Pequenas ações que geram grandes impactos nas vendas até o final do ano: o novo ciclo de oportunidades

O tempo passa rápido, estamos no finalzinho de setembro, já na contagem regressiva para as vendas de final de ano.

Esse momento é sempre muito aguardado pelos lojistas, afinal, concentra boa parte do faturamento do varejo em geral, sendo sinônimo de lojas cheias e mais vendas. Isso, especialmente, por conta das datas comemorativas presentes no último trimestre do ano, que oferecem oportunidades únicas de se conectar com o cliente e vender mais.

Até o final do ano, teremos ainda quatro grandes datas para as redes de franquias de todos os segmentos poderem se beneficiar e vender mais. Confira o que a sua rede pode esperar de cada uma delas:

Dia das Crianças – 12 de outubro

Essa é uma das datas mais fortes para o varejo infantil, mas seu alcance vai além: moda, eletrônicos, papelaria, alimentação e até serviços de entretenimento registram aumento na procura.

As projeções da ABComm indicam um faturamento de R$ 9.15 bilhões para o Dia das Crianças 2025, com um crescimento de 14,25% nas vendas.

Tendências para ficar de olho: Produtos licenciados, experiências em loja, ambientações temáticas e campanhas voltadas ao público familiar ajudam a aumentar o ticket médio e atrair novos consumidores.

A antecipação das ações promocionais é uma estratégia essencial, assim como o reforço de estoque e o treinamento das equipes.

Black Friday – 28 de novembro

Consolidada no calendário nacional, a Black Friday deixou de ser uma exclusividade do e-commerce para se tornar uma verdadeira operação de guerra para o varejo como um todo.

Para as vendas totais no e-commerce na semana do evento, a ABComm projeta um crescimento de 14,74% em relação a 2024, alcançando um faturamento recorde de R$ 13,34 bilhões.

Tendências para ficar de olho: Estratégias como “pré-Black Friday”, mês inteiro de promoções, descontos progressivos, venda antecipada para clientes fidelizados e integração de canais (compre online e retire na loja) devem dominar o cenário em 2025.

Para as redes de franquias, a transparência das promoções e o bom atendimento são fatores decisivos para a conversão.

Cyber Monday – 1º de dezembro

A Cyber Monday tem se consolidado como mais uma data estratégica para o varejo, sendo uma extensão da Black Friday. Em 2025, cai em 1º de dezembro e representa a última grande oportunidade de impulsionar vendas antes do Natal.

Tendências para ficar de olho: promoções relâmpago, “Cyber Week”, liquidação de estoques remanescentes, ofertas exclusivas online ou offline, “sense of urgency” com contagem regressiva e logística eficiente para garantir entregas rápidas.

Em 2023, segundo levantamento da Cielo, a data movimentou R$ 737 milhões no e-commerce brasileiro, com alta de 24,3% nas vendas online e crescimento também nas lojas físicas, que por sua vez, cresceu 8,2%.

Natal – 25 de dezembro

Principal data do varejo em volume de vendas, o Natal segue sendo um momento de alto consumo, forte apelo emocional e alta competitividade – o que exige atenção redobrada em todas as frentes: estoques, treinamentos, comunicação, ambientação das lojas e atendimento.

Dados da ABComm indicam que o Natal 2025 pode chegar a R$ 26.82 bilhões, com Crescimento de 14,95% nas vendas somente no e-commerce.

Tendências para ficar de olho: Presentes simbólicos, ofertas de última hora e experiências personalizadas seguem como apostas. Além disso, o crescimento das compras omnichannel e o uso de ferramentas de recomendação devem guiar as estratégias das marcas que buscam se destacar.

Mais do que os números que as projeções apontam, é o comportamento do consumidor que vai ditar o ritmo das vendas – e as redes de franquias precisam estar atentas a isso.

A capacidade de oferecer conveniência, experiências na loja que superem as expectativas, ambientações temáticas, ofertas personalizadas, descontos progressivos e a integração entre canais físico e digital são sempre fatores que influenciam diretamente a decisão e são diferenciais muito valorizados pelos clientes no momento de escolher o que comprar, onde comprar e com quem comprar.

A boa notícia é que está na hora de aproveitar todas as oportunidades!

Esse cenário cria um novo ciclo de oportunidades, especialmente no franchising: um período em que pequenas ações — seja na comunicação, no atendimento ou nas estratégias para a rede — podem gerar grandes impactos nas vendas e conquistar os clientes. Principalmente quando a franqueadora conta com o apoio das ferramentas certas para as suas operações.

Quer saber o que fazer para garantir as vendas da sua rede de franquias? Então continue conosco!

Neste artigo, vamos explorar como aproveitar as oportunidades de vendas com estratégias simples e eficazes, que fortalecem o relacionamento com o consumidor, potencializam resultados e, com o apoio da tecnologia, estendem os benefícios conquistados para além do fim do ano.

Acompanhe os tópicos que você vai encontrar no texto:

  • O que fazer para garantir as vendas da sua rede de franquias no final de ano
  • Como gerar bons resultado com pequenas ações e impactar toda a rede
  • Como aproveitar o novo ciclo de oportunidades e estender os seus benefícios

Boa leitura!

O que fazer para garantir as vendas da sua rede de franquias no final de ano

O período que vai de outubro a dezembro concentra as maiores oportunidades de vendas do calendário do varejo. Um bom planejamento, combinado com ações pontuais nas datas comemorativas e eventos, faz toda a diferença para sua rede de franquias se destacar da concorrência. Assim, ela consegue atrair e conquistar ainda mais os clientes da sua marca e, ao mesmo tempo, preparar as lojas para as novas demandas dos consumidores.

A preparação para as principais datas do último trimestre pode ditar o ritmo de fechamento do ano para as redes de franquias

Para vender bem no final de ano, é preciso ir além das promoções tradicionais e adotar uma abordagem estratégica, tecnológica e centrada no cliente. Com base nas tendências atuais e nas melhores práticas do varejo, os principais fatores que farão diferença a partir agora são:

1. Divulgar as ações e estratégias específicas para cada momento

Cada data do último trimestre tem suas próprias particularidades — o que funciona para o Dia das Crianças não terá o mesmo impacto na Black Friday, por exemplo. Por isso, é essencial que a franqueadora invista nas campanhas direcionadas e adote uma comunicação eficaz para alcançar todas as unidades da rede.

A comunicação eficaz fortalece a identidade da marca, enquanto a personalização para a ocasião ajuda a atrair o público certo no momento certo. 

Essa divulgação rápida e eficiente com toda a rede é o que garante o alinhamento entre franqueadora, franqueados e equipes, evitando falhas de operação no período mais movimentado do ano.

2. Analisar os dados históricos x novas tendências

Os registros de vendas de anos anteriores são a principal referência da franqueadora para orientar as ações. Porém, o comportamento do consumidor tem mudado cada vez mais rápido.

O que antes era somente um diferencial, como a integração dos canais, hoje já é algo imprescindível para muitos clientes. Assim como o que é uma só “uma tendência” hoje, será algo “obrigatório” amanhã, como o uso da Inteligência Artificial como uma aliada das vendas.

Passado, presente e futuro devem caminhar juntos no momento da tomada de decisões da franqueadora

Por isso, passado, presente e futuro, devem ser avaliados em conjunto para dar suporte para decisões mais seguras — como aumento ou redução de estoque de determinados produtos, ajustes de preços, contratação de mais vendedores, ou foco em canais específicos que apresentem melhor retorno para aquela data, como na Black Friday, que costuma ser mais focada no e-commerce, mesmo que as lojas físicas também possam aproveitar.

3. Investir na jornada de compra do consumidor sem atritos

O cliente de hoje valoriza tanto a agilidade quanto a conveniência. Isso significa garantir que a jornada de compra seja fluida, desde a ambientação da loja até a disponibilidade dos produtos que ele procura, no canal que ele prefere comprar.

Uma experiência sem atritos aumenta a taxa de conversão e amplia as chances de recompra

Ações simples, como treinamento da equipe para reduzir tempo de espera, otimização do caixa e organização da loja, fazem diferença na percepção do consumidor.

4. Reforçar a capacitação e motivar quem tem contato direto com o cliente

A atuação das equipes de loja é fundamental para converter as visitas ao ambiente físico em vendas.

Por isso, investir na capacitação é indispensável no sistema de franquias, para a transmissão do know-how da franqueadora, dos treinamentos de produto, serviço, atendimento ao cliente, organização das lojas, uso das ferramentas de suporte e apoio às operações, a outros fatores que influenciam diretamente na performance desejada e o sucesso da rede. 

Reconhecer o desempenho, criar desafios internos e manter a equipe engajada também contribui para um atendimento de qualidade e eficiente, capaz de gerar encantamento mesmo em períodos de alto movimento.

Garantir boas vendas no final do ano significa alinhar estratégia e execução em toda a rede de franquias. Comunicação eficiente, análise de dados, experiências sem atritos e equipes motivadas formam a base de um desempenho sólido e sustentável.

No próximo tópico, veremos como pequenas ações, quando bem estruturadas, podem gerar grandes impactos e transformar o resultado de toda a rede.

Como gerar bons resultado com pequenas ações e impactar toda a rede:

Nem sempre são as grandes estratégias que garantem os melhores resultados. Em muitos casos, são as pequenas ações, bem estruturadas, que são capazes de transformar a performance de toda a rede no franchising, especialmente em períodos de alto movimento, como ocorre nos últimos meses do ano. 

Quando franqueadora e franqueados atuam de forma integrada, cada ajuste gera um efeito positivo que impacta diretamente as vendas e fortalece a experiência do cliente com a marca.

E são justamente essas pequenas ações, quando aplicadas com consistência, que fazem diferença no resultado de toda a rede. Entre as mais relevantes, destacamos:

I. Comunicação eficaz para mais eficiência operacional

Uma comunicação eficaz contribui para o bom desempenho da rede como um todo. Ao alinhar campanhas, promoções e diretrizes operacionais em um único canal, oficial e própria da marca, a franqueadora reduz ruídos, evita retrabalhos e garante que todas as unidades atuem de acordo com as estratégias da marca.

Comunicação eficaz é sinônimo de eficiência operacional

II. Acompanhar o desempenho de cada unidade

A tomada de decisão precisa estar apoiada em informações confiáveis. Acompanhar o desempenho das unidades possibilita identificar oportunidades de melhoria com mais rapidez e agir de forma proativa.

Quando os dados estão centralizados, a rede ganha segurança e agilidade para tomar decisões

III. Gestão de vendas para garantir a satisfação do cliente

No ponto de venda, cada interação conta. Por este motivo, garantir que o processo de venda seja focado na satisfação do cliente faz a diferença para a decisão dele no momento da compra.

Além do atendimento, a jornada de compra também é favorecida com a disponibilidade do produto que o cliente procura, quando ele procura, e reforça a experiência de maneira positiva, por isso quanto menos atritos, mais vendas.

Uma gestão de vendas bem estruturada aumenta a satisfação e fideliza o cliente.

IV. Treinar e avaliar franqueados e equipes das lojas

As vendas da rede dependem muito de quem está em contato direto com o cliente ali, no momento da compra, entendendo suas dores e necessidades.

Por esta razão, programas de treinamento contínuo, com avaliações e reconhecimento de boas práticas são essenciais para manter equipes engajadas e preparadas para atender em momentos de maior movimento.

Investir em treinamento contínuo é investir em resultados consistentes para toda a rede.

Pequenas ações, quando bem planejadas e executadas, geram impactos positivos e duradouros em toda a operação. Da comunicação eficaz ao acompanhamento das unidades, passando pela gestão de vendas e treinamento contínuo, cada medida fortalece a rede e gera resultados imediatos.

É nesse contexto que a tecnologia se torna ainda mais relevante: um software especializado oferece múltiplas soluções para apoiar a franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, centralizando informações que potencializam os resultados. Isso você vai poder comprovar a seguir.

Como aproveitar o novo ciclo de oportunidades e estender os seus benefícios

É verdade que o final do ano concentra algumas das principais oportunidades de vendas do varejo, mas os resultados obtidos não precisam se limitar a esse período. Com o apoio das ferramentas certas, a franqueadora consegue transformar as oportunidades sazonais em benefícios que se estendem ao longo do ano todo.

É aqui que a tecnologia assume, novamente, um papel central como aliada da franqueadora, auxiliando em processos-chave, como no suporte às unidades e franqueados, para integrar as diversas áreas, alinhamento das estratégias com os franqueados para oferecer ao cliente uma experiência encantadora e padronizada em qualquer interação ou canal de venda – loja física, e-commerce, própria ou franqueada.

As ferramentas certas são um grande diferencial no relacionamento entre franqueadora e franqueados, além de fator decisivo para o sucesso da sua rede de franquias. 

Um software especializado, próprio para o sistema de franquias, por exemplo, permite maior aderência às necessidades operacionais e estratégicas da franqueadora, tais como: gestão de várias unidades, padronização operacional, suporte ao franqueado, acompanhamento de indicadores estratégicos, treinamento contínuo, integração às diversas áreas, gestão de vendas por canal, além de personalização e segurança para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede.     

Além disso, o uso de uma avançada plataforma, com um Portal de Comunicação exclusivo e com a identidade da marca, que centralize informações, distribui comunicados e informativos, mantém acesso a conteúdos relevantes, dá acesso a ferramentas de suporte, treinamento ou manutenção dos padrões, entre outros, é uma solução que ajuda a fortalecer a experiência do cliente em todos os pontos de contato da marca.

Múltiplas soluções centralizadas para os desafios do dia a dia da franqueadora ajudam no crescimento das redes de franquias de forma estruturada e sustentável.

E os benefícios não param por aí. Para entender melhor o que isso representa na operação, veja, a seguir, alguns benefícios de uma ferramenta especializada, como um Portal de Comunicação e como cada um deles contribui para estender os ganhos das estratégias da rede, não só no último trimestre, mas em todos os seus momentos e necessidades:

– Compartilhar conteúdos com franqueados, permitindo que todos tenham acesso às mesmas informações e materiais de maneira padronizada e em tempo real

– Monitorar o desempenho, com dados que permitem acompanhar individualmente o desempenho de cada unidade, franqueado ou equipe

– Fortalecer o relacionamentos, mantendo a proximidade da franqueadora com toda a rede, independentemente da localização ou quantidade de integrantes

– Garantir a eficiência operacional e estratégica da rede, reduzindo falhas e potencializando os resultados da rede como um todo

Precisando de mais tempo para o que realmente importa? Invista em tecnologia como uma estratégia de gestão da sua rede de franquias.

Contar com um software especializado com múltiplas soluções criado por quem entende de franchising na sua rede de franquias significa centralizar a gestão para garantir mais padronização, comunicação e relacionamento, performance, marketing, excelência,operações, suprimentos e expansão com você no controle.

Investir em tecnologia, portanto, vai além de atender apenas às demandas de vendas de fim de ano: trata-se de uma estratégia de marca, que fortalece a sua rede de franquias em todos os momentos e garante consistência nas vendas durante o ano inteiro.

As pequenas ações hoje geram grandes impactos amanhã

Como vimos neste artigo, o ano já está entrando em seus meses finais e estamos chegando nas datas mais aguardadas por muitos varejistas e redes de franquias de todos os segmentos. Afinal de contas, o último trimestre concentra as maiores oportunidades para impulsionar as vendas e os resultados no franchising.

Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal, são as comemorações presentes no período que mais movimenta a economia do Brasil, seja em vendas, faturamento, interesse dos consumidores e variedade de produtos procurados. A Black Friday, por exemplo, é a data mais importante do faturamento para 60% das PMEs.

Estar atento às oportunidades geradas por estas datas comemorativas é fundamental para a sua rede de franquias.

Mais do que impulsionar as receitas e lucros, o último trimestre, oferece às redes de franquias a chance de fortalecer o relacionamento com o consumidor e com os franqueados.

Faça do final do ano o início de um novo ciclo de oportunidades.

Ao longo deste artigo, mostramos como pequenas ações podem ter grandes impactos: comunicar de forma clara e padronizada, acompanhar resultados com base em dados, capacitar equipes e oferecer uma jornada de compra sem atritos.

Mostramos também como as ferramentas certas, como um Portal de Comunicação exclusivo da rede, é fundamental para a rede em momentos como estes, tanto para se comunicar com toda a rede e estreitar o relacionamento entre franqueadora e franqueado, quanto para compartilhar informações e estratégias com todos os envolvidos da rede, para oferecer uma experiência positiva e encantadora ao cliente.

Um software, múltiplas soluções para gestão da sua rede de franquias

E para fornecer tantas soluções próprias para o franchising, só quem está há tanto tempo nesse universo conhece os desafios de comunicar a estratégia, treinar a equipe, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar materiais de marketing, abastecer lojas, aplicar projetos de visual merchandising e muito mais.

Faça como outras grandes marcas do franchising, e conte com um universo de soluções, que tem como objetivo o sucesso do seu negócio.

Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias

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