A gestão de vendas é um dos pilares do sucesso de uma rede de franquias. Ela é responsável por organizar processos para impulsionar o crescimento, fortalecer a marca e proporcionar consistência na experiência do cliente.
Quando bem estruturada, permite que cada canal de venda funcione de maneira mais eficiente e ajuda a otimizar recursos, garantindo que as operações sejam executadas com precisão e resultados sólidos.
Quando a rede que domina sua gestão de vendas consegue antecipar demandas, minimizar desperdícios, reduzir rupturas de estoque, oferecendo ao cliente uma experiência de compra que surpreenda em qualquer canal que ele escolheu, os resultados aparecem.
Porém, no franchising os desafios vão além do que se encontra no varejo em geral. A presença de múltiplos canais de vendas, regras de negócios específicas, políticas comerciais diferenciadas por tipo de operação e a necessidade de manter o bom relacionamento entre fornecedores, representantes e franqueados exigem um nível de gerenciamento elevado. Veja mais aqui neste artigo.
Além disso, é necessário equilibrar padronização e flexibilidade, garantindo que todos os pontos de venda sigam as diretrizes da marca sem comprometer a agilidade necessária para responder às demandas do mercado.
O que você já tentou fazer para resolver os problemas da gestão de vendas da sua rede de franquias?
Por tudo isso, as franqueadoras têm buscado formas de resolver os seus desafios relacionados à gestão de vendas. A tecnologia se apresenta como uma importante aliada. De acordo com dados da Alore, empresas que utilizam software de vendas experimentam um aumento de até 34% na produtividade e um crescimento de 29% no faturamento por vendedor, e o mesmo pode ser estendido para as lojas.
No entanto, nem todas as soluções realmente são capazes de superar esses obstáculos e de resolver os problemas da cadeia de suprimentos. Soluções genéricas podem até ajudar em alguns pontos, mas criam lacunas justamente onde o franchising mais precisa de precisão e inteligência.
É por isso que as ferramentas certas desenvolvidas para o franchising, como o Showroom Virtual de produtos em um sistema único para o seu modelo de negócio — são as melhores escolhas para a franqueadora.
Essa solução permite centralizar o controle, automatizar processos de pedidos, oferecer dados estratégicos em relatórios gerenciais e se ajustar à dinâmica de múltiplos canais, garantindo que a gestão de vendas seja eficiente, previsível e alinhada aos objetivos da marca.
Você se lembra da pergunta que colocamos em destaque um pouco antes: O que você já tentou fazer para resolver os problemas da gestão de vendas da sua rede de franquias?
Este é um questionamento que precisa ser feito. Pois abre espaço para avaliar soluções já aplicadas, identificar lacunas e pensar em estratégias que realmente transformem a operação comercial, fortalecendo a rede e garantindo competitividade no mercado.
Se você quer saber se realmente está utilizando as melhores ferramentas para a gestão de vendas da sua rede de franquias, siga com a gente!
Neste artigo, vamos analisar por que a gestão de vendas é tão decisiva para o sucesso de uma rede de franquias, o que diferencia soluções genéricas de ferramentas desenvolvidas especificamente para o franchising e como a escolha correta pode ser o ponto de virada para garantir maior organização, eficiência e competitividade no mercado. Acompanhe:
- Principais desafios das marcas do franchising na gestão de vendas
- Por que as soluções genéricas não resolvem os desafios da gestão de vendas do sistema de franquias?
- Como um Showroom Virtual garante boa gestão de vendas nas redes de franquias
- Como um software especializado fortalece a gestão de vendas no franchising?
Boa leitura!
Principais desafios das marcas do franchising na gestão de vendas
Gerenciar as vendas em uma rede de franquias é algo muito mais complexo do que pode parecer para quem “vê de fora”. Mais do que acompanhar números ou estabelecer metas, trata-se de alinhar diferentes unidades e múltiplos canais, com estratégias coerentes que mantenham a identidade da marca e, ao mesmo tempo, atendam às demandas de mercado.
Como a gestão de vendas é um conjunto de estratégias, processos e práticas, ela abrange outras áreas da franqueadora e exige um alinhamento constante.
Nesse cenário, a franqueadora se depara com diversos desafios que, se não forem tratados com a devida atenção, podem comprometer os resultados da marca como um todo – que não se limita apenas na parte financeira, por exemplo.
Gerenciar vendas em múltiplos canais em uma rede de franquias exige precisão, alinhamento e muita tecnologia.
Entre os principais desafios que as marcas enfrentam nesse cenário, destacamos:
I. Falta de integração para centralizar a gestão de vendas, considerando fornecedores, representantes, lojistas e equipe interna da rede;
II. Dificuldade em aplicar regras de negócio e políticas comerciais diferentes por tipo de canal, respeitando as estratégias da franqueadora.
III. Complexidade no gerenciamento de produtos, pedidos e fornecedores para múltiplos canais de vendas da marca.
IV. Resistência às inovações tecnológicas, que podem otimizar processos e aumentar a eficiência operacional da gestão de vendas da marca.
V. Ausência de apoio e suporte adequados para implementar soluções mais aderentes ao negócio e que realmente atendam às necessidades do franchising.
Enfrentar esses desafios não significa apenas corrigi-los, mas desenvolver práticas que fortaleçam a marca.
Por isso, o papel da franqueadora é essencial: criar processos claros, oferecer suporte tecnológico e promover o alinhamento constante entre todos os envolvidos com as vendas. A gestão de vendas é um dos elos entre o produto e os clientes. Quanto mais eficiente for esse elo, maior será o potencial de crescimento da rede de forma eficiente e competitiva.
A tecnologia, tem sido uma grande aliada das franqueadoras para superar esses desafios, oferecendo ferramentas que auxiliam na otimização de processos, permitindo assim maior controle sobre a cadeia de suprimentos, previsões de demanda mais eficazes e a integração de dados entre todas as partes que compõem a gestão de vendas no franchising.
No entanto, nem todas elas podem servir para esse propósito nas redes de franquia.
Então, será que a sua rede faz uso das ferramentas mais adequadas? Isso é o que você vai poder avaliar a seguir.
- Você vai gostar de ler: Como resolver os desafios de gestão da sua rede de franquias e ir além do seu dia a dia
Por que as soluções genéricas não resolvem os desafios da gestão de vendas do sistema de franquias?
No franchising, o dinamismo da gestão de vendas é um desafio ainda maior, pois exige que os produtos cheguem aos canais de venda no tempo certo. O abastecimento eficiente das lojas da rede, e-commerce e demais pontos de contato com o consumidor, depende da coordenação precisa entre a franqueadora, fornecedores, franqueados, representantes e até parceiros estratégicos.
Além do envolvimentos das inúmeras áreas da franqueadora que se relacionam com a gestão de vendas, como desenvolvimento de produtos, marketing, financeiro e outras.
Qualquer falha nesse processo pode resultar em rupturas de estoque, atrasos nos lançamentos de campanhas, competitividade etc, impactando diretamente nas vendas, no faturamento e na experiência do cliente. É por esta razão que contar com estratégias bem definidas e ferramentas adequadas faz toda a diferença para garantir bons resultados.
Como trouxemos no tópico anterior, esta é uma tarefa que possui diversos desafios. Isso é conhecido pelas franqueadoras, por isso elas vão em busca de soluções para superar os obstáculos que citamos.
Mas será que nessa busca as melhores escolhas são feitas?
Essa pode até parecer uma questão simples de se resolver. A franqueadora entende onde estão os seus gargalos na gestão de vendas e procura ferramentas que prometem solucionar os seus problemas e opta por alguma que parece mais adequada.
No entanto, o problema é que, ao longo do tempo, muitas redes se deparam com soluções que até pareciam promissoras no começo, mas com o tempo, não entregaram os resultados esperados. Por exemplo:
– Relatórios com pouca ou nenhuma relevância
– Sistemas genéricos, que não consideram as especificidades do franchising
– Regras de negócio que não suportam a realidade da rede
– Política comercial sem personalização para cada canal ou tipo de operação
– Ferramentas desconectadas, que dificultam a comunicação e o relacionamento da franqueadora
Soluções genéricas podem até organizar, mas não garantem eficiência operacional na gestão de vendas de uma rede de franquias.
Essas iniciativas até ajudam em parte do processo, mas não oferecem a integração e a personalização necessárias para redes de franquias. E aqui está o ponto central: o franchising exige soluções criadas sob medida para sua realidade.
Ferramentas próprias para a gestão do sistema de franquias permitem que cada etapa do processo — do gerenciamento de produtos ao alinhamento da política comercial — seja conduzida de forma ágil, organizada e eficiente.
Ao apostar em soluções desenvolvidas especialmente para o setor, a rede não apenas resolve problemas pontuais, mas conquista um modelo de gestão escalável, que acompanha o crescimento sem perder o controle.
Em outras palavras: o que muitas redes já tentaram não deu certo porque não foi pensado para elas e para as suas necessidades. O caminho para superar os desafios da gestão de vendas está em soluções que entendam a complexidade do setor e transformem essa realidade em eficiência.
- Veja como a franqueadora encontrar as ferramentas ideias para a sua rede neste artigo: Segurança e confiança: o papel da tecnologia no sucesso da sua rede de franquias
Como um Showroom Virtual garante a gestão de vendas nas redes de franquias
Depois de vermos os desafios e de constatar as limitações das soluções genéricas, é hora de explorarmos um recurso que realmente atende às necessidades do franchising e que vai contribuir para uma gestão de vendas mais eficiente na rede: o Showroom Virtual.
Diferente de um showroom físico, que exige a presença do lojista para conhecer os lançamentos e realizar pedidos, a versão virtual oferece mais agilidade, autonomia e integração entre todos os canais de vendas da rede — lojas próprias, franquias, multimarcas e até e-commerce.
Neste tipo de solução, a franqueadora pode centralizar todos os seus produtos em um ambiente único e interativo, atualizado constantemente com:
– Sugestões automáticas de pedidos, seja por coleção ou reposição de estoque.
– Política comercial personalizada, respeitando as regras de negócio da marca.
– Acompanhamento de pedidos em tempo real, com relatórios gerenciais completos.
– Acesso mobile, que garante praticidade e rapidez no dia a dia dos franqueados e representantes.
– Inteligência artificial aplicada, para sugerir combinações, otimizar reposições e apoiar decisões estratégicas.
Mais do que uma vitrine digital, o Showroom Virtual é uma ferramenta essencial na gestão de vendas do franchising!
A melhor parte desta ferramenta é que ela oferece muitos benefícios tanto para a franqueadora quanto para os lojistas, franqueados, representantes comerciais e fornecedores da marca. Acompanhe:
a) Para a franqueadora: comunicação centralizada, controle sobre lançamentos e coleções, acompanhamento de pedidos e indicadores, eficiência na venda de produtos e aderência às regras de negócio da marca.
b) Para os demais: acesso à informações atualizadas, agilidade e otimização dos processos para aumentar o desempenho em vendas, reduzir falhas e garantir melhor experiência ao consumidor final.
Como pode perceber, a grande diferença está no fato de ser uma solução desenvolvida sob medida para a realidade de uma rede de franquias. Enquanto ferramentas genéricas oferecem recursos básicos que funcionam bem em diferentes tipos de negócios, um showroom virtual especializado no franchising traduz as necessidades complexas e dinâmicas da rede com ganhos em eficiência operacional, escalabilidade e vantagem competitiva.
O franchising exige soluções próprias, que acompanhem o ritmo de crescimento da rede sem abrir mão da padronização e da inteligência de dados.
Se engana quem pensa que esta é a única solução que pode ajudar a sua rede de franquias com a gestão de vendas. Dentro do nosso universo de soluções existem outras possibilidades para te ajudar com essa tarefa tão importante nos seus canais de venda, sejam eles online ou físicos. Siga com a sua leitura para conferir!
- Saiba mais sobre as melhores soluções para a gestão de vendas em: O poder da Gestão de Vendas: mais eficiência para maximizar os resultados
Como um software especializado fortalece a gestão de vendas no franchising?
Como já comentamos, a gestão de vendas é parte fundamental para o sucesso de um negócio, visto que é por meio dela que a marca garante que os produtos certos chegarão aos clientes quando ele procurar, em qualquer canal que ele visite, seja online, físico, próprio ou multimarca.
Se a gestão de vendas é um dos pilares mais importantes de uma rede de franquias, contar com tecnologia própria é o que transforma a teoria em resultados concretos. É nesse cenário que entra o software de gestão especializado para o franchising.
Diferente de sistemas genéricos, ele oferece recursos que unem automação, centralização de informações e inteligência de dados, garantindo eficiência em toda a cadeia de abastecimento.
Além de um Showroom Virtual, um software de gestão especializado oferece outras soluções para os seus desafios relacionados à gestão de vendas. Tais como:
1. Informações Centralizadas: dados pertinentes a essa área, como regras de negócio, política comercial e até relacionamento com fornecedores homologados, ficam armazenados em um único ambiente, acessível a todos os canais.
2. Processos Automatizados: automação de funções, como cadastro de produtos, emissão e aprovação de pedidos por canal de venda, e gestão de fornecedores.
3. Previsão de Demanda: análise de dados para prever demanda com base em histórico de vendas, tendências de mercado e sazonalidade para distribuição de produtos a diversos canais, para evitar excesso ou falta de produtos.
4. Relacionamento com Fornecedores: cadastro de fornecedores por tipo de produto, região ou capacidade de atendimento, por exemplo, além de acompanhar prazos de entrega e desempenho de cada um deles.
5. Controle de Estoque Inteligente: reposição automática e abastecimento realizado no tempo certo, feito com base em dados confiáveis.
6. Otimização da Distribuição: otimizar prazos de entrega e reduzir custos, oferecendo maior visibilidade e controle sobre o processo e distribuição de produtos aos canais de vendas.
7. Acompanhamento e Análise de desempenho: avaliar desde o desempenho de fornecedores até previsões de demanda e ajustes nas estratégias de vendas para abastecimento e assim, obter resultados cada vez melhores para o negócio.
8. Integração com Outras Áreas: marketing, comunicação e finanças passam a atuar com informações integradas, alinhados às metas comerciais.
9. Adaptação às Necessidades Específicas de Cada Canal: personalização do processo de vendas conforme perfil do público consumidor e localidade da operação.
Um software de gestão especializado permite que a franqueadora atue com segurança, padronização e agilidade na tomada de decisões.
Portanto, um software de gestão permite a personalização do processo de vendas para atender a essas particularidades, garantindo que cada canal receba os produtos mais adequados ao seu público, o que contribui para a satisfação do cliente com a sua marca e, consequentemente, para o sucesso das vendas, e ajuda no trabalho dos representantes da marca a abrir novos pontos de vendas da marca. Contribuindo assim de maneira completa para a gestão de vendas da rede.
- Saiba como abastecer os canais de vendas da sua marca com o apoio da tecnologia em: É hora de vender mais e melhor: otimizando o abastecimento dos canais de vendas da sua marca
Você vai continuar tentando usar soluções genéricas ou, finalmente, vai investir em ferramentas especializadas e personalizadas para o franchising?
Ao longo deste artigo, vimos que os desafios da gestão de vendas no franchising vão muito além de acompanhar números ou organizar planilhas. Trata-se de garantir que toda a rede opere de forma integrada, com abastecimento eficiente, políticas comerciais claras e processos sustentados pela tecnologia certa.
Também ficou claro que muitas redes já tentaram resolver esses problemas com soluções genéricas — e, embora ajudem em parte, não oferecem a padronização, a agilidade e a inteligência que o setor exige. A diferença fica nítida quando a franqueadora decide investir em ferramentas próprias, feitas sob medida para o setor, capazes de transformar a operação e gerar resultados consistentes.
Um Showroom Virtual de produtos, aliado a um software de gestão especializado, é a combinação ideal para estruturar e escalar suas vendas, fortalecendo o relacionamento com os franqueados e os fornecedores e o posicionamento da marca no mercado, garantindo que cada cliente encontre o produto certo, no momento certo e no canal certo.
Está pronto para transformar a gestão de vendas da sua rede de franquias?
Com soluções especializadas, a franqueadora consegue automatizar tarefas, melhorar a análise de dados, fortalecer o relacionamento da rede e prever tendências de mercado e de consumo, tornando a operação muito mais eficiente e estratégica.
Ao implementar um software desenvolvido próprio para o sistema de franquias, a franqueadora ganha mais controle sobre a operação, reduz falhas no abastecimento e proporciona um suporte mais estratégico para os franqueados.
E quando conta com uma parceria com a experiência, credibilidade e confiança de quem está desde 2007 criando soluções para os desafios de gestão da franqueadora, os resultados aparecem.
Somos únicos no que fazemos pelo sucesso da sua rede franquias!
Agora que vimos mais sobre a gestão de vendas no franchising e como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo-chave, entre em contato conosco e descubra como um universo de soluções vai poder te ajudar em todos os seus momentos e necessidades!
Aproveite e confira estes outros artigos que já postamos aqui no blog:
- Como manter a motivação no segundo semestre: as ferramentas de engajamento para sua rede de franquias
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Até a próxima!