Dia do Cliente: todo dia é dia de valorizar o cliente na sua rede de franquias

É celebrado anualmente, no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente – uma data criada em 2003 pelo empresário e especialista em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego, com o propósito de valorizar o consumidor, aproximar empresas de seus clientes e fortalecer a fidelização.

Ao longo dos anos, o calendário varejista brasileiro incorporou a ocasião não apenas como um gesto de homenagem e reconhecimento, mas também como uma oportunidade estratégica para o varejo e para o franchising se aproximarem ainda mais de seus clientes e conseguirem impulsionar as vendas em um mês que, tradicionalmente é mais parado em termos de movimento nas lojas.

Foi justamente com esse intuito que, em 2019, o evento ganhou um reforço importante com a criação da Semana Brasil — uma iniciativa do Governo Federal, com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) – buscando estimular ainda mais o consumo em setembro, aumentando o período de oportunidades para descontos, ações promocionais, vendas, entre outros.

A combinação dessas duas frentes transformou o momento em uma verdadeira “prévia” da Black Friday

Os números reforçam essa relevância. Em edições anteriores, conforme dados da Nubimetrics – plataforma de inteligência de vendas e IA certificada platinum pelo Mercado Livre – diversas categorias tiveram alta na demanda e nas vendas.

Por exemplo, a categoria de Ar e Ventilação teve uma alta de quase 70% em suas vendas durante a data, com destaque para os ares-condicionados que lideraram as vendas e registraram um comportamento semelhante ao observado em novembro.

Claro, que nesse caso, muito disso deve-se ao inverno que teve temperaturas acima da média em praticamente todo o país no ano passado. Relembre aqui: Esfriou e agora? É hora de aquecer as vendas da sua rede de franquias

No entanto, isso deixa claro a força que o mês de setembro ganhou para quem souber aproveitar as oportunidades para atrair um público maior, aumentar a visibilidade de suas marcas e, sobretudo, ampliar as chances de conversão.

Mais do que descontos, o Dia do Cliente representa uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes, valorizando sua experiência de compra e oferecendo conveniência, personalização e confiança.

É nesse ponto que a tecnologia se torna essencial: ferramentas de gestão, análise de dados e integração entre canais garantem que a franqueadora e suas unidades estejam preparadas para criar campanhas consistentes, eficientes e alinhadas às novas demandas do consumidor.

Quer saber como aproveitar as oportunidades para vender mais na sua rede de franquias?

Ao longo deste artigo, você vai conferir as principais tendências de vendas e comportamento de consumo, os produtos e categorias mais buscados, além da importância da loja física e dos diferenciais das redes de franquias para aproveitar ao máximo a data. Também vamos mostrar como as ferramentas certas podem apoiar sua rede a transformar o Dia do Cliente em uma data de grandes resultados.

Confira os tópicos do texto:

  • Principais tendências que moldam o comportamento de compra do cliente em 2025
  • As principais categorias e os produtos mais buscados do Dia do Cliente 2025
  • Como as redes de franquias podem potencializar a experiência do cliente nas lojas físicas
  • As melhores soluções para aprimorar a experiência de compra e fortalecer o relacionamento entre sua marca e o seu cliente

Boa leitura!

Principais tendências que moldam o comportamento de compra do cliente em 2025

Entender o que motiva os consumidores, seus interesses e preocupações é essencial para que as lojas se preparem e consigam se antecipar às demandas e criar experiências mais relevantes.

A cada ano, o Dia do Cliente se fortalece como um momento estratégico não apenas de vendas, mas também de fidelização — oportunidade de construir vínculos mais duradouros entre marcas e clientes.

65% dos consumidores afirmam que pretendem realizar compras durante a data.

São muitos os fatores que podem influenciar o cliente durante as compras. Então, para encantar o seu cliente e fidelizá-lo, é importante dar atenção às tendências e comportamentos de compra do consumidor. Pensando nisso, separamos alguns insights que têm guiado as vendas durante todo o ano e que seguem sendo muito relevantes para os clientes:

– O que influencia a decisão de compra e a fidelidade à marca

Segundo a pesquisa* da Mission Brasil, os fatores determinantes para a escolha do consumidor no momento de adquirir um produto ou serviço são:

– Atendimento ao cliente (36%)

– Qualidade do produto (28%)

– Experiência de compra positiva (12%)

– Promoções exclusivas (11%)

*A rapidez na entrega é fundamental para 83% dos respondentes

– Preferência por descontos

64% afirmaram que desejam pagar à vista e 73% manifestaram preferência por descontos ao invés de receberem algum valor ou porcentagem em cashback.

– Qual é o canal de compras preferido?

A preferência se divide quase igualmente entre canais: 50,5% planejam comprar online, enquanto 49,5% optam pelas lojas físicas. Esse equilíbrio reforça a importância da estratégia omnichannel, que integra diferentes pontos de contato para garantir conveniência e consistência na jornada de compra.

Mais do que preços baixos, o consumidor espera experiências positivas. Por isso, separamos mais algumas tendências para as marcas estarem atentas e conseguirem conquistar o cliente.

– Conhecer bem o seu cliente:

A personalização tornou-se essencial para as marcas, colocando preferências e hábitos do consumidor no centro da sua relação com as marcas. Um levantamento* da McKinsey mostrou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem.

Esse dado reforça que investir em jornada de compra e personalização deixou de ser diferencial e se tornou exigência. E para isso, é necessário saber quem é cada um dos seus clientes.

*73% deles voltam a comprar de marcas que apostam na personalização do atendimento.

– Experiência de compra que supere as expectativas

O CX Trends 2025 apontou que 62% dos consumidores brasileiros já desistiram de uma compra após uma experiência negativa.

Por isso, oferecer uma jornada de compra mais atrativa, sem atritos e que se molde aos hábitos do cliente é mais um diferencial para conseguir conquistá-lo.

– Oferecer estímulos para a compra:

Programas de benefícios também ganham força como estratégia para fidelização. Iniciativas que oferecem vantagens, como clubes de compras privados, recompensas exclusivas e promoções combinadas com descontos diretos, estimulam novas aquisições e aumentam a percepção de valor da marca.

– Retail Media

Como já trouxemos no início do ano, o retail media é uma das principais tendências do varejo para 2025. Na verdade, já está se tornando realidade, tanto que este é o terceiro maior canal de publicidade digital nos EUA e é esperado que o mercado de mídia de varejo atinja US$ 7,3 bilhões até 2031.

Para as redes de franquias, esta prática pode se transformar em um diferencial competitivo, permitindo que marcas alcancem consumidores em momentos decisivos da jornada de compra.

Esses dados mostram que o consumidor está cada vez mais criterioso na hora de comprar: busca qualidade, conveniência, atendimento e personalização.

Para as redes de franquias, o desafio é unir promoções atrativas a uma experiência memorável, usando tecnologia e dados como aliados para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

As principais categorias e os produtos mais buscados do Dia do Cliente 2025

Entender o que os consumidores mais desejam durante o Dia do Cliente é fundamental para que a sua rede de franquias consiga montar ofertas que realmente atendam as demandas dos clientes e que consigam gerar bons resultados para as lojas.

Mais do que simplesmente oferecer descontos, é preciso conhecer as categorias de maior apelo, identificar tendências de comportamento e estruturar estratégias de comunicação que realmente convertam.

Para entender o que será mais buscado em 2025, podemos observar as categorias que mais venderam nos anos anteriores:

Em 2023, durante a Semana do Cliente, segundo dados da Nuvemshop, os segmentos de maior faturamento foram:

Moda – R$ 26 milhões

– Saúde & Beleza – R$ 6,5 milhões

– Acessórios – R$ 5 milhões

Casa & Jardim – crescendo 52% em relação ao ano anterior

Já em 2024, de acordo com um estudo da Mission Brasil, realizado com 347 brasileiros, os produtos mais procurados para a data em 2024 foram de:

– Eletrônicos (45%)

– Roupas e acessórios (30%)

– Beleza e cosméticos (11,5%)

– Alimentos e bebidas (4,5%)

– Serviços como academia e salão de beleza (2,7%)

O Dia do Cliente movimenta tanto categorias de consumo rápido quanto itens de maior valor agregado

Para 2025, é esperado que essas categorias se mantenham no topo da intenção de compra. Além dessas, com base nas buscas recentes na internet, também vale o destaque para:

– Moda fitness: marcas do segmento tiverem alto número de pesquisas, mostrando que o consumidor busca não só produtos, mas também marcas de confiança.

Bebidas: cervejas em packs lideraram a categoria, mostrando que a compra para reabastecimento segue em alta.

– Doces e chocolates: pacotes de bombons subiram mais de 1.200 posições no ranking de buscas, comprovando que mercearia é uma aposta certeira.

– Eletrodomésticos: em 2025, os pequenos eletrodomésticos se destacam pela variedade de preços e apelo em diferentes perfis de público.

Esses dados deixam claro que o Dia do Cliente não é restrito a uma única categoria: ele movimenta desde produtos de consumo rápido até itens duráveis de maior valor, abrindo espaço para estratégias diversificadas, sendo uma oportunidade para todos!

Para o consumidor, qualidade é o principal fator de decisão, acima até do preço

Outro ponto importante é que, além dos produtos que o cliente já está “de olho”, pesquisando previamente, ele também está suscetível a aproveitar chances de compra que considerar vantajosas. Também segundo a Mission Brasil, 53% dos consumidores priorizam a qualidade do produto, seguida por preço (29%), promoções e descontos (7,5%) e boas avaliações online (5,7%).

Ou seja, além de oferecer variedade, é essencial destacar diferenciais de confiança e valor agregado. E as lojas físicas da sua rede de franquias têm papel fundamental nisso, desde atrair e encantar o cliente, até gerar impulsos de compra.

Como as redes de franquias podem potencializar a experiência do cliente nas lojas físicas

No cenário atual, onde o comércio eletrônico cresce a cada ano, as lojas físicas seguem tendo uma relevância significativa para o varejo. Como já apresentamos, há um grande equilíbrio entre a quantidade de pessoas que preferem comprar online e presencialmente.

Essa decisão varia conforme o tipo de produto, para quem ele é destinado e até mesmo às questões pessoais de cada um, como por exemplo sua disponibilidade de tempo, disposição e urgência para ter o produto.

Por que as lojas físicas continuam sendo tão importantes para o varejo?

Por mais que os consumidores busquem por mais comodidade e simplicidade, que é o que o online oferece, se mantém como o canal preferido de muitas pessoas. Isso porque o espaço físico vai muito além da transação comercial — ele cumpre um papel estratégico de construção de confiança, engajamento e experiência, de um modo único, que não pode ser alcançado de outra maneira.

O que pode ser explicado pelos diversos diferenciais que o ambiente físico possui, tais como:

Contato direto com o produto: 57% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas por poder ver e sentir os itens antes da decisão final.

Interação humana: o atendimento personalizado permite entender melhor as necessidades de cada cliente. No caso de compras de alto valor, esse fator ganha ainda mais peso — 68% dos consumidores preferem lojas físicas pelo atendimento especializado.

– Conexão emocional com a marca: ambientes agradáveis, atendimento atencioso e serviços diferenciados fortalecem o vínculo com o consumidor.

– Experiências exclusivas: demonstrações de produtos, eventos e a possibilidade de experimentar antes da compra tornam a jornada mais atrativa.

– Personalização em tempo real: apenas no contato humano é possível adaptar a experiência de forma imediata, como sugerir soluções sob medida ou oferecer condições especiais no momento da compra.

Esses pontos revelam que, apesar do avanço digital, a loja física continua sendo insubstituível em determinados aspectos da experiência do cliente.

As lojas das redes de franquias oferecem ainda mais diferenciais ao cliente: padronização e confiança.

No franchising, as lojas das redes de franquias possuem vantagens adicionais que fortalecem ainda mais o impacto do ponto de venda físico:

– Padronização da experiência: o consumidor encontra consistência no atendimento e no portfólio de produtos em qualquer unidade da rede.

– Força da marca: a presença consolidada transmite confiança, fator essencial em datas comemorativas.

– Treinamento contínuo: franqueados e equipes recebem suporte para oferecer atendimento qualificado e experiências memoráveis.

– Abrangência geográfica: com presença em diferentes regiões, as franquias conseguem atender um público amplo e reforçar a proximidade da marca.

Esses diferenciais tornam as franquias especialmente competitivas em datas como o Dia do Cliente, em que a combinação entre promoções, confiança e experiência pode ser decisiva para converter e fidelizar o consumidor.

As melhores soluções para aprimorar a experiência de compra e fortalecer o relacionamento entre sua marca e o seu cliente

Para atender às necessidades e novas demandas de um consumidor que está cada vez mais exigente e sensível a atritos com as marcas, a tecnologia apresenta-se, novamente, como a grande aliada da franqueadora para gerar boas experiências de compra e ajudar as lojas a venderem mais.

Um dos melhores momentos para encantar os clientes é durante as visitas às lojas da sua marca. Isso porque, como já mostramos, o ambiente físico apresenta oportunidades únicas para conhecer seu cliente, entregar mais valor, criar experiências que gerem conexão emocional e ir além do que ele esperava.

Nesse sentido, um suporte operacional adequado e com as ferramentas certas para gestão do franchising, se apresenta como uma importante solução para atender às mudanças de comportamento de consumo, principais exigências e necessidades do cliente e seguir mantendo a sua marca relevante para ele.

Entre as melhores soluções para as redes de franquias se conectarem com os clientes, destacamos essas quatro ferramentas essenciais para o processo de melhorar as vendas e os resultados da sua marca:

I. Portal do Franqueado 

Um dos maiores desafios das redes de franquias é manter o alinhamento estratégico em todas as unidades. Ferramentas como o Portal do Franqueado possibilitam essa integração ao reunir, em um único ambiente, manuais, campanhas, relatórios de vendas, materiais de campanhas de marketing e até mesmo canais de interação direta entre franqueadora e franqueados.

Dessa forma, cada loja atua de acordo com as diretrizes da marca, garantindo que o cliente tenha a mesma experiência, em qualquer ponto de contato que ele preferir.

II. EAD para treinamento contínuo e capacitação das equipes

O atendimento é um dos principais fatores de fidelização. Para garantir que cada loja esteja preparada para oferecer uma experiência positiva, uma plataforma de treinamentos a distância com a identidade visual da marca possibilita maior engajamento e motivação para a capacitação constante com conteúdos atualizados para toda a rede, independentemente da localização da unidade.

36% dos clientes consideram o atendimento fundamental para realizar ou não a compra.

Esse formato além de reduzir custos, torna o processo de aprendizado mais ágil e contínuo, como também possibilita a avaliação tanto dos integrantes, quanto  dos conteúdos, pelo fato de poder ser customizado de acordo com as necessidades e perfil dos usuários, além de dar maior controle à franqueadora com o monitoramento do progresso e desempenho dos participantes.

III. Checklists para monitoramento em tempo real das operações

Manter o padrão em todas as unidades da rede exige acompanhamento constante. Para isso, ferramentas que auxiliam e complementam a consultoria de campo, como os checklists, permitem que os próprios franqueados ou responsáveis nas lojas monitorem a execução das operações em tempo real.

Desde a organização do espaço até a aplicação dos projetos de VM nas lojas, esse acompanhamento ajuda a identificar falhas rapidamente e corrigi-las antes que impactem a experiência do consumidor.

IV. Gestão de vendas para integração de canais físicos e digitais

O cliente atual transita entre o online e o offline com naturalidade. Por isso, a franqueadora precisa oferecer soluções que conectam esses dois mundos, garantindo que o cliente encontre o produto da marca que ele procura de maneira mais fluida.

Sistemas que integram as vendas da marca no e-commerce ou no ponto de venda físico permitem, por exemplo, o abastecimento com base no histórico de consumo dos clientes por tipo de canal de venda, na busca por determinados tipos de produtos por localidade, perfil do público consumidor, sazonalidade, tendências regionais, entre outras demandas relevantes para a gestão de vendas da rede como um todo.

A união de canais físicos e digitais contribui para uma experiência de compra mais eficiente e personalizada para o cliente

Mais do que ferramentas de gestão, essas soluções têm impacto direto no relacionamento com o consumidor. A comunicação eficiente com a rede, equipes bem treinadas, processos padronizados e uma gestão de vendas inteligente, garantem que cada detalhe da operação se traduza em uma experiência de compra mais ágil, personalizada e positiva.

A tecnologia oferece mais eficiência para a rede de franquias e mais encantamento para o cliente

Como vimos ao longo deste artigo, setembro deixou de ser considerado um mês “morno” para o varejo. Hoje, impulsionado por datas como o Dia do Cliente e, mais recentemente, pela Semana do Brasil, o período se transformou em uma oportunidade estratégica para as redes de franquias aumentarem o faturamento, fortalecerem sua presença no mercado e aprofundarem o relacionamento com os clientes.

Porém, as oportunidades também trazem novos desafios: clientes mais exigentes, maior concorrência, padronização mais rigorosa, além da busca por experiências que realmente façam diferença e fiquem marcadas.

Nesse contexto, apostar na tecnologia e em soluções próprias para o franchising é uma grande vantagem para que a franqueadora consiga apoiar seus franqueados, integrar canais e garantir uma experiência de compra memorável em cada unidade da rede e ponto de contato com a marca.

Para atender a essas demandas, soluções especializadas permitem ir além do básico e garantem mais controle, eficiência, personalização e impacto direto para o cliente final. Elas ajudam a centralizar a gestão, acompanhar a execução e fortalecer a presença da marca.

Confira 7 aplicações práticas que mostram como as ferramentas certas podem apoiar sua rede no dia a dia da gestão da franqueadora, em todos os seus momentos e necessidades:

1. Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para motivar e aumentar o engajamento de toda a rede.

2. Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados, em complemento à consultoria de campo.

3. Operações: treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização com conteúdos de diversos formatos de maneira ágil e contínua.

4. Excelência: avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes pelo desempenho em toda a rede.

5. Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e fornecedores para todos os canais de vendas da marca, como lojas da rede ou multimarcas e e-commerce.

6. Performance: monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI) em tempo real.

7. Marketing: produzir materiais customizados de campanhas automaticamente para todas as unidades e reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

A soma dessas soluções torna a rede mais produtiva, organizada e preparada para encantar o consumidor, já que cada detalhe da operação — do treinamento ao atendimento, da comunicação à execução — contribui para criar experiências positivas e memoráveis.

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Até a próxima!