As estações mais frias do ano costumam exigir uma atenção redobrada dos varejistas — especialmente daqueles que atuam com produtos sazonais, como é o caso da Moda e Acessórios e até do setor de Alimentação.
As temperaturas mais baixas alteram os comportamentos de consumo, a circulação de pessoas nas ruas e nos pontos de venda, pois as pessoas costumam buscar por mais conforto, aquecimento e proteção – o que por consequência, tem um impacto significativo nas estratégias de vendas do varejo.
A chegada do inverno representa não apenas uma mudança de clima, como também uma mudança no cenário de mercado.
Produtos e categorias que antes tinham menos visibilidade passam a ganhar destaque, ao passo que outras “perdem valor” temporariamente. Por este motivo, setores que possuem demanda constante, como moda, alimentação e serviços enfrentam o desafio de alinhar oferta e demanda diante de um novo ritmo de consumo.
Segundo relatório de estatísticas do Bureau of Labor, em 2018 o varejo perdeu cerca de US$ 1 bilhão em receita, devido a intempéries.
Além disso, a sazonalidade do frio pode afetar desde os estoques e a gestão logística até as campanhas de marketing e a jornada do consumidor, exigindo um olhar estratégico e ágil por parte dos lojistas.
Mas, diante de um cenário desafiador, também há oportunidades para atrair clientes e impulsionar as vendas, especialmente em setores que atendem às necessidades sazonais. O segredo está em entender como as baixas temperaturas impactam o varejo e como se adaptar a essa realidade.
No franchising, com ações bem planejadas, uso inteligente da tecnologia e estratégias de relacionamento, é possível aquecer as vendas, fortalecer a presença da marca e se destacar no mercado, mesmo durante os meses mais gelados do ano.
Afinal, estar preparado para o inverno pode ser o diferencial competitivo que sua marca precisa para manter o desempenho — ou até superá-lo — mesmo nos períodos de menor aquecimento do mercado.
Para te ajudar, neste artigo, vamos analisar como as baixas temperaturas afetam o varejo, apresentar caminhos para transformar obstáculos em oportunidades e explorar soluções especializadas que podem fazer a diferença na sua rede de franquias.
Acompanhe os tópicos que vamos abordar:
- O impacto das baixas temperaturas nas vendas do varejo
- Como transformar os desafios do inverno em oportunidades de vendas para a sua rede de franquias
- Como a tecnologia pode conectar lojas e consumidores
Boa leitura!
O impacto das baixas temperaturas nas vendas do varejo
A época das baixas temperaturas no ano pode ter um impacto significativo no varejo, influenciando desde o comportamento do consumidor até as estratégias de vendas. Além do frio desestimular a ida às lojas físicas, ele também cria oportunidades para atrair clientes e impulsionar as vendas, especialmente em setores que atendem às necessidades sazonais.
Durante períodos de frio intenso, muitos consumidores preferem ficar em casa, o que pode impactar negativamente o movimento em lojas físicas. A queda nas temperaturas tende a reduzir o fluxo nas ruas, afetando diretamente pontos de venda que dependem do contato presencial com o cliente.
Para as redes de franquias, isso pode gerar desequilíbrio entre o desempenho das unidades, especialmente quando estão distribuídas em regiões com diferentes intensidades de temperatura. Afinal, o inverno no Sul, Sudeste e em algumas áreas do Centro-Oeste costumam ser bem mais rigorosos do que em boa parte do Norte e Nordeste.
O frio altera a lógica de consumo
Enquanto a primavera e o verão impulsionam setores como moda praia, lazer e alimentos leves, o outono e o inverno geram uma mudança nas preferências e necessidades dos consumidores, com foco maior em itens de conforto, aquecimento e funcionalidade.
Produtos como roupas de inverno, aquecedores, edredons e alimentos quentes têm maior demanda nessa época, favorecendo determinados setores, como moda, alimentação e itens domésticos. Nesse contexto, marcas que conseguem alinhar seu mix de produtos à estação saem na frente.
No segmento de moda, por exemplo, a agilidade para atualizar vitrines, promover campanhas direcionadas e uma gestão de vendas com inteligência faz toda a diferença para atrair o consumidor – que, como já comentamos em outro artigo, essa preparação começa bem antes do inverno!
Além dos aspectos de compra e visita às lojas, o clima também influencia o canal escolhido pelo consumidor. Em dias mais frios, cresce o uso dos canais digitais, com mais buscas e compras feitas em casa.
Isso exige que as redes de franquias estejam preparadas para oferecer uma experiência de compra completa, desde a atração no ambiente online, com personalização de ofertas, até uma jornada fluida, sem atritos, com excelência no atendimento e disponibilidade do que o consumidor procura.
Por isso, mais do que identificar o impacto do inverno sobre as vendas, é fundamental antecipar esses movimentos e preparar a rede como um todo para o período. Desde o abastecimento de produtos mais procurados até o planejamento de campanhas específicas e o fortalecimento dos canais digitais como alternativa ou complemento às lojas físicas, sem negligenciar o atendimento em todos os meios de contato do cliente com a marca.
Siga conosco para conferir como sua rede pode aproveitar a chegada do frio para vender mais!
- Você também vai gostar de ler: As surpresas de cada estação do ano: Como as mudanças climáticas influenciam as vendas do varejo no outono-inverno
Como transformar os desafios do inverno em oportunidades de vendas para a sua rede de franquias
O frio pode ser considerado um desafio para o varejo em algumas regiões do país, pois, como já comentamos, ele traz mudanças no comportamento do consumidor, exigindo que marcas e redes de franquias se adaptem rapidamente para manter sua relevância — e, acima de tudo, continuar entregando valor ao cliente.
Tarefa que fica ainda mais complexa quando falamos de marcas que atuam em várias regiões do Brasil e precisam manter a padronização nas operações sem perder a capacidade de adaptação local. Isso porque, além das variações culturais, há ainda as variações climáticas. Enquanto em algumas localidades o frio é intenso e prolongado, em outras ele chega de forma pontual.
A boa notícia é que com criatividade e planejamento, é possível transformar esse cenário em uma oportunidade estratégica de vendas!
Ao entender os desafios impostos pela estação, é possível estruturar ações que estimulem o consumo, criem conexão com o público e aumentem a frequência nas lojas — seja física ou online.
Nesse cenário, 3 estratégias que mais se destacam para aquecer as vendas são:
1. Promoções sazonais que geram senso de urgência
Uma das formas mais eficazes de atrair consumidores em períodos mais frios é criar campanhas temáticas e promoções exclusivas. Campanhas com chamadas como “edição limitada” ou “oportunidades únicas/imperdíveis/exclusivas” ajudam a despertar o senso de urgência e estimulam o desejo de compra.
Para o setor de moda, por exemplo, promoções de conjuntos de inverno, casacos ou acessórios térmicos podem impulsionar vendas e ainda gerar giro de estoque.
Campanhas sazonais são capazes de gerar demanda para todos os produtos
Além disso, é possível oferecer combos e pacotes promocionais para itens sazonais para estimular a compra de mais de um produto. Um exemplo simples seria oferecer, no segmento de vestuário, um combo com descontos progressivos, aumentando conforme o cliente leva mais peças, ou ter um desconto em outro produto, como em meias.
Para isso, é fundamental se comunicar com toda a rede de maneira estratégica.
2. Ambientes acolhedores que convidam a entrar
Outro diferencial importante é a experiência dentro da loja física. Ambientes com decoração aconchegante e sensorial, que transmitam conforto e acolhimento, podem tornar as visitas mais agradáveis, aumentando o tempo de permanência do cliente na loja.
Mais do que vender, a loja precisa oferecer uma experiência que o cliente queira repetir
Isso pode ser uma forma de incentivar a compra por impulso, e criar uma conexão emocional com a marca, tão importante quanto atrair o cliente para a loja, mantê-lo e fazer ele voltar é um desafio.
Portanto, é preciso encarar o fluxo das lojas da rede superando as expectativas.
3. Personalização da oferta para fidelizar o cliente
Para ir além do básico, o investimento em estratégias de personalização e fidelização pode ser decisivo.
Oferecer recompensas ou descontos exclusivos para clientes que comprarem durante toda a estação de inverno é uma forma eficiente de manter a recorrência. Programas de pontos, descontos progressivos e brindes com a identidade da marca são caminhos possíveis.
Mas nada supera uma experiência de compra incomparável.
Essas ações demonstram que o cuidado com a experiência do cliente e o foco no relacionamento da rede com o consumidor, tende a se refletir em maior engajamento e acomodação, o que nos dias frios, pode se transformar em vendas.
Cabe às redes adaptarem suas estratégias às particularidades de seus produtos e clientes, para que possam transformar esse momento desafiador em oportunidades que geram excelentes resultados.
Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada das franqueadoras. Confira como a seguir.
Como a tecnologia pode conectar lojas e consumidores
Em um cenário onde o comportamento do consumidor muda com as estações, a tecnologia se torna um dos principais recursos para manter as lojas conectadas com as necessidades reais do consumidor — independentemente da temperatura lá fora.
Durante o inverno, essa conexão se torna ainda mais essencial. Com o fluxo reduzido nas lojas físicas em algumas regiões, por exemplo, o varejo precisa ampliar seus canais de contato com o consumidor e garantir que, mesmo em casa ou com menos visitas, ele tenha acesso fácil aos produtos e serviços que deseja e compre na mesma quantidade que compraria em qualquer outro momento.
Apesar de as baixas temperaturas representarem alguns desafios a mais, para as redes de franquias, isso significa oportunidades valiosas para fortalecer a marca, fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Nesse sentido, a experiência do cliente e a padronização das lojas seguem sendo fundamentais, pensando em relacionamentos de longo prazo.
Com as ferramentas certas, sua marca pode ir além da sazonalidade e aproveitar todo o potencial que o inverno tem a oferecer
Por este motivo, é um grande diferencial para a sua marca ter à disposição as ferramentas certas para impulsionar os resultados e se conectar, tanto o cliente que está tendo o primeiro contato com você, quanto aquele que já te conhece a mais tempo e está acostumado a receber um padrão de serviço e atendimento de nível elevado.
Entre as possibilidades que a tecnologia pode oferecer para o relacionamento entre rede de franquia e cliente, destacamos:
I. Experiência omnichannel: integrar lojas físicas e online para oferecer uma experiência unificada, permitindo, por exemplo, que os clientes comprem online e retirem na loja, ou iniciem o atendimento no digital e concluam presencialmente.
II. Ambiente acolhedor: utilizar vitrines atrativas, iluminação adequada, sinalização clara e atendimento personalizado para criar um ambiente mais convidativo para compras, mesmo nos dias mais frios.
III. Suporte interno: para receber respostas mais rápidas sobre os estoques e vendas, insights personalizados sobre metas e para comunicar em tempo real as estratégias da rede.
IV. Integração de dados: gerar relatórios gerenciais para análise que ajudam a prever demandas e garantir a boa experiência de compra do cliente na loja.
Conectar consumidores e lojas por meio da tecnologia é garantir uma experiência relevante, confortável e eficiente — seja qual for a estação.
Ao aproveitar o que a tecnologia oferece, é possível responder rapidamente às mudanças de demanda e ainda criar um ciclo contínuo de melhorias nas operações, pois quanto mais dados são coletados e analisados, mais eficazes se tornam as estratégias da rede.
Para o setor de moda, por exemplo, isso pode significar conseguir antecipar a demanda por peças específicas, ajustar o estoque local e oferecer uma jornada personalizada — mesmo que o consumidor tenha começado a busca pelo celular e concluído a compra na loja física.
E tudo isso você consegue pôr em prática com o uso das ferramentas certas— aquelas que foram pensadas para cada momento e necessidade do franchising, ajudando a franqueadora a acompanhar a dinâmica do mercado durante o ano todo.
- Saiba mais em: Franchising além da excelência: como a tecnologia impulsiona os objetivos estratégicos da sua rede de franquias?
É a partir da tecnologia que as redes conseguem transformar desafios em oportunidades, mesmo nos períodos de menor fluxo nas lojas físicas
A temporada de temperaturas mais baixas pode até trazer desafios para o varejo, mas também representa um momento estratégico para as redes de franquias se destacarem com organização, criatividade e inteligência operacional — especialmente em setores como Moda, onde a transição entre coleções exige ainda mais agilidade e consistência.
Mais do que ajustar vitrines ou abastecer estoques com os produtos que vão ter maior demanda, esse período exige planejamento detalhado, leitura constante do consumidor e capacidade de adaptação às variações climáticas e regionais. E, para fazer tudo isso com excelência e consistência em todos os pontos de venda, a tecnologia é indispensável.
Apoiar os franqueados no dia a dia e dar agilidade à operação da franqueadora são dois pilares fundamentais para o sucesso em tempos de maior sazonalidade. Quando há integração entre áreas-chave da rede, é possível tomar decisões mais rápidas, com maior previsibilidade e eficiência — o que impacta diretamente a experiência do cliente.
Um software de gestão completo, flexível e personalizado permite antecipar demandas, melhorar o atendimento, manter os padrões de operação e, ainda, fortalecer a identidade da marca em cada unidade.
Veja alguns exemplos práticos de soluções para lojas que a sua rede pode contar com em uma única plataforma desenvolvida para o franchising:
1- Gestão de vendas para abastecer as lojas da rede, sejam elas unidades próprias ou franqueadas, multimarcas ou e-commerce.
2- Checklists estruturados paraAuditorias dos projetos de VM e para garantir os padrões operacionais nas lojas em complemento à Consultoria de Campo.
3- Automação de Marketing para customização de peças de campanhas para atender às demandas das unidades de forma ágil e personalizada.
4- Central de Atendimento para registro, controle e organização das interações com as diversas áreas da franqueadora.
5- Treinamentos na modalidade EAD para franqueados e equipes das lojas, para manter o atendimento nas lojas conforme os padrões da rede.
6- Portal de Comunicação para distribuir e manter conteúdo como manuais operacionais, informativos, comunicar as estratégias e dar acesso seguro às ferramentas de suporte e apoio da rede.
Com um software flexível de múltiplas soluções, sua rede estará preparada para transformar os desafios em oportunidades
Contar com um software com múltiplas soluções, pensado para as particularidades do franchising, é um grande diferencial. Ele permite integrar áreas, otimizar processos e impulsionar os resultados com agilidade, contribuindo para a conexão entre rede de franquias e clientes.
Somente um software com mais de 20 módulos apoia a franqueadora na gestão da rede, como na comunicação com os franqueados, treinamento das equipes de loja, monitoramento dos estoques, análise de dados, auditorias das lojas, suporte aos franqueados e muito mais.
Faça como outras grandes marcas do franchising! E conte com um universo de soluções, que tem como objetivo o sucesso do seu negócio em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho da rede e da quantidade de unidades ou de usuários.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Entre em contato para ter mais facilidade na gestão da sua rede com soluções para todas as áreas da franqueadora.
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Até a próxima!