estratégias de mercado, guiadas principalmente por transformações sociais e pelos avanços tecnológicos.
As redes de franquias e o varejo devem estar atentos a quatro grandes tendências que se destacam como fundamentais para o setor: personalização, retail media, crescimento da classe média e o comportamento de consumo dos brasileiros que estão em constante transformação.
Confira mais sobre essas tendências que prometem moldar as estratégias e direcionar os esforços das redes de franquias e do varejo em 2025 a seguir:
1. Personalização como chave para a fidelização do cliente
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às experiências de compra. Em 2024, a personalização já deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência. Porém, em 2025, espera-se um aumento na adoção de tecnologias que permitam ofertas mais direcionadas, com o uso de big data e inteligência artificial.
Redes de franquias e varejistas que investirem em ferramentas para compreender preferências individuais e oferecer soluções sob medida tendem a se destacar, criando conexões mais profundas com seus clientes e, por consequência, terão consumidores mais fiéis.
2. Retail Media: um potencial a ser explorado
O conceito de retail media, ou mídia de varejo, se refere a utilização dos canais de varejo como plataformas publicitárias. Prática esta que tem ganhado cada vez mais força em um mundo onde dados são considerados o novo “ouro”.
Redes de franquias podem explorar essa tendência ao transformar seus pontos de contato com o cliente (físicos e digitais) em espaços para campanhas publicitárias altamente segmentadas. Além de gerar receita adicional, essa estratégia reforça o posicionamento da marca como um elo entre consumidores e fornecedores.
Retail media, já é o terceiro maior canal de publicidade digital nos EUA e é esperado que o mercado de mídia de varejo atinja US$ 7,3 bilhões até 2031.
3. Crescimento da classe média: volta do poder de compra de boa parcela da população
Com projeções econômicas que indicam uma lenta, mas consistente recuperação financeira no Brasil, o aumento do poder aquisitivo da classe média surge como um fator crítico para o varejo em 2025.
Nesse grupo incluem-se tanto aqueles que eram classificados em classes mais baixas, porém tiveram um aumento na renda/ diminuição de suas dívidas no último ano, como aqueles que já pertenciam à classe média e agora vão ter maior poder de compra ou mesmo disposição/segurança para gastar.
21% dos brasileiros acreditam que sua vida financeira deve melhorar no início de 2025
Este público busca, cada vez mais, produtos e serviços que aliam qualidade a preços acessíveis. As redes de franquias que conseguirem alinhar seus portfólios a essa expectativa, com ofertas competitivas e atendimento eficiente, poderão capturar uma parcela significativa desse grupo que está crescendo.
4. Novas demandas do comportamento de consumo
A consciência ambiental e social continuará influenciando as escolhas dos consumidores. Marcas que investem em práticas sustentáveis, responsabilidade social e inclusão já possuem e vão ter ainda mais a preferência do público.
Além disso, a conveniência segue como um fator decisivo: canais omnichannel bem estruturados e integrados, com entrega rápida e experiências integradas entre o físico e o digital são cruciais para atender a essas demandas.
Para se destacar em 2025, é essencial que as redes de franquias e varejistas antecipem essas tendências e ajustem suas estratégias para oferecer experiências inovadoras e alinhadas às expectativas do consumidor moderno.
Outra maneira de se preparar para as tendências de 2025 é aprendendo com o que marcou o ano de 2024. Isso você pode conferir neste artigo:
A tecnologia segue sendo a grande aliada da franqueadora em 2025
Em 2025 reserva grandes expectativas e oportunidades para o varejo e o franchising, principalmente por conta dos eventos e as tendências previstas para o ano. Nesse cenário, a tecnologia se consolida como uma aliada indispensável para redes de franquias que desejam se destacar e aproveitar ao máximo as oportunidades.
Contar com ferramentas certas próprias para o sistema de franquias, desenvolvidas por quem entende de franchising e que com experiência comprovada no suporte a grandes marcas, pode ser o diferencial que sua rede precisa para transformar a gestão das suas operações.
Além de mais adequado para o franchising, um software de gestão da franqueadora conta com inúmeras vantagens, podendo ser utilizado de acordo com as permissões por perfil, hierarquia e interesse dos usuários, independentemente do tamanho da rede e quantidade de usuários, para os diversos segmentos.
Entre as soluções que podem ser adotadas nos diversos setores do sistema de franquias, destacamos a seguir algumas que irão beneficiar a gestão da franqueadora com a aplicação nas diversas áreas para o dia a dia da rede e para ajudar a impulsionar os resultados dos franqueados, com todo o suporte necessário:
– Comunicação e Relacionamento: Portal do franqueado com a identidade própria da marca e CAF (Central de Atendimento ao Franqueado) para informar, distribuir conteúdos, comunicar suas estratégias, gerenciar solicitações, e tudo o que precisar para atender as demandas dos franqueados com agilidade e controle das ações.
– Marketing: Materiais de campanhas e customização de conteúdo para as demandas da rede, permitindo o gerenciamento do trabalho da equipe interna ou terceirizada, reduzindo o tempo de resposta para as demandas da rede e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades.
– Operações e Padronização: Para assegurar que os padrões da rede estão em conformidade com o que é estabelecido pela franqueadora, os treinamentos na modalidade EAD das equipes e a aplicação de checklists estruturados, garantem a padronização e a atualização constante dos franqueados.
– Suprimentos: Gestão de produtos e fornecedores para as unidades da rede e canais de vendas da marca, como e-commerce e multimarca, com sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial, reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único com as regras de negócio da marca.
– Expansão: Funcionalidades que auxiliam no planejamento e monitoramento da expansão da rede, permitindo análises estratégicas de mercado e localização, além da seleção dos melhores candidatos a franqueado e acompanhamento da abertura de novas unidades.
Em um mercado competitivo, investir em tecnologia é mais do que uma vantagem: é uma necessidade para o sucesso sustentável. Em 2025, as redes que adotarem o uso das melhores soluções e das mais eficientes, estarão à frente na conquista de resultados extraordinários.
- Veja mais sobre as soluções para a sua rede de franquias em: Um software, múltiplas soluções para a gestão da sua rede de franquias
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Estar preparado para as tendências e desafios de 2025 exige muito mais do que acompanhar os principais eventos do setor e saber em primeira mão quais são as novidades, requer tomar decisões estratégicas e implementar soluções que realmente façam a diferença no dia a dia da franqueadora e dos franqueados.
Neste artigo, apresentamos feiras e eventos importantes do franchising e da Moda. Mas o que de fato vai fazer com que a sua marca se destaque em 2025 é a união entre o conhecimento que você vai adquirir nesses eventos e o apoio de quem entende de franchising e tem experiência para te ajudar a colocar todas as suas estratégias em prática, superando desafios em todos os seus momentos e necessidades.
Quer saber como isso funciona na prática? Com uma avançada plataforma avançada em módulos especificamente para redes de franquias, é possível gerenciar diversos processos de forma integrada e eficiente. Confira cinco exemplos de soluções que destacamos a seguir:
1. Portal do Franqueado como canal de comunicação próprio da rede: centralizar todos os recursos que a franqueadora oferece em um único portal, para manter o acesso aos manuais operacionais, registrar as demandas de atendimento dos chamados, distribuir e customizar conteúdos de marketing, entre outros.
2. Checklists e Auditorias para as lojas em complemento à consultoria de campo: manter os padrões da rede e validar os processos na operação ou a distância com dispositivos móveis feito por um responsável designado, podendo ainda ser acompanhado em tempo real.
3. EAD para treinamentos de vendas e de produtos: garantir os padrões dos processos e de atendimento através dos treinamentos – que podem fazer a loja vender mais sem que a equipe dependa do franqueado, também podem ser feitos com conteúdo próprio da rede e aplicados de forma virtual.
4. Compras para a gestão de vendas: o sell in e sell out têm papel estratégico no varejo, por isso, planejar o mix para garantir o giro e a reposição do estoque para suprir as demandas, reflete nos resultados de toda a rede.
5. Performance e desempenho das unidades: alinhar as expectativas entre a franqueadora e os seus franqueados, estabelecer parâmetros de análise, acompanhar as suas operações, monitorar e saber como aproveitar as informações coletadas para a tomada de decisão.
O futuro da sua rede começa agora!
Com a tecnologia como aliada, sua rede de franquias pode ir além e ser mais eficiente, otimizando processos e alcançando melhores resultados.
Faça como as grandes franqueadoras que confiaram e escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes. Entre em contato e comece a gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede ao longo de todo o ano, aproveitando cada oportunidade de crescimento.
Acompanhe também o nosso blog e redes sociais, onde você poderá encontrar mais conteúdos relacionados às novidades e tendências do sistema de franquias.
Agora que terminou sua leitura, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Como resolver os desafios de gestão da sua rede de franquias e ir além do seu dia a dia
- É hora de vender mais e melhor: otimizando o abastecimento dos canais de vendas da sua marca
- Diferencial em uma rede de franquias: atender as demandas e superar expectativas de maneira única
Como esta é a nossa última publicação do ano, gostaríamos de agradecer por ter acompanhado o nosso blog ao longo de 2024. Esperamos que tenha aproveitado nossos conteúdos e que eles tenham sido úteis para a sua rede.
Em 2025, seguiremos trazendo muitos conteúdos sobre o universo do varejo e franchising!
Desejamos a todos um próspero Ano Novo!