As perspectivas para o varejo e franchising são promissoras. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), até a primeira metade deste ano, o setor registrou um crescimento de 12,8% no faturamento, com 879 novas operações (+2,7%) em relação ao mesmo período de 2023. As projeções da entidade indicam um avanço de 10% no faturamento e de 5% no número de redes ainda em 2024.
Para o varejo, o cenário também é animador. O setor deve registrar o maior crescimento dos últimos 11 anos, com acréscimo de 30% nas vendas em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O período de festas, em particular, reforça esse otimismo.
O Natal, uma das principais datas para o comércio, não é apenas uma oportunidade para alavancar as vendas, mas também um momento de conexão emocional com os consumidores. Um estudo recente da Globo aponta que mais de 80% dos brasileiros planejam realizar compras de Natal, sendo que a maioria está disposta a gastar mais neste ano em comparação aos anteriores.
Produtos como roupas, acessórios e eletrônicos lideram as intenções de compra. O canal digital continua ganhando cada vez mais relevância como meio de pesquisa e aquisição de presentes. Enquanto as lojas físicas tornam-se canais estratégicos para as compras de determinados produtos e para as trocas de Natal.
Para as redes de franquias, dezembro não é apenas estratégico para vendas, mas também para consolidar a marca, atrair novos franqueados e fortalecer seu modelo de negócios, que se mostra cada vez mais atrativo diante da recuperação econômica do país e das incertezas externas.
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No entanto, para que as redes de franquias aproveitem ao máximo este cenário, é fundamental que elas adotem as melhores estratégias de vendas e capacitem os novos integrantes da rede. Afinal, a experiência do cliente deve ser prioridade, com equipes treinadas e atendimento padronizado, alinhado aos valores e objetivos da marca.
Além disso, a preparação para o aumento do fluxo de clientes, típico dessa época, exige organização e adaptação rápida às demandas, fatores que podem fazer toda a diferença no desempenho das vendas.
Este é o momento de planejar e executar com excelência para transformar o potencial das festas de fim de ano em resultados expressivos para a marca.
Nesse sentido, a tecnologia se consolida como uma aliada indispensável da franqueadora. Um software de gestão próprio para o franchising não apenas simplifica os processos operacionais, mas também permite o monitoramento em tempo real das unidades, o ajuste de estratégias com base em dados precisos e a integração entre as diversas áreas da franqueadora.
Essa abordagem tecnológica garante que todas as unidades estejam alinhadas e prontas para proporcionar uma experiência de compra consistente, seja no ambiente físico ou digital.
Assim, com as estratégias certas e o uso adequado da tecnologia, as redes de franquias não só conseguem aumentar seu faturamento, como também reforçam sua posição no mercado.
Pensando nisso, preparamos este artigo que destaca as estratégias para alcançar os melhores resultados na rede, como as suas lojas podem encarar o aumento do fluxo nas lojas durante o final do ano e o porquê de a tecnologia ser a grande aliada na gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades.
Acompanhe os tópicos do texto:
- Estratégias para melhores resultados da rede
- Como encarar o aumento do fluxo nas lojas durante o final do ano
- A tecnologia como aliada da gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades
Boa leitura!
Estratégias para melhores resultados da rede
No atual contexto competitivo das redes de franquias, a busca por estratégias que estimulem as vendas não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para o sucesso e sustentabilidade do negócio.
Nesse contexto, apesar de não existir uma “fórmula mágica” para isso, toda franqueadora deve considerar a integração entre a experiência do cliente, a gestão de vendas e a eficiência operacional como algo fundamental para impulsionar os resultados.
A seguir, vamos explorar algumas estratégias que desempenham um papel essencial na busca por melhores resultados, principalmente em períodos de alta demanda:
I. Para a Experiência do Cliente:
– Atendimento: Treine as equipes das lojas e os franqueados para oferecer um atendimento adequado na jornada de compra do cliente nas lojas da sua rede, utilize conteúdo próprio da marca, avaliação e atualização contínua sobre as estratégias de vendas, campanhas da rede, e tendências de consumo e de comportamento do consumidor quando ele vai às compras.
II. Para a Gestão de Vendas:
– Abastecimento e Previsão de Demanda: Utilize dados históricos de relatórios gerenciais de vendas para as lojas e tendências de mercado para o abastecimento da rede de maneira eficiente em todos os canais de venda da marca – online ou físico, lojas próprias, franquias e multimarcas.
III. Para a Eficiência Operacional:
– Tecnologia: Conte com as ferramentas certas para os processos das diversas áreas da franqueadora para melhorar a eficiência operacional da rede como um todo e garantir o apoio necessário para as demandas das unidades e seus franqueados.
Ao alinhar essas estratégias, oferecendo um atendimento de excelência, uma gestão eficiente de vendas e utilizando as ferramentas certas e adequadas para o sistema de franquias, sua rede estará preparada para atender as expectativas dos consumidores e o aumento das vendas de final de ano, para proporcionar uma experiência positiva para os clientes e garantir melhores resultados para a rede como um todo.
Essas práticas favorecem o ganho de vendas no curto prazo, e ainda criam bases sólidas para o crescimento sustentável do negócio, fortalecendo o relacionamento com clientes e franqueados.
Com essa abordagem, sua rede estará pronta para transformar desafios em oportunidades de sucesso. Leia esse artigo e veja como resolver os desafios de gestão da sua rede de franquias e ir além do seu dia a dia.
Como encarar o aumento do fluxo nas lojas durante o final do ano
Um dos grandes desafios no final do ano para o varejo em geral, é a necessidade de aumentar o número de integrantes das equipes das lojas, por causa do aumento significativo do fluxo de clientes nas lojas durante o período, ocasionados pelo Natal e, mais recentemente, pela Black Friday, que tem “forçado” a antecipação da contratação de profissionais temporários.
Preparar esses novos vendedores para o período de fim de ano em lojas de redes de franquias exige um planejamento estratégico, para que todos os integrantes, temporários ou não, sigam os padrões da rede e proporcionem um atendimento de qualidade. Isso envolve a abordagem, o tipo de atendimento, conhecimento dos produtos e a experiência do cliente com a marca em todas as unidades da rede.
Para assegurar que a jornada e experiência de compra não sejam comprometidas, acompanhe algumas etapas para garantir que os vendedores, inclusive os temporários, estejam bem preparados e prontos para oferecer um excelente atendimento ao cliente da sua marca:
1. Treinamento Intensivo:
– Procedimentos Operacionais: é preciso treinar em um curto espaço de tempo sobre os procedimentos da loja, como atender o cliente, como lidar com devoluções e trocas, e ainda fazer com que comecem a atuar rapidamente de maneira satisfatória.
– Produtos e Campanhas: na loja, eles devem conhecer bem os produtos, oferecer os lançamentos, indicar os mais vendidos, saber sobre as promoções de final de ano, conhecer as campanhas vigentes da marca para aproveitar o envolvimento do cliente na hora da compra.
2. Suporte:
– Pares Experientes: atribuir aos vendedores temporários o apoio dos mais experientes para que possam atuar com orientação e suporte no início, fará toda diferença. Pois, além de reforçar as práticas adotadas para o atendimento da rede, fortalece o envolvimento dos integrantes com as estratégias da marca.
3. Práticas e Técnicas:
– Simulações: sempre que possível, recorra a simulações de situações do dia a dia, como atendimento a clientes difíceis e gerenciamento de filas.
– Acesso a Recursos: garanta que eles tenham acesso a materiais de treinamento online ou manuais de procedimentos para consultas e para tirar dúvidas.
– Objeções: ensine-os técnicas para gerenciar filas de forma eficiente, para coletar dados dos clientes ou até mesmo para satisfazer quem não efetuar uma compra na visita à loja e garantir que os clientes sejam atendidos rapidamente para não comprometer a experiência de compra dele.
4. Feedback:
– Avaliação: forneça feedback e avaliações de desempenho também aos temporários, isso ajuda a identificar melhorias e a reforçar comportamentos positivos.
– Pesquisa de Satisfação: realize pesquisas de satisfação com os clientes para medir a performance dos vendedores e identificar pontos de atenção que necessitem aprimoramento no atendimento.
Um time bem treinado e alinhado com os objetivos da marca é a chave para um fim de ano de sucesso.
Seguindo essas etapas para os vendedores e temporários, com treinamento, suporte, práticas e feedback, sua rede estará mais preparada para enfrentar o aumento de fluxo no final de ano. Visto que, além de garantir que todos vão se integrar e se adaptar rapidamente à rotina das lojas, essas estratégias ajudarão a manter a consistência na experiência de compra, proporcionando não só boas vendas, mas também a fidelização dos clientes.
Saiba mais sobre a importância dos treinamentos no franchising nos momentos de aumento do fluxo nas lojas em:
A tecnologia como aliada da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades
No cenário dinâmico do varejo onde todos competem pela atenção do cliente para as vendas de Natal, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável das redes de franquias para enfrentar desafios e maximizar resultados.
Um software especializado e com múltiplas soluções pode transformar a gestão da franqueadora, trazendo maior eficiência, integração entre as áreas e controle de todo o relacionamento da marca. Mais do que automatizar processos, as ferramentas certas permitem que a franqueadora esteja sempre atenta ao mercado para agir estrategicamente, adaptando-se rapidamente às necessidades tanto dos clientes, quanto da sua rede.
Então, o que um software com múltiplas soluções pode fazer pela gestão da sua rede de franquias?
Ele permite a centralização de todas as operações da sua marca em uma única e avançada plataforma, facilitando a gestão das diversas áreas da franqueadora, como Treinamentos, Suprimentos, Padrões Operacionais e Comunicação. Com isso, sua equipe ganha tempo para focar no que realmente importa: os resultados da rede e a entrega de valor ao cliente final.
Com ele, você também pode planejar e controlar as atividades da equipe de campo, coletar boas práticas e dados da concorrência, e ajustar suas estratégias com base em informações precisas e atualizadas. Além disso, essas soluções ajudam a antecipar possíveis desafios, oferecendo insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas com mais confiança.
Estes recursos citados além de apoiarem a gestão, também promovem a excelência e a manutenção dos padrões em toda a sua rede de franquias. Sendo assim, com as soluções desenvolvidas por quem entende de franchising, você consegue garantir que todas as unidades estejam alinhadas com os objetivos da marca e prontas para receber os consumidores, independentemente do volume de clientes nas lojas.
Como vimos, cada vez mais a tecnologia deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a ser um diferencial estratégico. Pois, permite que a franqueadora responda com agilidade às demandas do mercado, oferecendo soluções integradas que otimizam processos e elevam o padrão da operação, criando assim vantagens competitivas e fortalecendo a identidade da marca.
Investir em inovações tecnológicas é, portanto, um passo essencial para garantir que sua marca esteja preparada para os desafios e oportunidades de um mercado que está em constante transformação.
Veja mais sobre os seus benefícios para a franqueadora em:
Um software de gestão desenvolvido especificamente para os desafios do sistema de franquias pode ser o diferencial que faltava para transformar o desempenho da sua rede.
Neste final de ano, sua rede de franquias pode ir além do esperado. Com estratégias bem definidas e executadas, você garante não apenas um aumento nas vendas, mas também uma experiência memorável para seus clientes, e ainda é capaz de fortalecer o relacionamento com os seus franqueados.
Como comentamos no artigo passado, ao investir em um atendimento de qualidade, na preparação da equipe para o aumento do fluxo, é importante e torna-se ainda mais fundamental nos momentos em que chegam novos integrantes que não estão habituados às práticas e processos da rede.
Com a tecnologia como aliada estratégica, sua marca estará pronta para enfrentar os desafios de um mercado competitivo, assegurando resultados expressivos e alinhamento com os objetivos da rede.
Com as ferramentas certas, você pode centralizar a administração de operações em uma única plataforma, garantindo mais organização e controle sobre as diversas áreas da franqueadora. Estes recursos permitem que todas as unidades da rede mantenham o mesmo padrão estabelecido pela franqueadora, independentemente de sua localização.
Além disso, as soluções próprias para o sistema de franquias ajudam a coletar dados estratégicos e insights valiosos, como por exemplo, desempenho de vendas por unidade e comportamento de compra do consumidor. Com informações precisas e atualizadas, é possível ajustar rapidamente as estratégias, tomar decisões mais seguras e garantir que a rede esteja preparada para atender às demandas do mercado.
A tecnologia também contribui para fortalecer a comunicação entre a franqueadora e seus franqueados. Ferramentas que integram as diversas áreas de gestão da franqueadora permitem alinhar expectativas, compartilhar boas práticas e responder de forma eficiente às necessidades de cada unidade. Isso promove um ambiente colaborativo e sustentável, que é fundamental para o crescimento contínuo e sustentável da rede.
Com as melhores soluções sua rede pode fazer muito mais!
Ao longo deste artigo, buscamos apresentar algumas das melhores estratégias para garantir boas vendas na sua rede de franquias e encarar o aumento do fluxo nas lojas durante o final do ano. Como deve ter notado, a tecnologia faz a diferença em todas elas, ajudando no sucesso da franqueadora.
Agora que você viu como as melhores soluções podem impactar positivamente na gestão da sua rede de franquias e no sucesso da sua marca, não só no final do ano, mas também já em 2025, entre em contato e conheça as ferramentas certas para gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, permitindo o acesso a todos os integrantes da sua rede, por perfil, área, hierarquia ou interesse.
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Até breve!